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Anatomia Sistemática II

Código: MIM213     Sigla: AS2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Anatomia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 192 Plano 2015 a 2017 2 - 5 58 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lídia Mariana Rodrigues Pereira Monteiro Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É a segunda parte de um curso clássico de anatomia geral humana que se destina a transmitir um conhecimento completo e detalhado da morfologia dos órgãos e da estrutura do corpo humano. Na informação anatómica estão integrados conceitos de fisiologia e histologia e é frequentemente ilustrada com situações escolhidas de medicina clínica. Com as aulas de laboratório pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de identificar, interpretar e descrever os elementos anatómicos do corpo humano.

Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição de conhecimentos detalhados de Angiologia, Esplancnologia e Estesiologia Humana com a sua aplicação a peças anatómicas e interpretação de exames imagiológicos normais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. ANGIOLOGIA 1.1.Estrutura geral do sistema circulatório. Coração. Artérias. Capilares. Veias. O sistema linfático. Embriologia do sistema circulatório. Padrões vasculares. 1.2.Coração. A função de bomba. Circulação pulmonar. Circulação sistémica. Controle cardíaco. Localização. Morfologia externa e morfologia interna. Circulação coronária e suas variantes. Sistema de condução cardíaco. Inervação do coração e acção do sistema nervoso vegetativo. 1.3. Pericárdio. Noção de mediastino. Características e funções da cavidade pericárdica. Estrutura: Pericárdio fibroso e pericárdio seroso (parietal e visceral). Seios do pericárdio: seio oblíquo e seio transverso; considerações clínicas: noção de tamponamento e de pericárdiocentese. 1.4. Circulação fetal. Adaptações pósnatais. Exemplos de malformações congénitas. 1.5. Sistema da artéria pulmonar. Artérias pulmonar direita e esquerda. 1.6. Sistema da aorta: Aorta ascendente, crossa e aorta descendente. Ramos da aorta ascendente: artérias coronárias direita e esquerda. Ramos da crossa da aorta: tronco braquiocefálico, artéria tiroideia média, artéria carótida comum esquerda e artéria subclávia esquerda. Divisão da carótida comum. Artéria carótida externa e seus ramos: ramos anteriores, posteriores e medial. Artéria carótida interna e seus ramos. Ramificações da artéria subclávia. Irrigação arterial do membro superior. Aorta torácica e seus ramos. Aorta abdominal e seus ramos: parietais, viscerais e parietoviscerais. Artéria ilíaca comum e sua divisão. Artéria ilíaca interna e seus ramos. Irrigação do membro inferior. 1.7. Circulação de retorno venoso. Fluxo sanguíneo venoso. Padrões de organização venosa. Hemodinâmicas arteriovenosas. Veias pulmonares. Veias cardíacas. Sistema da veia cava superior. Veias ázigos e suas tributárias. Veias braquiocefálicas. 1.8. Sistema da veia cava inferior. Sistema venoso porta. 1.9. Sistema linfático. Topografia e função. Estrutura geral: capilares linfáticos, colectores linfáticos, cisterna do quilo, ducto torácico, ducto linfático direito e esquerdo. Comunicações linfovenosas. Drenagem linfática dos vários segmentos corporais e dos orgãos. Estudo da drenagem linfática do pulmão como exemplo das variações anatómicas do sistema linfático. 2. ESPLANCNOLOGIA 2.1. Aparelho Digestivo. Membranas serosas e túnicas do sistema digestivo. Boca, faringe e estruturas associadas: lábios e gengivas, língua, palato, dentes, glândulas salivares, faringe. Esófago e estômago. Intestino delgado e grosso. Fígado, vesícula biliar e pâncreas. 2. 2. Aparelho Respiratório: características funcionais do sistema respiratório. Estrutura básica do sistema respiratório. Vias de condução: nariz, seios perinasais, faringe, laringe e aparelho de fonação, traqueia, árvore brônquica. Pulmão e pleura. 2.3. Aparelho Urinário. Rins: posição e relações. Estrutura renal. Ureteres, bexiga e uretra. 2.4. Aparelho Genital Masculino. Desenvolvimento embrionário e pubertário. Bolsas escrotais e testículo: estrutura e função. Eídídimo e canal deferente. Glândulas anexas: vesículas seminais e próstata. Uretra masculina. Pénis: mecanismos de erecção, e ejaculação 2.5. Aparelho genital Feminino. Desenvolvimento embrionário e pubertário. Posição, estrutura e função do ovário. Trompa, útero, vagina e vulva. Glândulas mamárias. 2.6.Peritoneu. Folhetos parietal e visceral. Mesos, epiploons e ligamentos. Subdivisões da cavidade peritoneal. 2.7.Glândulas do sistema endócrino: hipotâlamo, hipófise, tiróide e paratiróides, adrenais, gónadas e outras glândulas do sistema neuroendócrino difuso. Controlo da secreção hormonal. 3. ESTESIOLOGIA 3.1. Aparelho da visão. Globo ocular e estruturas a ele associadas ao olho. Sobrancelhas, pálpebras e músculos oculares. Glândula lacrimal e via lacrimal. Processamento da sensação visual e seu processamento pelo sistema nervoso. 3.2. Aparelho de Audição e do Equilíbrio. Componentes anatómicos do ouvido externo, m

Bibliografia Obrigatória

Warwick Roger; Gray.s anatomy. ISBN: ISBN 0-443-01011-0 (Gray's Anatomy (qualquer edição dos últimos 50 anos é adequada))
Williams Peter L. ed.; Gray.s anatomy. ISBN: 0-443-04540-7

Observações Bibliográficas

O "Gray's Anatomy" é o livro clássico de Anatomia Médica. Todos os médicos devem ter uma Anatomia de Gray no seu património bibliográfico porque, para além de o livro servir para o estudo da disciplina, será útil como livro de consulta durante o exercício de toda a vida profissional de um médico. No entanto, existem muito outros livros de Anatomia Humana de elevada qualidade, tanto em inglês (ex: Snell, Moore, etc) como em francês (ex: Testut, Rouviére, etc) e ainda um conjunto de volumes originalmente escritos em português (Esperança Pina). Exemplares destes livros encontram-se disponíveis na Biblioteca do ICBAS. O aluno é aconselhado a escolher os livros que considerarem ser mais didáctico como auxiliar do seu estudo. Os atlas também poderão servir de auxiliar de estudo embora a maior parte dos livros de texto tenham boas ilustrações.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Duas aulas teóricas semanais, de uma hora cada, e uma aula semanal de laboratório, de duas horas. Nas aulas de laboratório são utilizados cadáveres humanos dissecados, manuseadas peças anatómicas e analisadas peças do Museu. Frequentemente são complementadas com dados de imagiologia clínica.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Anatomia humana
Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

É mandatória a frequência de um número mínimo de aulas práticas de acordo com a lei geral da universidade do Porto. O regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes na UP prevê o seguinte: “não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas”. 1. Avaliação nas AULAS PRÁTICAS ao longo de todo o semestre (2 valores; mínimo 1 valor); 2. Avaliação na SEMANA INTERCALAR a. Prova prática com 10 peças anatómicas humanas correspondendo a 20 estruturas a identificar (3 valores; mínimo 10 respostas certas); b. Teste de 25 perguntas: das quais 4 perguntas sobre os seminários (mínimo 12 respostas certas).

Fórmula de cálculo da classificação final

REGRAS DE AVALIAÇÃO E CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO DA ANATOMIA SISTEMÁTICA II (MEDICINA) Ano Lectivo de 2008/2009 I. AVALIAÇÃO DURANTE O SEMESTRE 1. Avaliação da participação do aluno nas aulas práticas – 2 valores; mínimo 1. 2. Avaliação a efectuar na semana intercalar – esta avaliação será constituída por 2 componentes que serão realizados no mesmo dia: * Prova prática (“gincana”; 20 elementos anatómicos a identificar em peças de anatomia) – 3 valores; mínimo 10 respostas certas (a realizar de manhã entre as 9 hrs e as 13 hrs) * Prova teórica (25 perguntas de resposta múltipla; 1 só resposta por pergunta; as erradas não descontam; 35 minutos para resolução) – 6 valores, mínimo 12 respostas certas (a realizar da parte de tarde). 3. Avaliação a efectuar na semana final do semestre – esta avaliação será constituída por 2 componentes a realizar no mesmo dia: *Prova prática (“gincana”; 20 elementos anatómicos a identificar em peças de anatomia) – 3 valores. Prova teórica (25 perguntas de resposta múltipla; 1 só resposta por pergunta; as erradas não descontam) – 6 valores, mínimo 12 respostas certas. A matéria avaliada na semana intercalar do semestre não será de novo sujeita a avaliação na prova do final do semestre. Se o aluno obtiver um mínimo de 9.5 valores no conjunto destas avaliações realizadas durante o semestre, ficará dispensado do exame final. Se aluno assim aprovado não estiver satisfeito com a classificação obtida, poderá apresentar-se a exame para melhoria de nota na época de recurso; a sua classificação nesse exame final prevalecerá se for superior relativamente à classificação já garantida na avaliação realizada durante o semestre. II. EXAME FINAL É obrigatório para todos os alunos que não tiverem obtido uma nota igual ou superior durante as avaliações realizadas durante o semestre. Para os alunos que se apresentem a exame final não conta qualquer das classificações obtidas nas avaliações realizadas durante o semestre. O exame final consiste em 2 componentes: - Prova Prática (“gincana”) em que aluno terá que identificar um mínimo de 50% de 20 acidentes anatómicos assinalados em peças utilizadas nas aulas práticas ou que pertencem ao Museu de Anatomia. Esta prova tem a classificação máxima de 5 valores, e é eliminatória com um mínimo de 10 respostas certas. - Prova Teórica – teste de 50 perguntas de resposta múltipla, mínimo 25 respostas certas; 1 só resposta por pergunta; em que as respostas erradas não descontam; esta prova tem a classificação máxima de 15 valores e os alunos têm 70 minutos para resolução do teste. III. ALUNOS REPETENTES Os alunos repetentes, que tenham obtido anteriormente frequência das aulas práticas da disciplina, estão dispensados de frequência das aulas práticas. Estes alunos apenas terão a possibilidade de realizar exame final da cadeira. O aluno repetente tem o direito de optar pelo sistema de avaliação a realizar durante o semestre. Se o quiser fazer, terá que escolher uma turma e apresentar-se ao docente na sua primeira aula prática e comunicar-lhe a sua decisão de frequentar de novo as aulas práticas e de ser sujeito a avaliação durante as práticas, como todos os alunos que se inscrevem pela primeira vez na disciplina.

Provas e trabalhos especiais

Todas a provas e trabalhos estão descritos nos parágrafos anteriores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

ALUNOS REPETENTES: Os alunos repetentes, que tenham obtido anteriormente frequência das aulas práticas da disciplina, estão dispensados de frequência das aulas práticas. Estes alunos apenas terão que realizar exame final da cadeira. O aluno repetente tem o direito de optar pelo sistema de avaliação a realizar durante o semestre. Se o quiser fazer, terá que escolher uma turma e apresentar-se ao docente na sua primeira aula prática e comunicar-lhe a sua decisão de frequentar de novo as aulas práticas e de ser sujeito a avaliação durante as práticas, como todos os alunos que se inscrevem pela primeira vez na disciplina. REGRAS DE AVALIAÇÃO DE ANATOMIA SISTEMÁTICA II EM ÉPOCA ESPECIAL (TE, DA, ...): A avaliação será feita únicamente por meio de prova oral a realizar realizarpor dois docentes.

Melhoria de classificação

MELHORIA DE CLASSIFICAÇÃO: O exame consistirá na mesma prova que é realizada pelos alunos que submetem a exame final ou a exame de recurso.

Observações

15 semanas * 2 aulas teóricas= 30 horas 15 semanas * 2 horas práticas= 30 horas Total de 60h de participação presencial

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