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Saúde Pública

Código: MIM5M09     Sigla: SP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2015/2016 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 195 Plano 2015 a 2017 5 - 2,5 32 67,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Guilherme Almeida Gonçalves Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,29
Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,29
António Guilherme Almeida Gonçalves 0,23
Carlos Filipe Afonso Carvalho 0,06
Teorico-Prática Totais 3 6,00
Carlos Filipe Afonso Carvalho 4,00
António Guilherme Almeida Gonçalves 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

CONHECIMENTOS – os estudantes deverão ficar a saber que:

 

Os aspectos comportamentais são importantes factores determinantes de saúde na atualidade e é essencial a sua discussão pública, nomeadamente através dos media;

 

Através dos meios audiovisuais divulgados pelo cinema clássico e pelos media, são veiculados conhecimentos e opiniões sobre importantes problemas de saúde pública;

 

Os meios acima descritos são instrumentos com enorme potencial de uso a favor da resolução de problemas de saúde pública, mas também têm podem ser usados na manipulação dos profissionais e da população em geral;

 

A organização dos serviços de saúde é uma questão essencial para assegurar que da sua actividade resultem ganhos de saúde para a população;

 

Existe uma metodologia devidamente comprovada para intervir em emergências de saúde pública (Epidemiologia de Intervenção ou Epidemiologia de Campo);

 

CAPACIDADES - os estudantes deverão ficar a ser capazes de:

 

Avaliar de forma crítica as mensagens sobre problemas de saúde pública veiculados por meios audiovisuais através do cinema clássico e dos media;

 

Integrar os conhecimentos e capacidades adquiridas nas outras unidades curriculares do MIM, no contexto mais amplo dos problemas de saúde pública;

 

ATITUDES - os estudantes deverão passar a:

 

Advogar o empenhamento activo dos médicos nas estratégias de saúde pública.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados pretendidos foram detalhadamente descritos no ponto anterior (Objetivos).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não tem. Mas os conhecimentos dos estudantes de Medicina, adquiridos até ao 5º ano, são da maior utilidade para esta UC.

Programa

Problemas de saúde pública atuais:



    • Fatores de risco comportamentais como o tabagismo e o estilo de vida em geral;       A organização dos serviços de saúde a sua utilidade para obter ganhos em saúde;

    • Controvérsias sobre eficácia (evidence-based public health) e ética de intervenção em saúde pública;

    • Controvérsias sobre eficácia e ética do uso de fármacos;

    • Incertezas e riscos relacionados com ameaças de natureza microbiológica e química;

    • O ensino/aprendizagem da saúde pública num curso de Medicina.

Bibliografia Obrigatória

Brownson RC, Baker EA, Leet TL, Gillespie KN; Evidence-Based Public Health, Oxford University Press, 2003. ISBN: 13 978-0-19-514376-8 (Só s)

Observações Bibliográficas

Artigos específicos sobre os filmes serão incluídos na bibliografia obrigatória lista no Guião a disponibilizar no SIGARRA.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão mais detalhadamente descritos no Guião a disponibilizar no SIGARRA.

 

Aulas teóricas

o   PRIMER I e II para apresentação da UC e visionamento parcial e análise crítica do filme “O Fiel Jardineiro”.

o   Última aula de “Revisões e preparação para o exame”.

 

Aulas práticas

o   Preparação da apresentação de um filme/documentário por um grupo de estudantes (grupo de trabalho).

o   Visionamento e análise crítica do filme, dinamizado pelo grupo de trabalho.

o   Discussão seguida do preenchimento de um questionário sobre o filme, elaborado pelo grupo de trabalho.

 

Segundo as orientações da EU e da UP, para concluir com êxito uma unidade curricular, cada estudante teria de trabalhar 27,5 horas por cada unidade de crédito do sistema ECTS. Assim, às 2,5 unidades ECTS desta Unidade Curricular, deveriam corresponder 68,75 horas, distribuídas entre “participação presencial” (aulas e tutoriais), trabalho/estudo individual (ou em grupo) e exame escrito. Foi feita uma estimativa de distribuição dessas horas. No entanto, deve fazer-se notar que a experiência anterior tem mostrado que existe uma enorme variabilidade individual no nº de horas gastas por cada estudante para concluir esta UC.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 35,00
Participação presencial 65,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Segundo o Regulamento Pedagógico e de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes do ICBAS (RPAAE-ICBAS), aprovado por despacho reitoral de 12 de junho de 2013. Serão efectuados registos de presenças em todas as aulas (práticas e teóricas).

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída = até ao máximo de 13,0 valores

Será avaliada a apresentação e discussão crítica do filme pelo grupo de trabalho (todos os estudantes de um grupo terão a mesma classificação) assim como o relatório sobre os resultados do questionário anónimo aplicado; aos estudantes que não realizarem o exame final (independentemente da época) será atribuída a classificação de 0 (zero) valores na avaliação distribuída;

 

Exame final = até ao máximo de 7,0 valores

Prova escrita (Época Normal) ou prova oral (Época de Recurso).

 

Total - 0 a 20 (arredondado às unidades)

 

Critérios mais detalhados serão descritos no Guião da unidade curricular. Nenhum dos componentes vale por si separadamente.

Provas e trabalhos especiais

Em conformidade com a alínea j) do Artigo 2º do Regulamento Pedagógico e de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes do ICBAS: os estudantes dispensados de frequência mínima (ver ponto seguinte) terão na mesma de se integrar num grupo de trabalho e realizar as tarefas atribuídas aos restantes estudantes para efeitos de “avaliação distribuída”; se não realizarem essas actividades, ser-lhe-á atribuída a classificação de 0 (zero) valores na avaliação distribuída;

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aos TE e DA aplica-se o determinado no ponto anterior “provas e trabalhos especiais”.

Melhoria de classificação

Aplica-se o RPAAE-ICBAS. A “época de recurso” para o exame final terá o formato de prova oral. A prova para melhoria de classificação não altera a classificação da “avaliação distribuída”.

Observações

Estará disponível no SIGARRA um "Guião" com informação mais detalhada que também será divulgado e discutido nas aulas teóricas iniciais (PRIMER).

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