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Desenvolvimento de novos Produtos e Serviços

Código: MIET0001     Sigla: DNPS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design de Produtos

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIET 22 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Integração de competências multidisciplinares na criação de novos produtos/serviços tendo como como objetivo a aprendizagem de um conjunto de estratégias e ferramentas de desenvolvimento sistemático e estruturado de produto, num ambiente de trabalho em equipa.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da Unidade Curricular, o estudante deverá desenvolver as competências seguintes e ser capaz de: 


  • Organizar e definir o processo de desenvolvimento de produtos e serviços numa organização;

  • Definir um plano estruturado de desenvolivmento de um produto ou serviço;

  • Desenvolver e aplicar as principais ferramentas de planeamento de produtos: declaração de missão e carta de produtos

  • Alinhar o desenvolvimento de novos produtos e serviços com a estratégia da organização;

  • Entender o desenvolvimento de produtos / serviços como um sistema através da adoção de abordagens holisticas

  • Compreender a importância da experiência do cliente e do envolvimento do cliente no desenvolvimento de novos produtos e serviços

  • Aplicar e sintetizar conhecimento através de um projeto em equipa, desde a identificação de uma oportunidade de negócio até a geração de um conceito e protótipo

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

Programa



  • O desenvolvimento de novos produtos e serviços na organização

  • Desenvolvimento de produto e serviço, designing thinking e desenho de serviços

  • Problem framing e Mission Statement

  • Estudo da experiência dos clientes e de outros stakeholders relevantes

  • Envolvimento dos clientes no processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços

  • Tradução das experiência do cliente em especificações de novos produtos e serviços

  • Geração e teste de novos conceitos de produtos e serviços

  • Desenho da arquitetura de produto e de serviço

  • Prototipagem e teste de produtos e serviços


Bibliografia Obrigatória

Antonio Augusto Fernandes; Desenvolvimento de novos produtos e serviços. Modelos e Estratégias para inovar,, Lidel, 2017. ISBN: 978-989-752-291-8
Marc Stickdorn; This is service design doing. ISBN: 978-1-491-92718-2
Karl Ulrich , Steven Eppinger; Product Design and Development , Macgraw Hill International

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC usa uma metodologia de ensino baseado no desenvolvimento de um projeto de criação de um novo produto ou serviço, a partir de uma oportunidade de negócio identificada por uma equipa, seguindo a metodologia ensinada no curso.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 42,00
Elaboração de projeto 70,00
Estudo autónomo 30,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem avaliação mínima de 37,5% em todas as componentes de avaliação

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação é baseada nos seguintes critérios:



  • 20% - participação individual nas aulas

  • 30% -apresentações parciais do projeto de desenvolvimento de produto/serviço

  • 50% - relatório final escrito do projeto de desenvolvimento de produto/serviço

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes realizarão os trabalhos individuais e em grupo, sendo obrigatória a presença nos momentos de avaliação.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação será realizada no ano seguinte.
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