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Comercialização de Tecnologia

Código: MIET0018     Sigla: CTEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão de Inovação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIET 20 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 3 21 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-11-01.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Bibliografia Obrigatória, Programa, Tipo de avaliação, Trabalho de estágio/projeto, Provas e trabalhos especiais

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O foco deste curso é fomentar a capacidade de transformar alta tecnologia em inovação, fomentando oportunidades de disrupção de cadeias de valor internacionais e permitindo explorar benefícios económicos que só a transferência eficaz de tecnologia para inovação de mercado permitem, através da:

  • Compreensão dos fundamentos da comercialização de tecnologia.
  • Identificação e avaliação de oportunidades de mercado para produtos e serviços baseados em tecnologia.
  • Desenvolvimento de estratégias para proteção e gestão de propriedade intelectual.
  • Análise de modelos de negócios para a comercialização de tecnologia.
  • Aprendizagem de técnicas de comercialização de produtos baseados em tecnologia.
  • Compreensão de considerações regulatórias e éticas na comercialização de tecnologia.
  • Desenvolvimento de skills para apresentar e vender ideias de negócios baseadas em tecnologia.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados desta experiência de aprendizagem e competências a fomentar nos estudantes incluem:

  • Compreensão aprofundada dos conceitos e práticas de comercialização de tecnologia
  • Conhecimentos para uma avaliação estruturada do potencial comercial de tecnologias e o desenvolvimento de estratégias eficazes de comercialização
  • Conhecimento sobre como proteger propriedade intelectual e gerir projetos de comercialização de tecnologia
  • Desenvolvimento de habilidades críticas, como análise crítica, pensamento estratégico e comunicação eficaz
  • Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais, como o desenvolvimento de um plano de comercialização para uma tecnologia específica.

Esses são apenas alguns exemplos dos resultados que podem ser alcançados através desta experiência de aprendizagem. O curso será ainda adaptado para atender às necessidades específicas dos estudantes e fornecer resultados ainda mais relevantes e específicos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa


  1. Fundamentos da comercialização de tecnologia e Avaliação do potencial comercial de tecnologias

  2. Desenvolvimento e implementação de estratégias de proteção de Propriedade Intelectual

  3. Modelos de Transferência de tecnologia.

  4. Modelos de Comercialização de produtos baseados em alta tecnologia

  5. Desenvolvimento e apresentação de um plano de comercialização

  6. Apresentação de Planos de Comercialização de tecnologia

Bibliografia Obrigatória

Byers T. Dorf R. C. & Nelson A. J. ; Technology ventures: from idea to enterprise, McGraw-Hill, 2011. ISBN: 978-0073523422
Kim W. C. & Mauborgne Renée; Blue ocean shift: beyond competing: proven steps to inspire confidence and seize new growth, Pan Books, 2022. ISBN: 978-0275933579
Geoffrey A. Moore; Crossing the Chasm. ISBN: 978-0-06-229298-8
Alexander Osterwalder; Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
Touhill C. J. Touhill G. J. & O'Riordan T. A. ; Commercialization of innovative technologies: bringing good ideas to the marketplace, Wiley, 2011. ISBN: 9780470925362

Observações Bibliográficas

Outros textos e artigos serão aconselhados conforme necessário para a discussão e os trabalhos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Aulas expositivas e estudos de caso

  • Apresentações e discussão pelos estudantes

  • Trabalhos de grupo

  • Revisão da literatura

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 21,00
Total: 21,00

Obtenção de frequência

O estudante é aprovado quando a sua nota final é igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua
Nota= 10% Apresentação do trabalho de grupo + 40% Trabalho de grupo + 50% Trabalho individual

ou

Exame Final
Nota= 100% Exame escrito

Provas e trabalhos especiais

Trabalho Individual

  • Data de entrega: 3 de dezembro de 2023
  • Revisão da literatura
  • Selecione um destes tópicos:
    • Venda de propriedade intelectual como comercialização de tecnologia
    • Licenciamento e comercialização de tecnologia
    • Spin Offs e Start Ups como mecanismos de comercialização de tecnologia
  • Entregável: ensaio escrito de até 1.500 palavras (~ 5 páginas, Arial, 12, único), formato de arquivo do word; nome de arquivo “Student A.docx”

  • Upload: tarefa do Moodle

Trabalho de estágio/projeto

Trabalho de Grupo:


Os estudantes desenvolverão um trabalho de grupo conjunto que inclua, pelo menos, a seguinte abordagem:


1) Escolha uma tecnologia de entre as opções disponíveis em UP Innovation https://upin.up.pt/en/content/technologies (aceitam-se outras fontes universitárias, exemplo TechFinder https://techfinder.mtu.edu/).



2) Divida cada tecnologia numa lista de funções / recursos de componentes e use essas listas para identificar aplicações comerciais não óbvias. Para a aplicação mais promissora, identifique uma empresa ou cliente específico que se beneficiaria com essa aplicação.

3) Explique a proposta de valor que entende que essa tecnologia teria para esse cliente (incluindo uma descrição simples de como ela funciona) e porque é que a empresa / cliente beneficiaria com ela (incluindo como ela é melhor do que a solução atualmente mais usada por esse cliente).


4) Construa hipóteses para testar um potencial plano de comercialização dessa tecnologia. Documente no mínimo 3 entrevistas pessoais ou por telefone com clientes / parceiros, explicando por que escolheu entrevistar essa pessoa e um resumo das coisas novas e interessantes que se descobriu dessa entrevista e quais as hipóteses que foram validadas ou não validadas.

5) Desenhe um plano de comercialização ou licenciamento da tecnologia que inclua:

  1. Análise de mercado: identificação de oportunidades e ameaças no mercado, análise da concorrência e do público-alvo.
  2. Proposta de valor: definição clara do valor que a tecnologia oferece aos clientes.
  3. Propriedade intelectual: proteção da propriedade intelectual da tecnologia através de patentes, marcas registradas e outros meios.
  4. Modelo de Negócio e Estratégia de comercialização: desenvolvimento de uma estratégia eficaz para transferir tecnologia e levá-la ao mercado, incluindo canais de distribuição, parcerias e colaborações.
  5. Plano operacional: definição de processos e procedimentos para produzir, entregar e dar suporte à tecnologia.



Grupos: 5/6 estudantes (expectativa de 6 grupos no total)



Data e entregáveis: 14 de dezembro de 2023; 30 minutos apresentação e perguntas e respostas, deck de até 20 slides, upload no Moodle; pdf

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Como previsto pelos regulamentos gerais.

Melhoria de classificação

N/A

Observações

N/A
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