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Métodos e Técnicas de Investigação

Código: DCCI02     Sigla: MTI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2024/2025 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Ciências da Comunicação e Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DCCI 0 Plano Oficial em vigor 2024 1 - 9 61 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Laura Dias de Lima Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,50
Teresa Joana da Silva Silveira 1,50
Ricardo José Pinheiro Fernandes Morais 1,50
Helena Laura Dias de Lima 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolver competências operacionais no campo dos métodos de investigação.
Desenvolver uma atitude reflexiva e crítica em relação à utilização dos conceitos e procedimentos metodológicos.
Compreender as potencialidades e limitações das diversas metodologias de investigação em Ciências Sociais.
Resolver problemas – organizar e planificar trabalhos de investigação – com base nos conhecimentos adquiridos

Resultados de aprendizagem e competências

A unidade curricular está desenhada para criar um ambiente de aprendizagem ativo que está estruturado segundo dois princípios fundamentais.
Por um lado, surge estruturado sobre o princípio da aprendizagem orientada para um fim: a abordagem pedagógica é uma versão adaptada da metodologia PBL (Problem Based Learning), sendo todos os momentos de aprendizagem estruturados a partir da apresentação de problemas concretos que reclamam resolução. Por outro lado, o ambiente de aprendizagem afigura-se estruturado sob o princípio da aprendizagem colaborativa: diversidade de metodologias (expositivas e colaborativas) capazes de garantir a aprendizagens autónomas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

1. Introdução à investigação
Paradigmas de investigação - da seleção de um tema ao desenho do projeto de investigação
Planeamento da investigação
Fontes de informação científica e revisão da literatura
2. Processo de investigação
Métodos de recolha de dados – de formas tradicionais a formas digitais
Análise e interpretação de dados
Métodos computacionais na investigação em Ciências da Comunicação e Informação
Apresentação dos resultados de investigação

Bibliografia Obrigatória

Alvesson, M., & Sköldberg, K.; Reflexive methodology: New vistas for qualitative research (, Sage, 2017
Bryman, A.; Social research methods. , Oxford University Press, 2012
Gray, D. ; Doing research in the real world , Sage., 2022
Hewson, C., Vogel, C., & Laurent, D. ; Internet Research Methods, Sage, 2016
Pickard, A. J.; Research Methods in Information, Facet Publishing., 2013
Snee, H.; Hine, C.: Morey, Y.; Roberts, S. & Watson, H. (Eds.) ; Digital Methods for Social Science: An Interdisciplinary Guide to Research Innovation. , Palgrave-Macmillan, 2016
Tobi, H., & Kampen, J. K. ; Research design: the methodology for interdisciplinary research framework.52(3), 1209-1225., 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O planeamento de um estudo de nível avançado, partindo de uma questão de investigação, que deve atender aos interesses de investigação de cada estudante (promoção da resolução de problemas através da proposta, organização e planificação de um trabalho de pesquisa) promovendo o desenvolvimento do espírito crítico. A fase de planeamento do trabalho é acompanhada de forma próxima pelos
docentes permitindo resolver problemas com base nos conhecimentos adquiridos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Trabalho prático ou de projeto 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 61,00
Trabalho escrito 100,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Desenvolvimento de um trabalho individual envolvendo o planeamento de um trabalho de investigação de nível avançado (definição da questão de investigação, objetivos, pesquisa bibliográfica exploratória, construção do modelo de análise, escolha do método de operacionalização bem como pesquisa de publicações onde seja pertinente vir a publicar).

Fórmula de cálculo da classificação final

E+Pp+Tc=100%

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

N/A
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