Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > ESCOLAS: Complexidade e Interpretação | Ciclo de Conferências, Ciclo de Conversas, Exposição, Debate e Livro

ESCOLAS: Complexidade e Interpretação | Ciclo de Conferências, Ciclo de Conversas, Exposição, Debate e Livro

2019 - 2021

O projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, sediado no CEAU, sob a coordenação de André Santos (HPTDeE/AdC), tem como pano de fundo a transformação arquitetónica dos edifícios escolares, intervencionados ao abrigo do Programa da Parque Escolar, E.P.E., constituído por um universo de 74 escolas localizadas “a norte” do país.

Este projeto tem como objetivo revisitar e debater a importância da intervenção arquitetónica nas escolas secundárias, promovendo um diálogo que, assente nas práticas e no campo disciplinar da arquitetura, potencie o conhecimento, envolvendo as dimensões políticas, pedagógicas, culturais, económicas e sociais. Assim, experimentando o interpretável, e pelos processos de consciencialização, perspetiva-se potenciar as qualidades metodológicas deste tipo de intervenção para outros âmbitos programáticos.

As principais ações de reflexão e difusão desdobram-se em cinco momentos: o Ciclo de Conferências OBRAS e AUTORES, decorridos na FAUP (janeiro a junho de 2019), o Ciclo de Conversas PLURAL, a decorrer na Casa da Arquitectura (outubro de 2019 a janeiro de 2020), uma Exposição na FAUP (fevereiro a abril de 2020), o Debate POLÍTICA, PROGRAMA e PROJETO (maio de 2020) e, finalmente, a edição do Livro ESCOLAS: Complexidade e Interpretação (2020-21).

Enquanto o Ciclo de Conferências OBRAS e AUTORES se focou em exemplos paradigmáticos de relevantes temas de projeto, o Ciclo de Conversas PLURAL visa debater a arquitetura a partir de uma visão alargada e interdisciplinar, convocando várias áreas do saber. Este terá início com a Conversa Humanidades (30 de outubro de 2019), prosseguindo com a Conversa Artes (27 novembro 2019) e, por fim, a Conversa Tecnologias (29 janeiro de 2020).

O Debate POLÍTICA, PROGRAMA e PROJETO propõe retomar uma visão global da gestão dos edifícios escolares que, desde a estratégia política para a escola pública em Portugal, passando pela construção das metodologias de intervenção, e concluindo na concretização pelo campo disciplinar da arquitetura, permita despertar a condição pedagógica na adaptação à reabilitação e manutenção de outros edifícios públicos.

No conteúdo da Exposição e do Livro ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, será representada a totalidade dos edifícios escolares do universo de referência. Como “sentido maior”, o Livro concretizará o desígnio de integrar e expor as reflexões dos diferentes campos de conhecimento convocados, como síntese e “unidade” das qualidades da pluralidade, próprias do “fazer” Arquitetura.

No cruzamento investigação-ensino, o projeto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação integra, sob orientação do coordenador, uma equipa de estudantes no processo conducente à realização das dissertações do Mestrado Integrado em Arquitetura, nomeadamente: Alexandra Kovács; Anna Kazirmirko; Bruna Filipa; Catarina Monteiro; Cícero Sobreira; Francisca Mendonça; Hermano Moura; Inês Fernandes; Jéssica Costa; Joana Sousa; Leonardo Barros; Mariana Bernardes; Mariana Peneda e Pedro Faustino.


PROGRAMA


Ciclo de Conferências OBRAS e AUTORES  | Auditório Fernando Távora — FAUP

#01 Conferência Entre a razão programática e a clareza da forma por Carlos Prata
9 de Janeiro de 2019 (Quarta-feira), 15h00
Patrocínio: Cláudio Lima, Lda.



#02 Conferência Herança e contemporaneidade, desafios na afirmação de uma identidade por Carlos Guimarães
20 de Fevereiro de 2019 (Quarta-feira), 15h00
Patrocínios: Gatengel, Projectos de Engenharia, Lda e JCT, Consultores de Engenharia, Lda. 



#03 Conferência Do diálogo, a Cidade na Escola por Rui Mealha
13 de Março de 2019 (Quarta-feira), 15h00
Patrocínio: CBS - Creative Building Solutions S.A.



#04 Conferência Arquitetura, equação subjetiva por Ricardo Bak Gordon
10 de Abril de 2019 (Quarta-feira), 15h00
Patrocínio: ERCO Iluminação Portugal



#05 Conferência Habitar a Escola por Nuno Lacerda Lopes
15 de Maio de 2019 (Quarta-feira), 15h00
Patrocínio: Banema



#06 Conferência Arquitetura: estrutura educativa por Nuno Sampaio
5 de Junho de 2019 (Quarta-feira), 15h00
Patrocínio: Vidraria Fonseca



#07 Conferência Entre o ideal de normalização e o desígnio de singularidade por André Santos
26 de Junho de 2019 (Quarta-feira), 15h00
Patrocínio: 5Dhome




Ciclo de Conversas PLURAL | Casa da Arquitectura (Tanoaria)

#01 Conversa Humanidades
30 de Outubro de 2019 (Quarta-feira), 18h00
Patrocínio: Forbo-Revestimentos, SA



#02 Conversa Artes
27 de Novembro 2019 (Quarta-feira), 18h00
Patrocínio: Technal



#03 Conversa Tecnologias
29 de Janeiro de 2020 (Quarta-feira), 18h00
Patrocínio: Tintas Robbialac S.A.
Apoio: Personal Travel




Exposição 'ESCOLAS: Complexidade e Interpretação'

6 de março (inauguração às 18h30) — 3 de abril 2020
FAUP




Debate POLÍTICA, PROGRAMA e PROJETO
Maio de 2020


Livro 

2020-21



Parcerias
ROOF - An IN & OUT Magazine (PDF)
Viarco (PDF)

Recortes de Imprensa
Bom Dia Portugal (RTP 1, 30 de março de 2019)
Arquitectura, responsabilidade social e educação em debate na Casa da Arquitectura (Diário Imobiliário Online , 30 de outubro de 2019)
Conversa ‘Humanidades’ – Ciclo de Conversas PLURAL (Espaço de Arquitetura, 30 de outubro de 2019)
Projecto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação debatem "Humanidades" (Construir, 28 de outubro de 2019)
FAUP inaugura projeto de investigação "ESCOLAS: Complexidade e Interpretação" (Arte Capital, 8 de janeiro 2019)
Projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação apresentado na FAUP (Construir, 8 de janeiro de 2019)
ESCOLAS: Complexidade e Interpretação (Espaço de Arquitetura, 9 de janeiro de 2019)

Artigos, Textos e Posters
Equipamento e Cidade  (ROOF - An IN & OUT Magazine, n.º 20) 
ESCOLAS: Complexidade e Interpretação (ROOF - An IN & OUT Magazine, n.º 20)
ESCOLAS; espaços pluridisciplinares (ROOF - An IN & OUT Magazine, n.º 21)
Escolas e Infraestruturas (ROOF - An IN & OUT Magazine, n.º 21)
Ciclo de Conferências OBRAS e AUTORES (ROOF - An IN & OUT Magazine, n.º 22)
Edifício Escolar e Expressão Arquitetónica AUTORES (ROOF - An IN & OUT Magazine, n.º 22)
Ciclo de Conversas PLURAL (ROOF - An IN & OUT Magazine, n.º 23)
Arquitetura Escolar: entre a Tradição Normalizadora e a Afirmação da Singularidade (Revista Traço n.º 385)
O Paradigma da Tipificação no Edifício Escolar (Revista Traço n.º 387)
ESPAÇO ESCOLAR: A Reorganização Espaço-Funcional na Construção de uma (nova) Identidade (Revista Traço n.º 403)
Reorganização espaço-funcional como estratégia de diálogo entre a arquitetura e a pedagogia (IJUP2020)
Arquitetura escolar em Matosinhos: três operações de transformação contemporânea (IJUP2020)
Arquitetura escolar e inclusão social (IJUP2020)
Espaços escolares na incorporação das (novas) necessidades infraestruturais (IJUP2020)
Apropriação do espaço e identidade (IJUP2020)
Reabilitação dos edifícios escolares e valor patrimonial (IJUP2020)
A escola da democracia como inovação no paradigma arquitetónico do edifício escolar (IJUP2020)
O espaço sala de aula, entre a inovação e a resiliência (IJUP2020)
Evolução e transformação do mobiliário na escola publica em Portugal (IJUP2020)
Sentido autoral como linha de sistematização disciplinar nas intervenções em edifícios escolares (IJUP2020)

Apoios
Parceiro Estratégico: Casa da Arquitectura 

Parceiro Media: ROOF - An In & Out Magazine
Apoios Institucionais: Ministério da Educação; Parque Escolar, E.P.E.; Ordem dos Arquitectos - Conselho Directivo NacionalOrdem dos Arquitectos - Secção Regional Norte


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-19 às 02:21:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias