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Conferência 'Herança e contemporaneidade, desafios na afirmação de uma identidade' por Carlos Guimarães | Ciclo de Conferências ESCOLAS: Complexidade e Interpretação
20 de Fevereiro de 2019 (Quarta-feira), 15h00, Auditório Fernando Távora - FAUP
A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) convida para a segunda conferência do projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação pelo arquitecto e professor da FAUP Carlos Guimarães, director da Faculdade entre 2010 e 2018.
A conferência tem como título 'Herança e contemporaneidade, desafios na afirmação de uma identidade' e vai decorrer no dia 20 de Fevereiro (Quarta-feira), às 15h00, no Auditório Fernando Távora - FAUP.
A apresentação do conferencista será feita pelo coordenador do projecto de investigação, arquitecto e professor da FAUP André Santos.
Carlos Guimarães é Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da qual foi Diretor, entre maio de 2010 e dezembro de 2018. Arquiteto pela Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1980. Inicia a sua atividade docente no Curso de Arquitetura em 1981, doutorando-se em 1999, com distinção e louvor, com a Tese “Arquitectura e Museus em Portugal — Entre Reinterpretação e Obra Nova”. Tem colaborado com outras instituições de ensino universitário e integrado os painéis de avaliação de projetos de investigação submetidos à apreciação da Fundação de Ciência e Tecnologia. Foi presidente da secção regional do norte da Ordem dos Arquitectos. Integrou e presidiu à Fundação DOCOMOMO Ibérico, tendo feito parte das comissões organizadoras dos Congressos realizados no Porto e Valência. É autor, conjuntamente com o Arquiteto Luís Soares Carneiro, de projetos e obras de Arquitetura, de Planeamento e Desenho Urbano, tendo obtido 1ºs prémios em diversos concursos públicos. Tem obra publicada e referenciada.
Este Ciclo de Conferências pretende ser um espaço de debate sobre projetos e obras, protagonizadas pelos seus autores, e constitui o primeiro momento de apresentação pública do projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação. Este projeto, sediado no CEAU, resulta da colaboração de dois grupos de investigação que, sob a coordenação de André Santos (HPTDeE/AdC), e colaboração de Ana Costa e Silva (AdC), Luís Viegas (DiPDArq/MDT) e Rui Américo Cardoso (DiPDArq/MDT), tem como pano de fundo a transformação arquitetónica dos edifícios escolares intervencionados ao abrigo do programa da Parque Escolar, E.P.E., constituído por um universo de 76 escolas localizadas “a norte” do país.