Seminário de acompanhamento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Forenses |
Ocorrência: 2023/2024 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCF |
3 |
Plano de Estudos em vigor |
2 |
- |
3 |
20 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Com esta Unidade Curricular pretende-se que os alunos apresentem e debatam com o grupo e com a equipa docente os diversos projetos de dissertação, tendo em vista promover a sua capacidade de exposição e argumentação, bem como a sua capacidade crítica para discutir, numa perspetiva multidisciplinar, temas de ciências forenses em geral. Os alunos beneficiarão, ainda, da colheita de sugestões úteis e pertinentes para o desenvolvimento do projeto individual.
Resultados de aprendizagem e competências
Não existem nesta Unidade Curricular conteúdos programáticos específicos, como acima se refere. No entanto, a partir da apresentação e discussão dos projetos de dissertação em regime de seminário - o que pressupõe a discussão não só de aspetos científicos relacionados com os temas apresentados e com as ciências forenses em geral mas, também, com as mais adequadas metodologias de investigação, tendo em conta cada caso concreto -, os contributos dados pelo grupo relativamente a cada trabalho de dissertação poderão revelar-se de grande relevância para tornar mais robusto cada projeto individual.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Seminário em que cada aluno terá 30 minutos para apresentar o projeto de dissertação e 60 minutos para o discutir com os outros estudantes e a equipa docente. Os conteúdos programáticos terão, especificamente, a ver com os temas do projetos que irão ser apresentados e, genericamente, com toda a matéria de ciências forenses lecionada durante o curso.
Bibliografia Obrigatória
Umberto, E.; How to write a thesis, Milano: MIT, 2015
Justin Z & Gruba P; How to write a better minor thesis, Melbourne University Press, 2014
CM Roberts; The dissertation journey: a practical and commprehensive guide do planing, writing and defending your dissertation, CM Roberts, 2010
RL Joyner, WA Rouse and AA Glatthorn; Writing the winning thesis or dissertation: a step-by-step guide, Corwin, 2012 (3rd edition)
J Usher-Smith, G Murrel, H Ellis, C Huang; Research in medicine - planning a project, Cambridge academic press, 2010 (3rd edition)
FL Rakotsoane; Proposal-writing for a research project, thesis and dissertation: a step-by-step guide., Lambert Acad Publishing, 2012
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Seminário (1h30 por aluno).
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
10,00 |
Trabalho escrito |
41,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação igual ou superior a 9.5 valores
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho final = 100%