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Psicologia Médica

Código: MIM325     Sigla: PM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências do Comportamento
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 153 Plano 2015 a 2017 3 - 2 36 54

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Maria Figueiredo Pinto de Freitas Regente
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-03-02.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Bibliografia Complementar, Obtenção de frequência, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

É objectivo primordial da disciplina de Psicologia Médica dotar o futuro Médico de aptidões, atitudes e comportamentos consentâneos com uma abordagem global do Homem em sofrimento. Importará que o estudante apreenda a dimensão psicológica do processo do adoecer; a importância dos factores psico-sociais no desencadear e curso da doença; a especificidade da relação Médico(Cuidador) - Doente nos seus diferentes contextos assim como aspectos diferenciais relacionados com o ciclo vital, tipos de patologia e Quadros em que se adoece e interage. Saber reconhecer e aprender a lidar, de forma eficaz, com a sintomatologia que, na esfera psicológica, é mais comum - Ansiedade e Depressão - é também de relevante importância.

Resultados de aprendizagem e competências

Saber, saber estar, saber fazer

Aprender a reconhecer e lidar com o sofrimento (o próprio e o do outro), a comunicar com o doente, com as familias e com os outros profissionais e a propiciar a adesão terapeutica.


Desenvolver o conhecimento de si e do outro.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à Psicologia Médica.

Relação médico-doente. Comunicação médico-doente. A Empatia.

A doença e o adoecer. O modelo Bio-Psico-Social aplicado a situações especificas.

A Adesão Terapêutica. Efeito Placebo.

Aspectos diferenciais ao longo do ciclo-vital. Criança, Adolescente e Pessoa mais Velha.

Ansiedade e Depressão. Aspectos Semiológicos. O adaptativo e a doença.

O Processo de Luto.

Perturbações do comportamento alimentar.

A sexualidade humana.




 

Bibliografia Obrigatória

Docentes; Slides das Aulas
Docentes; Dossier fornecido aos alunos
Coordenação Rui Mota Cardoso; competencias clinicas de comunicação, Faculdade de Medicina da UP, 2012
vários; Textos fornecidos aos estudantes pelos docentes

Bibliografia Complementar

Takk, V; O Relacionamento Médico-Paciente, 1988
Savett, L.A; The Human Side of Medicine, 2002
Michael Balint; O Médico, o seu Doente e a Doença, Climepsi Editores, 2004

Observações Bibliográficas

Vários; Slides das Aulas
Vários; Dossier fornecido aos alunos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Abordagem expositiva dos principais conteúdos programáticos da UC em grupos alargados. Aulas Teóricas - 1 hora/semana.

Apresentação e discussão de textos, em pequenos grupos. Aulas Teorico-Práticas - 1,5 horas quinzenalmente.

Treino de competências com recurso a role-playing, em pequeno grupo. Aulas Práticas - 1,5 horas quinzenalmente.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Participação presencial e entrega de relatório



Fórmula de cálculo da classificação final

1. Avaliação Contínua (25% - 5 Val.):

- Participação presencial (2 valores):
             - T (0,5 v) - 80% de presenças (10 aulas)
             - TP / P (1,5 v) - 80% de presenças (5 TP + 5 P)
- Realtório (3 valores):
             relatório sintético (máx. 2 páginas) realizado em grupos de dois estudantes, centrado no tema "O QUE APRENDI. O QUE GOSTARIA DE TER APRENDIDO"? Será valorizado:
             1. a clareza
             2. A integração de conhecimentos
             3. A reflexão sobre si, sobre a experiencia da doença e sobre o relacionamento com o Outro (doentes, familiares, colegas de profissão)
             4. Reflexão sobre a dinamica do grupo de trabalho (das aulas praticas)


2. Exame Final (75% - 15 valores) 14 perguntas de resposta múltipla - 0.5 valores cada; 4 perguntas de resposta em texto - 2 valores cada
Exige-se um minimo de 50% (7,5 valores) no resultado do Exame Final

Provas e trabalhos especiais


Relatório referido no Item anterior

Melhoria de classificação

A nota prática mantém-se inalterável
A melhoria incide apenas sobre o Exame Final (15 valores)

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