Você está em: Início > Notícias > Lançamento do livro e conferência | Operações SAAL . Bairro das Antas de Pedro Ramalho

28 de outubro de 2020, 4.ª feira, 18h00, Auditório Fernando Távora [inscrição prévia obrigatória]

O projeto editorial 'Cidade Participada: Arquitectura e Democracia', desenvolvido no seio do Grupo de investigação Arquitectura: Teoria Projecto História do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, é uma coleção composta por dez volumes dedicados ao Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), em vigor entre 1974 e 1976, com o objetivo de documentar, estudar e divulgar um conjunto diversificado de processos, projectos e bairros, contribuindo não só para um conhecimento mais completo da arquitetura portuguesa do pós-25 de Abril de 1974, como também para a discussão sobre a construção da cidade contemporânea.

O terceiro livro da coleção, coordenado pelos arquitetos Ana Alves Costa e Sergio Fernandez, é dedicado à operação SAAL realizada no Bairro das Antas, no Porto.

O projeto do Bairro das Antas foi dirigido pelo arquiteto Pedro Ramalho, tendo participado na 'Brigada Técnica' um grupo de então jovens estudantes finalistas e arquitetos da ESBAP; dele faziam parte Augusto Costa, Francisco Lima, José Lencastre, Lídia Costa, Mário Fróis Amaral, Pedro Borges Araújo, Teresa Fonseca e Vítor Bastos.

A publicação vem dar continuidade aos dois primeiros números já editados; o primeiro, sobre as operações desenvolvidas em Oeiras e, o segundo, sobre o Bairro de S. Victor, no Porto.

O livro reúne textos e reflexões sobre as circunstâncias nacionais que envolveram ou determinaram a existência deste tipo de ação de iniciativa estatal aberta à intervenção popular e artigos de pendor teórico e disciplinar, mais focados na própria Operação da Antas. Contribuindo para uma mais precisa caraterização de todo o processo desenvolvido, o livro contém, ainda, testemunhos diretos da visão do seu autor e dos seus colaboradores, bem como textos, divulgados através de imprensa própria, dos moradores locais, protagonistas e principais destinatários.

Para além dos escritos de Alexandre Alves Costa, Ana Alves Costa, Ana Catarina Costa, Augusto Costa, Francisco Lima, José Lencastre, Mário Fróis Amaral, Nuno Brandão, Pedro Borges Araújo, Pedro Ramalho, Sergio Fernandez, Teresa Fonseca e Vítor Bastos, a publicação é complementada com um grande número de elementos gráficos, incluindo desenhos de projeto, cartazes e fotografias de diferentes épocas.

A sessão de lançamento vai decorrer a 28 de outubro, às 18h00, no Auditório Fernando Távora, e será assinalada com uma conferência pelo arquiteto Pedro Ramalho.

A abertura da sessão estará a cargo do Director da FAUP, arquiteto João Pedro Xavier. A apresentação da coleção será feita pelo arquiteto Alexandre Alves Costa e por Sarah Saint-Maxent (Editora Tinta da China) e a apresentação do livro pelos arquitetos Sergio Fernandez e Ana Alves Costa.

Mais informações em 'Cidade Participada: Arquitectura e Democracia'.

O evento integra a programação do 40.º aniversário da FAUP.

O acesso presencial à sessão carece obrigatoriamente de inscrição prévia [formulário]

• Devido às medidas de prevenção e contenção da pandemia da Covid-19, que impõem uma redução significativa da lotação dos espaços, e obriga a procedimentos estritos no seu acesso, a participação na Conferência carece obrigatoriamente de inscrição prévia.
  • Conheça aqui as 'Regras de Acesso e Segurança - Covid-19' da FAUP.

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-20 às 08:26:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias