Código: | DCCI08 | Sigla: | CEPS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação |
Curso/CE Responsável: | Ciências da Comunicação e Informação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DCCI | 0 | Plano Oficial em vigor 2024 | 1 | - | 6 | 40,5 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Fernando Vasco Moreira Ribeiro | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
João Paulo de Jesus Faustino | 1,50 | ||
Fernando Vasco Moreira Ribeiro | 1,50 |
Esta UC procura:
O1. Problematizar e questionar o papel dos diferentes agentes na formação da opinião pública.
O2. Discutir e analisar os meios e os recursos que o poder usa nas sociedades democráticas para controlar a opinião pública;
O3. Refletir e perspetivar novos modelos de comunicação estratégica;
O4. Mapear e problematizar o peso sibilino da fonte de informação na construção de supostas realidades;
O5. Promover o pensamento crítico sobre a teoria e prática regulatória da comunicação social, telecomunicações e comunicação.
O6. Analisar o funcionamento do ecosistema média e os seus impactos nas dinâmicas sociais, políticas económicas e tecnológicas.
O7. Potenciar o espírito crítico sobre as conceções de políticas públicas para a diversidade de conteúdos e da indústria cultural e criativa.
O8. Identificar o contexto económico, os fatores competitivos e as estratégias das organizações de média e cultura para potenciar a sustentabilidade das atividades e operações.- Conhecer aprofundamente as principais correntes teóricas e a problematização do trinómio Politica-Media-Cidadãos
- Desenvolver capacidades críticas que lhe permitam distinguir os diferentes campos e modelos operacionais da Comunicação Política.
- Conhecer a evolução e transformação dos paradigmas da Comunicação Política ao longo da história da Comunicação.
- Dominar os efeitos da Comunicação no espaço público, em particular os efeitos da comunicação tradicional versus digital
- Compreender e contextualizar o alcance das teorias sociais contemporâneas na Opinião Pública
1. O processo de construção da opinião pública contemporâneo: Os efeitos e a atualidade da propaganda. Os cidadãos, a política e os media. Democracia, poder e persuasão. Estratégias mediáticas contemporâneas.
2. A profissionalização da comunicação: Da densidade para a superficialidade da mensagem. A mutação e a sofisticação do profissional da promoção.
3. Paradigmas da Comunicação Estratégica. Os campos sobrepostos da comunicação pública. Temas do modelo marxistas e liberal.
4. As fontes de informação jornalísticas: A introdução e o viés no processo de construção de notícias. Os efeitos para a democracia e a sociedade. O spin doctoring.
5. O sistema e as instituições de média e comunicações: Funções das organizações de média e o serviço público como pilar do pluralismo da informação.
6. Regulação da indústria da comunicação e média: Entidades de regulação e autorregulação., concentração da propriedade e diversidade de vozes.
7. Políticas públicas e o papel dos média no contexto da indústria criativa e cultural: Apoios do Estado, falhas de mercado e externalidades positivas.
8. Dinâmicas sociais, empresariais e tecnológicas nos média: Estrutura de mercado e consumo de conteúdos de informação e entretenimento. Os média e a indústria criativa como empresas, modelo de negócio e desafios tecnológicos.Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 12,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho de investigação | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Estudo autónomo | 20,00 |
Total: | 162,00 |