Código Oficial: | D021 |
Sigla: | DCCI |
Descrição: | O Doutoramento em Ciências da Comunicação e Informação é lecionado pelos docentes do Departamento de Ciências da Comunicação e Informação, os quais são maioritariamente, investigadores do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”), unidade de I&D financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Este Programa Doutoral constitui um instrumento estratégico de articulação com o Grupo de Investigação em Informação, Comunicação e Cultura Digital do CITCEM. |
Esta UC procura:
O1. Problematizar e questionar o papel dos diferentes agentes na formação da opinião pública.
O2. Discutir e analisar os meios e os recursos que o poder usa nas sociedades democráticas para controlar a opinião pública;
O3. Refletir e perspetivar novos modelos de comunicação estratégica;
O4. Mapear e problematizar o peso sibilino da fonte de informação na construção de supostas realidades;
O5. Promover o pensamento crítico sobre a teoria e prática regulatória da comunicação social, telecomunicações e comunicação.
O6. Analisar o funcionamento do ecosistema média e os seus impactos nas dinâmicas sociais, políticas económicas e tecnológicas.
O7. Potenciar o espírito crítico sobre as conceções de políticas públicas para a diversidade de conteúdos e da indústria cultural e criativa.
O8. Identificar o contexto económico, os fatores competitivos e as estratégias das organizações de média e cultura para potenciar a sustentabilidade das atividades e operações.1. Compreender a integração epistemológica da Gestão da Informação (GI) na evolução da Ciência da Informação (CI), discuti-la e articulá-la, na sua dimensão transversal, com a problemática da Gestão em geral (diversos contextos) e os atuais desafios das plataformas digitais de gestão no dealbar da Inteligência Artificial;
2. Conhecer aprofundadamente, fruto de uma ativa recolha e análise monográfica de casos, os modelos e as práticas em GI e encontrar-se teórica e metodologicamente aptos a identificar e compreender os problemas e situações, possuindo, também, sensibilidade prática ou aplicacional;
3. Articular as especificidades teórico-práticas desta UC com o respetivo projeto de tese, em particular nos casos que claramente se situam no âmbito da Ciência da Informação.A unidade curricular Paradigmas e Problemáticas da Comunicação e da Informação tem como objetivos:
- promover a compreensão, a análise e a discussão sobre o pensamento sistémico e as várias tipologias de sistemas e sua caraterização;
- promover a aquisição de conhecimentos, a compreensão e a discussão sobre a evolução dos serviços de informação ao longo dos tempos até à atualidade;
- estimular a capacidade de análise e avaliação de serviços de informação, nomeadamente os digitais, tendo em conta as necessidades de acesso e uso à informação.
Os objetivos articulam-se com o método de ensino seguido, baseado grandemente em debates em aula e realização de trabalhos, procurando que os estudantes sejam capazes de:
- efetuar uma análise crítica sobre a teoria sistémica e sua aplicação no campo das CCI;
- analisar diferentes sistemas de informação, nas suas componentes de produção e uso da informação
- conceber modelos de serviços de informação, tendo em conta as necessidades de produção, acesso e uso da informação;
- avaliar a eficiência de serviços de informaçãoEsta UC remata e consolida, sistematiza e aplica os conhecimentos obtidos nas diferentes UC do 1º ano do cilo de estudos e a aquisição de competências relativas à metodologia e às técnicas de investigação aplicáveis a temáticas específicas do campo das Ciências da Comunicação e Informação, tendo como resultado o desenvolvimento do projeto de tese de doutoramento.