Métodos Quantitativos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
160 |
Plano 2015 a 2017 |
1 |
- |
6 |
80 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
1 |
3,00 |
Rui Manuel Cerqueira Magalhães |
|
2,72 |
Pedro Nuno Ferreira Pinto de Oliveira |
|
0,14 |
Corália Maria Fortuna de Brito Vicente |
|
0,14 |
Prática |
Totais |
8 |
24,00 |
Rui Manuel Cerqueira Magalhães |
|
6,00 |
Maria Margarida da Fonseca e Castro Cardoso |
|
3,00 |
Laetitia da Costa Teixeira |
|
6,00 |
Corália Maria Fortuna de Brito Vicente |
|
3,00 |
Carolina Luísa Cardoso Lemos |
|
3,00 |
Alda Maria Botelho Correia de Sousa |
|
3,00 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo desta UC é familiarizar os estudantes com conceitos e técnicas matemáticas/estatísticas necessários para uma correta formulação e interpretação de modelos biológicos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão adquirir competências para formular e analisar modelos matemáticos e estatísticos. Competências que neste caso são de várias ordens, mas basicamente pretende-se que o estudante entenda a utilidade dos modelos matemáticos para aproximar fenómenos biológicos, assim como seja capaz de perceber, quando pretende fazer um estudo estatístico, que tipo de dados deve recolher, que tipo de análises deve fazer para tentar obter os resultados pretendidos, ou seja a resposta às questões de investigação. Na realidade o que se pretende é tão somente que o estudante entenda para que serve a matemática e a estatística nas áreas da vida. Não se estão a formar matemáticos nem estatísticos, mas alguém que se saiba relacionar com matemáticos e estatísticos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
CÁLCULO DIFERENCIAL/INTEGRAL
Revisões sobre funções: função exponencial e logarítmica. Regras de diferenciação. Diferenciação implícita
Funções de várias variáveis. Derivadas parciais
Cálculo Integral: Primitivas, integral indefinido/definido/impróprio. Regras, técnicas e métodos de integração-decomposição em fracções racionais
Equações diferenciais: Resolução de equações de 1ªordem (Variáveis separáveis).
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Dados biológicos e sua representação gráfica. Medidas estatísticas sumárias. Probabilidades e Distribuições de Probabilidade
ESTATÍSTICA INFERENCIAL
Princípios gerais: Distribuições amostrais e métodos de amostragem. Teorema do limite central. Testes de hipóteses e Intervalos de confiança
Inferências sobre médias (uma amostra, amostras emparelhadas/independentes)
Inferência sobre proporções (amostras independentes/emparelhadas), comparação de mais de duas proporções
Regressão e Correlação linear: Modelos de regressão e suas aplicações a modelos biológicos.
Bibliografia Obrigatória
Eason G.;
Mathematics and statistics for the bio-sciences. ISBN: 13-560541-5
Brown D.;
Models in biology. ISBN: 0-471-93322-8
Dawson-Saunders Beth;
Basic and clinical biostatistics. ISBN: 0-8385-0541-4
Busenberg S. 340;
Differential equations models in biology, epidemiology and ecology. ISBN: 3-540-54283-3
Altman DG; Pratical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall
Bibliografia Complementar
Fleiss Joseph L.;
Statistical methods for rates and proportions. ISBN: 0-471-26370-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os diversos temas são introduzidos nas aulas teóricas através de um exemplo de aplicação, na área das ciências biomédicas.
Nas aulas práticas, são inicialmente propostos problemas cuja resolução, envolve apenas cálculos simples. Posteriormente, os estudantes utilizando o programa de computador SPSS e construindo bases de dados ou utilizando bases de dados existentes, deverão resolver exercícios mais elaborados, que se aproximem da realidade biológica.
Software
SPSS versão 22.0
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: A avaliação terá duas componentes:
Escrita (E): A realizar durante as aulas práticas ou por exame final.
Prática (P): A realizar na última semana de aulas (obrigatória para os estudantes que frequentam a UC pela primeira vez) ou por exame final (para os restantes estudantes).
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação: 0.40xP + 0.60xE
Em cada uma das componentes os estudantes deverão obter uma classificação igual ou superior a 7 valores (numa escala de 0 a 20).