Código: | EC/DC4000 | Sigla: | EC/DC4000 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ensino das Ciências/Divulgação das Ciências |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Unidade de Ensino das Ciências |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:EDC | 8 | Plano de Estudos Oficial 2024/2025 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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João Carlos de Matos Paiva | Regente |
Teorico-Prática: | 3,23 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,23 |
João Carlos de Matos Paiva | 3,23 |
Identificar e avaliar criticamente a natureza da ciência na antiguidade, na ciência moderna e na ciência contemporânea.
Familiarizar com diversas conceções filosóficas e problemas relacionados com a construção do conhecimento científico.
Desenvolver uma conceção ampla e crítica sobre o desenvolvimento do conhecimento científico.
Discutir sobre a importância da natureza da ciência na Educação em Ciências.
Tomar contacto com alguns insights de investigação em ensino e divulgação das ciências.
Empirismo, racionalismo e positivismo em ciência.
Conceções contemporâneas sobre a natureza da ciência.
A tese refutacionista de Karl Popper.
A tese dos paradigmas de Thomas Khun.
A tese dos programas de investigação científica de Imre Lakatos.
O conhecimento tácito de Polanyi.
A natureza da ciência no Ensino das Ciências
Ciência e cultura
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 45,00 |
Participação presencial | 5,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Teste | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 162,00 |
Referências
Fitas, A. (1988). Popper, Kuhn, Lakatos. Três formas diferentes de entender a ciência. Vértice, 2(4), 69-77.
Formosinho, F. J., Branco, J. O. (2013). A Dinâmica da Espiral: Uma Aproximação ao Mistério de Tudo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Luz, J. L. B. (2002). Introdução à epistemologia: Conhecimento, verdade e história. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Polanyi, M. (1958). Personal Knowledge. London: Routledge
Popper, K. R. (1972). Objective Knowledge: An Evolutionary Approach. Oxford: University Press.
Zeichner, K. (1993). A formação reflexiva de professores: Ideias e práticas. Lisboa: EDUCA.