Código Oficial: | L096 |
Sigla: | L:EG |
Descrição: | A Licenciatura em Engenharia Geoespacial alia a exploração, manipulação e análise de informação geoespacial, nomeadamente a obtida a partir de sensores de observação remota da Terra, ou de sistemas de posicionamento e navegação globais, entre outras técnicas de aquisição de informação geográfica, que constituem uma aposta a nível nacional e também uma área estratégica a nível europeu. O 1º ciclo em Engenharia Geoespacial proporciona uma sólida formação nas ciências fundamentais e na informática com áreas tecnológicas específicas, como a deteção remota, o posicionamento por satélite e os sistemas de informação geográfica (SIG). O estudante de Engenharia Geoespacial realiza, no último ano, um estágio em ambiente empresarial, de investigação ou em departamentos do estado, que lhe proporciona o contacto direto com a realidade profissional. |
• Identificar o conjunto de metodologias e procedimentos necessários ao desenvolvimento e comunicação de projectos.
• Desenvolver a capacidade de expressão e de representação gráfica e a aquisição de conhecimentos de natureza tecnológica na área do Desenho Técnico.
• Desenvolver o pensamento criativo e de capacidades de visualização espacial, de transmitir ideias, formas e conceitos através de gráficos.
• Representar um desenho técnico, assistido por computador (CAD)
Pretende-se que o estudante:
- domine técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, resolução de sistemas lineares e determinantes) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações.
O objetivo desta disciplina é compreender e desenvolver técnicas para usar a linguagem de programação para desenvolver programas complexos e automatizar tarefas práticas. Isto inclui compreender e desenvolver programas com tipos abstratos de dados (TAD), em particular para a extração, processamento e visualização de dados.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares. Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial. O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Esta unidade curricular (UC) tem como objectivo principal transmitir aos estudantes os conhecimentos fundamentais, teóricos e práticos, da Geodesia com vista à sua aplicação em trabalhos de campo de natureza geodésica e topográfica. Pretende-se que os estudantes:
a) conheçam a história da Geodesia e adquiram conhecimento sobre as diferentes superfícies de referência e os sistemas de coordenadas usados em Geodesia;
b) adquiram conhecimento sobre os sistemas de referência locais (geodésico e astronómico), bem como sobre as medidas geodésicas relevantes para o posicionamento preciso e metodologias de aquisição de medidas geodésicas (e.g. redes de triangulação geodésica);
c) compreendam o conceito de datum geodésico (horizontal e vertical) e conheçam os diferentes sistemas de altitude usados em Geodesia;
d) possuam a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes UC do mesmo ciclo de estudos, onde são fundamentais (e.g., Localização por Satélite, Cartografia, etc.).
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Dado um problema matemático, estudar condições suficientes de existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo, efectuar a sua implementação em computador, realizar testes e interpretar os resultados numéricos obtidos.
Esta UC visa introduzir os sistemas de posicionamento por satélite (GNSS - Global Navigation Satellite Systems) e as suas especificidades, bem como o enorme potencial de aplicação dos mesmos:
- Compreender os príncipios de funcionamento dos sistemas GNSS.
- Saber operar autonomamente um receptor GNSS, desde a sua programação para a aquisição de informação no terreno até à obtenção de coordenadas, incluindo o processamento das observações em gabinete.
- Conhecer as principais fontes de dados e informação disponíveis para a realização de trabalhos de campo e consequente processamento das observações.
Introdução ao Ordenamento do Território tem por objetivo iniciar os alunos nos conceitos teóricos de base e na prática do ordenamento da paisagem.
A componente teórica privilegia: 1) a disciplina da Ecologia da Paisagem como suporte do exercício do ordenamento do território na perspetiva da Arquitetura Paisagista, 2) o conceito do desenvolvimento sustentável e 3) breve introdução ao corpo legal do exercício do ordenamento do território em Portugal.
As aulas práticas têm como objetivo a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas através da realização de exercícios práticos, que reforçam as competências de analisar, sintetizar e intervir no ordenamento da paisagem. Para tal, os alunos, num primeiro momento, desenvolvem exercícios onde analisam e caraterizam diferentes variáveis biofísicas e socioeconómicas (altimetria, hidrografia, declives, solos, geologia, uso do solo, património cultural e natural, infraestruturas, demografia, etc.). Num segundo momento, estes são instruídos a realizarem exercícios de síntese identificando unidades de paisagem e o seu caráter. Por último, estes têm de delimitar (propor) a estrutura ecológica municipal para o território em estudo e definir objetivos de qualidade paisagística. Todas as propostas atendem à legislação estudada nas aulas teóricas. Os trabalhos referidos são realizados individualmente ou em grupo, recorrendo à utilização de softwares de Sistemas de Informação Geográfica.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.