Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DCCI08

Comunicação Estratégica, Políticas e Sociedade

Código: DCCI08     Sigla: CEPS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2024/2025 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Ciências da Comunicação e Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DCCI 0 Plano Oficial em vigor 2024 1 - 6 40,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Vasco Moreira Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
João Paulo de Jesus Faustino 1,50
Fernando Vasco Moreira Ribeiro 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta UC procura:

O1. Problematizar e questionar o papel dos diferentes agentes na formação da opinião pública.

O2. Discutir e analisar os meios e os recursos que o poder usa nas sociedades democráticas para controlar a opinião pública;

O3. Refletir e perspetivar novos modelos de comunicação estratégica;

O4. Mapear e problematizar o peso sibilino da fonte de informação na construção de supostas realidades;

O5. Promover o pensamento crítico sobre a teoria e prática regulatória da comunicação social, telecomunicações e comunicação.

O6. Analisar o funcionamento do ecosistema média e os seus impactos nas dinâmicas sociais, políticas económicas e tecnológicas.

O7. Potenciar o espírito crítico sobre as conceções de políticas públicas para a diversidade de conteúdos e da indústria cultural e criativa.

O8. Identificar o contexto económico, os fatores competitivos e as estratégias das organizações de média e cultura para potenciar a sustentabilidade das atividades e operações.

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecer aprofundamente as principais correntes teóricas e a problematização do trinómio Politica-Media-Cidadãos

- Desenvolver capacidades críticas que lhe permitam distinguir os diferentes campos e modelos operacionais da Comunicação Política.

- Conhecer a evolução e transformação dos paradigmas da Comunicação Política ao longo da história da Comunicação.

- Dominar os efeitos da Comunicação no espaço público, em particular os efeitos da comunicação tradicional versus digital

- Compreender e contextualizar o alcance das teorias sociais contemporâneas na Opinião Pública

- Desenvolver e fortalecer capacidade de análise, quer para aplicação profissional como para investigação científica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O processo de construção da opinião pública contemporâneo: Os efeitos e a atualidade da propaganda. Os cidadãos, a política e os media. Democracia, poder e persuasão. Estratégias mediáticas contemporâneas.

2. A profissionalização da comunicação: Da densidade para a superficialidade da mensagem. A mutação e a sofisticação do profissional da promoção.

3. Paradigmas da Comunicação Estratégica. Os campos sobrepostos da comunicação pública. Temas do modelo marxistas e liberal.

4. As fontes de informação jornalísticas: A introdução e o viés no processo de construção de notícias. Os efeitos para a democracia e a sociedade. O spin doctoring.

5. O sistema e as instituições de média e comunicações: Funções das organizações de média e o serviço público como pilar do pluralismo da informação.

6. Regulação da indústria da comunicação e média: Entidades de regulação e autorregulação., concentração da propriedade e diversidade de vozes.

7. Políticas públicas e o papel dos média no contexto da indústria criativa e cultural: Apoios do Estado, falhas de mercado e externalidades positivas.

8. Dinâmicas sociais, empresariais e tecnológicas nos média: Estrutura de mercado e consumo de conteúdos de informação e entretenimento. Os média e a indústria criativa como empresas, modelo de negócio e desafios tecnológicos.

Bibliografia Obrigatória

Lippmann, Walter; Public Opinion, Harcourt, Brace and Company, 1922
Perloff, Richard M. ; The Dynamics of Political Communication , Routledge, 2020
Holtzhausen, Derina, & Zerfass, Ansgar; The Routledge Handbook of Strategic Communication, Routledge, 2018

Bibliografia Complementar

Faustino, Paulo ; “Who Owns the World’s Media? Media Concentration and Ownership Around the World”, Oxford University Press, 2015
Tunez, M. et all ; Communication: Innovation and Quality, Springer, 2015
Ribeiro, Vasco; Os Bastidores do Poder: Manual de combate à manipulação política (2ª Edição), Almedina, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo com recurso à sistemática análise e à problematização suscitada por trabalhos académicos da área. Promoção do debate através da apresentação de trabalhos académicos opostos. Avaliação com a entrega final de um artigo académico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 12,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 50,00
Trabalho escrito 50,00
Estudo autónomo 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Entrega de um artigo científico, com as regras para publicação na revista Prisma.com, numa data que será definida pelos docentes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Entrega do artigo científico: 100%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prazo de entrega do artigo em data acordada com os docentes, mas sempre no cumprimento do Calendário Escolar da FLUP.

Melhoria de classificação

Entrega de um artigo científico, com as regras para publicação numa revista internacional, numa data que será definida pelos docentes.
Recomendar Página Voltar ao Topo