Você está em: Início > Notícias > Mais de 500 desenhos partilhados com a hashtag #up200e40_1 na celebração dos 241 anos de aulas de Debuxo e Desenho e 40 anos de FAUP

17 de fevereiro de 2021

© DR

A FAUP assinalou no dia 17 de fevereiro o 241.° aniversário da primeira 'Aula de Debuxo e Desenho', instituída pelo Decreto de 27 de novembro de 1779 e iniciada a 17 de fevereiro de 1780, um marco nos antecedentes da Universidade do Porto que importa revisitar por constituir espaço comum às diferentes Faculdades.

200 e 40 e 1 anos depois da 1.ª 'Aula de Debuxo e Desenho', o desafio proposto pela FAUP a toda a comunidade académica da U.Porto, incluindo os actuais e os antigos estudantes, docentes, investigadores e pessoal não docente passou pela partilha nas redes sociais Facebook e/ou Instagram de um desenho, desenvolvido no contexto da sua actividade ou de forma absolutamente livre, com a hashtag #up200e40_1.

Ao todo, foram mais de 500 desenhos partilhados no Facebook e/ou Instagram com a hashtag #up200e40_1, numa iniciativa que procurou aproximar as Faculdades através do Desenho enquanto prática aberta e linguagem universal do pensamento, espaço de cruzamento das diversas áreas do conhecimento, das ciências exactas, naturais e médicas, às engenharias e tecnologias, passando pelas humanidades, artes e ciências sociais.

A ação, que integrou o 40.º aniversário da FAUP e cuja programação foi, em parte, adiada para 2021 devido à crise pandémica, e será repetida a cada ano, no dia 17 de fevereiro, com ações de divulgação e partilha de desenhos.

Com o sucesso desta iniciativa, o projecto de investigação “Colecção de Desenhos”, sedeado no Centro de Investigação em Arquitectura e Urbanismo da FAUP prevê, ao longo do ano, a organização de várias ações pontuais com as diversas Faculdades da U.Porto, com o objetivo de envolver e sensibilizar para a prática do Desenho.

A FAUP agradece o entusiasmo da adesão de todos e a generosidade inerente à partilha de cada um.

Até para o ano para o #up200e40_2!

Os desenhos partilhados podem ser vistos em www.instagram.com/explore/tags/up200e40_1 e www.facebook.com/hashtag/up200e40_1

* os mais de 500 desenhos identificados com a #up200e40_1 referem-se ao total das partilhas que a organização conseguiu contabilizar nas duas redes sociais. O número de desenhos visíveis varia em função de cada utilizador, dada a existência de posts ou perfis não públicos.

FAUP 40 anos
— Filipa de Castro Guerreiro com Ana Alves Costa e Carla Garrido de Oliveira

Colecção de Desenhos ATPH/CEAU-FAUP  | YouTube
— Carlos Machado e Moura, Filipa Ferreira, Noémia Herdade Gomes, Rui Neto