Você está em: Início > Notícias > #02 Conversa Artes | Ciclo de Conversas PLURAL | Projeto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação

#02 Conversa 'Artes' | Ciclo de Conversas PLURAL | Projeto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação

27 de novembro de 2019, 4.ª feira, 18h00, Tanoaria - Casa da Arquitectura (Matosinhos)

© Inês Fernandes

Artes
integra o Ciclo de Conversas PLURAL, visando debater a arquitetura a partir de uma visão alargada e interdisciplinar, convocando várias áreas do saber.

Este segundo momento de reflexão e difusão, incorporado no projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, sediado no CEAU, assenta numa parceria entre a Casa da Arquitetura e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Sob a coordenação de André Santos, o projeto tem como pano de fundo a transformação arquitetónica dos edifícios escolares, intervencionados ao abrigo do Programa da Parque Escolar, E.P.E., constituído por um universo de 74 escolas localizadas a "norte" do país.

"Se ficar feio não se resolveu o problema. O que é feio não funciona. Um avião feio cai. Um barco feio não flutua. O bonito funciona sempre. A construção responde a umas funções. Se for agradável, se as pessoas se sentirem bem, se fornecer emoções, tem essa mais-valia: deixa de ser construção e passa a ser arquitetura. Se o coletivo achar que o objeto lhe pertence (…) passa a ser património, tem o estatuto de obra de arte."

A Conversa Artes constitui o segundo evento do Ciclo de Conversas PLURAL, centrando-se na dimensão artística da arquitetura. A partir da condição de escola, a arquitetura deve elevar e potenciar o seu valor pedagógico. Os edifícios escolares, enquanto agentes de socialização e crescimento, materializam um espaço onde o processo de ensino-aprendizagem, bem como as competências dos seus utilizadores podem e devem ser otimizadas.

Tendo em conta que a arquitetura é, por natureza, uma arte vinculada à vida, e sendo que o espaço escolar tem um papel preponderante na construção da identidade de cada indivíduo, torna-se pertinente explorar os sentidos e significados que a arquitetura, capaz de sensibilizar (tal como a arte), incorpora a partir da sua responsabilidade social.

É neste contexto que se irá desenvolver a Conversa Artes, pela palavra de Adão da Fonseca, Fernanda Fragateiro, Francisco Laranjo, Francisco Providência, Luís Soares Carneiro e Paula Silva, que será moderada por Sérgio Almeida (JN).

O arquiteto Nuno Sampaio, Diretor Executivo da Casa da Arquitetura fará a introdução à sessão e o coordenador André Santos apresentará o projeto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação e, em particular, os objetivos do Ciclo de Conversas e o sentido do debate Artes.

Patrocínio: Technal
Co-produção: Casa da Arquitectura
Parceiro Media: ROOF - An In & Out Magazine
Apoios: Personal Travel; Tapas by André Carvalho
Apoios Institucionais: Ministério da EducaçãoParque Escolar, E.P.E.Ordem dos Arquitectos - Conselho Directivo NacionalOrdem dos Arquitectos - Secção Regional Norte

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

+ info

Ciclo de Conferências, Ciclo de Conversas, Exposição, Livro | ESCOLAS: Complexidade e Interpretação

1 MOURA, Eduardo Souto de - “Entrevista”. Ana Sousa Dias in Diário de Notícias (03 de agosto de 2017).

Copyright 1996-2020 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-07-06 às 14:11:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais