Você está em: Início > Notícias > Conferência | As viagens do 2.º ano Madalena Pinto da Silva e Alberto Lage _FAUP 40 anos . Viagem

Conferência | As viagens do 2.º ano
Madalena Pinto da Silva e Alberto Lage
_FAUP 40 anos . Viagem

29 de maio de 2021, Sábado, 17h30, videoconferência

O ciclo de conferências 'Viagem' constitui um primeiro momento das acções relativas à reflexão sobre o tema da viagem na construção da escola e da aprendizagem de arquitectura, desafio lançado pelo Comissariado das Comemorações dos 40 Anos da FAUP aos professores Rui Tavares e Ana Sofia Silva.

A visita a território que lhe é estrangeiro, permite ao aluno o vislumbre e a delineação de um mundo mais vasto, extravasando as idiossincrasias individuais e as circunstâncias específicas da Escola. Permite também o entendimento dos espíritos dos tempos e dos lugares, bem como a identificação de um tempo comum, não necessariamente linear. [...]
Rui Tavares e Ana Sofia Silva

Na quarta sessão, sábado, 29 de maio, 17h30, Alberto Lage e Madalena Pinto da Silva partilham experiências de preparação, organização, travessia, encontro e exposição de registos de viagem, dos percursos de descoberta da arquitectura europeia que desde 1992 marcam o 2º ano.

© Centro Desportivo Llobregat (projecto de Álvaro Siza Vieira) com alunos e docentes de projecto. Viagem a Barcelona, Maio 2006

Desde 1992 até 2019 fizeram-se, quase ininterruptamente, as Viagens de Estudo do 2.º ano.
Com o objectivo de dar a conhecer a realidade das arquitecturas de todos os tempos que informam a nossa contemporaneidade, as viagens eram pensadas, programadas e desejadas por todos – alunos e professores.

Seguramente que foram ponto alto de uma aprendizagem que se deseja participada e colectiva.
Em conjunto, olhámos, descobrimos e percorremos o que conhecíamos só por imagens.

Certamente que a experiência destas viagens marcou cada um de nós de distintas formas.
Tantas e tão distintas quantos os que fizemos AS VIAGENS DO 2ºANO.

Madalena Pinto da Silva, Alberto Lage

José Alberto Abreu Lage
Porto, 1969. Arquitecto, licenciado em 1997 pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Mestre (pré Bolonha) em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano pela FEUP.
Doutor pela FAUP, com a dissertação: REABILITAÇÃO DE BAIRROS E ARQUITECTURA. Estratégias de processo; Práticas de projeto. (SAAL/NORTE: 1974-1976 / 1997, 2012).
Exerce a prática profissional como arquitecto desde 1997, quer em escritório próprio ou em co-autoria.
Desde 2004 é docente, no Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP.
Investigador do CEAU/FAUP, integra o Grupo de Investigação “Arquitectura: Teoria, Projecto, História” ATPH/CEAU/ FAUP.
Os interesses principais para além da arquitetura é viajar, desenhar e construir com as próprias mãos.

Maria Madalena Ferreira Pinto da Silva

Professora Associada da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, leccionando Curso de Mestrado Integrado (1989/...) e Programa de Doutoramento (2010/...). Visiting Teacher na Universidade São Paulo/IAU (2014); e na Scuola Ingegneria e Architettura Università Bologna (2017/2018).
Investigadora do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP.
Projectos e trabalhos de investigação em Património e Projecto; Desenho e Projecto; Cidade/Território e Espaço Público.
Bolseira de investigação MNEP em Milão, Bolonha, Roma e Veneza (1984/85), Itália; Bolseira CAPES-PVE na USP(2014), Brasil; Bolseira de Investigação de Licença Sabática/FCT no POLIMI/ Polo Mantova (2017), Itália.
Escritos (autoria e co-autoria) em publicações portuguesas e estrangeiras.

Ciclo de conferências | FAUP 40 anos | Viagem

08 Maio | Álvaro Siza
                Viagem à Índia

15 Maio | João Luís Marques, Maria Sofia Santos e Marta Oliveira