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Fundamentos de Informação Geográfica

Código: EGEO1001     Sigla: EGEO1001     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Geográfica

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitectura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
A:A 0 PE_Agronomia 1 - 6 56 162
L:AP 28 Plano Estudos a partir do ano letivo 2016_17 2 - 6 56 162
L:B 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
L:CC 0 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 56 162
3
L:EA 3 Plano Oficial do ano letivo 2019 2 - 6 56 162
L:EG 23 Plano estudos a partir do ano letivo 2019 1 - 6 56 162
L:F 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
3
L:G 5 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
3
L:M 0 Plano de estudos Oficial a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 56 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cláudia Moreira Teodoro Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Ana Cláudia Moreira Teodoro 2,00
Práticas Laboratoriais Totais 3 6,00
Nelson Ribeiro Pires 6,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 Transmitir os conhecimentos gerais sobre a representação tradicional de Informação Ge ográfica em mapas. Aprender noções elementares sobre as diferentes técnicas de aquisição de informação Geográfica, quer por técnicas de levantamento no campo, quer a partir de imagens aéreas e de satélite

Resultados de aprendizagem e competências


Transmitir os conhecimentos gerais sobre a representação tradicional de Informação Geográfica em mapas.
Aprender noções elementares sobre as diferentes técnicas de aquisição de informação Geográfica, quer por técnicas de levantamento no campo, quer a partir de imagens aéreas e de satélite.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 


1. Conceitos gerais sobre a representação da superfície da Terra. Noções sobre a utilização de cartas, plantas e ortoimagens. Conceitos da Geodesia e coordenadas geográficas. 
2. Sistemas de referenciação geográfica. Projecções cartográficas
3. Introdução às bases de dados em Informação geográfica.
4. Posicionamento por satélite
5. Métodos de campo para aquisição de IG: métodos topográficos tradicionais
6. Aquisição remota de IG: fotografia aérea e fotogrametria. Deteção Remota
7. Ferramentas e métodos para manipulação e análise de IG.

Bibliografia Obrigatória

João Matos; Fundamentos de Informação Geográfica, Lidel. ISBN: 978-972-757-514-5
Ana Duarte Fonseca e João Cordeiro Fernandes; Detecção Remota, Lidel. ISBN: 978-972-757-292-2
António Cosme; Projeto em Sistemas de Informação Geográfica, Lidel. ISBN: 978-972-757-849-
José Alberto Gonçalves, Sérgio Madeira e J. João Sousa; Topografia, Lidel. ISBN: 978-972-757-850-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

A aulas teóricas pretendem transmitir as bases sobre informação geográfica e estão divididos em vários temas. Nas aulas práticas (interior e exterior) são efetuados exercícios sobre os diferentes assuntos expostos nas aulas teóricas. Desta forma, existe uma  ligação muito forte entre estas duas componentes, fundamental para que o aluno consiga entender os princípios expostos sobre cada tema.

Software

QGIS

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 56,00
Total: 56,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência os alunos devem ter presença em pelo menos 2/3 das aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cálculo da Classificação Final: 60% Exame escrito + 40%- média de dois mini-testes. A classificação do exame escrito e da média dos dois mini-testes deverá ser maior ou igual a 8 valores. Obrigatória a presença em 2/3 das aulas práticas.
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