Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Cursos/CE » MCF » Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Ciências Forenses

Dados Gerais

Código Oficial: 6046
Sigla: MCF
Descrição: O 2º CE em Ciências Forenses (CF) da UP é um programa que permite a estudantes com áreas de formação variadas adquirir competências de nível teórico e prático, para obter uma especialização numa área das Ciências Forenses (Medicina Legal, Ciências Laboratoriais Forenses ou Ciências Psicológicas Forenses),bem como para desenvolver uma dissertação de mestrado nessa área.

Diplomas

  • Mestrado em Ciências Forenses (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências Forenses (Ramo Psiquiatria e Psicologia Forenses) (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências Forenses (Ramo Medicina Legal) (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências Forenses (Ramo de Ciências Laboratoriais Forenses) (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Ciências Clínicas Forenses

MCF13_2 - ECTS

A nível da Clínica Forense,pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos no âmbito dos racionais de avaliação médico-psicológica aplicada ao estudo das vítimas de violência,bem como no plano das práticas de avaliação.No plano da intervenção,quer os racionais,quer as questões ligadas ao diagnóstico,como instrumento de orientação das intervenções,serão objeto de desenvolvimento na unidade curricular,de modo que os alunos apreendam os princípios gerais de intervenção médico-psicológica neste domínio. Pretende-se,ainda,promover os conhecimentos teóricos e práticos dos estudantes visando a sua sensibilização e introdução às questões de planificação,implementação,monitorização e avaliação de atividades de prevenção da violência.

A nível da Patologia Forense,pretende-se que os alunos aprendam e/ou reforcem a linguagem da Patologia Forense(conceitos) e adquiram conhecimentos e capacidade de observar/descrever e raciocinar em termos tanatológicos na interpretação e resolução de problemas

Ciências Jurídicas e Criminologia

MCF13_1 - ECTS

Quanto às Ciências Jurídicas, pretende-se que os estudantes se familiarizem com as questões atinentes aos princípios gerais de Direito aplicáveis no contexto das ciências forenses. Em especial, será também tratado o regime probatório no ordenamento jurídico português, prosseguindo depois o aprofundamento das temáticas mais relevantes e atuais no âmbito dos vários ramos do Direito em que se verifica uma maior aproximação e intersecção com ciências técnicas auxiliares do Direito.

Quanto à Criminologia, pretende-se transmitir o estado atual dos conhecimentos empíricos e teóricos da Criminologia, iniciar à prática da investigação empírica em Criminologia e situar a Criminologia face ao sistema da Justiça.

Ciências Laboratoriais Forenses

MCF13_3 - ECTS A unidade curricular tem como objetivo principal dar uma visão global dos conceitos, das técnicas e dos procedimentos laboratoriais em ciências forenses. Esta visão abrangente pretende transmitir conhecimentos gerais sobre a problemática em apreço, refletida nas diferentes perspetivas de investigadores e docentes das diversas áreas científicas adstritas a esta unidade. Nela se faz uma introdução que engloba as diversas áreas do conhecimento das ciências laboratoriais forenses de forma a permitir o desenvolvimento dos diversos tópicos em unidades curriculares optativas posteriores. A abordagem é essencialmente teórica, ainda que sustentada na exposição de casos reais.

Metodologias de Investigação em Ciências Forenses

MCF13_4 - ECTS

Projeto de dissertação

MCF13_5 - ECTS Com esta Unidade Curricular pretende-se introduzir, do ponto de vista teórico, os conhecimentos básicos necessários para o desenvolvimento do projeto de dissertação, fazendo-se depois o acompanhamento tutorial do projeto definido para cada estudante, tendo em vista garantir que o projeto a ser submetido, seja original, exequível, assente num desenho e metodologia corretos, com interesse científico na área forense e publicável.

Dissertação

MCF13_19 - ECTS Com esta Unidade Curricular pretende-se introduzir, do ponto de vista teórico, os conhecimentos básicos necessários para o desenvolvimento do projeto de dissertação, fazendo-se depois o acompanhamento tutorial do projeto definido para cada estudante, tendo em vista garantir que o projeto a ser submetido, seja original, exequível, assente num desenho e metodologia corretos, com interesse científico na área forense e publicável.

Seminário de acompanhamento

MCF13_18 - ECTS Com esta Unidade Curricular pretende-se que os alunos apresentem e debatam com o grupo e com a equipa docente os diversos projetos de dissertação, tendo em vista promover a sua capacidade de exposição e argumentação, bem como a sua capacidade crítica para discutir, numa perspetiva multidisciplinar, temas de ciências forenses em geral. Os alunos beneficiarão, ainda, da colheita de sugestões úteis e pertinentes para o desenvolvimento do projeto individual.

Avaliação do Dano na Pessoa


MCF13_6 - ECTS
Proporcionar formação especializada nas áreas da Medicina Dentária e Antropologia Forenses, tendo em vista desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes dos futuros profissionais forenses nesta área, muito particularmente no que se refere à identificação humana a partir dos tecidos dentários e ósseos.

Biologia e Geologia Forense


MCF13_14 - ECTS

Botânica Forense: os estudantes sabendo que de uma maneira geral é possível identificar plantas através das suas características anatómicas, histológicas e mesmo citológicas, devem mostrar competências na seleção e utilização de diferentes técnicas histológias necessárias à preparação de amostras; devem ser capazes de identificar as estruturas básicas do corpo das plantas e os diferentes tecidos que o constituem; devem, ainda, ser capazes de analisar a morfologia polínica e identificar grandes grupos polínicos.

Geologia Forense: o objetivo é a aquisição de conhecimentos técnico-científicos no âmbito da definição das propriedades, identificação e caracterização de materiais geológicos relacionados com as Ciências Forenses, tais como: solos, minerais, fragmentos de rocha, pigmentos, gemas, poeiras, cimentos, betão. Aplicação de técnicas a estudos in situ e no laboratório, para análise das propriedades dos materiais e identificação e cronologia relativa dos mesmos.


Genética Forense


MCF13_15 - ECTS
Transmitir conhecimentos desenvolver competências sobre o papel da genética forense na identificação genética em perícias de parentesco biológico, criminalística biológica e identificação de restos cadavéricos e, ainda, sobre o percurso laboratorial das análises a realizar e sobre os marcadores genéticos mais usados na resolução dos casos forenses.

Medicina Dentária e Antropologia Forenses


MCF13_9 - ECTS
Proporcionar formação especializada nas áreas da Medicina Dentária e Antropologia Forenses, tendo em vista desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes dos futuros profissionais forenses nesta área, muito particularmente no que se refere à identificação humana a partir dos tecidos dentários e ósseos.

Neuropsicologia Forense


MCF13_10 - ECTS

Patologia Forense


MCF13_7 - ECTS
Dotar os profissionais envolvidos, ou que possam vir a ser envolvidos em questões de patologia forense, de conhecimentos e competências para a realização/colaboração na realização destas perícias, ou para a boa compreensão das mesmas, designadamente no que se refere à interpretação dos resultados.

Pedopsicologia Forense


MCF13_11 - ECTS
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos especializados sobre: (i) desenvolvimento infantil e psicopatologia infantil; (ii) as temáticas da psicologia forense mais diretamente ligadas às crianças (e.g., o impacto desenvolvimental da violência; dinâmicas psicológicas associadas aos conflitos parentais; dinâmicas do abuso sexual intrafamiliar); (iii) as dinâmicas psicológicas associadas ao contacto com o sistema de justiça e o risco de vitimação secundária e as (iv) as necessidades específicas das crianças relativamente ao direito e à participação em processos judiciais que lhes digam respeito (especificidades dos Processos Crime, dos Processos de Promoção e Proteção, dos Processos Tutelares Educativos e dos Processos de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais); (v) conhecer e compreender as principais dimensões metodológicas da avaliação psicológica forense de crianças.

Psicologia e Sistema de Justiça


MCF13_12 - ECTS
  1. Aprofundar conhecimentos sobre as principais áreas de interface entre a Psicologia e o Sistema de Justiça - Psicologia Forense, Psicologia da Justiça, Psicologia do Testemunho, entre outras.
  2. Aprofundar o conhecimento sobre as relações entre Psicologia e Direito, Psicologia e Sistema de Justiça.
  3. Conhecer o Sistema de Justiça Português e compará-lo com outros sistemas de justiça europeus, norte-americanos e sul-americanos.
  4. Conhecer e compreender o papel do psicólogo no Sistema de Justiça e seus principais contributos, designadamente ao nível da avaliação forense, do testemunho pericial, da reinserção social, da delinquência juvenil; assim como refletir sobre as principais dificuldades encontradas nas relações Psicologia-Sistema de Justiça.
5. Desenvolver conhecimentos e competências básicas ao nível da avaliação psicológica forense.

Questões aprofundadas de Psicopatologia Forense


MCF13_13 - ECTS
Propiciar aos estudantes os instrumentos conceptuais – de natureza jurídica e psicopatológica – para avaliarem a alteração da responsabilidade psicológica face aos atos, quer nos grandes síndromes psicopatológicos, quer nas alterações psicopatológicas da vida quotidiana. Fornecer as bases psicopatológicas para a avaliação da responsabilidade em todas as áreas de aplicação do Direito. Fornecer a estrutura básica do exame pericial psiquiátrico que possibilite as avaliações anteriores. Promover a discussão sobre o contexto de aplicação do tratamento compulsivo. Fornecer aos estudantes um espaço de discussão sobre a questão da normalidade psíquica e da sua avaliação. Fornecer as bases para a reflexão sobre a capacidade de trabalho e as suas limitações no plano psicopatológico.

Química Forense e Documentação


MCF13_16 - ECTS

Ao completarem a unidade os alunos saberão: identificar os processos de tratamento de resultados analíticos conducentes a identificar e quantificar a incerteza e a confiança; associar as diversas técnicas de separação cromatográfica com as características químicas dos analitos; identificar os procedimentos para análise espectrofotométrica.

Os alunos saberão, ainda, e entre outros, verificar a veracidade ou autoria da escrita e detetar alterações ou rasuras num documento.

Toxicologia Forense


MCF13_17 - ECTS

Os estudantes, no Laboratório de Toxicologia, serão colocados em contacto com as técnicas usuais de análise toxicológica que compreenderão a aprendizagem:

 -  da correta colheita de amostras para análise e estabelecimento da cadeia de custódia

 -  da conservação das amostras até análise e noção de estabilidade química e enzimática dos analitos durante a armazenagem

 -  do funcionamento do Laboratório de Toxicologia Forense (TF) e da sequência lógica de análises toxicológicas

 -  da análise de rastreio dos principais grupos de xenobióticos responsáveis por intoxicações em amostras biológicas

 -  da validação de métodos de análise, seus princípios, e passos a executar

 -  dos princípios físico-químicos da análise por HPLC e GC ambas acopladas a espetrometria de massa e da absorção atómica

 -  da interpretação dos resultados obtidos na quantificação de analitos em amostras forenses, as possíveis fontes de erro, e como minimizá-las.

Violência Doméstica e Maus tratos


MCF13_8 - ECTS
Dotar os profissionais que trabalham ou possam vir a trabalhar com vítimas de violência doméstica ou de maus tratos, de conhecimentos e competências para identificar os casos suspeitos, promover o seu diagnóstico correto e atempado e orientar adequadamente as vítimas, tendo em conta a sua proteção, tratamento e reabilitação, não esquecendo as questões relacionadas com a vitimação secundária e com a necessária intervenção criminal.

Avaliação do Dano na Pessoa


MCF13_6 - ECTS
Proporcionar formação especializada nas áreas da Medicina Dentária e Antropologia Forenses, tendo em vista desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes dos futuros profissionais forenses nesta área, muito particularmente no que se refere à identificação humana a partir dos tecidos dentários e ósseos.

Biologia e Geologia Forense


MCF13_14 - ECTS

Botânica Forense: os estudantes sabendo que de uma maneira geral é possível identificar plantas através das suas características anatómicas, histológicas e mesmo citológicas, devem mostrar competências na seleção e utilização de diferentes técnicas histológias necessárias à preparação de amostras; devem ser capazes de identificar as estruturas básicas do corpo das plantas e os diferentes tecidos que o constituem; devem, ainda, ser capazes de analisar a morfologia polínica e identificar grandes grupos polínicos.

Geologia Forense: o objetivo é a aquisição de conhecimentos técnico-científicos no âmbito da definição das propriedades, identificação e caracterização de materiais geológicos relacionados com as Ciências Forenses, tais como: solos, minerais, fragmentos de rocha, pigmentos, gemas, poeiras, cimentos, betão. Aplicação de técnicas a estudos in situ e no laboratório, para análise das propriedades dos materiais e identificação e cronologia relativa dos mesmos.


Genética Forense


MCF13_15 - ECTS
Transmitir conhecimentos desenvolver competências sobre o papel da genética forense na identificação genética em perícias de parentesco biológico, criminalística biológica e identificação de restos cadavéricos e, ainda, sobre o percurso laboratorial das análises a realizar e sobre os marcadores genéticos mais usados na resolução dos casos forenses.

Medicina Dentária e Antropologia Forenses


MCF13_9 - ECTS
Proporcionar formação especializada nas áreas da Medicina Dentária e Antropologia Forenses, tendo em vista desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes dos futuros profissionais forenses nesta área, muito particularmente no que se refere à identificação humana a partir dos tecidos dentários e ósseos.

Neuropsicologia Forense


MCF13_10 - ECTS

Patologia Forense


MCF13_7 - ECTS
Dotar os profissionais envolvidos, ou que possam vir a ser envolvidos em questões de patologia forense, de conhecimentos e competências para a realização/colaboração na realização destas perícias, ou para a boa compreensão das mesmas, designadamente no que se refere à interpretação dos resultados.

Pedopsicologia Forense


MCF13_11 - ECTS
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos especializados sobre: (i) desenvolvimento infantil e psicopatologia infantil; (ii) as temáticas da psicologia forense mais diretamente ligadas às crianças (e.g., o impacto desenvolvimental da violência; dinâmicas psicológicas associadas aos conflitos parentais; dinâmicas do abuso sexual intrafamiliar); (iii) as dinâmicas psicológicas associadas ao contacto com o sistema de justiça e o risco de vitimação secundária e as (iv) as necessidades específicas das crianças relativamente ao direito e à participação em processos judiciais que lhes digam respeito (especificidades dos Processos Crime, dos Processos de Promoção e Proteção, dos Processos Tutelares Educativos e dos Processos de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais); (v) conhecer e compreender as principais dimensões metodológicas da avaliação psicológica forense de crianças.

Psicologia e Sistema de Justiça


MCF13_12 - ECTS
  1. Aprofundar conhecimentos sobre as principais áreas de interface entre a Psicologia e o Sistema de Justiça - Psicologia Forense, Psicologia da Justiça, Psicologia do Testemunho, entre outras.
  2. Aprofundar o conhecimento sobre as relações entre Psicologia e Direito, Psicologia e Sistema de Justiça.
  3. Conhecer o Sistema de Justiça Português e compará-lo com outros sistemas de justiça europeus, norte-americanos e sul-americanos.
  4. Conhecer e compreender o papel do psicólogo no Sistema de Justiça e seus principais contributos, designadamente ao nível da avaliação forense, do testemunho pericial, da reinserção social, da delinquência juvenil; assim como refletir sobre as principais dificuldades encontradas nas relações Psicologia-Sistema de Justiça.
5. Desenvolver conhecimentos e competências básicas ao nível da avaliação psicológica forense.

Questões aprofundadas de Psicopatologia Forense


MCF13_13 - ECTS
Propiciar aos estudantes os instrumentos conceptuais – de natureza jurídica e psicopatológica – para avaliarem a alteração da responsabilidade psicológica face aos atos, quer nos grandes síndromes psicopatológicos, quer nas alterações psicopatológicas da vida quotidiana. Fornecer as bases psicopatológicas para a avaliação da responsabilidade em todas as áreas de aplicação do Direito. Fornecer a estrutura básica do exame pericial psiquiátrico que possibilite as avaliações anteriores. Promover a discussão sobre o contexto de aplicação do tratamento compulsivo. Fornecer aos estudantes um espaço de discussão sobre a questão da normalidade psíquica e da sua avaliação. Fornecer as bases para a reflexão sobre a capacidade de trabalho e as suas limitações no plano psicopatológico.

Química Forense e Documentação


MCF13_16 - ECTS

Ao completarem a unidade os alunos saberão: identificar os processos de tratamento de resultados analíticos conducentes a identificar e quantificar a incerteza e a confiança; associar as diversas técnicas de separação cromatográfica com as características químicas dos analitos; identificar os procedimentos para análise espectrofotométrica.

Os alunos saberão, ainda, e entre outros, verificar a veracidade ou autoria da escrita e detetar alterações ou rasuras num documento.

Toxicologia Forense


MCF13_17 - ECTS

Os estudantes, no Laboratório de Toxicologia, serão colocados em contacto com as técnicas usuais de análise toxicológica que compreenderão a aprendizagem:

 -  da correta colheita de amostras para análise e estabelecimento da cadeia de custódia

 -  da conservação das amostras até análise e noção de estabilidade química e enzimática dos analitos durante a armazenagem

 -  do funcionamento do Laboratório de Toxicologia Forense (TF) e da sequência lógica de análises toxicológicas

 -  da análise de rastreio dos principais grupos de xenobióticos responsáveis por intoxicações em amostras biológicas

 -  da validação de métodos de análise, seus princípios, e passos a executar

 -  dos princípios físico-químicos da análise por HPLC e GC ambas acopladas a espetrometria de massa e da absorção atómica

 -  da interpretação dos resultados obtidos na quantificação de analitos em amostras forenses, as possíveis fontes de erro, e como minimizá-las.

Violência Doméstica e Maus tratos


MCF13_8 - ECTS
Dotar os profissionais que trabalham ou possam vir a trabalhar com vítimas de violência doméstica ou de maus tratos, de conhecimentos e competências para identificar os casos suspeitos, promover o seu diagnóstico correto e atempado e orientar adequadamente as vítimas, tendo em conta a sua proteção, tratamento e reabilitação, não esquecendo as questões relacionadas com a vitimação secundária e com a necessária intervenção criminal.

Avaliação do Dano na Pessoa


MCF13_6 - ECTS
Proporcionar formação especializada nas áreas da Medicina Dentária e Antropologia Forenses, tendo em vista desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes dos futuros profissionais forenses nesta área, muito particularmente no que se refere à identificação humana a partir dos tecidos dentários e ósseos.

Biologia e Geologia Forense


MCF13_14 - ECTS

Botânica Forense: os estudantes sabendo que de uma maneira geral é possível identificar plantas através das suas características anatómicas, histológicas e mesmo citológicas, devem mostrar competências na seleção e utilização de diferentes técnicas histológias necessárias à preparação de amostras; devem ser capazes de identificar as estruturas básicas do corpo das plantas e os diferentes tecidos que o constituem; devem, ainda, ser capazes de analisar a morfologia polínica e identificar grandes grupos polínicos.

Geologia Forense: o objetivo é a aquisição de conhecimentos técnico-científicos no âmbito da definição das propriedades, identificação e caracterização de materiais geológicos relacionados com as Ciências Forenses, tais como: solos, minerais, fragmentos de rocha, pigmentos, gemas, poeiras, cimentos, betão. Aplicação de técnicas a estudos in situ e no laboratório, para análise das propriedades dos materiais e identificação e cronologia relativa dos mesmos.


Genética Forense


MCF13_15 - ECTS
Transmitir conhecimentos desenvolver competências sobre o papel da genética forense na identificação genética em perícias de parentesco biológico, criminalística biológica e identificação de restos cadavéricos e, ainda, sobre o percurso laboratorial das análises a realizar e sobre os marcadores genéticos mais usados na resolução dos casos forenses.

Medicina Dentária e Antropologia Forenses


MCF13_9 - ECTS
Proporcionar formação especializada nas áreas da Medicina Dentária e Antropologia Forenses, tendo em vista desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes dos futuros profissionais forenses nesta área, muito particularmente no que se refere à identificação humana a partir dos tecidos dentários e ósseos.

Neuropsicologia Forense


MCF13_10 - ECTS

Patologia Forense


MCF13_7 - ECTS
Dotar os profissionais envolvidos, ou que possam vir a ser envolvidos em questões de patologia forense, de conhecimentos e competências para a realização/colaboração na realização destas perícias, ou para a boa compreensão das mesmas, designadamente no que se refere à interpretação dos resultados.

Pedopsicologia Forense


MCF13_11 - ECTS
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos especializados sobre: (i) desenvolvimento infantil e psicopatologia infantil; (ii) as temáticas da psicologia forense mais diretamente ligadas às crianças (e.g., o impacto desenvolvimental da violência; dinâmicas psicológicas associadas aos conflitos parentais; dinâmicas do abuso sexual intrafamiliar); (iii) as dinâmicas psicológicas associadas ao contacto com o sistema de justiça e o risco de vitimação secundária e as (iv) as necessidades específicas das crianças relativamente ao direito e à participação em processos judiciais que lhes digam respeito (especificidades dos Processos Crime, dos Processos de Promoção e Proteção, dos Processos Tutelares Educativos e dos Processos de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais); (v) conhecer e compreender as principais dimensões metodológicas da avaliação psicológica forense de crianças.

Psicologia e Sistema de Justiça


MCF13_12 - ECTS
  1. Aprofundar conhecimentos sobre as principais áreas de interface entre a Psicologia e o Sistema de Justiça - Psicologia Forense, Psicologia da Justiça, Psicologia do Testemunho, entre outras.
  2. Aprofundar o conhecimento sobre as relações entre Psicologia e Direito, Psicologia e Sistema de Justiça.
  3. Conhecer o Sistema de Justiça Português e compará-lo com outros sistemas de justiça europeus, norte-americanos e sul-americanos.
  4. Conhecer e compreender o papel do psicólogo no Sistema de Justiça e seus principais contributos, designadamente ao nível da avaliação forense, do testemunho pericial, da reinserção social, da delinquência juvenil; assim como refletir sobre as principais dificuldades encontradas nas relações Psicologia-Sistema de Justiça.
5. Desenvolver conhecimentos e competências básicas ao nível da avaliação psicológica forense.

Questões aprofundadas de Psicopatologia Forense


MCF13_13 - ECTS
Propiciar aos estudantes os instrumentos conceptuais – de natureza jurídica e psicopatológica – para avaliarem a alteração da responsabilidade psicológica face aos atos, quer nos grandes síndromes psicopatológicos, quer nas alterações psicopatológicas da vida quotidiana. Fornecer as bases psicopatológicas para a avaliação da responsabilidade em todas as áreas de aplicação do Direito. Fornecer a estrutura básica do exame pericial psiquiátrico que possibilite as avaliações anteriores. Promover a discussão sobre o contexto de aplicação do tratamento compulsivo. Fornecer aos estudantes um espaço de discussão sobre a questão da normalidade psíquica e da sua avaliação. Fornecer as bases para a reflexão sobre a capacidade de trabalho e as suas limitações no plano psicopatológico.

Química Forense e Documentação


MCF13_16 - ECTS

Ao completarem a unidade os alunos saberão: identificar os processos de tratamento de resultados analíticos conducentes a identificar e quantificar a incerteza e a confiança; associar as diversas técnicas de separação cromatográfica com as características químicas dos analitos; identificar os procedimentos para análise espectrofotométrica.

Os alunos saberão, ainda, e entre outros, verificar a veracidade ou autoria da escrita e detetar alterações ou rasuras num documento.

Toxicologia Forense


MCF13_17 - ECTS

Os estudantes, no Laboratório de Toxicologia, serão colocados em contacto com as técnicas usuais de análise toxicológica que compreenderão a aprendizagem:

 -  da correta colheita de amostras para análise e estabelecimento da cadeia de custódia

 -  da conservação das amostras até análise e noção de estabilidade química e enzimática dos analitos durante a armazenagem

 -  do funcionamento do Laboratório de Toxicologia Forense (TF) e da sequência lógica de análises toxicológicas

 -  da análise de rastreio dos principais grupos de xenobióticos responsáveis por intoxicações em amostras biológicas

 -  da validação de métodos de análise, seus princípios, e passos a executar

 -  dos princípios físico-químicos da análise por HPLC e GC ambas acopladas a espetrometria de massa e da absorção atómica

 -  da interpretação dos resultados obtidos na quantificação de analitos em amostras forenses, as possíveis fontes de erro, e como minimizá-las.

Violência Doméstica e Maus tratos


MCF13_8 - ECTS
Dotar os profissionais que trabalham ou possam vir a trabalhar com vítimas de violência doméstica ou de maus tratos, de conhecimentos e competências para identificar os casos suspeitos, promover o seu diagnóstico correto e atempado e orientar adequadamente as vítimas, tendo em conta a sua proteção, tratamento e reabilitação, não esquecendo as questões relacionadas com a vitimação secundária e com a necessária intervenção criminal.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-08-08 às 20:10:06
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital