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Cursos

Mestrado Integrado em Medicina

Dados Gerais

Código Oficial: 9813
Sigla: MIM

Diplomas

  • Mestrado em Medicina (360 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências Básicas da Saúde (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Biofísica

MIM112 - ECTS

Compreender e utilizar conceitos básicos da física clássica e moderna relevantes para a biomedicina.
Conhecer exemplos da biologia ilustrativos da aplicação desses conceitos.
Reconhecer a clareza e simplicidade da descrição biofísica de vários processos e mecanismos centrais da química-física, bioquímica, biologia molecular e fisiologia.
Adquirir instrumentos e desenvolver capacidades para a resolução de problemas simples e frequentemente multidisciplinares.

Biologia Celular

MIM113 - ECTS

OBJETIVOS,

Pretende-se que os alunos adquiram conceitos básicos da estrutura e funcionamento da célula animal.

 

Mais especificamente:

-noções específicas da estrutura e função dos diferentes componentes celulares.

-saber utilizar o microscópio ótico (MO), de fluorescência (MF) e eletrónico (TEM).

-saber realizar e interpretar o processamento para MO, histoquímica, imunohistoquímica e TEM.

-saber identificar as estruturas celulares ao MO, MF e TEM.

Genética Básica

MIM114 - ECTS

Procurar-se-à introduzir e estimular nos alunos: (i) a importância da Genética na Medicina e no quotidiano da prática clínica; (ii) a capacidade de formular hipóteses relacionadas com a observação de pedigrees, usando os conceitos e as técnicas matemáticas apropriados para identificar as causas genéticas responsavéis por determinadas doenças e o desenvolvimento do espírito crítico em relação aos resultados; (iii) a aptidão para compreender a evolução de uma população através das frequências genéticas.

Métodos Quantitativos

MIM115 - ECTS

O objetivo desta UC é familiarizar os estudantes com conceitos e técnicas matemáticas/estatísticas necessários para uma correta formulação e interpretação de modelos biológicos.

Química Biológica I

MIM111 - ECTS

1. Racionalizar os sistemas vivos com base nos princípios gerais da Química. Apresentar a Química Biológica como um subconjunto da Química.

2. Correlacionar conhecimentos da Química Orgânica e da Química Inorgânica com a Química Biológica.

3. Adquirir conhecimentos específicos sobre as moléculas biológicas e a organização da química celular.

Sociologia Médica

MIM116 - ECTS

1. Conhecer a evolução recente da medicina em função das mudanças sociais 2. Perceber a construção social da medicina e o papel social do médico 3. Compreender os níveis de intervenção médica 4. Distinguir Serviços de Agudos de Cuidados Primários 5. Questionar a identidade profissional à luz da evolução dos paradigmas da Medicina 6. Conhecer os determinantes psicológicos da saúde e da doença 7. Conhecer os determinantes sociais da saúde e da doença 8 Conhecer a distribuição diferencial da doença em função da classe social, género e raça 9. Perspectivar a doença como crise 10. Conhecer os modelos e stress 11. Relacionar o estilo de vida com a saúde 12. Compreender a relação do profissional de saúde com o doente em função do contexto físico e social 13. Conhecer os fundamentos da política de prevenção e educação para a saúde 14. Descrever os objectivos das acções de prevenção e educação para a saúde 15. Descrever as fases de uma campanha de prevenção 16. Compreender o processo de envelhecimento do indivíduo 17. Compreender as implicações para os sistemas de saúde, do envelhecimento das populações 18. Compreender as implicações psicossociais de viver com a doença crónica 19. Avaliar o stress da família do doente crónico 20. Conhecer o processo de luto 21. Compreender as atitudes dos profissionais de saúde face à morte

Anatomia Sistemática I

MIM121 - ECTS

É um curso clássico de anatomia macroscópica humana que se destina a transmitir conhecimento compreensível e detalhado da estrutura do corpo humano e da morfologia dos componentes quando observados a olho nu. Na informação anatómica que é oferecida aos alunos estão frequentemente integrados conceitos de fisiologia e histologia. Com as aulas práticas pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de identificar, interpretar e descrever os elementos anatómicos do corpo humano de um modo organizado e completo, tendo com objecto de estudo peças cadavéricas e os seus componentes. Na Anatomia Sistemática I tratam-se três capítulos da Anatomia Descritiva Humana: Osteologia, Artrologia e Miologia. Os restantes capítulos serão tratados nas disciplinas de Anatomia Sistemática II (Angiologia, Esplancnologia e Estesiologia) e Neuroanatomia. A aplicação de conceitos de Anatomia Topográfica à Clínica Médica será tratada na disciplina de Anatomia Clínica.

Ecologia

MIM122 - ECTS

Fisiologia Geral

MIM123 - ECTS

Estudo da função normal de sistemas biológicos dos mamíferos com ênfase nos respectivos mecanismos homeostáticos. O estudante deverá adquirir a capacidade de prever as modificações num grande sistema (i.e, respiratório, renal, cardiovascular ou digestivo) quando ocorre variação de um componente num dos outros sistemas, como corolário da homeostasia do organismo.     






História da Medicina

MIM124 - ECTS

Especificamente procurar-se-á estudar a História Geral da Medicina, relevando a Medicina Portuguesa; evidenciar a inter-dependência das Especialidades Médicas versus o seu impacto na Sociedade, destacando que "o actualmente em vigor" não é "o definitivamente válido"; ter presente que "o médico que só sabe Medicina, nem Medicina sabe, sequer".

Psicologia I

MIM125 - ECTS Adquirir conhecimentos científicos sobre conceitos básicos do comportamento humano numa perspectiva integradora das dimensões biológica e psicológica.

Química Biológica II

MIM126 - ECTS

1. Racionalizar os sistemas vivos com base nos princípios gerais da Química. Apresentar a Química Biológica como um subconjunto da Química.

2. Correlacionar conhecimentos da Química Orgânica e da Química Inorgânica com a Química Biológica.

3. Adquirir conhecimentos específicos sobre as moléculas biológicas e a organização da química celular.

Saúde Comunitária I

MIM127 - ECTS

CONHECIMENTOS – os estudantes deverão ficar a saber que: Alguns importantes problemas de saúde pública dos EUA foram alvo de intervenções e tiveram grandes melhorias durante o Século XX; Alguns importantes problemas de saúde pública em Portugal foram alvo de intervenções e tiveram grandes melhorias durante o Século XX; Esteve em vigor um Plano Nacional de Saúde (PNS) português entre 2004 e 2010, que incluía numerosos programas para resolver problemas de saúde pública; Está em curso o PNS 20012-2016; CAPACIDADES - os estudantes deverão ficar a ser capazes de: Integrar os conhecimentos e capacidades adquiridas nas outras unidades curriculares do MIM, no contexto mais amplo dos problemas de saúde pública; Estimar grosseiramente o enorme impacto potencial das estratégias de saúde pública na resolução dos problemas de saúde dos cidadãos; ATITUDES - os estudantes deverão passar a: Advogar o empenhamento activo dos médicos nas estratégias de saúde pública.

Anatomia Sistemática II

MIM213 - ECTS

É a segunda parte de um curso clássico de anatomia geral humana que se destina a transmitir um conhecimento completo e detalhado da morfologia dos órgãos e da estrutura do corpo humano. Na informação anatómica estão integrados conceitos de fisiologia e histologia e é frequentemente ilustrada com situações escolhidas de medicina clínica. Com as aulas de laboratório pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de identificar, interpretar e descrever os elementos anatómicos do corpo humano.

Bioquímica

MIM214 - ECTS

O metabolismo é um conjunto integrado de reações químicas que ocorrem nas células com o objetivo de extrair energia do ambiente e usa-la para sintetizar as moléculas necessárias para produzir proteínas, lípidos, carbohidratos, ácidos nucleicos, etc. A unidade curricular Bioquímica tem como objetivos o estudo das vias metabólicas e dos mecanismos moleculares envolvidos na sua regulação, assim como das vias de transdução de sinal utilizadas pelas células para receber, processar, amplificar e integrar diversos sinais extracelulares.

Epidemiologia

MIM215 - ECTS

A UC de Epidemiologia torna-se fundamental para atingir os objectivos de aprendizagem nucleares do licenciado/mestre em Medicina em Portugal, como divulgados em 2005 na publicação “O licenciado médico em Portugal – core graduates learning outcomes project”, nomeadamente:

“Os conhecimentos científicos aplicados à medicina terão de ser progressivamente integrados num todo coerente e enquadrados numa perspetiva probabilística, que possibilite a definição da prevalência, da incidência e do prognóstico das doenças, dê suporte às opções tomadas, à avaliação dos resultados terapêuticos e fundamente as medidas preventivas da doença e da promoção da saúde”

Fisiologia Humana I

MIM211 - ECTS

Objectivos: - Utilizar de forma integrada os conceitos e princípios fundamentais da biologia e biomedicina, já apreendidos anteriormente em áreas básicas, de carácter mais estrutural e descritivo - Desenvolver e estimular uma aprendizagem de forma dinâmica e funcional ao nível de alguns tecidos, orgãos, aparelhos ou sistemas com base em simulações de fenómenos fisiológicos por métodos quantitativos ou experimentação laboratorial. - Transmitir a importância de métodos integrados na correcção do estado disfuncional do indivíduo e manutenção do equilíbrio funcional entre o indivíduo e o meio que o envolve; - Oferecer conceitos básicos relevantes quer a nível do diagnóstico quer a nível da intervenção clínica e terapêutica, através da demonstração de casos clínicos e/ou com recurso a doentes, estimulando deste modo a compreensão ao nível fisio-patológico.

Histologia e Embriologia Humana I

MIM212 - ECTS

Promover saberes teóricos e práticos sobre a morfologia microscópia (sobretudo ótica) e histofisiologia dos tecidos fundamentais e de alguns órgãos (sistemas linfoide e tegumentar). Garante-se a aquisição de conhecimento fundamental para a formação médica, sendo simultaneamente promovidos saberes e competências para melhor compreensão, integração e análise de conteúdos e práticas da Biologia, Anatomias, Fisiologias, Bioquímica, Imunologia, Patologias, etc.

Neuroanatomia

MIM216 - ECTS

Fornecer informação concisa e actualizada sobre a forma e função do sistema nervoso humano. O programa é organizado começando pela aprendizagem dos conceitos mais simples evoluindo para os mais complexos com correlações clínicas.

Anatomia Clínica

MIM221 - ECTS

Revisitar os conhecimentos da Anatomia Humana, anteriormente aprendidos nas disciplinas de Anatomia Sistemática I e II e Neuroanatomia, agora com ênfase na sua vertente topográfica e de aplicação dos conhecimentos anatómicos à compreensão de cortes anatómicos axiais do corpo humano e de casos clínicos. As aulas teóricas estão divididas em dois grupos: (i) anatomia topográfica regional do corpo humano e (ii) exercícios de identificação de fundamentos anatómicos de casos clínicos concretos. As aulas práticas serão focadas na revisão da topografia anatómica dos várias regiões do corpo humano (utilizando cortes anatómicos axiais) e discussão de fundamentos anatómicos de casos clínicos concretos. Em vez de ter todo o programa da Anatomia Humana Topográfica tratado exaustivamente nas aulas, o aluno é agora convidado a assistir a módulos temáticos e discussões anatomoclínicas (aulas teóricas e práticas) e é estimulado a acompanhar o estudo geral da disciplina por iniciativa própria, tendo como referência manuais como o "Clinical Anatomy "de Snell (ou a "Anatomia Orientada para a Clínica" também de Snell).

Fisiologia Humana II

MIM222 - ECTS

Preparar os alunos para a compreensão dos mecanismos fisiológicos que determinam o equilíbrio do meio intreno e iniciá-los na compreensão das alterações fisiopatológicas, que determinam várias doenças. São objectivos de aprendizagem: integrar a informação do modo de funcionamento dos diversos aparelhos e sistemas, isoladamente e como partes de todo o organismo, no indivíduo saudável e no indivíduo doente; adquirir e desenvolver conceitos que permitam reconhecer a necessidade e o interesse de utilização de meios complementares, diversos mas específicos, na análise da situação clínica de doença; alertar os estudantes para o conhecimento dos desiquilíbrios ambientais causadores e as consequências de alterações da homeostasia. Os estudantes iniciam nesta disciplina a abordagem das diversas alterações dos mecanismos fisiopatológicos determinantes de doenças.

Genética Molecular

MIM223 - ECTS

Induzir a apreensão de conhecimentos sobre os vários aspectos da estrutura e expressão dos genes, da regulação destes mecanismos e das tecnologias genéticas a nível molecular. Treinar a leitura, compreensão e transmissão da informação contida em artigos científicos da área.

Histologia e Embriologia Humana II

MIM224 - ECTS

Proporcionar aos estudantes um curso de elevada qualidade em Histologia de Órgãos e de Sistemas e de Embriologia, na continuidade dos conteúdos de Histologia e Embriologia Humana I, expandindo assim os conhecimentos, aptidões e competências anteriormente promovidas. Facultar aos estudantes uma visão muito dinâmica dos conteúdos programáticos, incentivando a integração de conhecimentos e o perspetivar da importância e da aplicabilidade dos resultados da aprendizagem e competências no contexto da formação do futuro médico.

Imunologia Básica

MIM225 - ECTS

1. Aquisição de conhecimentos em imunologia básica ou fundamental, necessários para a compreensão da fisiologia e patologia imune em humanos. 2. Aquisição de competências para a compreensão de informação bibliográfica básica e avançada na área disciplinar da imunologia. 3. Aquisição de hábitos e métodos de auto-aprendizagem. 4. Aperfeiçoamento da capacidade de transmissão oral e escrita de informação e conhecimento. 5. Aperfeiçoamento da capacidade de realização de trabalhos laboratoriais. 6. Aquisição de conhecimentos e competências para a boa utilização de técnicas laboratoriais imunológicas de diagnóstico.

Psicologia II

MIM226 - ECTS

Objectivo geral: Integrar os conhecimentos da fisiologia e neuroanatomia do Sistema Nervoso com os conhecimentos sobre o comportamento humano (estrutura/função). Objectivos específicos:(1) conhecer a evolução do comportamento humano numa perspectiva filogenética e ontogenética; (2) compreender o comportamento humano numa perspectiva etológica (3) conhecer os sistemas comportamentais básicos do ser humano; (4) conhecer as funções corticais e de desempenho numa perspectiva neuropsicológica (emoção, memória e cognição); (5) compreender a comunicação humana quer enquanto linguagem quer enquanto relação humana; (6) conhecer os aspectos básicos da investigação em ciências do comportamento, incluindo os aspectos éticos da investigação.

Farmacologia I

MIM311 - ECTS

Dotar os alunos de conhecimentos em Farmacologia Básica, com especial referência aos mecanismos de ação (da molécula ao sistema), à farmacocinética, ao relacionamento do mecanismo de ação com a resposta clínica, aos efeitos laterais, problemas clínicos e toxicidade dos diferentes fármacos, e sua aplicabilidade na terapêutica.

Microbiologia I

MIM312 - ECTS

- Compreender a importância das bactérias como agentes de infecção no homem. -Ter um conhecimento básico da etiologia das doenças infecciosas, dos respectivos mecanismos de patogenicidade e da epidemiologia das principais bactérias patogénicas para o homem. -Descrever as diversas vertentes do diagnóstico microbiológico -Orientar, e interpretar os resultados dos exames microbiológicos - Ter noções dos antimicrobianos usados quer no tratamento quer na prevenção das infecções bacterianas. - Planear o diagnóstico laboratorial das principais síndromas clínicas causadas por bactérias A equipa docente deseja motivar e colaborar no desenvolvimento pessoal de cada aluno para que estes objectivos sejam alcançados

Patologia I

MIM313 - ECTS
  1. Reconhecer a “Patologia” como estudo de alterações estruturais, bioquímicas e funcionais das células, tecidos e orgãos, subjacentes ao desenvolvimento de doença
  2. Compreender os mecanismos fundamentais de adaptação, lesão e morte celular
  3. Reconhecer os principais tipos de inflamação, seus mecanismos e papel na regeneração e reparação tecidular
  4. Identificar exemplos de alterações do metabolismo, correlacionando os mecanismos com manifestações clínicas e patológicas
  5. Compreender os mecanismos subjacentes às alterações da parede vascular, hemostase e tromboembolismo
  6. Identificar as principais patologias associadas à desregulação do sistema imunitário e sua correlação com síndromes clínicos do foro imunológico
  7. Reconhecer os ciclos de vida de parasitas comuns e as lesões associadas
  8. Compreender os mecanismos de patogenicidade do tabaco, álcool e drogas
  9. Reconhecer os principais mecanismos celulares e moleculares subjacentes ao processo de envelhecimento e patologias associadas

Radiologia/Imagiologia

MIM314 - ECTS

Conhecimento dos fundamentos teóricos das técnicas atualmente utilizadas na exploração imagiológica dos doentes: Radiologia convencional, Tomografia Computorizada, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, cintilografia, SPECT e PET.

Familiarização com o ambiente radiológico, designadamente com a proteção radiológica e os diferentes aparelhos.

Perspetivação dos avanços técnicos.

Indicações clínicas para as diferentes técnicas diagnósticas e terapêuticas.

Integração dos meios de estudo e informação clínica.

Capacidade diagnóstica de situações de urgência.

Capacidade de diagnóstico guiado por relatório nas situações não urgentes.

Saúde Comunitária II

MIM315 - ECTS

O objectivo geral desta disciplina é preparar os alunos para o trabalho na comunidade, que será realizado no semestre seguinte, no âmbito da disciplina “Saúde Comunitária II (Trabalho na Comunidade)”. Por isso, alguns objectivos específicos de aprendizagem e temas são comuns às duas disciplinas. No entanto, em SC II os alunos deverão abordar mais temas, especialmente na área dos “conhecimentos”. Pretende-se assim que os estudantes adquiram as seguintes “competências”: CONHECIMENTOS – os estudantes deverão ficar a saber: Identificar determinantes de saúde que são passíveis de intervenções de carácter preventivo, muito eficazes, e descrever essas acções; Descrever e explicar a diferença entre evidência de tipo I e evidência de tipo II; Descrever e explicar o impacto de uma estratégia proibicionista nos hábitos tabágicos de grupos populacionais específicos; Descrever e explicar a associação entre nível socioeconómico e estado de saúde; Descrever as diferenças e explicar os méritos relativos entre estratégias “populacionais” e “individuais de alto-risco”, usadas na resolução de problemas de Saúde Pública; CAPACIDADES - os estudantes deverão ficar a ser capazes de: Aplicar os conhecimentos referidos no item anterior a problemas de saúde pública específicos, nomeadamente em Portugal; Realizar os preparativos básicos (plano de acção e contactos pessoais) para realização de uma intervenção do tipo “educação para a saúde” numa comunidade escolar (excepcionalmente poderão ser consideradas outras intervenções e instituições); ATITUDES - os estudantes deverão passar a: Requerer evidência epidemiológica válida, relativamente às intervenções de Medicina Preventiva; Assumir uma postura ética face aos participantes em intervenções e estudos na comunidade; Assumir uma postura de cooperação multissectorial com os profissionais das instituições da comunidade, onde se realizam intervenções de promoção da saúde e estudos sobre saúde; Ser advogados das intervenções que se destinam a minorar as inequidades em saúde; Ser advogados da necessidade de recursos para a promoção da saúde e a prevenção da doença.

Semiologia Médica e Cirúrgica I

MIM316 - ECTS

OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS Os objectivos estratégicos, pela sua natureza, atravessam transversalmente o curso, sendo comuns a muitas outras unidades curriculares e, por maioria de razão, integralmente partilhados pelas Semiologias I e II: - Adquirir autonomia e capacidades de auto-aprendizagem e propósitos de educação contínua que garantam preservação da postura pessoal e competência profissional adequada ao desempenho da prática médica ao longo da vida; - Adquirir posturas e atributos indispensáveis ao desempenho da profissão médica, percebendo a importância definitiva da relação médico-doente; - Dar contexto clínico ao currículo científico básico, i.e., integrar os conhecimentos previamente adquiridos numa perspectiva clínica; OBJECTIVOS OPERACIONAIS Os objectivos operacionais ou específicos, centrados na obtenção das competências clínicas básicas, são em grande parte partilhados pelas duas Semiologias, numa base de complementaridade. Terão, por isso, que ser ajustados em função dos conteúdos de aprendizagem de cada semestre. Na SMC I, os objectivos focalizam-se nas capacidades de estabelecer uma relação apropriada com o doente, recolher informação e construir uma base de dados clínica. Na SMC II, a estas competências clínicas básicas, acrescentam-se as competências elementares de raciocínio e elaboração clínica, ou seja, as capacidades de conceber em cenário clínico explicativo, de deduzir uma listagem de problemas e de propor um plano de investigação clínica, a um nível elementar, compatível com o currículo desenvolvido. Os aspectos relativos à aprendizagem cognitiva, nas múltiplas áreas de semiologia de Órgãos/Aparelhos, bem como dos “skills” de exame físico, são distribuídos pelos 2 semestres, conforme programa curricular. OBJECTIVOS OPERACIONAIS de SMC I: - Adquirir as competências clínicas básicas (”método clínico”), ou seja, um conjunto de conhecimentos e capacidades que habilitam o aluno para colher uma História Clínica, executar um Exame Físico e Mental e organizar os dados numa Base de Dados estruturada, conforme modelo adoptado pela disciplina; - Apreender a importância dos aspectos comunicacionais no estabelecimento de uma relação médico-doente consistente, solidária e profícua; - Ser capaz de conduzir, com razoável destreza e rigor, a colheita de uma História Clínica, observando as regras e técnicas básicas de comunicação e inquérito; - Executar com técnica e sequência apropriadas, um Exame Físico básico (Aspecto Geral / Sinais Vitais / Ex. Cardiovascular / Ex. Tórax e Pulmões), exceptuando as técnicas expressamente excluídas e/ou não praticadas; - Registar de forma reflectida e organizada os dados clínicos, utilizando o Registo Clínico como um instrumento de investigação clínica; - Conhecer e compreender os princípios e procedimentos das “Precauções Universais”; - Conhecer os princípios da Electrocardiografia e reconhecer e interpretar traçados electrocardiográficos básicos; - Conhecer os princípios da Imagiologia Torácica e interpretar com boa técnica e sequência um Rx Tórax normal, reconhecendo anomalias mais comuns; - Consciencializar a importância do saber, das aptidões e das atitudes na promoção de uma relação médico-doente proveitosa e construtiva.

Farmacologia II

MIM321 - ECTS

Dotar os alunos de conhecimentos em Farmacologia Especial, com relevância para o tratamento de entidades patológicas específicas de cada órgão ou sistema, e dos fármacos importantes no combate das infeções e infestações por agentes microbianos (bactérias, fungos, vírus, protozoários, etc.). Na abordagem de cada grupo de fármacos faz-se especial referência ao mecanismo de ação (da molécula ao sistema), à farmacocinética, ao relacionamento do mecanismo de ação com a resposta clínica, aos efeitos laterais, problemas clínicos e toxicidade, bem como à sua relevância clínica na prática médica.

Genética Médica

MIM322 - ECTS

Conhecimentos: doença genética como extremo da variabilidade humana; tipos de hereditariedade; cálculos de riscos; técnicas de diagnóstico de doenças hereditárias; genética das doenças comuns; fatores genéticos no cancro; rastreio, prevenção e tratamento de doenças genéticas; aspetos éticos, legais e sociais das doenças genéticas.

Aptidões: colher, registar e interpretar uma história familiar; determinar a natureza hereditária de uma doença; calcular riscos; reconhecer o impacto psicosocial da doença hereditária; reconhecer os síndromes cromossómicos e as doenças hereditárias mais frequentes; conhecer as indicações para testes genéticos, interpretar resultados e reconhecer as suas limitações.

Competências: fazer o diagnóstico correto das doenças genéticas; saber quando referenciar doentes e famílias a consulta de genética; aprender a ajudar os doentes na tomada de decisões sem influenciar através de opiniões próprias ou preconceitos, a respeitar a autonomia e a não julgar as escolhas.

Microbiologia II

MIM323 - ECTS

O objectivo desta unidade é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos sobre a etiologia e a patogenia das grandes sÍndromas causadas por virus, fungos e parasitas, bem como do seu diagnóstico laboratorial, controlo terapêutico e prevenção. No fim da unidade os alunos devem ter adquirido:

- Conhecimentos básicos necessários para compreensão da importância
dos virus, fungos e parasitas como agentes de infecção no Homem.
-A patogenia das infecções causadas por estes microrganismos e respectivos mecanismos de patogenicidade.
-Descrever e interpretar as diversas vertentes do diagnóstico virológico, micológico e parasitológico
-Correlacionar os resultados laboratoriais com as informações clínicas para o estabelecimento do diagnóstico laboratorial das principais Síndromas Clinicas causadas por vírus, fungos e parasitas

Patologia II

MIM324 - ECTS
  1. Compreender o conceito de neoplasia como alteração do crescimento e diferenciação celular/tecidular
  2. Compreender as bases de classificação e reconhecer os principais tipos de neoplasia humana
  3. Conhecer o perfil epidemiológico das principais neoplasias humanas e sua evolução temporal
  4. Reconhecer os principais agentes tumorigénicos e seus mecanismos de acção
  5. Identificar as fases principais do desenvolvimento neoplásico e as características biológicas subjacentes
  6. Reconhecer as bases genéticas, epigenéticas e moleculares subjacentes ao processo de tumorigénese
  7. Reconhecer e compreender as principais situações de predisposição hereditária para cancro
  8. Integrar os conhecimentos sobre genése, biologia e evolução das neoplasias com base nos modelos de neoplasia humana mais prevalentes

Psicologia Médica

MIM325 - ECTS É objectivo primordial da disciplina de Psicologia Médica dotar o futuro Médico de aptidões, atitudes e comportamentos consentâneos com uma abordagem global do Homem em sofrimento. Importará que o estudante apreenda a dimensão psicológica do processo do adoecer; a importância dos factores psico-sociais no desencadear e curso da doença; a especificidade da relação Médico(Cuidador) - Doente nos seus diferentes contextos assim como aspectos diferenciais relacionados com o ciclo vital, tipos de patologia e Quadros em que se adoece e interage. Saber reconhecer e aprender a lidar, de forma eficaz, com a sintomatologia que, na esfera psicológica, é mais comum - Ansiedade e Depressão - é também de relevante importância.

Saúde Comunitária II - Trabalho na Comunidade

MIM326 - ECTS

Conhecimentos – os estudantes deverão ficar a saber: Conhecer o programa oficial “Educação para a Saúde” em execução nas escolas portuguesas; Conhecer técnicas de educação para a saúde usadas em meio escolar; Capacidades - os estudantes deverão ficar a ser capazes de: Usar diferentes técnicas de educação para a saúde em meio escolar, nomeadamente a apresentação oral de temas perante uma audiência; Integrar as acções de Medicina Preventiva executadas por profissionais de saúde no contexto de programas existentes em instituições comunitárias (abordagem multissectorial). Elaborar um relatório escrito sobre actividades de educação para a saúde numa escola; Atitudes - os estudantes deverão passar a: Assumir uma postura ética face aos participantes em intervenções e estudos na comunidade; Assumir uma postura de cooperação multissectorial com os profissionais das instituições da comunidade, onde se realizam intervenções de promoção da saúde e estudos sobre saúde; Ser advogados das intervenções de educação para a saúde em meio escolar, com a finalidade de promover meios e comportamentos saudáveis.

Semiologia Médica e Cirúrgica II

MIM327 - ECTS

OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS Os objectivos estratégicos, pela sua natureza, atravessam transversalmente o curso, sendo comuns a muitas outras unidades curriculares e, por maioria de razão, integralmente partilhados pelas Semiologias I e II: - Adquirir autonomia e capacidades de auto-aprendizagem e propósitos de educação contínua que garantam preservação da postura pessoal e competência profissional adequada ao desempenho da prática médica ao longo da vida; - Adquirir posturas e atributos indispensáveis ao desempenho da profissão médica, percebendo a importância definitiva da relação médico-doente; - Dar contexto clínico ao currículo científico básico, i.e., integrar os conhecimentos previamente adquiridos numa perspectiva clínica; OBJECTIVOS OPERACIONAIS Os objectivos operacionais ou específicos, centrados na obtenção das competências clínicas básicas, são em grande parte partilhados pelas duas Semiologias, numa base de complementaridade. Terão, por isso, que ser ajustados em função dos conteúdos de aprendizagem de cada semestre. Na SMC II, ás competências clínicas básicas adquiridas na SMCI, acrescentam-se as competências elementares de raciocínio e elaboração clínica, ou seja, as capacidades de conceber em cenário clínico explicativo, de deduzir uma listagem de problemas e de propor um plano de investigação clínica, a um nível elementar, compatível com o currículo desenvolvido. Os aspectos relativos à aprendizagem cognitiva, nas múltiplas áreas de semiologia de Órgãos/Aparelhos, bem como dos “skills” de exame físico, são distribuídos pelos 2 semestres, conforme programa curricular. OBJECTIVOS OPERACIONAIS de SMC II: - Adquirir as competências clínicas básicas, ou seja, um conjunto de conhecimentos e capacidades que habilitam o aluno para colher uma História Clínica, executar um Exame Físico e Mental e organizar uma Base de Dados Integral estruturada, conforme modelo adoptado pela disciplina; - Ser capaz de conduzir, com razoável destreza e rigor, a colheita de uma História Clínica, observando as regras e técnicas básicas de comunicação e inquérito. - Apreender a importância dos aspectos comunicacionais no estabelecimento de uma relação médico-doente solidária, consistente e profícua. - Executar com técnica e sequência apropriadas, um Exame Físico básico completo (exceptuando as técnicas expressamente excluídas e/ou não praticadas); - Registar de forma reflectida e organizada os dados clínicos, utilizando o Registo Clínico como um instrumento de investigação clínica; - Conhecer e compreender as relações entre os mecanismos subjacentes à disfunção e à doença e a respectiva expressão clínica, relativamente às várias áreas semiológicas incluídas no programa; - Construir a partir da Base de Dados, utilizando os conhecimentos fisiopatológicos e clínicos adquiridos e aplicando princípios de raciocínio clínico exercitados, um Cenário Clínico elementar, de acordo com a capacidade esperada nesta etapa de aprendizagem; - Deduzir, com base no Cenário Clínico, uma Listagem de Problemas devidamente hierarquizada; - Propor um Plano de Investigação elementar, incidindo na fase clínica da investigação, para os problemas mais comuns versados no programa; - Adquirir fluência na Apresentação Oral de casos clínicos aos seus pares, de modo sintético e formal, conforme modelos adoptados pela disciplina; - Consciencializar a importância relativa do saber, das aptidões e das atitudes na promoção de uma relação médico-doente proveitosa e construtiva.

Anatomia Patológica Especial

MIM4M01 - ECTS
  1. Compreender o papel desempenhado pela Anatomia Patológica, enquanto especialidade médica, na abordagem diagnóstica e definição da estratégia terapêutica dos pacientes
  2. Contextualizar a informação anátomo-patológica no conjunto dos dados clínicos, analíticos e imagiológicos dos pacientes
  3. Correlacionar as alterações morfológicas, macroscópicas, microscópicas, imunofenotípicas e genéticas com as manifestações clínicas de doença
  4. Integrar os conceitos gerais sobre Anatomia Patológica nos principais modelos clínicos de doença humana.
  5. Adquirir e utilizar linguagem médica adequada na discussão de casos anátomo-clínicos

Bioética e Deontologia Médica

MIM4M02 - ECTS

No contexto de uma sociedade laica e multicultural, proporcionar ao estudante:

Conhecimentos teóricos em bioética adequados à prática dos cuidados de saúde (incluindo organização e investigação) e que os possa ajudar na relação médico-doente;

Habilidades mínimas para efetuar uma análise eticamente fundamentada relativamente a qualquer assunto sobre o qual não haja consenso;

Ferramentas para desenvolver os traços de caráter (tolerância, honestidade, integridade, coragem) necessários para uma boa relação médico-doente.

Garantir que os estudantes tenham adquirido:

Conhecimentos teóricos em bioética que sejam adequados à prática dos cuidados de saúde (incluindo organização e investigação) e que os possa ajudar na relação médico-doente;

Habilidades mínimas para efetuar uma análise eticamente fundamentada relativamente a qualquer assunto sobre o qual não haja consenso;

As ferramentas para desenvolver os traços de caráter necessários para uma boa relação médico-doente.

Cirurgia I

MIM4M03 - ECTS Conhecer e compreender: linguagem e terminologia cirúrgicas; os grandes síndromes cirúrgicos e a sua fisiopatologia; situações clínicas com indicação cirúrgica eletiva e urgente; os exames complementares necessários; técnicas cirúrgicas mais usuais, os síndromes pós-cirúrgicos mais frequentes; as regras gerais da catamnese.
Aptidões (Saber fazer): história clínica e exame físico; elaborar registo de dados clínicos e relatório que valorize e hierarquize os dados; discutir a hipótese de diagnóstico, os diagnósticos diferenciais e a terapêutica; avaliar o risco cirúrgico. Gestos terapêuticos iniciais em situações de emergência; Conhecer o material cirúrgico.
Atitudes (Saber estar) Respeitar os doentes, seus familiares, os colegas e outros profissionais de saúde; os direitos de confidencialidade e autodeterminação dos doentes sabendo obter um consentimento informado. Ser íntegro, responsável e interessado na valorização profissional. Reconhecer a necessidade de educação médica permanente.

Medicina I

MIM4M04 - ECTS

Espera-se que o estudante seja capaz de reconhecer o funcionamento normal do corpo humano nas suas vertentes morfológica, estrutural e funcional, de reconhecer os mecanismos que levam à perturbação de uma funcionalidade harmoniosa, conhecer os principais síndromas clínicos, propor os elementos auxiliares de diagnósticos adequados ao esclarecimento clínico e propor orientações terapêuticas. Deve ter a perceção da necessidade da intervenção multidisciplinar, dos limites da sua intervenção individual e manter o maior respeito pela vida humana. A diferenciação numa área de aptidão ou escolha será o passo seguinte. Esta fase vai conduzi-lo-á concretização da diferenciação técnica e do conhecimento de uma área restrita da ciência médica – especialidade, conhecimentoesse que lhe permitirá ser incluído como elemento de multidisciplinaridade no tratamento do doente. Exige-se que compreenda a lógica deste modelo e participe de forma empenhada na sua concretização.

Neurologia e Neurocirurgia

MIM4M05 - ECTS
1. Conhecimentos: ver temas do programa.

2.Aptidões processuais, capacidade de:
a) obter uma história completa;
b) executar um exame neurológico orientado e estruturado;
c) examinar doentes com alteração do estado de consciência ou estado mental anormal;
d) conhecer o procedimento de uma punção lombar;
e) efectura uma apresentação oral clara e concisa.

3. Aptidões analíticas, capacidade de:
a) reconhecer sintomas que podem significar doença neurológica ou neurocirurgica;
b) distinguir pelo exame neeurológico sinais normais de anormais;
c) determinar, pelos sintomas e sinais, a topografia da lesão no sistema nervoso;
d) formular o diagnóstico diferêncialcom base na topografia da lesão, evolução clínica, epidemiologia e dados sócio-biográficos relevante;
e) uso, indicações e interpretação dos testes de investigação mais comuns em neurologia;
f) conhecer os princípios farmacológicos e terapêuticos das doenças neurológicas;
g) referênciar adequadamente os doentes, reconhecendo as emergências;
h) rever e interpretar a literatura médica.  

Oftalmologia

MIM4M06 - ECTS

Adquirir conhecimentos e capacidades para: colher e relatar uma história clínica oftalmológica, interpretar sinais e sintomas oculares, realizar exame oftalmológico sumário (de acordo com grelha de procedimentos obrigatórios efetuados nas aulas práticas) e propor os tratamentos adequados ou quando referenciar (urgência ou consulta).

Adquirir conhecimentos sobre patologias oculares mais prevalentes por faixa etária e por sexo e efeitos secundários oculares de terapêuticas sistémicas e tópicas.

Ortofisiatria

MIM4M07 - ECTS

 

O conhecimento da profilaxia, diagnóstico e tratamento das principais doenças do aparelho locomotor, sobretudo as traumáticas, degenerativas e do desenvolvimento, com base na familiaridade com dois ramos da Medicina: a Ortopedia e a Fisiatria. Estas duas especialidades médicas constituem os módulos da disciplina, a frequentar por tempo igual. A frequência (denominada “Aulas Práticas”) é antecedida por uma informação conjunta dos módulos (as “Aulas Teóricas”).

Otorrinolaringologia

MIM4M08 - ECTS

A Otorrinolaringologia é uma especialidade médico-cirúrgica cujo objecto é o estudo das doenças que têm origem no ouvido, nariz e seios perinasais, faringe/laringe e pescoço. A Otorrinolaringologia enquanto Unidade Curricular do Mestrado Integrado em Medicina visa fornecer aos estudantes o conhecimento das patologias mais frequentes da especialidade. As aulas práticas têm por objectivo colocar os discentes em contacto com a problemática habitual dos doentes deste foro, tanto a nível das consultas como do internamento e bloco operatório, para que adquiram determinadas competências.
OBJECTIVOS
Ter os conhecimentos nucleares na área de Otorrinolaringologia.
Desenvolver conhecimentos práticos na realização duma história clínica.
Desenvolver habilidades na execução do exame objetivo, nomeadamente otoscopia, rinoscopia anterior, exploração da faringe e cavidade oral, exame cervical.

Psiquiatria

MIM4M09 - ECTS Proporcionar aos estudantess os conhecimentos básicos da unidade curricular, nomeadamente, a sua inserção no contexto das ciências médicas, as suas especificidades metodológicas e clínicas e sobre os aspectos clínicos do conjunto das doenças do fôro mental de maior relevância epidemiológica

Semiótica Laboratorial

MIM4M10 - ECTS

Os alunos deverão ser capazes:

  • Possuir uma compreensão profunda das componentes do processo diagnóstico e do papel da medicina laboratorial.
  • Propor a inclusão de novos testes de diagnóstico com base em estudos de custo/benefício.
  • Formular diagnósticos diferenciais e identificar os diagnósticos mais prováveis.
  • Saber como utilizar a medicina baseada na evidência para escolha do melhor teste para uma dada situação clínica.
  • Saber como utilizar “Guidelines” na estratificação dos pedidos de exames de diagnóstico.
  • Saber atender à situação/perspetiva do doente na decisão de investigação diagnóstica.
  • Saber selecionar os exames com a maior probabilidade de obter um resultado útil, com custos/riscos aceitáveis.
  • Compreender como a prevalência da doença afeta o valor preditivo dos testes de diagnóstico.
  • Identificar os principais fatores a considerar ao selecionar um determinado teste, incluindo a probabilidade pré-teste, as características de desempenho do teste (sensibilidade, especificidade e valor preditivo), os custos, os riscos/benefícios e as preferências do doente como indivíduo.
  • Limitar a possibilidade de falsos positivos/falsos negativos através de uma seleção criteriosa dos exames de diagnóstico.
  • Compreender o modo de determinação dos valores de referência e as implicações que daí advêm na interpretação de dados de laboratório.
  • Saber interpretar os resultados, integrando-os no quadro clínico.
  • Reconhecer os principais erros na interpretação dos resultados e o seu impacto nas decisões médicas e evolução clínica.
  • Possuir a capacidade de selecionar, justificar e interpretar testes de diagnóstico nas situações clínicas mais comuns.

Terapêutica Geral I

MIM411 - ECTS

Os Objectivos pedagógicos da Unidade Curricular de Terapêutica Geral I são os seguintes:

1) Informação sobre farmacocinética e aplicabilidade dos grupos de fármacos de utilização mais frequente. Os grupos em desuso não são, obviamente, focados.

2) Apreensão do doente como um todo e na sua realidade fisiopatológica através dos protocolos de terapêutica, actuais e não ultrapassados.

3) Aquisição pelo aluno, das noções de terapêutica racional inserida na etiopatologia e no contexto sócio-económico do doente.

4) Aquisição de conhecimentos globais pela coordenação de informação com outras disciplinas (semiótica médica e cirúrgica) confluindo no tempo as matérias complementares.

5) Desenvolver a capacidade crítica em terapêutica curativa, em regime ambulatório e em situações criticas/urgentes hospitalares.

6) Incrementar o valor da medicina profilática e cuidados básicos de saúde face à medicina curativa.

7) Criar as bases do manejo das fontes bibliográficas como metodologia de actualização inserida na prática clínica.

8) Desenvolver a capacidade de investigação através da elaboração de trabalhos científicos, de índole clinica, laboratorial, epidemiológica,etc..

Terapêutica Geral II

MIM421 - ECTS

Os Objectivos pedagógicos da Unidade Curricular de Terapêutica Geral II são os seguintes:

1) Informação sobre farmacocinética e aplicabilidade dos grupos de fármacos de utilização mais frequente. Os grupos em desuso não são, obviamente, focados.

2) Apreensão do doente como um todo e na sua realidade fisiopatológica através dos protocolos de terapêutica, actuais e não ultrapassados.

3) Aquisição pelo aluno, das noções de terapêutica racional inserida na etiopatologia e no contexto sócio-económico do doente.

4) Aquisição de conhecimentos globais pela coordenação de informação com outras disciplinas (semiótica médica e cirúrgica) confluindo no tempo as matérias complementares.

5) Desenvolver a capacidade crítica em terapêutica curativa, em regime ambulatório e em situações criticas/urgentes hospitalares.

6) Incrementar o valor da medicina profilática e cuidados básicos de saúde face à medicina curativa.

7) Criar as bases do manejo das fontes bibliográficas como metodologia de actualização inserida na prática clínica.

8) Desenvolver a capacidade de investigação através da elaboração de trabalhos científicos, de índole clinica, laboratorial, epidemiológica,etc..

Cirurgia Ambulatória

OPT01 - ECTS

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

-Discriminar as vantagens da Cirurgia de Ambulatório (CA) e contextualizá-la no Mundo e em Portugal

-Identificar os critérios de admissibilidade à CA, bem como as especialidades envolvidas

-Reconhecer as patologias passíveis de tratamento em regime de ambulatório, bem como os princípios para uma rigorosa seleção do doente e avaliação do risco cirúrgico

-Proceder à colheita da história clínica, revisão dos antecedentes pessoais e esquematização do exame físico;

-Compreender e orientar todas as etapas do circuito do doente em ambiente ambulatório, que incluem, desde o diagnóstico ao seguimento pós-operatório, nomeadamente: 1ª consulta, consulta pré cirúrgica, bloco operatório, pensos e tratamentos pós-operatórios; consulta pós operatória e a alta clínica da consulta; Telefonemas do dia anterior, dia seguinte e 30 dias

-Reconhecer a organização estrutural e funcional da Unidade de CA e o seu planeamento

Cirurgia II

MIM5M02 - ECTS

A unidade curricular de Cirurgia II mantém os objetivos gerais de formação iniciados na unidade curricular de Cirurgia I. A aquisição de conhecimentos básicos de cirurgia expande-se agora para as áreas da oncologia cirúrgica. Pretende-se familiarizar os estudantes com a epidemiologia, patologia, diagnóstico e tratamento dos cancros, estimulando o aprofundar do conhecimento sobre as doenças malignas. A vertente Humana e ética que envolve o tratamento do cancro, as sequelas, as opções de paleação e o tratamento de suporte, que devem ser do conhecimento de qualquer médico, são versados. Desenvolveu-se um programa teórico que aborda a patologia maligna cirúrgica mais frequente, adicionando vertentes da cirurgia geral nas quais o Serviço de Cirurgia do HSA tem especial diferenciação.
O programa inclui também,conceitos de Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica e Anestesiologia
No âmbito Cirurgia Vascular são objetivos de aprendizagem os conceitos epidemiológicos, de diagnóstico e tratamento das doenças arteriais agudas e crónicas, obstrutivas e aneurismáticas e das doenças venolinfáticas nas suas vertentes aguda e crónica.
No âmbito da Cirurgia Plástica são objetivos do conhecimento a cirurgia reconstrutiva da cabeça, pescoço, mama e membros, os aspetos clinicos da estética da mama e da remodelação corporal e a fisiopatologia do doente queimado.
No âmbito da Anestesiologia são objetivos o conhecimento sobre o que corresponde a avaliação pré e pós operatória, as diferentes técnicas anestésicas, a utilização de diferentes anéstésicos locais, a manipulação da via aérea e a importância e função das Unidades de Cuidados Anestésicos.

Cirurgia Pediátrica

OPT02 - ECTS

5ª / 6ª Ano

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

- Compreender a fisiopatologia, o diagnóstico e os princípios de manuseamento das entidades cirúrgicas comuns e raras, com particular relevância clinica, nas crianças e adolescentes;

- Promover a melhoria da prestação de cuidados de saúde primários e referenciados à população infantil e adolescentes;  

- Conhecer a propedêutica, a patologia e a clinica das situações comuns e relevantes no âmbito da Cirurgia Pediátrica;

- Proceder ao diagnóstico diferencial e iniciar o manuseamento pré-operatório em situações de urgência;
- Apreender os momentos do tratamento cirúrgico e identificar quando referenciar;

- Comunicar com a criança/adolescente, pais e médico assistente, demonstrando atitude responsável e humanística.

Cirurgia Plástica e Reconstrutiva

OPT09 - ECTS

5º e 6º ano
Os estudantes são expostos a ensino teórico-prático e prático nas diversas áreas da Cirurgia Plástica Reconstrutiva, devendo no final da Unidade ser capazes da identificação, diagnóstico e terapêutica mais adequada para as diversas patologias das diferentes áreas anátomo-clínicas do conhecimento da Cirurgia Plástica Reconstrutiva.

Clínica Neurocirúrgica

OPT06 - ECTS

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

- Demonstrar cultura médica básica, no que diz respeito ao conhecimento genérico sobre determinadas patologias neurocirúrgicas, suas incidências e prevalências; designadamente no que se refere à patologia traumática craniana, patologia raquidiana, tumores interessando o sistema nervoso, hemorragias intracranianas e moderna neurocirurgia funcional com particular enfoque no tratamento da epilepsia, das doenças do movimento e da dor;

- Identificar e orientar atempadamente problemas ou condições clínicas que podem beneficiar de cuidados por parte de um especialista em Neurocirurgia, de forma a evitar sequelas e impossibilidade de cura, ou mesmo ser responsabilizado pela morte ou incapacidade grave;

- Compreender a diferenciação da Neurocirurgia, dentro das ciências neurológicas, como uma área individual e bem definida.

Cuidados Paliativos

OPT10 - ECTS

Emergência Médica

OPT12 - ECTS

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

- Compreender o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica (e do INEM enquanto gestor desse sistema);

- Identificar as principais situações de emergência do foro médico e traumatológico;

- Abordar e tratar o doente emergente;

- Iniciar os protocolos de atuação e aplicar os algoritmos de Suporte Avançado de Vida (Adulto, Pediátrico e em Trauma);

- Proceder à abordagem ABCDE do doente crítico, bem como, as principais patologias e síndromes nesse contexto;

- Conhecer os princípios da planificação da resposta e da atuação em situações de exceção (múltiplas vitimas);

- Conhecer o sistema de triagem de prioridades, em situação de urgência e emergência médica.

Ginecologia

MIM5M03 - ECTS Objectivos de aprendizagem: a) capacidade de obter uma historia clinica completa, b) reconhecer sintomas e sinais e realizar um exame fisico orientado e estruturado, quer ginecologico quer da mama c) uso, indicaçoes e interpretação dos exames de diagnostico, d) formular os diferentes diagnosticos diferenciais, f) capacidade de formular um diagnostico definitivo g) conhecer as terapeuticas medicas e/ou cirurgicas para o diagnostico prosposto, bem como para diagnosticos diferenciais, h) ter conhecimento de diferentes abordagens cirurgicas ( cirurgia convencional/cirurgia minimamente invasiva- laparoscópica), i) capacidade de saber prever a evolução, o prognóstico clínico, j) conhecer o grau de gravidade da doença e a sua forma de resolução, em grau "normal", de urgencia ou de emergencia, l) ter conhecimentos de epidemiologia, principios de prevenção e rastreio (ginecologico e da mama). ]

Hidrologia Clínica

OPT03 - ECTS

- Conhecer a realidade da chamada “Medicina de Estância”

-Valorizar os aspetos contextuais reconhecidos pela OMS, nomeadamente na sua Classificação Internacional de Função (“ICF”) na Promoção da Saúde, quer na vertente preventiva quer na curativa

-Conhecer o Termalismo como modalidade representativa da “Medicina de Estância” no continente europeu

- Diferenciar os vários tipos de água e seus efeitos

- Aplicar os conhecimentos teóricos e práticos na área da Hidrologia

- Compreender os modelos operativos do funcionamento de um balneário termal

- Identificar as termas portuguesas e os seus tipos de água, as suas indicações e contraindicações

- Ter algumas noções sobre a realidade termal no espaço da UE

- Aplicar técnicas crenoterápicas e técnicas complementares

- Prescrever um programa dietético e um programa de exercício, mediante a avaliação da condição física e de fatores de risco

- Compreender aspetos legislativos e regulamentares do termalismo em Portugal

Imunologia Clínica

OPT04 - ECTS

Iniciação à Investigação Científica

OPT07 - ECTS

Medicina Geral e Familiar I

MIM5M04 - ECTS

A Medicina Geral e Familiar I integrou o curriculum do 5.º ano da licenciatura em Medicina do ICBAS a partir do ano lectivo 2007/2008.

O programa desta Unidade Curricular visa dar a conhecer o Médico de Família como agente de saúde que actua ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, que conhece e gere problemas que afectam os indivíduos, a sua família e a comunidade a que pertencem.

Pretende-se que durante o semestre os estudantes adquiram conhecimentos, as atitudes e competências inerentes a um bom desempenho em Medicina Geral e Familiar.

Antecipando o que será o ano profissionalizante, espera-se que mediante uma prática orientada, o estudante receba formação e treino indispensáveis para a prática da Medicina em contexto extra-hospitalar.

Aprendizagem

1 – Metas. Sensibilizar os futuros médicos, para a aquisição de conhecimentos numa área com características próprias e com um âmbito específico de actuação. Fazer com que sejam aprendidas competências relacionadas com as necessidades do individuo, da família, e da comunidade.

2 – Objectivos da Formação.

Área dos conhecimentos. Conhecer o conceito de Cuidados de Saúde Primários e a sua evolução histórica. Conhecer os princípios orientadores da Medicina Geral e Familiar bem como o contexto organizativo da sua prática. Conhecer o padrão mais comum de queixas e problemas de saúde da comunidade. Conhecer as possibilidades de promoção da saúde, prevenção da doença, vigilância e reabilitação. Conhecer a dinâmica familiar. Conhecer como o contexto social e o ambiente familiar afectam o binómio saúde /doença.

Área das Aptidões. Colher e tratar a informação necessária para formular hipóteses diagnósticos e desenvolver planos de decisão terapêutica, tendo em conta factores somáticos, psicológicos e sociais. Identificar grupos de risco. Identificar grupos vulneráveis

Área das atitudes. Adaptar a comunicação às características individuais do utente/doente. Treinar técnicas de entrevista clínica Delinear e negociar o plano de actuação a cada utente Empenhar o doente a participar na gestão dos seus próprios problemas (empowerment)

Medicina II

MIM5M05 - ECTS

Os objectivos gerais de aprendizagem a atingir pelos alunos serão distribuídos pelas componentes do conhecimento, das capacidades clínicas e das atitudes e comportamentos.

Conhecimentos: os alunos deverão compreender os mecanismos e formas de apresentação das principais síndromes e patologias que integram o programa dos diferentes módulos da disciplina, a sua abordagem diagnóstica, os princípios da terapêutica, incluindo a abordagem de situações agudas e a definição do prognóstico. Será essencial a compreensão dos condicionalismos ambiências, sociais e culturais das doenças, os princípios da medicina preventiva, da promoção da saúde, da epidemiologia e da saúde comunitária e como estes princípios devem ser aplicados ao doente individualizado. Os aspectos éticos e legais do exercício da medicina e a organização dos cuidados de saúde, serão componentes essenciais do conhecimento a integrar pelos alunos no momento da decisão clinica e da orientação dos doentes.

Capacidades clínicas: os alunos deverão demonstrar capacidades e eficácia em comunicar com os doentes e seus familiares, bem como com os restantes profissionais envolvidos na prestação de cuidados e demonstrar capacidade de trabalhar em equipa multidisciplinar. Devem obter e registar uma história clínica estruturada, executar correctamente um exame físico completo, saber fazer uma adequada listagem de problemas, formular hipóteses de diagnóstico e definir um plano de investigação. A capacidade da interpretação integrada dos achados da anamnese, do exame objectivo e dos exames complementares de diagnóstico serão essenciais para propor um plano de tratamento e definir o prognóstico. Os alunos deverão adquirir aptidões para executar procedimentos e técnicas clínicas essenciais, que serão definidas por cada módulo da disciplina. 

Atitudes e comportamentos: deverão demonstar atitudes e comportamentos compatíveis com os cuidados centrados no doente, consistentes com os mais elevados padrões de qualidade da arte da Medicina, que devem integrar: o respeito pela diversidade cultural, social e linguística dos doentes, dos colegas de profissão e dos restantes profissionais de saúde; o reconhecimento dos direitos do doente, incluindo o dever de confidencialidade e o consentimento devidamente informado; o desenvolvimento da capacidade de investigação clinica e da análise crítica da informação científica; o reconhecimento da necessidade de garantir qualidade e segurança dos cuidados prestados ao doente, segundo os padrões e as recomendações das sociedades cientificas; o reconhecimento dos limites pessoais e profissionais, ser capaz de pedir ajuda e ajudar sempre que necessário.

Medicina Intensiva

OPT05 - ECTS

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

- Compreender a Medicina Intensiva como um conjunto de conhecimentos próprios, não exclusivo de qualquer especialidade existente, que tem por base a monitorização intensiva e o suporte do doente grave com falências orgânicas potencialmente reversíveis;

- Aplicar o conjunto de gestos técnicos, classicamente associados a diferentes especialidades, necessários para fins diagnósticos, de vigilância, orientação e terapêutica;

- Compreender o modelo próprio de atuação prática, com base no conceito da compreensão da lógica própria da fisiopatologia, complementado por uma estratégia de avaliação contínua;

- Assumir atitude responsável e humanística em situações de fim de vida, que podem exigir escolhas de natureza ética difíceis.

Medicina Legal e Toxicologia Forense

MIM5M01 - ECTS
Objetivo geral: Criar um período de aquisição de competências básicas em ciências forenses (conhecimentos, capacidades e atitudes), tendo em vista preparar os futuros médicos para atuarem de forma correta e adequada, no melhor interesse dos seus doentes, e sempre nos termos da lei, quando confrontados na sua vida profissional com questões de índole médico-legal, independentemente da especialidade em que trabalhem, de forma a contribuírem para uma boa administração da Justiça, para a prevenção da violência e para o tratamento, proteção, reabilitação e reintegração das pessoas envolvidas em questões com repercussão forense.

 Objetivos específicos:

  1. Proporcionar um conjunto de conhecimentos básicos sobre as várias vertentes de atuação da medicina legal e das outras ciências forenses, no que se refere à sua abrangência, objetivos, competências e pertinente legislação, com particular ênfase na forma como estas ciências se podem e devem articular com as restantes áreas da intervenção médica;
  2. Proporcionar um conjunto de conhecimentos básicos sobre semiologia médico-legal relativa aos diferentes tipos de lesões e, designadamente, sobre a biomecânica da produção das lesões, bem como desenvolver capacidades para a documentação de lesões e sequelas (descrição e registo fotográfico);
  3. Proporcionar um conjunto de conhecimentos básicos sobre a natureza e produção de vestígios, bem como desenvolver capacidades para a sua adequada identificação, documentação, colheita (se necessário) e preservação, acondicionamento e transporte, garantindo a cadeia de custódia;
  4. Desenvolver capacidade para interpretar determinados tipos de traumatismo e formular os adequados diagnósticos diferenciais (clínicos e médico-legais), aspeto particularmente relevante quando estes possam constituir indício de crimes de natureza pública;
  5. Fornecer linhas gerais de orientação sobre a atuação médica adequada relativamente a situações médico-legais específicas, tendo em vista a articulação transdisciplinar fundamental à resolução desses casos, não só a nível das diferentes especialidades médicas mas, também, com outras áreas do saber, designadamente o direito, o serviço social e a psicologia;
  6. Sensibilizar os futuros médicos, através do contacto com casos reais, para a necessidade de se empenharem na proteção das vítimas e na prevenção da violência (voluntária e involuntária).

Medicina Operatória

OPT08 - ECTS

Anestesiologia & Medicina Peri-operatória I

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

  • Identificar os pontos-chave da área de fisiologia e farmacologia que permitem alicerçar os conhecimentos clínicos, controlar o risco peri-operatório e conferir ganhos em saúde aos doentes propostos para cirúrgica e/ou procedimentos invasivos;
  • Compreender a necessidade de monitorização peri-operatória, e necessidade de internamento em cuidados intensivos/ intermédios no pós-operatório;
  • Compreender os problemas dos procedimentos das especialidades cirúrgicas, as particularidades pré, intra e pós operatórias, em articulação com a patologia do doente;
  • Identificar as situações de elevada criticidade no período peri-operatório;
  • Identificar as principais técnicas anestésicas e fármacos utilizados
  • Aplicar as formas de controlo de dor peri-operatória, centradas no doente, na sua satisfação e no seu bem-estar;
  • Compreender a cultura de segurança inerente ao ambiente peri-operatório

Nutrição Artificial

OPT13 - ECTS A manutenção de um estado nutricional adequado nos doentes nos quais não é possível recorrer-se aos meios fisiológicos normais é reconhecido desde há vários anos como um factor determinante na formação médica. É fundamental preparar os alunos para a importância de conhecimentos sobre um adequado suporte nutricional a fornecer aos doentes. São objectivos de aprendizagem: integrar a informação do modo de funcionamento dos diversos aparelhos e sistemas, isoladamente e como partes de todo o organismo, quer num indivíduo saudável, quer no indivíduo doente e perceber quais as limitações que poderão influenciar um adequado suporte nutricional a instituir em diferentes patologias clínicas. Nesta disciplina o estudante iniciará a sua aprendizagem sobre o estudo dos alimentos, e dos mecanismos pelos quais o organismo ingere, assimila e utiliza os nutrientes que nos fornecem a energia necessária para a nossa sobrevivência.

Obstetrícia

MIM5M06 - ECTS

O principal objectivo do ensino e aprendizagem da Obstetrícia é o de assegurar que os estudantes adquiram os conhecimentos básicos relativos aos assuntos dados incluindo fisiologia, semiologia, patologia e terapêutica básicas, exame clinico básico e exames subsidiários. O objectivo essencial é o de treinar os alunos a seguir as regras gerais de comportamento clinico, prevenção, rastreio e terapêutica. Objectivos gerais - Conhecimento da fisiologia materno-fetal. - Recolher uma história médica e obstétrica completa, identificando problemas que impliquem a referência das doentes - Aconselhamento às grávidas sobre estilos de vida, dieta e hábitos favoráveis e desfavoráveis ao bem estar da mãe e do feto - Compreender qual a informação a obter dos exames laboratoriais de rotina e da ecografia e a que idades gestacionais devem ser realizados, analisar estes resultados e saber o que fazer e quando referenciar no caso de estes serem anormais. - Identificar gravidez de risco e resolver problemas comuns e ligeiros que possam ocorrer durante a gravidez e puerpério. - Proceder a exames físicos obstétricos de rotina, nomeadamente inspecção vaginal com espéculo, executar exploração pélvica bimanual, detectar actividade cardíaca fetal, medir altura uterina e diagnosticar apresentação fetal através da palpação abdominal no termo. - Preencher correctamente as fichas clinicas de acompanhamento antenatal e Boletim de Saúde da Grávida, e saber transmitir essa informação como um todo aos outros médicos e profissionais de saúde. - Demonstrar conhecimentos de como e quando referenciar uma grávida dentro do serviço nacional de saúde. - Demonstrar consciência do estatuto profissional dos médicos e obrigações legais em relação à saúde materna fetal e neonatal.

Oncologia

OPT11 - ECTS
  1. Conhecer as principais manifestações clínicas e princípios de abordagem terapêutica das formas mais comuns de cancro
  2. Reconhecer a importância da multidisciplinaridade na abordagem clínica do doente oncológico
  3. Identificar o contributo das diversas Especialidades Médicas na abordagem do doente oncológico
  4. Compreender as bases de definição da estratégia terapêutica oncológica nos diversos sistemas orgânicos
  5. Integrar, mediante a observação de casos clínicos, os diversos conhecimentos obtidos sobre a epidemiologia, biologia, patologia, clínica e terapêutica do Cancro

Patologia Gastrointestinal

OPT14 - ECTS

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

-Compreender as bases científicas da Gastrenterologia;

-Identificar os princípios fundamentais da biologia, da genética e da clínica das doenças do aparelho digestivo;

-Efetuar a colheita, registo e transmissão da informação clínica (história da doença, exame objetivo e exames complementares, a qual será utilizada de modo a equacionar uma lista de problemas, e examinar objectivamente o doente;

-Estabelecer uma estratégia de diagnóstico, com a metodologia de investigação mais adequada;

-Resolver problemas clínicos com as propostas terapêuticas mais apropriadas;

-Diferenciar as doenças digestivas que podem ser observadas no ambulatório.

-Discernir quais os programas de rastreio, nomeadamente das doenças de base genética, e compreender a importância da prevenção da doença e da promoção da saúde.

Pediatria

MIM5M07 - ECTS

1. Objectivos gerais: Dotar o estudante de conhecimentos, atitudes e competências que o habilitem a prestar cuidados assistenciais à criança e ao jovem, no contexto familiar e social. Para tanto deve obter informação sobre promoção da saúde, prevenção da doença, protecção à criança e à familia, conhecer a criança normal nos seus diversos aspectos, e dominar o conhecimento das doenças mais frequentes e as medidas terapêuticas que as combatam atempada e eficazmente com vista a uma integração plena e produtiva da criança e do jovem na vida adulta. 2. Objectivos especificos: Ao completar a sua formação pré – graduada, o estudante deve ser capaz de: 2.1. Demonstrar conhecer a criança normal, os objectivos das consultas de saúde infantil e saber distinguir a fronteira do patologico e das variantes da normalidade. Isto implica conhecer: 2.1.1.O crescimento e o desenvolvimento e as suas amplas variações. 2.1.2. As necessidades alimentares. 2.1.3. As necessidades afectivas e educacionais. 2.2. Reconhecer a particular importância das medidas preventivas e que estas: 2.2.1.Se iniciam com o planeamento familiar, continuam com a vigilância da gestação e com o assegurar de um parto em segurança e que prosseguem com: 2.2.2. O regime alimentar mais adequado, 2.2.3. O cumprimento do plano de vacinações, 2.2.4. Os cuidados com a afectividade no seio da família e da sociedade, a gestão adequada do stress e a prevenção de todas as formas de abuso e tipos de maus tratos e violencia, 2.2.5. Os cuidados com a educação 2.2.6.O conhecimento dos direitos e da principal legislação sobre a criança e protecção da familia com noção de que o Médico é um dos seus principais procuradores e advogados de defesa da Criança. Conhecer e defender a Carta da Criança hospitalizada. 2.3. Demonstrar competência no reconhecimento, tratamento e prevenção das doenças mais prevalentes em cada grupo etário. 2.4. Identificar as situações urgentes e emergentes e proporcionar – lhes o tratamento adequado ao momento e a orientação mais correcta. 2.5. Conhecer as suas limitações para orientar adequada e atempadamente os doentes a seu cargo, e saber quando referenciar para niveis mais elevados na rede de cuidados 2.6. Demonstrar na actuação prática uma preparação baseada na evidência científica. 2.7. Reconhecer a necessidade de actualização e aperfeiçoamento constantes. 2.8. Saber comportar-se, observar os seus deveres e fazer observar os seus direitos perante a Criança e a familia, os docentes e os profissionais das instituições hospitalares afiliadas. 3. Ao completar a sua formação, o estudante deve possuir conhecimentos nos seguintes tópicos: - Indicadores de saúde conforme grupo etário - Malformções - Crescimento e desenvolvimento normais - Plano nutricional adequado ao grupo etário - Plano nacional de imunizações e suas adaptações - Medidas preventivas de doença, intoxicações e acidentes, maus tratos e neglgência - Necessidades afectivas e educacionais - Características das doenças mais prevalentes - Criteriosa investigação laboratorial e imagiológica - Bases farmacológicas da terapêutica pediátrica - Pediatria social - Conhecer as bases para a construção do adulto saudável

Reabilitação Cardíaca

OPT15 - ECTS


Formação com objectivos de aquisição de conhecimentos teórico-práticos na área da prevenção e reabilitação cardiovascular, acompanhando doentes em regime de consulta externa e internamento. A identificação e a correcção de factores de risco cardiovascular e o conhecimento sobre as várias componentes, conteudos e indicações dos programas de Reabilitação Cardíaca, serão os objectivos principais desta Unidade Curricular.

 

 

Saúde Mental

MIM5M08 - ECTS

• Compreender a saúde mental numa perspectiva preventiva e de saúde pública Promover visão integradora de conhecimentos provenientes das ciências do comportamento, psicossociais e biomédicas Realçar a importância da epidemiologia na compreensão do peso das doenças psiquiátricas e dos problemas de saúde mental entre as principais causas de incapacidade e de morbilidade à escala mundial Desenvolver as noções de vulnerabilidade e de resiliência e a importância da identificação de factores de risco e de protecção em Saúde Mental. O estigma da doença Compreender a Saúde Mental nos diferentes períodos do Ciclo Vital e em função dos contextos em que o indivíduo se insere Transposição destes conhecimentos para a prática clínica

Saúde Pública

MIM5M09 - ECTS

CONHECIMENTOS – os estudantes deverão ficar a saber que:

 

Os aspectos comportamentais são importantes factores determinantes de saúde na atualidade e é essencial a sua discussão pública, nomeadamente através dos media;

 

Através dos meios audiovisuais divulgados pelo cinema clássico e pelos media, são veiculados conhecimentos e opiniões sobre importantes problemas de saúde pública;

 

Os meios acima descritos são instrumentos com enorme potencial de uso a favor da resolução de problemas de saúde pública, mas também têm podem ser usados na manipulação dos profissionais e da população em geral;

 

A organização dos serviços de saúde é uma questão essencial para assegurar que da sua actividade resultem ganhos de saúde para a população;

 

Existe uma metodologia devidamente comprovada para intervir em emergências de saúde pública (Epidemiologia de Intervenção ou Epidemiologia de Campo);

 

CAPACIDADES - os estudantes deverão ficar a ser capazes de:

 

Avaliar de forma crítica as mensagens sobre problemas de saúde pública veiculados por meios audiovisuais através do cinema clássico e dos media;

 

Integrar os conhecimentos e capacidades adquiridas nas outras unidades curriculares do MIM, no contexto mais amplo dos problemas de saúde pública;

 

ATITUDES - os estudantes deverão passar a:

 

Advogar o empenhamento activo dos médicos nas estratégias de saúde pública.

Transplantação

OPT16 - ECTS

Ao concluir esta unidade curricular o estudante deverá estar apto a:

  1. Entender que a eficácia da transplantação depende do conhecimento da imunologia do transplante, do manuseio das drogas imunossupressoras, da interpretação dos exames laboratoriais e imagiológicos, e do desenvolvimento das técnicas cirúrgicas;
  2. Conhecer meios de e medidas de avaliação e seleção dos candidatos a transplante;
  3. Monitorizar o doente em lista de espera, no período pós operatório e no ambulatório;
  4. Entender as normas éticas e a politica nacional de doação de órgãos.

Urologia

MIM5M10 - ECTS

Com os conhecimentos teóricos obtidos ser capaz de elaborar uma historia clinica cuidada, pressupondo, identificação, motivo do internamento, antecedentes pessoais e familiares, sintomas gerais, exame objectivo devendo saber efectuar toque rectal prostático e sua interpretação, hipóteses de diagnóstico, saber solicitar dum modo criterioso exemes subsidiários, e propor um dia gnóstico e terapêutica.
Aprendizagem de interpretação e indicação de exames subsidiários, Ecografia renal, ecografia vesico-prostática, Rx reno-vesical simples, urografia de eliminação, TAC abdomino-pelvico, cintigrafia renal, ossea e cistouretrografia retrógrada com per-miccioanal (CUMS).
Observação de realização, interpretação e indicação de endoscopia urinária, ecografia, CUMS e estudos urodinãmicos. Observação, identificação dos diversos tipos de sondas uretrais; aprendizagem do acto de algaliar. Observação de cirurgia aberta, laparoscópica e endoscópica.

Dissertação / Projecto / Estágio

MIM6A01 - ECTS

De acordo com o Regulamento do Mestrado Integrado em Medicina publicado na página do Depto Ensino Pré-Graduado (na página inicial do ICBAS-UP) o estudante desenvolve a modalidade de Dissertação que voluntariamente escolhe e que será acompanhada pelo orientador ou equipa de orientação (orientador e co-orientador). A discussão pública propicia a defesa do estudante do trabalho desenvolvido sendo a aprovação quase sempre conseguida na primeira época com taxa de aprovação superior a 95%.

Cirurgia

MIM6M01 - ECTS

Aquisição por parte do aluno de conhecimentos, competências e atitudes: 

  • Capacidade para perceber o acto médico e de demonstrar comportamento profissional e ético na sua realização
  • Capacidade de comunicar com os doentes e com outros profissionais
  • Capacidade para aplicar o conhecimento e método científico à resolução de problemas clínicos
  • Capacidade de colher uma história clínica de uma maneira dirigida e compreensiva
  • Capacidade de realizar um exame físico e mental correcto.
  • Capacidade de seleccionar, justificar e interpretar exames auxiliares de diagnóstico e imagem
  • Capacidades de compreender e realizar uma variedade de procedimentos e técnicas clínicas básicas
  • Capacidade para registar, apresentar, pesquisar, criticar e organizar, controlar a informação clínica
  • Capacidade de diagnosticar e explicar problemas clínicos em termos de patogenia, desenvolver diagnósticos diferenciais básicos, aprender e demonstrar capacidade de identificação e resolução de problemas clínicos
  • Capacidade para compreender e seleccionar intervenções clínicas na história natural da doença, incluindo estratégias básicas preventivas, curativas e paliativas.
  • Capacidade para perceber e formular um prognóstico acerca do desenvolvimento futuro da saúde e da doença de um indivíduo com base na compreensão do doente, da história natural da doença e do conhecimento de intervenções alternativas
  • Capacidade de proporcionar cuidados clínicos adequados e práticos tendo em consideração a idade, sexo, preferências pessoais, a família, conhecimentos médicos, cultura, religião e situação económica do doente. Ter em consideração perspectivas éticas, morais e legais relevantes, incluindo protecção do doente e preocupações de saúde pública e dos recursos e limitações do sistema de saúde.

Cirurgia Ambulatória

OPT01 - ECTS

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

-Discriminar as vantagens da Cirurgia de Ambulatório (CA) e contextualizá-la no Mundo e em Portugal

-Identificar os critérios de admissibilidade à CA, bem como as especialidades envolvidas

-Reconhecer as patologias passíveis de tratamento em regime de ambulatório, bem como os princípios para uma rigorosa seleção do doente e avaliação do risco cirúrgico

-Proceder à colheita da história clínica, revisão dos antecedentes pessoais e esquematização do exame físico;

-Compreender e orientar todas as etapas do circuito do doente em ambiente ambulatório, que incluem, desde o diagnóstico ao seguimento pós-operatório, nomeadamente: 1ª consulta, consulta pré cirúrgica, bloco operatório, pensos e tratamentos pós-operatórios; consulta pós operatória e a alta clínica da consulta; Telefonemas do dia anterior, dia seguinte e 30 dias

-Reconhecer a organização estrutural e funcional da Unidade de CA e o seu planeamento

Cirurgia Pediátrica

OPT02 - ECTS

5ª / 6ª Ano

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

- Compreender a fisiopatologia, o diagnóstico e os princípios de manuseamento das entidades cirúrgicas comuns e raras, com particular relevância clinica, nas crianças e adolescentes;

- Promover a melhoria da prestação de cuidados de saúde primários e referenciados à população infantil e adolescentes;  

- Conhecer a propedêutica, a patologia e a clinica das situações comuns e relevantes no âmbito da Cirurgia Pediátrica;

- Proceder ao diagnóstico diferencial e iniciar o manuseamento pré-operatório em situações de urgência;
- Apreender os momentos do tratamento cirúrgico e identificar quando referenciar;

- Comunicar com a criança/adolescente, pais e médico assistente, demonstrando atitude responsável e humanística.

Cirurgia Plástica e Reconstrutiva

OPT09 - ECTS

5º e 6º ano
Os estudantes são expostos a ensino teórico-prático e prático nas diversas áreas da Cirurgia Plástica Reconstrutiva, devendo no final da Unidade ser capazes da identificação, diagnóstico e terapêutica mais adequada para as diversas patologias das diferentes áreas anátomo-clínicas do conhecimento da Cirurgia Plástica Reconstrutiva.

Clínica Neurocirúrgica

OPT06 - ECTS

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

- Demonstrar cultura médica básica, no que diz respeito ao conhecimento genérico sobre determinadas patologias neurocirúrgicas, suas incidências e prevalências; designadamente no que se refere à patologia traumática craniana, patologia raquidiana, tumores interessando o sistema nervoso, hemorragias intracranianas e moderna neurocirurgia funcional com particular enfoque no tratamento da epilepsia, das doenças do movimento e da dor;

- Identificar e orientar atempadamente problemas ou condições clínicas que podem beneficiar de cuidados por parte de um especialista em Neurocirurgia, de forma a evitar sequelas e impossibilidade de cura, ou mesmo ser responsabilizado pela morte ou incapacidade grave;

- Compreender a diferenciação da Neurocirurgia, dentro das ciências neurológicas, como uma área individual e bem definida.

Cuidados Paliativos

OPT10 - ECTS

Emergência Médica

OPT12 - ECTS

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

- Compreender o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica (e do INEM enquanto gestor desse sistema);

- Identificar as principais situações de emergência do foro médico e traumatológico;

- Abordar e tratar o doente emergente;

- Iniciar os protocolos de atuação e aplicar os algoritmos de Suporte Avançado de Vida (Adulto, Pediátrico e em Trauma);

- Proceder à abordagem ABCDE do doente crítico, bem como, as principais patologias e síndromes nesse contexto;

- Conhecer os princípios da planificação da resposta e da atuação em situações de exceção (múltiplas vitimas);

- Conhecer o sistema de triagem de prioridades, em situação de urgência e emergência médica.

Hidrologia Clínica

OPT03 - ECTS

- Conhecer a realidade da chamada “Medicina de Estância”

-Valorizar os aspetos contextuais reconhecidos pela OMS, nomeadamente na sua Classificação Internacional de Função (“ICF”) na Promoção da Saúde, quer na vertente preventiva quer na curativa

-Conhecer o Termalismo como modalidade representativa da “Medicina de Estância” no continente europeu

- Diferenciar os vários tipos de água e seus efeitos

- Aplicar os conhecimentos teóricos e práticos na área da Hidrologia

- Compreender os modelos operativos do funcionamento de um balneário termal

- Identificar as termas portuguesas e os seus tipos de água, as suas indicações e contraindicações

- Ter algumas noções sobre a realidade termal no espaço da UE

- Aplicar técnicas crenoterápicas e técnicas complementares

- Prescrever um programa dietético e um programa de exercício, mediante a avaliação da condição física e de fatores de risco

- Compreender aspetos legislativos e regulamentares do termalismo em Portugal

Imunologia Clínica

OPT04 - ECTS

Iniciação à Investigação Científica

OPT07 - ECTS

Medicina

MIM6M02 - ECTS

Medicina Geral e Familiar II

MIM6M03 - ECTS A unidade curricular (UC) de Medicina Geral e Familiar (MGF) pretende dar a conhecer o Médico de Família como agente de saúde que atua ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, que conhece e gere problemas que afectam os indivíduos, a sua família e a comunidade a que pertencem.
Na continuidade da MGF I, em que os estudantes obtiveram essencialmente conhecimentos e foram orientados para atitudes e competências a adquirir e desenvolver, inerentes a um bom desempenho em Medicina Geral e Familiar, a MGF II tem como objectivo global a formação e treino dos estudantes, indispensável para a prática da Medicina em contexto dos Cuidados de Saúde primários, mediante uma prática orientada.

A nova definição de Medicina Familiar foi publicada em 2002 pela WONCA e tornou-se óbvio que carecia de actualização no séc. XXI, com vista à sua aplicação no que diz respeito ao ensino, nomeadamente o pré-graduado.
O grupo EURACT (European Academy of Teacher’s in General Practice) através da Agenda Educativa Euract de Medicina Geral e Familiar (¹) – ferramenta que consideramos de grande importância – delineou as características fundamentais que a disciplina e o ensino da Medicina Geral e Familiar deve conter agrupando-a em seis competências nucleares que uma vez adquiridas se convertem em aptidões de desempenho com vista à sua aplicação prática nos cuidados de saúde.

Essas competências nucleares são:
1) Gestão em Cuidados Primários
2) Cuidados Centrados na Pessoa
3) Aptidões para a resolução de problemas específicos
4) Abordagem abrangente
5) Orientação comunitária
6) Abordagem holística

Com base nestes pressupostos que partilhamos incondicionalmente, apresentamos as bases do conteúdo curricular da área de Medicina Geral e Familiar II do 6.º ano profissionalizante, colocando em relevo os diferentes métodos para aquisição das competências básicas (“nucleares”) necessárias nesta área no âmbito da licenciatura em Medicina.

Medicina Intensiva

OPT05 - ECTS

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

- Compreender a Medicina Intensiva como um conjunto de conhecimentos próprios, não exclusivo de qualquer especialidade existente, que tem por base a monitorização intensiva e o suporte do doente grave com falências orgânicas potencialmente reversíveis;

- Aplicar o conjunto de gestos técnicos, classicamente associados a diferentes especialidades, necessários para fins diagnósticos, de vigilância, orientação e terapêutica;

- Compreender o modelo próprio de atuação prática, com base no conceito da compreensão da lógica própria da fisiopatologia, complementado por uma estratégia de avaliação contínua;

- Assumir atitude responsável e humanística em situações de fim de vida, que podem exigir escolhas de natureza ética difíceis.

Medicina Operatória

OPT08 - ECTS

Anestesiologia & Medicina Peri-operatória I

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

  • Identificar os pontos-chave da área de fisiologia e farmacologia que permitem alicerçar os conhecimentos clínicos, controlar o risco peri-operatório e conferir ganhos em saúde aos doentes propostos para cirúrgica e/ou procedimentos invasivos;
  • Compreender a necessidade de monitorização peri-operatória, e necessidade de internamento em cuidados intensivos/ intermédios no pós-operatório;
  • Compreender os problemas dos procedimentos das especialidades cirúrgicas, as particularidades pré, intra e pós operatórias, em articulação com a patologia do doente;
  • Identificar as situações de elevada criticidade no período peri-operatório;
  • Identificar as principais técnicas anestésicas e fármacos utilizados
  • Aplicar as formas de controlo de dor peri-operatória, centradas no doente, na sua satisfação e no seu bem-estar;
  • Compreender a cultura de segurança inerente ao ambiente peri-operatório

Nutrição Artificial

OPT13 - ECTS A manutenção de um estado nutricional adequado nos doentes nos quais não é possível recorrer-se aos meios fisiológicos normais é reconhecido desde há vários anos como um factor determinante na formação médica. É fundamental preparar os alunos para a importância de conhecimentos sobre um adequado suporte nutricional a fornecer aos doentes. São objectivos de aprendizagem: integrar a informação do modo de funcionamento dos diversos aparelhos e sistemas, isoladamente e como partes de todo o organismo, quer num indivíduo saudável, quer no indivíduo doente e perceber quais as limitações que poderão influenciar um adequado suporte nutricional a instituir em diferentes patologias clínicas. Nesta disciplina o estudante iniciará a sua aprendizagem sobre o estudo dos alimentos, e dos mecanismos pelos quais o organismo ingere, assimila e utiliza os nutrientes que nos fornecem a energia necessária para a nossa sobrevivência.

Oncologia

OPT11 - ECTS
  1. Conhecer as principais manifestações clínicas e princípios de abordagem terapêutica das formas mais comuns de cancro
  2. Reconhecer a importância da multidisciplinaridade na abordagem clínica do doente oncológico
  3. Identificar o contributo das diversas Especialidades Médicas na abordagem do doente oncológico
  4. Compreender as bases de definição da estratégia terapêutica oncológica nos diversos sistemas orgânicos
  5. Integrar, mediante a observação de casos clínicos, os diversos conhecimentos obtidos sobre a epidemiologia, biologia, patologia, clínica e terapêutica do Cancro

Patologia Gastrointestinal

OPT14 - ECTS

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

-Compreender as bases científicas da Gastrenterologia;

-Identificar os princípios fundamentais da biologia, da genética e da clínica das doenças do aparelho digestivo;

-Efetuar a colheita, registo e transmissão da informação clínica (história da doença, exame objetivo e exames complementares, a qual será utilizada de modo a equacionar uma lista de problemas, e examinar objectivamente o doente;

-Estabelecer uma estratégia de diagnóstico, com a metodologia de investigação mais adequada;

-Resolver problemas clínicos com as propostas terapêuticas mais apropriadas;

-Diferenciar as doenças digestivas que podem ser observadas no ambulatório.

-Discernir quais os programas de rastreio, nomeadamente das doenças de base genética, e compreender a importância da prevenção da doença e da promoção da saúde.

Reabilitação Cardíaca

OPT15 - ECTS


Formação com objectivos de aquisição de conhecimentos teórico-práticos na área da prevenção e reabilitação cardiovascular, acompanhando doentes em regime de consulta externa e internamento. A identificação e a correcção de factores de risco cardiovascular e o conhecimento sobre as várias componentes, conteudos e indicações dos programas de Reabilitação Cardíaca, serão os objectivos principais desta Unidade Curricular.

 

 

Saúde da Mãe e da Criança

MIM6M04 - ECTS a) capacidade de obter uma historia clinica completa,
b) reconhecer sintomas e sinais e realizar um exame fisico orientado e estruturado
c) uso,  indicaçoes e interpretação dos exames de diagnostico,
d) formular os diferentes diagnosticos diferenciais,
e) capacidade de formular um diagnostico definitivo,
f) conhecer as terapeuticas medicas e/ou cirurgicas para o diagnostico prosposto, bem como para diagnosticos diferenciais,
g) ter conhecimento de diferentes abordagens cirurgicas,
h) capacidade de saber prever a evolução, o prognóstico clínico,
i) conhecer o grau de gravidade da doença e a sua forma de resolução, em grau "normal", de urgencia ou de emergencia,
j) ter conhecimentos de epidemiologia, principios de prevenção e rastreio  ]

Transplantação

OPT16 - ECTS

Ao concluir esta unidade curricular o estudante deverá estar apto a:

  1. Entender que a eficácia da transplantação depende do conhecimento da imunologia do transplante, do manuseio das drogas imunossupressoras, da interpretação dos exames laboratoriais e imagiológicos, e do desenvolvimento das técnicas cirúrgicas;
  2. Conhecer meios de e medidas de avaliação e seleção dos candidatos a transplante;
  3. Monitorizar o doente em lista de espera, no período pós operatório e no ambulatório;
  4. Entender as normas éticas e a politica nacional de doação de órgãos.
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