Código Oficial: | 6175 |
Sigla: | MIET |
Descrição: | A Nossa Proposta de Valor O MIETE tem como Proposta de Valor promover a formação integrada de gestores e empreendedores através de um ensino prático (“mãos-na-massa”) que, estando assente em conceitos teóricos sólidos e num acompanhamento permanente e profissional, permita o desenvolvimento de competências e conhecimentos com vista à eficaz gestão do conhecimento e inovação e ao desenvolvimento de novos negócios. Estes novos negócios, de elevado potencial, poderão ser desenvolvidos no seio de empresas existentes ou através da criação de novas empresas. O MIETE oferece: i) Formação integrada nos processos de Inovação e Comercialização de Tecnologia; ii) Promoção da construção de novos negócios de base tecnológica; iii) Acesso privilegiado a tecnologia disponível na Universidade do Porto para a construção do negócio; iv) Orientação dos alunos tendo por base casos reais, ao longo de todo o processo de construção de novos negócios; v) Apoio de professores e executivos experientes na construção do negócio a nível nacional e internacional; vi) Integração de valências e competências diversas em equipas pluri-disciplinares. |
O foco deste curso é fomentar a capacidade de transformar alta tecnologia em inovação, fomentando oportunidades de disrupção de cadeias de valor internacionais e permitindo explorar benefícios económicos que só a transferência eficaz de tecnologia para inovação de mercado permitem, através da:
Pretende-se que, no fim da UC, os estudantes saibam identificar as características principais do Design Thinking e diferenciar os vários modelos de processo, assim como as respectivas técnicas heurísticas, desenvolvendo uma atitude criativa e crítica acerca deste método de inovação.
Considerando que nos últimos anos, o mercado de trabalho sofreu profundas transformações e passou a exigir profissionais que saibam agir com independência, autonomia, flexibilidade, criatividade, compromisso e colaboração; define-se como objectivo estratégico da disciplina a disseminação de uma cultura empreendedora, trabalhando um conjunto de competências técnicas e sociais, que se pretendem que estimule e favoreça a criação de novos projectos de empreendedorismo ou de intra-empreendedorismo de base tecnológica. Pretende-se assim, que a disciplina de Introdução ao Empreeendedorismo contribua através da formação e da disseminação de exemplos para o estimulo de uma atitude empreendedora e para o aprofundamento de matérias relacionadas com o processo de empreendedorismo.
Introduzir o estudo e análise detalhados do processo negocial, em ambientes multiculturais (para além do internacional):
Introduzir o estudo e análise detalhados dos requisitos éticos estabelecidos na legislação europeia relativos aocombate à corrupção e pela transparência e as suas interações e associados à tomada de decisão na gestão e em particular ao longo do processo negocial.
Desenvolver capacidades de análise crítica das diversas situações e de definir e implementar ações ao longo das fases do processo de negociação (da preparação ao follow-up dos acordos).
Dotar os estudantes com os conceitos fundamentais do desenvolvimento de estratégia empresarial para a comercialização de um produto / serviço de base tecnológica.
Desenvolver e ampliar o conhecimento (i) em Modelos de Negócios (BM) e sobre a relevância da sua implementação na realidade específica de cada negócio. (ii) sobre a realidade do estabelecimento de uma Startup, a compreensão das principais diferenças com as empresa já estabelecidos.
Dotar os estudantes com o uso de conceitos previamente adquiridos na avaliação financeira de projetos de investimentos e sobre o financiamento de um empreendimento nova tecnologia baseada .
Dotar os estudantes com a capacidade de:
- Criação e implementação de um (i) plano estratégico completo, conciso e bem fundamentado e (ii) um BM compatível com a estratégia, ambos adequados a um empreendimento de base tecnológica .
- Ter uma visão holística e integrada de um empreendimento comercial, envolvendo todos os seus recursos e as partes interessadas
- Assumir e executar a criação de uma startup com base em um plano de negócios com a estrutura financeira adequada.
O objectivo do curso é familiarizar os estudantes com os conceitos fundamentais de estudos de mercado. Os estudantes devem ser capazes de desenhar, conduzir e analisar um estudo de mercado de forma a tomar decisões de negócio acertadas.
Esta UC tem como objetivo difundir conhecimentos na área da Inovação e Gestão da Inovação que por um lado capacitem os estudantes para a iniciação à investigação na área e, por outro, lhes forneça ferramentas de base para analisarem os processos de criação e inovação e as suas implicações para a gestão, explorando as formas através das quais inovação pode ser estimulada nas organizações. Os estudantes deverão desenvolver capacidades para analisar os processos de criação e inovação e as suas implicações para a gestão e de explorar as formas através das quais inovação pode ser estimulada nas organizações.
A UC tem como objetivo a exploração dos procedimentos de análise estatística de significância e multivariada no âmbito da produção de conhecimento científico e a capacitação para a avaliação crítica das suas potencialidades e limitações.
Desenvolver um projecto de oportunidade de negócio.
Identificar tecnologias com potencial de mercado e de valorização económica e realizar uma primeira avaliação de oportunidade.
A unidade curricular Direito das Empresas tem como objetivo primordial dar a conhecer o enquadramento legal relevante para a prossecução de um plano de negócios empresarial na área da inovação tecnológica. A minimização dos riscos legais inerentes ao exercício de uma atividade económica passa comummente pela constituição de uma sociedade comercial (incluindo uma startup), sendo uma estrutura jurídica autónoma dos sócios fundadores com os seus órgãos sociais próprios: assembleia de sócios, órgão de administração, órgão de fiscalização, em regra, entre outros órgãos socias facultativos. A constituição de uma sociedade comercial organiza ainda as relações de poder (direitos e obrigações sociais), entre os sócios fundadores, quando são dois ou mais, sendo possível e aconselhável a conformação dessas relações de poder no contrato de sociedade inicial e em acordos parassociais (v. g., direitos preferenciais de aquisição de quotas ou ações; direitos especiais ao dividendo; direito especial de reembolso do valor das quotas ou ações, no caso de liquidação da sociedade; limitações à transmissibilidade de quotas e ações; direitos anti-diluição da participação de capital; call e put options; drag-along right e tag-along right, entre outras cláusulas contratuais). A atuação de uma sociedade comercial (incluindo de uma startup) no mercado implica em regra a obtenção de financiamento, seja dos sócios ou sobretudo de terceiros, com destaque para a obtenção de investimento de venture capital.
A frequência da UC dota os estudantes de conhecimentos que lhes permitem percecionar a estrutura jurídica base das sociedades e a relevância da assessoria jurídica no futuro, tendo em vista prevenir e antecipar o risco legal de determinadas atuações, decisões, transações e operações económicas e financeiras na prossecução de um projeto empresarial através de uma sociedade comercial (incluindo uma startup).
Capacitar os alunos a fazerem uso do conhecimento adquirido (no primeiro ano do Mestrado) na preparação de seu plano de dissertação/ Projeto / Estágio.
No fim do curso, o estudante deve ser capaz de:
- Compreender alguns conceitos básicos de pesquisa e suas metodologias,
- Identificar tópicos de pesquisa apropriados e um problema de pesquisa
- Preparar uma proposta de dissertação.
Dotar os estudantes com a capacidade de:
. Desenvolver e concluir a execução de um estudo de viabilidade
. Produzir e defender um plano de negócios suportado por todas as fontes primárias e secundárias de informação adequada.
. Executar experiências práticas de validação de hipoteses de negócio, aplicando os resultados dessa aprendizagem
. Apresentar o projeto/negócio a potenciais investidores, na forma e no conteúdo adequados
. Trabalhar em grupo num projeto específico, a concretizar num prazo pré-definido