Desenvolvimento de novos Produtos e Serviços
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Design de Produtos |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Integração de competências multidisciplinares na criação de novos produtos/serviços tendo como como objetivo a aprendizagem de um conjunto de estratégias e ferramentas de desenvolvimento sistemático e estruturado de produto, num ambiente de trabalho em equipa.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da Unidade Curricular, o estudante deverá desenvolver as competências seguintes e ser capaz de:
- Organizar e definir o processo de desenvolvimento de produtos e serviços numa organização;
- Definir um plano estruturado de desenvolivmento de um produto ou serviço;
- Desenvolver e aplicar as principais ferramentas de planeamento de produtos: declaração de missão e carta de produtos
- Alinhar o desenvolvimento de novos produtos e serviços com a estratégia da organização;
- Entender o desenvolvimento de produtos / serviços como um sistema através da adoção de abordagens holisticas
- Compreender a importância da experiência do cliente e do envolvimento do cliente no desenvolvimento de novos produtos e serviços
- Aplicar e sintetizar conhecimento através de um projeto em equipa, desde a identificação de uma oportunidade de negócio até a geração de um conceito e protótipo
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Programa
Bibliografia Obrigatória
Antonio Augusto Fernandes;
Desenvolvimento de novos produtos e serviços. Modelos e Estratégias para inovar,, Lidel, 2017. ISBN: 978-989-752-291-8
Marc Stickdorn;
This is service design doing. ISBN: 978-1-491-92718-2
Karl Ulrich , Steven Eppinger;
Product Design and Development , Macgraw Hill International
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC usa uma metodologia de ensino baseado no desenvolvimento de um projeto de criação de um novo produto ou serviço, a partir de uma oportunidade de negócio identificada por uma equipa, seguindo a metodologia ensinada no curso.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
42,00 |
Elaboração de projeto |
70,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem avaliação mínima de 37,5% em todas as componentes de avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação é baseada nos seguintes critérios:
- 20% - participação individual nas aulas
- 30% -apresentações parciais do projeto de desenvolvimento de produto/serviço
- 50% - relatório final escrito do projeto de desenvolvimento de produto/serviço
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes realizarão os trabalhos individuais e em grupo, sendo obrigatória a presença nos momentos de avaliação.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação será realizada no ano seguinte.