Código: | DCCI12 | Sigla: | SSI |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Informação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação |
Curso/CE Responsável: | Ciências da Comunicação e Informação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
DCCI | 0 | Plano Oficial em vigor 2024 | 1 | - | 6 | 40,5 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Cândida Fernanda Antunes Ribeiro | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Maria Elisa Ramos Morais Cerveira | 0,75 | ||
Cândida Fernanda Antunes Ribeiro | 1,50 | ||
Olívia Manuela Marques Pestana | 0,75 |
- promover a compreensão, a análise e a discussão sobre o pensamento sistémico e as várias tipologias de sistemas e sua caraterização;
- promover a aquisição de conhecimentos, a compreensão e a discussão sobre a evolução dos serviços de informação ao longo dos tempos até à atualidade;
- estimular a capacidade de análise e avaliação de serviços de informação, nomeadamente os digitais, tendo em conta as necessidades de acesso e uso à informação.
Os objetivos articulam-se com o método de ensino seguido, baseado grandemente em debates em aula e realização de trabalhos, procurando que os estudantes sejam capazes de:
- efetuar uma análise crítica sobre a teoria sistémica e sua aplicação no campo das CCI;
- analisar diferentes sistemas de informação, nas suas componentes de produção e uso da informação
- conceber modelos de serviços de informação, tendo em conta as necessidades de produção, acesso e uso da informação;
- avaliar a eficiência de serviços de informação1. Sistemas de informação
1.1. Linhas gerais do pensamento sistémico e sua aplicação às CCI
1.2. Conceito de sistema, tipologias e caraterização
1.3. Sistema de informação versus sistema tecnológico de informação
2. Serviços de informação
2.1. O surgimento dos serviços de informação na Modernidade
2.2. O desenvolvimento da componente tecnicista
2.3. Os serviços de informação científico-técnica
2.4. A orientação para os perfis dos utilizadores
3.Os serviços de informação na era digital
3.1. Automação dos serviços de informação
3.2. Desafios da globalização eletrónica
3.3. A gestão dos recursos informacionais digitais e a interoperabilidade entre sistemas
4. Acesso e uso da informação
4.1. O papel dos serviços de informação como mediadores no acesso à informação
4.2. Do utilizador ao prossumidor
5. A avaliação de sistemas e serviços de informação
A UC funciona com algumas aulas expositivas, apoiadas por projeções, para fornecimento dos conceitos teóricos básicos; posterior discussão em turma das bases teóricas da matéria exposta; realização de exercícios práticos de análise dos conceitos apresentados sobre tipos de sistemas e serviços de informação, sua caraterização, funcionamento e avaliação.
Em consonância com o modelo pedagógico seguido no CE, são privilegiadas as atividades letivas que assentam essencialmente na análise e crítica de temas e problemas, no debate e discussão em turma, envolvendo estudantes e docentes, bem como as apresentações orais de trabalhos e a apresentação dos mesmos em formato de artigo científico.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 15,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 1,50 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho de investigação | 71,50 |
Total: | 162,00 |