Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Departamentos > Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação

Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação

Sigla: DCCI
Responsável: Fernando Zamith
Descrição:

O Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação (DCCI) foi instituído pelos estatutos da FLUP publicados em 8 de janeiro de 2016, em substituição da anterior designação, Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação (DJCC), que apenas refletia parte da realidade da atual composição do Departamento. O DJCC foi criado estatutariamente em 2003, mas apenas reuniu condições para se efetivar como tal a partir da publicação dos estatutos da FLUP de 20 de novembro de 2009. Antes desta data, funcionava a Secção Autónoma de Jornalismo e Ciências da Comunicação (SAJCC), que havia sido criada para integrar os docentes do Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação, procurando estruturar-se na área científica das Ciências da Comunicação e delimitando objetivos e técnicas de investigação específicas.
 A ligação dos seus membros docentes e investigadores ao Centro de Estudos em Tecnologias, Artes e Ciências da Comunicação (CETAC.COM) propiciou um estreito contacto com docentes de áreas afins, que veio a convergir na integração, em 2007, dos docentes da área de Ciência da Informação na SAJCC.

Atualmente, a atividade dos docentes do DCCI reparte-se pela Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia (adequação a Bolonha do Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação, criado no ano 2000), lecionada, em parceria, pelas Faculdades de Letras, Engenharia, Economia e Belas-Artes da UP, e pela Licenciatura em Ciência da Informação (criada em 2001 e também adequada a Bolonha), lecionada conjuntamente pela Faculdade de Letras e pela Faculdade de Engenharia. Ao nível do 2º ciclo, o DCCI tem responsabilidade sobre o Mestrado em Ciências da Comunicação, lecionado em parceria com a Faculdade de Economia, e sobre o Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas, criado em 2017, e é parceiro no Mestrado em Ciência da Informação, da responsabilidade administrativa da FEUP. Relativamente ao 3.º ciclo, o DCCI leciona, em parceria com a Universidade de Aveiro, o Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, e é parceiro do Programa Doutoral em Media Digitais, lecionado pela Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade do Texas em Austin.

No que respeita às atividades de investigação, os membros do DCCI  integram, na sua maioria, o Polo do Porto do CIC.Digital (unidade de I&D que corresponde a uma evolução e alargamento de objetivos do CETAC.MEDIA e CETAC.COM), onde desenvolvem diversos projetos de investigação e outras atividades científicas e culturais, como a organização de congressos, seminários e workshops.

Regulamento
A Comissão Executiva do DCCI é constituída por:
Diretor - Fernando Zamith;
Vogais - Armando Malheiro da Silva e Maria Elisa Cerveira.

Horário: Secretariado dos Departamentos
Torre A | Piso 2 | Sala 258
Horário atendimento: 9:30-17:30
Telefone de contacto: 220 427 658 (ext. 3258)
Email: secdep@letras.up.pt
Email: dcci@letras.up.pt
Telefone: +351 226 077 100
Morada: Via Panorâmica s/n (TORRE B)
Código Postal: 4150-564
Localidade: Porto
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-07-16 às 17:38:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais