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Geodinâmica

Código: GEOL1001     Sigla: GEOL1001     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 1 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 0 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 56 162
3
L:CTA 60 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 1 - 6 56 162
L:EG 26 Plano estudos a partir do ano letivo 2019 1 - 6 56 162
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
L:G 48 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 1 - 6 56 162
L:M 4 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-10-07.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes consigam compreender e interpretar:

- os processos associados à geodinâmica interna e à geodinâmica externa;

- a interdependência destes processos na génese das rochas e na dinâmica global do planeta;

- os efeitos destes processos na génese do relevo/paisagem.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução e conceitos básicos
1.1. O Planeta Terra 
1.2.- Considerações prévias sobre a estrutura da Terra
1.3. Ciclo litológico.
1.4. Dos minerais às rochas: minerais mais comuns constituintes das rochas
2. O conhecimento do interior da Terra
2.1. Sismos, sismologia e o interior da Terra: propagação das ondas sísmicas
2.2. Estrutura da Terra: crosta, manto e núcleo.
2.3. Composição da Terra.
3. Dinâmica Terrestre
3.1. Da deriva continental à tectónica de placas
3.2. Paleomagnetismo e expansão dos fundos oceânicos
3.3. Placas tectónicas e suas consequências
4. Processos geodinâmicos internos
4.1. Introdução aos processos magmáticos e às rochas ígneas.
4.2. Vulcanismo: tipos, produtos e formas associadas.
4.3. Introdução aos processos metamórficos e às rochas associadas
5.Processos geodinâmicos externos
5.1.Introdução aos processos sedimentares e rochas associadas.
5.2.Processos em vertentes: estabilidade, erosão e evolução de vertentes. Movimentos de terrenos.
5.3.Processos fluviais: dinâmica das correntes e processos erosivos. Morfologia fluvial e perfil de equilíbrio de um curso de água. Bacias e redes de drenagem. Ciclo de erosão e evolução do relevo.
5.4.Processos litorais: dinâmica das ondas e correntes marinhas. Erosão e deposição em ambientes litorais.
5.5.Processos glaciários. Glaciações e alterações climáticas. Mecanismos da acumulação e movimentação das massas de gelo. Formas de erosão e de acumulação glaciária.
5.6.Processos eólicos: mecanismos de erosão e deposição eólicas. Morfologia das regiões áridas.
5.7.Processos cársicos: Influência do clima, litologia e estrutura na carsificação. Morfologia cársica.

Programa TP


Leitura e interpretação de cartas geológicas

Cartas militares

Carta geológica de Portugal à escala 1:50 000

Escalas

Perfis topográficos e geológicos

Perfis geológicos. Direção e inclinação de uma camada. Traçado de camadas horizontais. Traçado de camadas inclinadas. Espessura de uma camada

O uso da bússola

Observação de rochas em amostra de mão

Trabalho de campo

Bibliografia Obrigatória

Grotzinger John; Understanding earth. ISBN: 0-7167-6682-5
Chernicoff Stanley; Geology. ISBN: 0-87901-451-2
Hamblin W. Kenneth 1928-; Earth.s dynamic systems. ISBN: 0-13-745373-6
Wyllie Peter J.; A Terra. ISBN: 972-31-0648-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação e discussão dos temas definidos no programa teórico utilizando apresentações Power Point (posteriormente disponibilizadas on-line).


Consulta de bibliografia

Chernicoff,S. & Venkatakrishnan,R., 1995. Geology. An introduction to Physical Geology. Worth publishers. New York.
Dercout, J. & Paquet, J., 1981. Geologia. Objectos e métodos. Livraria Almedina. Coimbra.
Grotzinger,J., Jordan,T.H. & Siever, R., 2005. Understanding Earth (5 th edition) W.H. Freeman and Company, New York.
Wyllie, P. J., 1976. A Terra. Nova geologia global. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

Endereço com conteúdos científicos em português e em inglês e ligações a outras páginas.
http://www.geopor.pt/index.html

http://www.apgeologos.pt/index.html
Associação Portuguesa de Geólogos, com informações sobre eventos nacionais envolvendo a comunidade geológica e links a publicações e organismos com afinidade geológica.

http://earthquake.usgs.gov/
Informação sobre os mais recentes sismos a nível mundial, com dados detalhados sobre a sismicidade mais recente, com mapas mundiais e regionais, discriminando magnitude, profundidade de foco, efeitos, etc.

http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade/
Mapa actualizado com localização dos epicentros dos sismos registados em Portugal na última semana.

http://volcanoes.usgs.gov/
Informação sobre vulcanismo e risco vulcânico

http://www.usgs.gov/science/science.php?term=639
Informação sobre movimento de terrenos e processos relacionados

http://medinaswcd.org/streams.htm
Informação sobre processos fluviais e outros assuntos relacionados

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 30,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 93,00
Total: 93,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento da FCUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Existem  duas formas de obtenção de aprovação/classificação final:

(1) A época normal é constituida por 3 componentes: duas frequências que avaliam os conteúdos teoricos  e um exame com os conteúdos teorico-práticos.

Frequências T (valem 2/3)
Exame final TP (vale 1/3)

Em cada componente de avaliação é necessária uma nota mínima de 8 em 20. Caso o estudante não obtenha a classificação mínima numa componente, só poderá obter aprovação na época de recurso.


(2) A época de recurso é constituida por 2 componentes: um exame teórico e um exame com os conteúdos teorico-práticos.

Exame final T (vale 2/3)
Exame final TP (vale 1/3)

Em cada componente de avaliação é necessária uma nota mínima de 8 em 20.

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