Comercialização de Tecnologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão de Inovação |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
O foco deste curso é fomentar a capacidade de transformar alta tecnologia em inovação, fomentando oportunidades de disrupção de cadeias de valor internacionais e permitindo explorar benefícios económicos que só a transferência eficaz de tecnologia para inovação de mercado permitem, através da:
- Compreensão dos fundamentos da comercialização de tecnologia.
- Identificação e avaliação de oportunidades de mercado para produtos e serviços baseados em tecnologia.
- Desenvolvimento de estratégias para proteção e gestão de propriedade intelectual.
- Análise de modelos de negócios para a comercialização de tecnologia.
- Aprendizagem de técnicas de comercialização de produtos baseados em tecnologia.
- Compreensão de considerações regulatórias e éticas na comercialização de tecnologia.
- Desenvolvimento de skills para apresentar e vender ideias de negócios baseadas em tecnologia.
Resultados de aprendizagem e competências
Os resultados desta experiência de aprendizagem e competências a fomentar nos estudantes incluem:
- Compreensão aprofundada dos conceitos e práticas de comercialização de tecnologia
- Conhecimentos para uma avaliação estruturada do potencial comercial de tecnologias e o desenvolvimento de estratégias eficazes de comercialização
- Conhecimento sobre como proteger propriedade intelectual e gerir projetos de comercialização de tecnologia
- Desenvolvimento de habilidades críticas, como análise crítica, pensamento estratégico e comunicação eficaz
- Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais, como o desenvolvimento de um plano de comercialização para uma tecnologia específica.
Esses são apenas alguns exemplos dos resultados que podem ser alcançados através desta experiência de aprendizagem. O curso será ainda adaptado para atender às necessidades específicas dos estudantes e fornecer resultados ainda mais relevantes e específicos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
- Fundamentos da comercialização de tecnologia e Avaliação do potencial comercial de tecnologias
- Desenvolvimento e implementação de estratégias de proteção de Propriedade Intelectual
- Modelos de Transferência de tecnologia.
- Modelos de Comercialização de produtos baseados em alta tecnologia
- Desenvolvimento e apresentação de um plano de comercialização
- Apresentação de Planos de Comercialização de tecnologia
Bibliografia Obrigatória
Byers T. Dorf R. C. & Nelson A. J. ; Technology ventures: from idea to enterprise, McGraw-Hill, 2011. ISBN: 978-0073523422
Kim W. C. & Mauborgne Renée; Blue ocean shift: beyond competing: proven steps to inspire confidence and seize new growth, Pan Books, 2022. ISBN: 978-0275933579
Geoffrey A. Moore;
Crossing the Chasm. ISBN: 978-0-06-229298-8
Alexander Osterwalder;
Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
Touhill C. J. Touhill G. J. & O'Riordan T. A. ; Commercialization of innovative technologies: bringing good ideas to the marketplace, Wiley, 2011. ISBN: 9780470925362
Observações Bibliográficas
Outros textos e artigos serão aconselhados conforme necessário para a discussão e os trabalhos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas expositivas e estudos de caso
- Apresentações e discussão pelos estudantes
- Trabalhos de grupo
- Revisão da literatura
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
21,00 |
Total: |
21,00 |
Obtenção de frequência
O estudante é aprovado quando a sua nota final é igual ou superior a 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua
Nota= 10% Apresentação do trabalho de grupo + 40% Trabalho de grupo + 50% Trabalho individual
ou
Exame Final
Nota= 100% Exame escrito
Provas e trabalhos especiais
Trabalho Individual
- Data de entrega: 3 de dezembro de 2023
- Revisão da literatura
- Selecione um destes tópicos:
- Venda de propriedade intelectual como comercialização de tecnologia
- Licenciamento e comercialização de tecnologia
- Spin Offs e Start Ups como mecanismos de comercialização de tecnologia
- Entregável: ensaio escrito de até 1.500 palavras (~ 5 páginas, Arial, 12, único), formato de arquivo do word; nome de arquivo “Student A.docx”
Trabalho de estágio/projeto
Trabalho de Grupo:
Os estudantes desenvolverão um trabalho de grupo conjunto que inclua, pelo menos, a seguinte abordagem:
1) Escolha uma tecnologia de entre as opções disponíveis em UP Innovation https://upin.up.pt/en/content/technologies (aceitam-se outras fontes universitárias, exemplo TechFinder https://techfinder.mtu.edu/).
2) Divida cada tecnologia numa lista de funções / recursos de componentes e use essas listas para identificar aplicações comerciais não óbvias. Para a aplicação mais promissora, identifique uma empresa ou cliente específico que se beneficiaria com essa aplicação.
3) Explique a proposta de valor que entende que essa tecnologia teria para esse cliente (incluindo uma descrição simples de como ela funciona) e porque é que a empresa / cliente beneficiaria com ela (incluindo como ela é melhor do que a solução atualmente mais usada por esse cliente).
4) Construa hipóteses para testar um potencial plano de comercialização dessa tecnologia. Documente no mínimo 3 entrevistas pessoais ou por telefone com clientes / parceiros, explicando por que escolheu entrevistar essa pessoa e um resumo das coisas novas e interessantes que se descobriu dessa entrevista e quais as hipóteses que foram validadas ou não validadas.
5) Desenhe um plano de comercialização ou licenciamento da tecnologia que inclua:
- Análise de mercado: identificação de oportunidades e ameaças no mercado, análise da concorrência e do público-alvo.
- Proposta de valor: definição clara do valor que a tecnologia oferece aos clientes.
- Propriedade intelectual: proteção da propriedade intelectual da tecnologia através de patentes, marcas registradas e outros meios.
- Modelo de Negócio e Estratégia de comercialização: desenvolvimento de uma estratégia eficaz para transferir tecnologia e levá-la ao mercado, incluindo canais de distribuição, parcerias e colaborações.
- Plano operacional: definição de processos e procedimentos para produzir, entregar e dar suporte à tecnologia.
Grupos: 5/6 estudantes (expectativa de 6 grupos no total)
Data e entregáveis: 14 de dezembro de 2023; 30 minutos apresentação e perguntas e respostas, deck de até 20 slides, upload no Moodle; pdf
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como previsto pelos regulamentos gerais.
Melhoria de classificação
N/A
Observações
N/A