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Paradigmas e Problemáticas da Comunicação e Informação

Código: DCCI01     Sigla: PPCI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2024/2025 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Ciências da Comunicação e Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DCCI 0 Plano Oficial em vigor 2024 1 - 12 81 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 6,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 6,00
António José Machuco Pacheco Rosa 3,00
Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular Paradigmas e Problemáticas da Comunicação e da Informação tem como objetivos:

  1. identificar, caracterizar e sistematizar os principais paradigmas que constituem o campo da Comunicação e sua relação dinâmica com a Informação, tendo em conta o crescente impacto da mediação tecnológica;
  2. realizar revisões de literatura e reflexões, individuais e partilhadas, sobre temas relevantes no domínio em foco (CCOM) com especial destaque para a mediação tecnológica em estreita relação com o processo info-comunicacional;
  3. conhecer o enquadramento epistemológico e os métodos e instrumentos de trabalho adotados no CE.

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Atualizar e aprofundar os conhecimentos dos estudantes sobre os principais paradigmas epistemológicos e científicos que influenciam a investigação na área das Ciências da Comunicação e da Informação;

  2. Desenvolver os conhecimentos e as competências dos estudantes relativamente aos recursos e às ferramentas de pesquisa, de recuperação e de partilha e comunicação de informação científica que terão ao seu dispor ao longo do curso.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa


  1. Da Epistemologia Geral à Epistemologia Prática

  2. Contraposição conceitual: Paradigma de T. Kuhn e Programa de Investigação de I. Lakatos

  3. Os macro paradigmas da Complexidade e Tecnológico e os paradigmas disciplinares ou “microparadigmas”

  4. Conceitos operatórios: comunicação; informação, cognição/conhecimento; infoesfera ou espaço de fluxos; mediação/mediações; interação/interatividade; plataforma digital; sistema de informação

  5. Modalidades de construção de conhecimento em Comunicação: multi ou pluri, inter e transdisciplinaridade

  6. Paradigmas identificáveis e a indefinição paradigmática

  7. Outros impactos no campo: a Teoria da Informação ou Teoria Matemática da Comunicação; a Cibernética; a Teoria Geral da Informação e Comunicação, a Teoria Geral dos Sistemas, a Teoria Geral das Redes; a Teoria dos Media; a Ecologia dos Média; e a Convergência dos Media

  8. Agenda(s) de investigação e reflexões sobre a “Era da Inteligência Artificial” e o futuro humano

Bibliografia Obrigatória

António Machuco Rosa; Cinco lições sobre comunicação, redes e tecnologias da informação. ISBN: 972-699-843-3
Castells, M. ; The Information Age. Economy, Society and Culture, Blackwell, 2000
Epstein, I. ; Teoria da Informação, Editora Ática, 1988
Floridi, L.; The 4th Revolution, Oxford Univ. Press, 2014
Imre Lakatos; The^methodology of scientific research programmes. ISBN: 0-521-28031-1
James Gleick; Informação. ISBN: 978-989-644-172-2
Jensen, Klaus Bruhn; Media convergence. ISBN: 978-0-415-48204-2
Martino, L. M.; Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes e redes., Vozes, 2015
Morin, E. ; Introdução ao pensamento complexo, Instituto Piaget, 1995
Paviani, J ; Epistemologia Prática: ensino e conhecimento científico., EDUCS., 2009
Robert Escarpit; Théorie générale de l.information et de la communication. ISBN: 2-01-003767-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm uma componente expositiva, que se articula com o debate em aula, suscitado por leituras de textos fundamentais sobre os vários pontos do programa. A discussão teórica é estimulada, uma vez que esta UC dá um enquadramento geral ao ciclo de estudos e problematiza os fundamentos da área científica fundamental do CE.

A avaliação pretende, por um lado, explorar com os estudantes os paradigmas e as problemáticas ínsitos ao campo disciplinar (e interdisciplinar) em foco e, por outro, estimular que cada estudante apresente um trabalho em forma de artigo no qual procure estabelecer uma relação epistemológica e aplicacional clara entre um tema de seu interesse e as temáticas da UC.

Com base nisto, a avaliação inclui os seguintes componentes:

1) Preparação, apresentação e discussão do trabalho: 85%

2) Participação nas discussões das sessões presenciais: 15%

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação audiovisual
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Estudos sobre os media
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Serviços de informação na internet

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho prático ou de projeto 85,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 160,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,50
Elaboração de relatório/dissertação/tese 50,00
Estudo autónomo 50,00
Trabalho escrito 23,50
Total: 324,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de presença em, pelo menos, 50% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF= (TR x 0,85) + (PP x 0,15)


CF - Classificação Final

PP - Participação Presencial
TR - Trabalho escrito, apresentação e discussão oral

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação só pode ser obtida na componente trabalho escrito, mediante a sua reformulação.
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