Você está em: Início > Notícias > FAUP 40 anos

FAUP 40 anos

1979-2019

© PB

A FAUP assinala a 21 de Dezembro de 2019 o seu 40º aniversário. A Faculdade foi criada por decreto-lei em 1979, 200 anos após a instituição da ‘Aula de Debuxo e Desenho’ (1779 - 1803) que esteve na génese do Curso de Arquitectura.

Até a integração do Curso de Arquitectura na Universidade do Porto, o projecto de escola foi marcado por diversos ciclos sob orientação dos arquitectos José Marques da SIlva, Carlos Ramos e Fernando Távora. A comissão instaladora da FAUP, constituida pelos arquitectos Fernando Távora, Alexandre Alves Costa e Domingos Tavares, foi responsável pelo início de um novo ciclo que contou com a participação de um grande número de jovens arquitectos que hoje, 40 anos depois, vai encerrando a sua actividade docente. A Faculdade, consciente da marca e do grande legado que esta geração deixa na escola, entende o seu 40.º aniversário como o marco de um tempo de transição e de oportunidade para reconhecer o contributo da experiência passada, e debater os novos desafios contemporâneos dos currículos dos cursos de arquitectura na sua relação com a prática profissional, com a investigação, e com as necessidades actuais da sociedade.

Em 40 momentos, os 40 anos da FAUP serão celebrados ao longo de 2020, refletindo sobre o seu percurso e perspetivando o que a escola pode e quer ser.

Comissariado | Filipa de Castro Guerreiro com Ana Alves Costa e Carla Garrido de Oliveira

Parte significativa dos 40 momentos, inicialmente previstos para decorrer entre dezembro de 2019 e janeiro de 2021, foi adiada devido às condicionantes impostas pela pandemia de Covid-19, prevendo-se a sua realização ao longo de 2021.

Debate | FAUP 40 anos . 40 livros
7 de dezembro de 2020, 17h00 | videoconferência

A selecção de ‘40 Livros’ que foram ou que serão relevantes para a escola/ensino da FAUP foi o desafio lançado ao professor Joaquim Moreno no contexto das Comemorações dos 40 anos da FAUP pelo seu comissariado.
O desafio insere-se numa das linhas de programação das comemorações cujo objectivo é a publicação de um conjunto de opúsculos que, partindo de uma selecção de 40 escolhas sobre um tema, material, recurso ou ação, pretendem reflectir sobre o percurso da escola, contribuindo para perspetivar o seu futuro.
O processo de construção de cada opúsculo poderá envolver conversas, debates, encontros, antes, após ou assinalando o seu lançamento.

A construção do opúsculo ‘FAUP 40 anos . 40 livros‘ inicia-se com a "A lista impossível, ou a vantagem de forçar a aparição das ausências” de Joaquim Moreno, que constitui matéria para um debate com cinco antigos alunos da escola — Maria Manuel Oliveira, Teresa Novais, André Tavares, Ana Sofia Silva e Nuno Sousa, e um actual estudante — Ricardo Leitão.

Conferência e Conversa | 'Collecting Architectural Ideas' de Niall Hobhouse, com Álvaro Siza
Evento adiado — data a anunciar

Reedição de livro | 'Transformação e Permanência na Habitação Portuense. As formas da casa na forma da cidade' de Francisco Barata Fernandes
— data a anunciar

Linhas de programação e eventos já decorridos

— Publicações
  • Colecção faup 40
A partir do mote e da experiência dos 40 anos da FAUP, cada publicação reflete o olhar de um ou vários docentes, sob a forma de uma selecção de 40 escolhas, em torno de temas, materiais, recursos ou acontecimentos marcantes na vivência e construção a escola.
  •     40 desenhos
  •     40 escritos
  •     40 imagens
  •     40 livros | Joaquim Moreno
  •     40 momentos
  •     40 músicas
  •     40 projectos
  •     40 viagens
  • Catálogos de exposições
'Francisco Barata. Continuar Inovando'
coordenação - Carla Garrido de Oliveira, Mariana Sá
traduçõ - Mariana Sá, Teresa Cunha Ferreira.
Porto, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 2020.
ISBN 978-989-8527-43-1
  • Edição e reedição de Teses e Provas de Agregação

— Exposições

Exposição | Homenagem 'Francisco Barata. Continuar Inovando'