Código: | MIET0019 | Sigla: | ES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Gestão de Empresas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIET | 23 | Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Dotar os estudantes com os conceitos fundamentais do desenvolvimento de estratégia empresarial para a comercialização de um produto / serviço de base tecnológica.
Desenvolver e ampliar o conhecimento (i) em Modelos de Negócios (BM) e sobre a relevância da sua implementação na realidade específica de cada negócio. (ii) sobre a realidade do estabelecimento de uma Startup, a compreensão das principais diferenças com as empresa já estabelecidos.
Dotar os estudantes com o uso de conceitos previamente adquiridos na avaliação financeira de projetos de investimentos e sobre o financiamento de um empreendimento nova tecnologia baseada .
Dotar os estudantes com a capacidade de:
- Criação e implementação de um (i) plano estratégico completo, conciso e bem fundamentado e (ii) um BM compatível com a estratégia, ambos adequados a um empreendimento de base tecnológica .
- Ter uma visão holística e integrada de um empreendimento comercial, envolvendo todos os seus recursos e as partes interessadas
- Assumir e executar a criação de uma startup com base em um plano de negócios com a estrutura financeira adequada.
Dotar os estudantes com os conceitos fundamentais do desenvolvimento de estratégia empresarial para a comercialização de um produto / serviço de base tecnológica.
Desenvolver e ampliar o conhecimento (i) em Modelos de Negócios (BM) e sobre a relevância da sua implementação na realidade específica de cada negócio. (ii) sobre a realidade do estabelecimento de uma Startup, a compreensão das principais diferenças com as empresa já estabelecidos.
Dotar os estudantes com o uso de conceitos previamente adquiridos na avaliação financeira de projetos de investimentos e sobre o financiamento de um empreendimento nova tecnologia baseada .
Dotar os estudantes com a capacidade de:
- Criação e implementação de um (i) plano estratégico completo, conciso e bem fundamentado e (ii) um BM compatível com a estratégia, ambos adequados a um empreendimento de base tecnológica .
- Ter uma visão holística e integrada de um empreendimento comercial, envolvendo todos os seus recursos e as partes interessadas
- Assumir e executar a criação de uma startup com base em um plano de negócios com a estrutura financeira adequada.
Estratégia
- Análise da cadeia de valor, análise da indústria, análise da concorrência, estratégia competitiva, missão, visão, posicionamento, fatores críticos de sucesso, cinco forças de Porter, análise SWOT e PEST
Modelos de Negócio
- O que está por trás e por dentro de um Modelo de Negócio; Como criar, validar e desenvolver um modelo de negócios; futuros modelos de negócios.
- A Proposta de Valor - como criar, validar e desenvolver.
- Do Modelo de Negócio para Plano de Negócio
Atravessando o abismo
- Venda de Produtos de Tecnologia aos Clientes “Mainstream”
Planos de Negócio
- O que é o uso de um Plano de Negócios; componentes do Plano de Negócios; Como estruturar escrever e apresentar um Plano de Negócios.
Startups
- Principais características; diferenciação comparativa para uma empresa estabelecida
- Qual é o propósito de uma Startup e como deve o processo ser gerenciado, o modelo Lean Startup.
- Crescimento do negócio e financiamento de negócios
- Empreendedorismo de sucesso
- Como fazer
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de conhecimentos práticos que lhes permitam criar uma nova empresa e obter financiamento e / ou de investimento para a iniciar. São apresentados conceitos e explicados de forma a complementar a componente prática. A metodologia é baseada em: Exposição do Conhecimento, através de seminários e apresentações. Análise em equipa de estudo de caso (empresa real) com apresentação em aula para consolidação do conhecimento. Desenvolvimento de modelos de negócio para o caso específico em estudo. Validação de propostas Modelos de Negócios através do contato direto com as partes interessadas.
Avaliação distribuída com exame final
Designação | Peso (%) |
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Exame | 30,00 |
Participação presencial | 18,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 52,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 30,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 15,00 |
Estudo autónomo | 3,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho de investigação | 8,00 |
Total: | 98,00 |
Normas gerais de avaliação, artigo 4º Avaliação distribuída com uma classificação mínima de 40%
A avaliação final da UC é calculada através da soma ponderada dos vários elementos de avaliação:
A (18%). Avaliação de apresentações de 9 estudos de caso pelo grupo, no valor de 18% (com peso relativo de 2% cada), sendo 50% - Submissão do trabalho e 50% - Presença na discussão.
B (52%). Trabalho de projeto realizado em grupo e desenvolvido em 2 fases junto de uma empresa real e ativa na região Norte. Os relatórios e apresentações são submetidos no Moodle:
. A 1ª fase tem um peso relativo de 20%
. A 2ª fase tem um peso relativo de 32%
As apresentações serão realizadas a um painel que inclui o empresário da empresa alvo do estudo.
C (30%). Exame escrito
Classificação final = A + B + C
A Avaliação Especial, será realizada da seguinte forma:
Componente de avaliação A
. Os estudantes elegíveis que optarem pela avaliação especial, deverão organizar-se em grupos, exclusivamente compostos por estudantes nesta situação e, como tal, deverão submeter, de acordo com o calendário definido, os 9 estudos de caso. Estas submissões contribuem para 50% da componente de avaliação A.
. Os restantes 50% da componente A, correspondentes à discussão dos casos, serão avaliados individualmente no Exame Final escrito (componente C), que será estendido no tempo para acomodar 1 ou mais questões sobre os 9 estudos de caso.
Componente de avaliação B
. Individualmente, estes estudantes deverão submeter, até à data limite de submissão dos trabalhos da 2ª fase, um trabalho prático a definir pelo docente, que substitui a totalidade da componente de avaliação B (52%), e que consistirá numa análise de um caso real em torno de aspectos relacionados com o modelo de negócio, sobre o qual serão colocadas 3 a 5 questões. O trabalho a submeter deverá ser composto por um texto principal contendo um máximo de 15 páginas adicionado dos anexos e apendices pertinentes.
Todavia, se estes estudantes desejarem ser avaliados como estudantes regulares, devem submeter um pedido formal à equipa docente, através do Moodle, até ao final da segunda semana de aulas. Este pedido não pode ser alterado ao longo do semestre.
Todos os trabalhos entregues deverão ser originais e feitos pelo próprio Grupo ou Individuo. Podem usar-se ideias sugeridas por outros colegas/grupos, mas não se pode copiar o trabalho destes. Será pedida uma declaração de cada grupo fazendo referência à equidade do esforço dispendido pelos diferentes elementos e à originalidade e autenticidade dos textos. Os trabalhos devem ser entregues no Moodle. Trabalhos entregues fora de prazo não serão corrigidos.
Esta Unidade Curricular envolve a realização de trabalho de grupo em colaboração com uma empresa.
É obrigatória a participação integral no mínimo de 10 das 14 sessões
É obrigatória a participação nas sessões de avaliação
A não presença está sujeita ás seguintes penalidades:
. No caso de estar suportada numa justificação validada pelos serviços académicos - redução de 15% na avaliação individual do trabalho de grupo apresentado
. No caso de não ter justificação válida - redução de 50% na avaliação individual do trabalho de grupo apresentado.