Psicologia Médica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
153 |
Plano 2015 a 2017 |
3 |
- |
2 |
36 |
54 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
2 |
2,00 |
Maria Alice Soares Lopes |
|
0,43 |
Ana Sofia da Silva Pinto |
|
0,14 |
Margarida Sara Salazar Mendes Moreira |
|
0,43 |
Maria Del Carmen Palmira Coya Garcia |
|
0,14 |
Manuel Pedro Soares Monteiro |
|
0,14 |
Zélia Maria Teixeira Brandão Figueiredo |
|
0,15 |
Paula Maria Figueiredo Pinto de Freitas |
|
0,57 |
Teorico-Prática |
Totais |
5 |
3,75 |
Paula Maria Figueiredo Pinto de Freitas |
|
0,75 |
Maria Alice Soares Lopes |
|
0,75 |
Ana Sofia da Silva Pinto |
|
0,75 |
Margarida Sara Salazar Mendes Moreira |
|
0,75 |
Maria Del Carmen Palmira Coya Garcia |
|
0,75 |
Prática |
Totais |
5 |
3,75 |
Margarida Sara Salazar Mendes Moreira |
|
0,75 |
Maria Alice Soares Lopes |
|
0,75 |
Ana Sofia da Silva Pinto |
|
0,75 |
Paula Maria Figueiredo Pinto de Freitas |
|
0,75 |
Maria Del Carmen Palmira Coya Garcia |
|
0,75 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
É objectivo primordial da disciplina de Psicologia Médica dotar o futuro Médico de aptidões, atitudes e comportamentos consentâneos com uma abordagem global do Homem em sofrimento. Importará que o estudante apreenda a dimensão psicológica do processo do adoecer; a importância dos factores psico-sociais no desencadear e curso da doença; a especificidade da relação Médico(Cuidador) - Doente nos seus diferentes contextos assim como aspectos diferenciais relacionados com o ciclo vital, tipos de patologia e Quadros em que se adoece e interage. Saber reconhecer e aprender a lidar, de forma eficaz, com a sintomatologia que, na esfera psicológica, é mais comum - Ansiedade e Depressão - é também de relevante importância.
Resultados de aprendizagem e competências
Saber, saber estar, saber fazer
Aprender a reconhecer e lidar com o sofrimento (o próprio e o do outro), a comunicar com o doente, com as familias e com os outros profissionais e a propiciar a adesão terapeutica.
Desenvolver o conhecimento de si e do outro.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução à Psicologia Médica.
Relação médico-doente. Comunicação médico-doente. A Empatia.
A doença e o adoecer. O modelo Bio-Psico-Social aplicado a situações especificas.
A Adesão Terapêutica. Efeito Placebo.
Aspectos diferenciais ao longo do ciclo-vital. Criança, Adolescente e Pessoa mais Velha.
Ansiedade e Depressão. Aspectos Semiológicos. O adaptativo e a doença.
O Processo de Luto.
Perturbações do comportamento alimentar.
A sexualidade humana.
Bibliografia Obrigatória
Docentes; Slides das Aulas
Docentes; Dossier fornecido aos alunos
Coordenação Rui Mota Cardoso; competencias clinicas de comunicação, Faculdade de Medicina da UP, 2012
vários; Textos fornecidos aos estudantes pelos docentes
Bibliografia Complementar
Takk, V; O Relacionamento Médico-Paciente, 1988
Savett, L.A; The Human Side of Medicine, 2002
Michael Balint; O Médico, o seu Doente e a Doença, Climepsi Editores, 2004
Observações Bibliográficas
Vários; Slides das Aulas
Vários; Dossier fornecido aos alunos
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Abordagem expositiva dos principais conteúdos programáticos da UC em grupos alargados. Aulas Teóricas - 1 hora/semana.
Apresentação e discussão de textos, em pequenos grupos. Aulas Teorico-Práticas - 1,5 horas quinzenalmente.
Treino de competências com recurso a role-playing, em pequeno grupo. Aulas Práticas - 1,5 horas quinzenalmente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
75,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Participação presencial e entrega de relatório
Fórmula de cálculo da classificação final
1.
Avaliação Contínua (25% - 5 Val.):
- Participação presencial (2 valores):
- T (0,5 v) - 80% de presenças (10 aulas)
- TP / P (1,5 v) - 80% de presenças (5 TP + 5 P)
- Realtório (3 valores):
relatório sintético (máx. 2 páginas) realizado em grupos de dois estudantes, centrado no tema "O QUE APRENDI. O QUE GOSTARIA DE TER APRENDIDO"? Será valorizado:
1. a clareza
2. A integração de conhecimentos
3. A reflexão sobre si, sobre a experiencia da doença e sobre o relacionamento com o Outro (doentes, familiares, colegas de profissão)
4. Reflexão sobre a dinamica do grupo de trabalho (das aulas praticas)
2.
Exame Final (75% - 15 valores) 14 perguntas de resposta múltipla - 0.5 valores cada; 4 perguntas de resposta em texto - 2 valores cada
Exige-se um minimo de 50% (7,5 valores) no resultado do Exame Final
Provas e trabalhos especiais
Relatório referido no Item anterior
Melhoria de classificação
A nota prática mantém-se inalterável
A melhoria incide apenas sobre o Exame Final (15 valores)