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Fundamentos de Estatística

Código: M1020     Sigla: M1020     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=889
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 240 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 56 162
3
L:EG 13 Plano estudos a partir do ano letivo 2019 2 - 6 56 162
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
3
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-02-04.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Modo de trabalho, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.


Resultados de aprendizagem e competências

1. Ser capaz de identificar as técnicas de Estatística Descritiva adequadas para organizar e sumariar um conjunto de dados, e ser capaz de efetuar uma análise de dados básica com recurso ao Excel.

2. Compreender os conceitos básicos e fundamentais de probabilidade e inferência estatística com ênfase nas aplicações à Biologia.

3. Ser capaz de caracterizar variáveis aleatórias e as distribuições de probabilidade correspondentes. Compreender as características e saber aplicar as distribuições binomial e normal na modelação de processos biológicos.

4. Saber inferir sobre as características de uma população com base numa amostra, aplicando técnicas de estimação pontual e intervalar.

5. Compreender os procedimentos gerais e saber selecionar, aplicar e interpretar testes de hipóteses.


Modo de trabalho

B-learning

Programa

1. Breve introdução aos objetivos e metodologia da Estatística.

2. Estatística Descritiva e análise exploratória dos dados:  sumariação dos dados (tabelas, gráficos, medidas de localização e dispersão) com recurso ao Excel. 

3. Probabilidade: conceitos e propriedades elementares, probabilidade condicional e independência.

4. Variáveis aleatórias: os casos discreto e contínuo, distribuição, média e variância, distribuições binomial e normal e avaliação da normalidade.

5. Distribuições por amostragem e teorema do limite central.

6. Inferência estatística: intervalos de confiança (média, proporção, diferença de médias, diferença de proporções), testes de hipóteses (aleatorização, t, qui-quadrado), ANOVA a 1 fator.

Bibliografia Obrigatória

Samuels Myra L.; Statistics for the life sciences. ISBN: 978-0-13-122811-5 0-13-122811-0
Pedrosa, António & Gama, Sílvio ; Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística com Excel, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-01990-5

Bibliografia Complementar

Wild Christopher J.; Chance encounters. ISBN: 0-471-32936-3
W. W. Daniel & C. L. Cross; Biostatistics, a Foundation for Analysis in the Health Sciences, Wiley, 2013. ISBN: 978-1-118-30279-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos do programa são apresentados, em geral, nas aulas teóricas e, alguns tópicos específicos, nas aulas teórico-práticas, recorrendo-se frequentemente a exemplos para ilustrar e motivar os conceitos e métodos abordados. São resolvidos e discutidos exercícios nas aulas teórico-práticas


Todo o material de apoio é disponibilizado na página da uc no MoodleUP.

Software

Excel

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes num dos 2 testes que constituem a avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Na época normal a classificação será a soma das classificações obtidas em 2 testes: 

Teste 1: terá a cotação de 8 valores e terá lugar durante o período de aulas, em data a combinar com os estudantes. 

Teste 2: terá a cotação de 12 valores e terá lugar num dos dias previstos para finalização da avaliação distribuída. 

Os estudantes com classificação superior ou igual a 17 valores terão de realizar uma prova complementar (que poderá ser oral ou escrita) a definir de acordo com a evolução da situação pandémica, caso contrário a sua classificação será 16.


2. Na época de recurso a classificação será a obtida num exame com a cotação de 20 valores. 
O exame será dividido em duas partes, permitindo aos estudantes que ainda não tenham obtido aprovação à UC (e apenas a estes) substituir qualquer uma das duas partes pela cotação eventualmente obtida no teste correspondente. 


Os estudantes com classificação superior ou igual a 17 valores terão de realizar uma prova complementar (que poderá ser oral ou escrita) a definir de acordo com a evolução da situação pandémica, caso contrário a sua classificação será 16.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por estatuto especial estejam dispensados da avaliação distribuída terão um exame nas condições descritas para a época de recurso.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação deverá ser feita na época de recurso. Neste caso o estudante terá de realizar ambas as partes do exame.

Observações

Júri da unidade curricular:
Helena Mena Matos
Teresa Mendonça
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