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Estratégia para Startups

Código: MIET0019     Sigla: ES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão de Empresas

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIET 23 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Dotar os estudantes com os conceitos fundamentais do desenvolvimento de estratégia empresarial para a comercialização de um produto / serviço de base tecnológica.

Desenvolver e ampliar o conhecimento (i) em Modelos de Negócios (BM) e sobre a relevância da sua implementação na realidade específica de cada negócio. (ii) sobre a realidade do estabelecimento de uma Startup, a compreensão das principais diferenças com as empresa já estabelecidos.

Dotar os estudantes com o uso de conceitos previamente adquiridos na avaliação financeira de projetos de investimentos e sobre o financiamento de um empreendimento nova tecnologia baseada .

Dotar os estudantes com a capacidade de:

- Criação e implementação de um (i) plano estratégico completo, conciso e bem fundamentado e (ii) um BM compatível com a estratégia, ambos adequados a um empreendimento de base tecnológica .

- Ter uma visão holística e integrada de um empreendimento comercial, envolvendo todos os seus recursos e as partes interessadas

- Assumir e executar a criação de uma startup com base em um plano de negócios com a estrutura financeira adequada.

Resultados de aprendizagem e competências

Dotar os estudantes com os conceitos fundamentais do desenvolvimento de estratégia empresarial para a comercialização de um produto / serviço de base tecnológica.

Desenvolver e ampliar o conhecimento (i) em Modelos de Negócios (BM) e sobre a relevância da sua implementação na realidade específica de cada negócio. (ii) sobre a realidade do estabelecimento de uma Startup, a compreensão das principais diferenças com as empresa já estabelecidos.

Dotar os estudantes com o uso de conceitos previamente adquiridos na avaliação financeira de projetos de investimentos e sobre o financiamento de um empreendimento nova tecnologia baseada .

Dotar os estudantes com a capacidade de:

- Criação e implementação de um (i) plano estratégico completo, conciso e bem fundamentado e (ii) um BM compatível com a estratégia, ambos adequados a um empreendimento de base tecnológica .

- Ter uma visão holística e integrada de um empreendimento comercial, envolvendo todos os seus recursos e as partes interessadas

- Assumir e executar a criação de uma startup com base em um plano de negócios com a estrutura financeira adequada.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Estratégia

- Análise da cadeia de valor, análise da indústria, análise da concorrência, estratégia competitiva, missão, visão, posicionamento, fatores críticos de sucesso, cinco forças de Porter, análise SWOT e PEST

Modelos de Negócio

- O que está por trás e por dentro de um Modelo de Negócio; Como criar, validar e desenvolver um modelo de negócios; futuros modelos de negócios.
- A Proposta de Valor - como criar, validar e desenvolver.

- Do Modelo de Negócio para Plano de Negócio

Atravessando o abismo

- Venda de Produtos de Tecnologia aos Clientes “Mainstream”

Planos de Negócio

- O que é o uso de um Plano de Negócios; componentes do Plano de Negócios; Como estruturar escrever e apresentar um Plano de Negócios.

Startups

- Principais características; diferenciação comparativa para uma empresa estabelecida

- Qual é o propósito de uma Startup e como deve o processo ser gerenciado, o modelo Lean Startup.

- Crescimento do negócio e financiamento de negócios

- Empreendedorismo de sucesso

- Como fazer

Bibliografia Obrigatória

Alexander Osterwalder & Yves Pigneur; Business Model Generation - A Handbook for Visionaires, Wiley, 2010. ISBN: 978-0-470-87641-1
Alexander Osterwalder, Yves Pigneur, Greg Bernarda & Alan Smith; Value Proposition Design, Wiley, 2014. ISBN: 978-1-118-96805-5
W. Bygrave et Zacharakis; Entrepreneurship - 2nd edition, John Wiley & Son, 2011. ISBN: 978-0-470-45037-6
Steven G. Blank and Bob Dorf; The Startup Owner's Manual, K&S Ranch, 2012. ISBN: 978-0-9849993-0-9
Eric Ries; The Lean Startup, Penguin, 2011. ISBN: 978-0-670-92160-7
Geoffrey A. Moore; Crossing the Chasm, 3rd edition: Marketing and Selling Disruptive Products to Mainstream Customers, Harper Business, 2014. ISBN: 978-0062292988
Ash Maurya; Running Lean, 2nd edition, O’Reilly, 2012. ISBN: 978-1-449-30517-8
Ash Maurya; Scaling Lean, Penguin, 2016. ISBN: 978-1-101-98052-1
Steven G. Blank; The Four Steps to the Epiphany, Self Published, 2007. ISBN: 0-9764707-0-5
Bruce Cleveland; Traversing the Traction Gap, Radius Book Group , 2019. ISBN: 978-1-63576-624-0

Bibliografia Complementar

Michael Porter; Competitive Strategy, Free Press, 2004. ISBN: 0-7432-6088-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de conhecimentos práticos que lhes permitam criar uma nova empresa e obter financiamento e / ou de investimento para a iniciar. São apresentados conceitos e explicados de forma a complementar a componente prática. A metodologia é baseada em: Exposição do Conhecimento, através de seminários e apresentações. Análise em equipa de estudo de caso (empresa real) com apresentação em aula para consolidação do conhecimento. Desenvolvimento de modelos de negócio para o caso específico em estudo. Validação de propostas Modelos de Negócios através do contato direto com as partes interessadas.

Avaliação distribuída com exame final

 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Microeconomia
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão da inovação
Ciências Sociais > Economia > Banca > Capital de risco

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 30,00
Participação presencial 18,00
Trabalho prático ou de projeto 52,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 3,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 8,00
Total: 98,00

Obtenção de frequência

Normas gerais de avaliação, artigo 4º Avaliação distribuída com uma classificação mínima de 40%

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final da UC é calculada através da soma ponderada dos vários elementos de avaliação:
A (18%). Avaliação de apresentações de 9 estudos de caso pelo grupo, no valor de 18% (com peso relativo de 2% cada), sendo 50% - Submissão do trabalho e 50% - Presença na discussão.
B (52%). Trabalho de projeto realizado em grupo e desenvolvido em 2 fases junto de uma empresa real e ativa na região Norte. Os relatórios e apresentações são submetidos no Moodle:
   . A 1ª fase tem um peso relativo de 20%
   . A 2ª fase tem um peso relativo de 32%
As apresentações serão realizadas a um painel que inclui o empresário da empresa alvo do estudo.
C (30%). Exame escrito

Classificação final = A + B + C

Provas e trabalhos especiais



Avaliação especial (TE, DA, ...)

A Avaliação Especial, será realizada da seguinte forma:

Componente de avaliação A

. Os estudantes elegíveis que optarem pela avaliação especial, deverão organizar-se em grupos, exclusivamente compostos por estudantes nesta situação e, como tal, deverão submeter, de acordo com o calendário definido, os 9 estudos de caso. Estas submissões contribuem para 50% da componente de avaliação A.

. Os restantes 50% da componente A, correspondentes à discussão dos casos, serão avaliados individualmente no Exame Final escrito (componente C), que será estendido no tempo para acomodar 1 ou mais questões sobre os 9 estudos de caso.

Componente de avaliação B

. Individualmente, estes estudantes deverão submeter, até à data limite de submissão dos trabalhos da 2ª fase, um trabalho prático a definir pelo docente, que substitui a totalidade da componente de avaliação B (52%), e que consistirá numa análise de um caso real em torno de aspectos relacionados com o modelo de negócio, sobre o qual serão colocadas 3 a 5 questões. O trabalho a submeter deverá ser composto por um texto principal contendo um máximo de 15 páginas adicionado dos anexos e apendices pertinentes.

Todavia, se estes estudantes desejarem ser avaliados como estudantes regulares, devem submeter um pedido formal à equipa docente, através do Moodle, até ao final da segunda semana de aulas. Este pedido não pode ser alterado ao longo do semestre.

Melhoria de classificação

É possível a melhoria de classificação - sómente da rubrica Exame - através de Recurso.

Observações

Todos os trabalhos entregues deverão ser originais e feitos pelo próprio Grupo ou Individuo. Podem usar-se ideias sugeridas por outros colegas/grupos, mas não se pode copiar o trabalho destes. Será pedida uma declaração de cada grupo fazendo referência à equidade do esforço dispendido pelos diferentes elementos e à originalidade e autenticidade dos textos. Os trabalhos devem ser entregues no Moodle. Trabalhos entregues fora de prazo não serão corrigidos.

Esta Unidade Curricular envolve a realização de trabalho de grupo em colaboração com uma empresa.

É obrigatória a participação integral no mínimo de 10 das 14 sessões

É obrigatória a participação nas sessões de avaliação
A não presença está sujeita ás seguintes penalidades:
. No caso de estar suportada numa justificação validada pelos serviços académicos - redução de 15% na avaliação individual do trabalho de grupo apresentado
. No caso de não ter justificação válida - redução de 50% na avaliação individual do trabalho de grupo apresentado.

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