Apresentação Pessoal
João Paulo de Jesus Faustino tem um doutoramento europeu pela Universidade Complutense de Madrid e pela University of Jönköping, e realizou pós-doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É mestre em Sociologia Económica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa.
Possui formação avançada/executiva nas seguintes instituições internacionais: Media & Entertainment Management (Anderson School of Management – Universidade da Califórnia, Los Angeles - UCLA); Publishing Management (Universidade de Stanford); e Regulation Issues (London School of Economics and Political Science).
Atualmente, é Professor e Diretor do Mestrado em Comunicação e Gestão das Indústrias Criativas, ministrado no âmbito do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), onde leciona temas relacionados com os estudos dos média e das indústrias criativas e culturais, nomeadamente gestão, modelos de negócio, marketing, comunicação, públicos e audiências.
Paulo Faustino é docente do Doutoramento em Ciências da Comunicação e Informação, ministrado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É membro integrado do Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" (CITCEM) e Senior Fellow do Institute for Tele-Information da Columbia University (CITI, Nova Iorque). É ainda codiretor, juntamente com Terry Flew, do Journal of Creative Industries and Cultural Studies – JOCIS, e membro da comissão permanente do Conselho de Opinião da RTP (Rádio e Televisão Pública de Portugal).
Entre 2014 e 2020, foi Presidente da International Media Management Academic Association (IMMAA). É cofundador e foi membro do conselho diretivo da European Association of Media Management Education (EMMA). É autor e coautor de mais de 20 livros e de 35 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, bem como de obras dedicadas aos estudos dos média (economia, políticas públicas, comunicação, marketing e gestão). Integra o conselho editorial de diversas revistas científicas internacionais
Tem sido professor convidado em várias universidades internacionais, destacando-se colaborações frequentes no Brasil, China, Rússia e Suíça. Como convidado especial e conferencista, participou em eventos científicos em todos os continentes, com intervenções em mais de 30 países. A sua investigação centra-se nos Estudos dos Média e nas Indústrias Criativas e Culturais, com foco nos seguintes domínios: concentração de propriedade, pluralismo dos média, políticas públicas, economia, empreendedorismo, gestão, comunicação e marketing.
Antes da carreira académica, Paulo Faustino trabalhou durante cerca de 20 anos em cargos de relevo na Indústria da Comunicação Social. Foi adjunto do Secretário de Estado e do Ministro da Presidência do Governo Português, além de ter realizado trabalhos de consultoria e projetos financiados por diversas instituições públicas e privadas, como o Banco Mundial e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
Foi Secretário-Geral da Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social, assessor do Conselho de Administração da Lusomundo Media (antigo grupo de comunicação social do grupo Portugal Telecom, atualmente Grupo Altice), vice-presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, presidente do Observatório da Comunicação e membro da administração do Centro de Formação Profissional em Jornalismo (CENJOR).