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Métodos Quantitativos

Código: MIM115     Sigla: MQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 160 Plano 2015 a 2017 1 - 6 80 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Corália Maria Fortuna de Brito Vicente Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo desta UC é familiarizar os estudantes com conceitos e técnicas matemáticas/estatísticas necessários para uma correta formulação e interpretação de modelos biológicos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão adquirir competências para formular e analisar modelos matemáticos e estatísticos. Competências que neste caso são de várias ordens, mas basicamente pretende-se que o estudante entenda a utilidade dos modelos matemáticos para aproximar fenómenos biológicos, assim como seja capaz de perceber, quando pretende fazer um estudo estatístico, que tipo de dados deve recolher, que tipo de análises deve fazer para tentar obter os resultados pretendidos, ou seja a resposta às questões de investigação. Na realidade o que se pretende é tão somente que o estudante entenda para que serve a matemática e a estatística nas áreas da vida. Não se estão a formar matemáticos nem estatísticos, mas alguém que se saiba relacionar com matemáticos e estatísticos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

CÁLCULO DIFERENCIAL/INTEGRAL

Revisões sobre funções: função exponencial e logarítmica. Regras de diferenciação. Diferenciação implícita

Funções de várias variáveis. Derivadas parciais

Cálculo Integral: Primitivas, integral indefinido/definido/impróprio. Regras, técnicas e métodos de integração-decomposição em fracções racionais

Equações diferenciais: Resolução de equações de 1ªordem (Variáveis separáveis).

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

Dados biológicos e sua representação gráfica. Medidas estatísticas sumárias. Probabilidades e Distribuições de Probabilidade

ESTATÍSTICA INFERENCIAL

Princípios gerais: Distribuições amostrais e métodos de amostragem. Teorema do limite central. Testes de hipóteses e Intervalos de confiança

Inferências sobre médias (uma amostra, amostras emparelhadas/independentes)

Inferência sobre proporções (amostras independentes/emparelhadas), comparação de mais de duas proporções

Regressão e Correlação linear: Modelos de regressão e suas aplicações a modelos biológicos.

Bibliografia Obrigatória

Eason G.; Mathematics and statistics for the bio-sciences. ISBN: 13-560541-5
Brown D.; Models in biology. ISBN: 0-471-93322-8
Dawson-Saunders Beth; Basic and clinical biostatistics. ISBN: 0-8385-0541-4
Busenberg S. 340; Differential equations models in biology, epidemiology and ecology. ISBN: 3-540-54283-3
Altman DG; Pratical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall

Bibliografia Complementar

Fleiss Joseph L.; Statistical methods for rates and proportions. ISBN: 0-471-26370-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os diversos temas são introduzidos nas aulas teóricas através de um exemplo de aplicação, na área das ciências biomédicas.

Nas aulas práticas, são inicialmente propostos problemas cuja resolução, envolve apenas cálculos simples. Posteriormente, os estudantes utilizando o programa de computador SPSS e construindo bases de dados ou utilizando bases de dados existentes, deverão resolver exercícios mais elaborados, que se aproximem da realidade biológica.

Software

SPSS versão 22.0

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: A avaliação terá duas componentes:

Escrita (E): A realizar durante as aulas práticas ou por exame final.

Prática (P): A realizar na última semana de aulas (obrigatória para os estudantes que frequentam a UC pela primeira vez) ou por exame final (para os restantes estudantes).

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: 0.40xP + 0.60xE

Em cada uma das componentes os estudantes deverão obter uma classificação igual ou superior a 7 valores (numa escala de 0 a 20).
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