Paradigmas e Problemáticas da Comunicação e Informação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DCCI |
0 |
Plano Oficial em vigor 2024 |
1 |
- |
12 |
81 |
324 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular Paradigmas e Problemáticas da Comunicação e da Informação tem como objetivos:
- identificar, caracterizar e sistematizar os principais paradigmas que constituem o campo da Comunicação e sua relação dinâmica com a Informação, tendo em conta o crescente impacto da mediação tecnológica;
- realizar revisões de literatura e reflexões, individuais e partilhadas, sobre temas relevantes no domínio em foco (CCOM) com especial destaque para a mediação tecnológica em estreita relação com o processo info-comunicacional;
- conhecer o enquadramento epistemológico e os métodos e instrumentos de trabalho adotados no CE.
Resultados de aprendizagem e competências
- Atualizar e aprofundar os conhecimentos dos estudantes sobre os principais paradigmas epistemológicos e científicos que influenciam a investigação na área das Ciências da Comunicação e da Informação;
- Desenvolver os conhecimentos e as competências dos estudantes relativamente aos recursos e às ferramentas de pesquisa, de recuperação e de partilha e comunicação de informação científica que terão ao seu dispor ao longo do curso.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
- Da Epistemologia Geral à Epistemologia Prática
- Contraposição conceitual: Paradigma de T. Kuhn e Programa de Investigação de I. Lakatos
- Os macro paradigmas da Complexidade e Tecnológico e os paradigmas disciplinares ou “microparadigmas”
- Conceitos operatórios: comunicação; informação, cognição/conhecimento; infoesfera ou espaço de fluxos; mediação/mediações; interação/interatividade; plataforma digital; sistema de informação
- Modalidades de construção de conhecimento em Comunicação: multi ou pluri, inter e transdisciplinaridade
- Paradigmas identificáveis e a indefinição paradigmática
- Outros impactos no campo: a Teoria da Informação ou Teoria Matemática da Comunicação; a Cibernética; a Teoria Geral da Informação e Comunicação, a Teoria Geral dos Sistemas, a Teoria Geral das Redes; a Teoria dos Media; a Ecologia dos Média; e a Convergência dos Media
- Agenda(s) de investigação e reflexões sobre a “Era da Inteligência Artificial” e o futuro humano
Bibliografia Obrigatória
António Machuco Rosa;
Cinco lições sobre comunicação, redes e tecnologias da informação. ISBN: 972-699-843-3
Castells, M. ; The Information Age. Economy, Society and Culture, Blackwell, 2000
Epstein, I. ; Teoria da Informação, Editora Ática, 1988
Floridi, L.; The 4th Revolution, Oxford Univ. Press, 2014
Imre Lakatos;
The^methodology of scientific research programmes. ISBN: 0-521-28031-1
James Gleick;
Informação. ISBN: 978-989-644-172-2
Jensen, Klaus Bruhn;
Media convergence. ISBN: 978-0-415-48204-2
Martino, L. M.; Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes e redes., Vozes, 2015
Morin, E. ; Introdução ao pensamento complexo, Instituto Piaget, 1995
Paviani, J ; Epistemologia Prática: ensino e conhecimento científico., EDUCS., 2009
Robert Escarpit;
Théorie générale de l.information et de la communication. ISBN: 2-01-003767-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas têm uma componente expositiva, que se articula com o debate em aula, suscitado por leituras de textos fundamentais sobre os vários pontos do programa. A discussão teórica é estimulada, uma vez que esta UC dá um enquadramento geral ao ciclo de estudos e problematiza os fundamentos da área científica fundamental do CE.
A avaliação pretende, por um lado, explorar com os estudantes os paradigmas e as problemáticas ínsitos ao campo disciplinar (e interdisciplinar) em foco e, por outro, estimular que cada estudante apresente um trabalho em forma de artigo no qual procure estabelecer uma relação epistemológica e aplicacional clara entre um tema de seu interesse e as temáticas da UC.
Com base nisto, a avaliação inclui os seguintes componentes:
1) Preparação, apresentação e discussão do trabalho: 85%
2) Participação nas discussões das sessões presenciais: 15%
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação audiovisual
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Estudos sobre os media
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Serviços de informação na internet
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
85,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho de investigação |
160,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,50 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
50,00 |
Estudo autónomo |
50,00 |
Trabalho escrito |
23,50 |
Total: |
324,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de presença em, pelo menos, 50% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF= (TR x 0,85) + (PP x 0,15)
CF - Classificação Final
PP - Participação Presencial
TR - Trabalho escrito, apresentação e discussão oral
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação só pode ser obtida na componente trabalho escrito, mediante a sua reformulação.