Código Oficial: | MA65 |
Sigla: | M:EDC |
Descrição: | O Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP oferece um complemento de formação em temas centrais e atuais da ciência. O curso visa o fortalecimento da educação em Ciências, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, mas também o desenvolvimento de capacidades que permitirão ao estudante refletir analítica e criticamente sobre a divulgação da Ciência a públicos muito variados e por meios diversos, numa perspetiva de promoção da cultura científica. |
Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes consigam discutir os fundamentos da divulgação das ciências, analisem a realidade nacional e internacional da divulgação das ciências, conhecem modelos e se apropriem de técnicas de comunicação adequadas a diferentes públicos e iniciativas de divulgação das ciências. A avaliação de iniciativas específicas de divulgação das ciências será também considerada.
Fomentar o papel dos Museus, Centros de Ciência e Universidades no ensino e divulgação da biologia e da geologia.
Desenvolver iniciativas adequadas a contextos de ensino e/ou divulgação da Biologia e/ou da Geologia.
Identificar e avaliar criticamente a natureza da ciência na antiguidade, na ciência moderna e na ciência contemporânea.
Familiarizar com diversas conceções filosóficas e problemas relacionados com a construção do conhecimento científico.
Desenvolver uma conceção ampla e crítica sobre o desenvolvimento do conhecimento científico.
Discutir sobre a importância da natureza da ciência na Educação em Ciências.
Tomar contacto com alguns insights de investigação em ensino e divulgação das ciências.
Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes conheçam alguns tópicos fundamentais da história das Ideias em Ciência e usem esses conhecimentos para os integrar na atualidade em atividades de ensino e divulgação.
O objetivo da UC é desenvolver tópicos relativos a áreas fundamentais e estruturantes das Ciências da Terra. Pretende-se, igualmente, dar uma visão sobre os papéis que as Ciências da Terra desempenham, em termos de contribuição para o desenvolvimento sustentável da humanidade e no contexto global de mudanças climáticas. A discussão, análise e integração dos conhecimentos adquiridos, de forma dinâmica e multidisciplinar, permitirão a tomada as decisões apropriadas em situações específicas.
O objetivo principal desta unidade curricular (UC) é promover no estudante a consciencialização do importante papel que o ensino e da divulgação das ciências têm na sociedade, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e da tecnologia frequentemente de modo interdisciplinar, bem como no desenvolvimento das sociedades modernas.
As atividades que envolvem o ensino e a divulgação das ciência e tecnologia, promovem não só a interdisciplinaridade como também o trabalho colaborativo e cooperativo entre os estudantes, o raciocínio crítico, a tomada de decisão, a criatividade e a resolução de problemas, entre outras competências. Assim, no final desta unidade curricular o estudante deve:
- Saber dar exemplos da importância da ciência e/ou da tecnologia nas sociedades modernas industrializadas, e na realidade portuguesa em particular;
- Identificar manifestações da interdisciplinaridade na sociedade portuguesa atual, tanto no ensino como na divulgação das ciências;
- Saber discutir o eventual impacto que o seu próprio trabalho de dissertação poderá ter na sua formação pessoal como futuro profissional em ensino ou divulgação das ciências e na sociedade em geral.