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Cursos

Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências

Dados Gerais

Código Oficial: MA65
Sigla: M:EDC
Descrição: O Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP oferece um complemento de formação em temas centrais e atuais da ciência. O curso visa o fortalecimento da educação em Ciências, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, mas também o desenvolvimento de capacidades que permitirão ao estudante refletir analítica e criticamente sobre a divulgação da Ciência a públicos muito variados e por meios diversos, numa perspetiva de promoção da cultura científica.

Diplomas

  • Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências (63 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Elementos de Divulgação das Ciências

EC/DC4001 - ECTS

Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes consigam discutir os fundamentos da divulgação das ciências, analisem a realidade nacional e internacional da divulgação das ciências, conhecem modelos e se apropriem de técnicas de comunicação adequadas a diferentes públicos e iniciativas de divulgação das ciências. A avaliação de iniciativas específicas de divulgação das ciências será também considerada.

 

Ensino e Divulgação da Biologia e Geologia

EC/DC4005 - ECTS
Distinguir contextos de educação (formal, não formal e informal) de contextos de divulgação da Biologia e Geologia.

Fomentar o papel dos Museus, Centros de Ciência e Universidades no ensino e divulgação da biologia e da geologia.

Desenvolver iniciativas adequadas a contextos de ensino e/ou divulgação da Biologia e/ou da Geologia.

Ensino e Divulgação da Física e Química

EC/DC4006 - ECTS Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes consigam analisar e desenvolver iniciativas e recursos adequados a  contextos formais e não-formais de ensino da Física e da Química.

Epistemologia e Educação em Ciências

EC/DC4000 - ECTS

Identificar e avaliar criticamente a natureza da ciência na antiguidade, na ciência moderna e na ciência contemporânea.

Familiarizar com diversas conceções filosóficas e problemas relacionados com a construção do conhecimento científico.

Desenvolver uma conceção ampla e crítica sobre o desenvolvimento do conhecimento científico.

Discutir sobre a importância da natureza da ciência na Educação em Ciências.

 

Tomar contacto com alguns insights de investigação em ensino e divulgação das ciências.

Refeltir criticamente o terreno tensional na área 'ciência e cultura'

Multimédia em Ensino e Divulgação das Ciências

EC/DC4003 - ECTS Pretende-se que no final desta unidade curricular que os estudantes saibam construir e explorar recursos multimédias, que potenciem uma aprendizagem eficaz dos conteúdos programáticos de Física e Química e também promovam a divulgação da ciência pela comunidade escolar e local.

Ensino e Divulgação da Matemática

EC/DC4007 - ECTS O objetivo geral da unidade curricular de Ensino e Divulgação da Matemática é o de criar um espaço de discussão e reflexão sobre alguns aspetos fundamentais do ensino e aprendizagem da Matemática, bem como sobre alguns aspetos relativos à importância dos espaços (públicos) de divulgação da matemática para o público escolar e para o público em geral.

História das Ideias em Ciência

EC/DC4002 - ECTS

Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes conheçam alguns tópicos fundamentais da história das Ideias em Ciência e usem esses conhecimentos para os integrar na atualidade em atividades de ensino e divulgação.

Metodologias de Investigação em Educação e Divulgação das Ciências

EC/DC4004 - ECTS Caracterizar os paradigmas de investigação educacional e em divulgação científica.
Identificar metodologias de investigação, instrumentos e técnicas de recolha e análise de dados em artigos científicos.
Familiarizar-se com o ambiente de trabalho do SPSS e o NVIVO.
Saber as normas da correta conduta ética na investigação em educação e divulgação científica.
Aplicar procedimentos éticos na investigação com crianças e adolescentes.
Identificar os diversos tipos de plágio.
Compreender formas de parafrasear, de citar e de escrever referências bibliográficas.
Discutir princípios de integridade académica.
Saber redigir e apresentar oralmente relatórios críticos.

Tópicos de Ciências da Terra

C4010 - ECTS

O objetivo da UC é desenvolver tópicos relativos a áreas fundamentais e estruturantes das Ciências da Terra. Pretende-se, igualmente, dar uma visão sobre os papéis que as Ciências da Terra desempenham, em termos de contribuição para o desenvolvimento sustentável da humanidade e no contexto global de mudanças climáticas. A discussão, análise e integração dos conhecimentos adquiridos, de forma dinâmica e multidisciplinar, permitirão a tomada as decisões apropriadas em situações específicas.

Tópicos de Física e Astronomia

C4011 - ECTS

Dissertação

EC/DC5000 - ECTS

Seminários em Ensino e Divulgação das Ciências

EC/DC4008 - ECTS

O objetivo principal desta unidade curricular (UC) é promover no estudante a consciencialização do importante papel que o ensino e da divulgação das ciências têm na sociedade, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e da tecnologia frequentemente de modo interdisciplinar, bem como no desenvolvimento das sociedades modernas.

As atividades que envolvem o ensino e a divulgação das ciência e tecnologia, promovem não só a interdisciplinaridade como também o trabalho colaborativo e cooperativo entre os estudantes, o raciocínio crítico, a tomada de decisão, a criatividade e a resolução de problemas, entre outras competências. Assim, no final desta unidade curricular o estudante deve:

- Saber dar exemplos da importância da ciência e/ou da tecnologia nas sociedades modernas industrializadas, e na realidade portuguesa em particular;

- Identificar manifestações da interdisciplinaridade na sociedade portuguesa atual, tanto no ensino como na divulgação das ciências;

- Saber discutir o eventual impacto que o seu próprio trabalho de dissertação poderá ter na sua formação pessoal como futuro profissional em ensino ou divulgação das ciências e na sociedade em geral.
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