Você está em: Início > Notícias > #01 Conversa Humanidades | Ciclo de Conversas PLURAL | Projeto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação

#01 Conversa 'Humanidades' | Ciclo de Conversas PLURAL | Projeto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação

30 de outubro de 2019 (4.ª feira), 18h00, Tanoaria - Casa da Arquitectura (Matosinhos)

© André Santos

Humanidades integra o Ciclo de Conversas PLURAL, visando debater a arquitetura a partir de uma visão alargada e interdisciplinar, convocando várias áreas do saber.

Este segundo momento de reflexão e difusão, incorporado no projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, sediado no CEAU, assenta numa parceria entre a Casa da Arquitectura e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Sob a coordenação de André Santos, o projeto tem como pano de fundo a transformação arquitetónica dos edifícios escolares, intervencionados ao abrigo do Programa da Parque Escolar, E.P.E., constituído por um universo de 74 escolas localizadas a "norte" do país.

"... a escola é o primeiro equipamento público com o qual o educando contacta como utilizador, logo ali uma primeira experiência educativa se situa no âmbito do respeito por um bem colectivo, um objecto com regras de convivência e de utilização que devem perdurar ao longo da vida cidadã. (...) o edifício escolar (...) representa um pólo iniciático de cidadania e da valorização pessoal."1

A Conversa Humanidades inaugura o Ciclo de Conversas PLURAL, declarando a proeminência dos utilizadores dos espaços escolares. Independentemente de se tratarem de alunos, docentes, ou pessoal administrativo e auxiliar, a convicção de que a arquitetura importa, coloca a ambição de recentrar na dimensão humana e social a sua essência, ou razão. O espaço escolar é, por natureza, aquele que maior importância adquire no desenvolvimento humano e social de cada indivíduo, representando a experiência mais persistente de convivência com outros indivíduos e com os espaços.

A arquitetura, não fazendo sentido descontextualizada da vertente humana, deve assumir e protagonizar a imensa responsabilidade social que, a todos deve motivar, favorecendo uma condição de pluralidade, na contribuição para o debate do ensino público e, em particular, na defesa da qualificação arquitetónica dos espaços escolares.

Na perspetiva de revisitar e debater a importância da reabilitação arquitetónica nas escolas secundárias, pretende-se promover um diálogo que, assente nas práticas e no campo disciplinar da arquitetura, potencie o conhecimento, envolvendo as dimensões políticas, pedagógicas, culturais, económicas e sociais.

É neste contexto que se irá desenvolver a Conversa Humanidades, pela palavra de Justino Magalhães, Maria de Lurdes Rodrigues, Mendo Castro Henriques, Paula Torgal e Pedro Teixeira, que será moderada por Sandra Pereira (RTP).

O arquiteto Nuno Sampaio, Diretor Executivo da Casa da Arquitectura fará a introdução à sessão e o coordenador André Santos apresentará o projeto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação e, em particular, os objetivos do Ciclo de Conversas e o sentido do debate Humanidades.

Patrocínio: Forbo-Revestimentos, SA
Co-produção: Casa da Arquitectura
Parceiro Media: ROOF - An In & Out Magazine
Apoios: Personal Travel, D'Oliva
Apoios Institucionais: Ministério da EducaçãoParque Escolar, E.P.E.Ordem dos Arquitectos - Conselho Directivo NacionalOrdem dos Arquitectos - Secção Regional Norte

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).  BARATA, João Pedro Martins - “Enquadramento para a realidade escolar”. In PARQUE ESCOLAR, E.P.E. - Manual de projecto para a acessibilidade nas escolas. (p. 7).

+ info

Ciclo de Conferências, Ciclo de Conversas, Exposição, Livro | ESCOLAS: Complexidade e Interpretação

1 BARATA, João Pedro Martins - "Enquadramento para a realidade escolar". In PARQUE ESCOLAR, E.P.E. - Manual de projecto para a acessibilidade nas escolas. (p. 7).

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 07:27:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias