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Otorrinolaringologia

Código: MIM4M08     Sigla: ORL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2015/2016 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 201 Plano 2015 a 2017 4 - 2 21,5 54

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cecília de Almeida e Sousa Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Otorrinolaringologia é uma especialidade médico-cirúrgica cujo objecto é o estudo das doenças que têm origem no ouvido, nariz e seios perinasais, faringe/laringe e pescoço. A Otorrinolaringologia enquanto Unidade Curricular do Mestrado Integrado em Medicina visa fornecer aos estudantes o conhecimento das patologias mais frequentes da especialidade. As aulas práticas têm por objectivo colocar os discentes em contacto com a problemática habitual dos doentes deste foro, tanto a nível das consultas como do internamento e bloco operatório, para que adquiram determinadas competências.
OBJECTIVOS
Ter os conhecimentos nucleares na área de Otorrinolaringologia.
Desenvolver conhecimentos práticos na realização duma história clínica.
Desenvolver habilidades na execução do exame objetivo, nomeadamente otoscopia, rinoscopia anterior, exploração da faringe e cavidade oral, exame cervical.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da frequência da Unidade Curricular de Otorrinolaringologia, o discente deverá ter adquirido competência para a aquisição da história clinica e exame fisico do doentes. Deverá saber desenvolver estratégias diagnósticas e critérios de seleção de exames/técnicas auxiliares de diagnóstico. Aprofundar o espirito critico com vista à resolução dos problemas clinicos e elaboração de orientação terapêutica.
Saber quando e como referenciar os pacientes que necessitem de cuidados da especialidade.
Procura de um espirito de excelência e humanidade na abordagem do doente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

AULAS TEÓRICAS

1ª Semana
Aula 1
Introdução ao Ensino da Unidade Curricular de ORL
Método de avaliação na Unidade Curricular de ORL
Anatomia e embriologia do ouvido.
Fisiologia da audição e do equilíbrio.
Aula 2
Anatomia e embriologia da faringe / pescoço 
Fisiologia da faringe / pescoço
Aula 3
Anatomia e embriologia da laringe 
Fisiologia da laringe
Aula 4
Anatomia e embriologia Naso-Sinusal
Fisiologia Naso-Sinusal
2ª Semana
Aula 1
Semiologia do ouvido 
Otologia – Principais patologias otológicas
Aula 2
Semiologia da faringe / pescoço 
Principais patologias da faringe / pescoço
Aula 3
Semiologia da Laringe 
Laringologia – principais patologias da laringe.
Aula 4
Semiologia Naso-Sinusal
Rinologia – principais patologias naso-sinusais   

AULAS TEÓRICO – PRÁTICAS  

1) Aula (Centro de Simulação)
Exame Físico geral. Utilização dos modelos do centro de simulação para revisão anatómica das áreas ORL e exame objectivo ORL.

2) Aula (Biblioteca/Enfermaria)
Patologia Laríngea
História Clínica de Doente com patologia laríngea
Exame físico
Exames Auxiliares de Diagnóstico (Endoscopia faringo-laríngea, Estroboscopia, Imagiologia Faringo-Laríngea).(30 minutos
Discussão teórica sobre patologia laríngea 

3) Aula (Biblioteca/Enfermaria)
Patologia Naso-Sinusal
História Clínica de doente com patologia naso-sinusal
Exame Físico
Exames Auxiliares de Diagnóstico (Endoscopia Nasal, Imagiologia Naso-Sinusal)
Discussão teórica sobre patologia naso-sinusal. 

4) Aula (Biblioteca/Enfermaria)
Patologia Otológica
História Clínica de doente com patologia otológica
Exame físico
Exames Auxiliares de Diagnóstico (Audiometria tonal e vocal, Impedancimetria) 
Discussão teórica sobre patologia otológica

5) Aula (Biblioteca/Enfermaria)
Patologia da faringe / pescoço
História clínica de doente com patologia da faringe / pescoço
Exame físico
Exames Auxiliares de Diagnóstico (Imagiologia)
Discussão teórica sobre patologia da faringe / pescoço 

6) Aula (Biblioteca)
Seminário.
Tema a escolher por Assistente e Estudantes, apresentados e discutido por estes.
Deve envolver a totalidade dos estudantes, na apresentação dos temas ou na discussão. 

Nota: Nas aulas teórico-práticas, sempre que possível serão convidados Médicos doutras áreas, no sentido de tratar os temas de uma forma multidisciplinar.

Bibliografia Obrigatória

Hans Behrbohm, Oliver Kaschke, Tadeus Nawka, Andrew Swift - Thieme; Ear, Nose and Throat Diseases
Lundman H (Ed); ABC of Otolaryngology, BMJ Publishing Group, 1997
Sculler D, Schleuning A; DeWeese and Saunder's Otolaryngology - head and Neck Surgery
Gulya J & Wilson W (Eds); An Atlas of EAR, Nose and Throat Disorders, Parthenon Publ. Group
.; Scott-Brown's Otolaryngology

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Prática - 40% da nota final

1) Classificação do Assistente pela avaliação nas aulas práticas/teórico-práticas (valorizando a assiduidade, atitude e desempenho)
2) Classificação pela apresentação de um caso clinico ou revisão bibliográfica

Avaliação Teórica - 60% da nota final

Teste teórico de Múltipla Escolha com 20 perguntas

Classificação Final

Média das avaliações anteriores (arredondamento à unidade mais próxima).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova escrita.

Melhoria de classificação

Prova escrita.

Observações

 

O programa curricular apresentado é obrigatório, com vista à obtenção da aprovação na cadeira.

Aos estudantes que demonstrem interesse em ir ao Bloco Operatório e em função da disponibilidade do seu Docente e das cirurgias programadas, a ida deverá ser programada com a deslocação máxima de 2 a 3 alunos.

Para além disso, o Corpo Docente disponibilizou o contacto electrónico para que os estudantes a título individual possam trocar impressões com o Docente, sempre que o entenderem necessário.

 

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