Métodos e Técnicas de Investigação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DCCI |
0 |
Plano Oficial em vigor 2024 |
1 |
- |
9 |
61 |
243 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolver competências operacionais no campo dos métodos de investigação.
Desenvolver uma atitude reflexiva e crítica em relação à utilização dos conceitos e procedimentos metodológicos.
Compreender as potencialidades e limitações das diversas metodologias de investigação em Ciências Sociais.
Resolver problemas – organizar e planificar trabalhos de investigação – com base nos conhecimentos adquiridos
Resultados de aprendizagem e competências
A unidade curricular está desenhada para criar um ambiente de aprendizagem ativo que está estruturado segundo dois princípios fundamentais.
Por um lado, surge estruturado sobre o princípio da aprendizagem orientada para um fim: a abordagem pedagógica é uma versão adaptada da metodologia PBL (Problem Based Learning), sendo todos os momentos de aprendizagem estruturados a partir da apresentação de problemas concretos que reclamam resolução. Por outro lado, o ambiente de aprendizagem afigura-se estruturado sob o princípio da aprendizagem colaborativa: diversidade de metodologias (expositivas e colaborativas) capazes de garantir a aprendizagens autónomas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
1. Introdução à investigação
Paradigmas de investigação - da seleção de um tema ao desenho do projeto de investigação
Planeamento da investigação
Fontes de informação científica e revisão da literatura
2. Processo de investigação
Métodos de recolha de dados – de formas tradicionais a formas digitais
Análise e interpretação de dados
Métodos computacionais na investigação em Ciências da Comunicação e Informação
Apresentação dos resultados de investigação
Bibliografia Obrigatória
Alvesson, M., & Sköldberg, K.; Reflexive methodology: New vistas for qualitative research (, Sage, 2017
Bryman, A.; Social research methods. , Oxford University Press, 2012
Gray, D. ; Doing research in the real world , Sage., 2022
Hewson, C., Vogel, C., & Laurent, D. ; Internet Research Methods, Sage, 2016
Pickard, A. J.; Research Methods in Information, Facet Publishing., 2013
Snee, H.; Hine, C.: Morey, Y.; Roberts, S. & Watson, H. (Eds.) ; Digital Methods for Social Science: An Interdisciplinary Guide to Research Innovation. , Palgrave-Macmillan, 2016
Tobi, H., & Kampen, J. K. ; Research design: the methodology for interdisciplinary research framework.52(3), 1209-1225., 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O planeamento de um estudo de nível avançado, partindo de uma questão de investigação, que deve atender aos interesses de investigação de cada estudante (promoção da resolução de problemas através da proposta, organização e planificação de um trabalho de pesquisa) promovendo o desenvolvimento do espírito crítico. A fase de planeamento do trabalho é acompanhada de forma próxima pelos
docentes permitindo resolver problemas com base nos conhecimentos adquiridos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Estudo autónomo |
80,00 |
Frequência das aulas |
61,00 |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Desenvolvimento de um trabalho individual envolvendo o planeamento de um trabalho de investigação de nível avançado (definição da questão de investigação, objetivos, pesquisa bibliográfica exploratória, construção do modelo de análise, escolha do método de operacionalização bem como pesquisa de publicações onde seja pertinente vir a publicar).
Fórmula de cálculo da classificação final
E+Pp+Tc=100%
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
N/A