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Epistemologia e Educação em Ciências

Código: EC/DC4000     Sigla: EC/DC4000     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ensino das Ciências/Divulgação das Ciências

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EDC 8 Plano de Estudos Oficial 2024/2025 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Carlos de Matos Paiva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,23
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,23
João Carlos de Matos Paiva 3,23

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Identificar e avaliar criticamente a natureza da ciência na antiguidade, na ciência moderna e na ciência contemporânea.

Familiarizar com diversas conceções filosóficas e problemas relacionados com a construção do conhecimento científico.

Desenvolver uma conceção ampla e crítica sobre o desenvolvimento do conhecimento científico.

Discutir sobre a importância da natureza da ciência na Educação em Ciências.

 

Tomar contacto com alguns insights de investigação em ensino e divulgação das ciências.

Refeltir criticamente o terreno tensional na área 'ciência e cultura'

Resultados de aprendizagem e competências


Reconhecer a relevância da natureza da ciência na Educação em Ciências.

Desenvolver competências de pensamento critico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Empirismo, racionalismo e positivismo em ciência.

 

Conceções contemporâneas sobre a natureza da ciência.

A tese refutacionista de Karl Popper.

A tese dos paradigmas de Thomas Khun.

A tese dos programas de investigação científica de Imre Lakatos.

O conhecimento tácito de Polanyi.

A natureza da ciência no Ensino das Ciências

Ciência e cultura

 

Bibliografia Obrigatória

Luz, J. L. B. ; Introdução à epistemologia: Conhecimento, verdade e história. , Imprensa Nacional Casa da Moeda., 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias diversas recorrendo ao pluralismo estratégico: apresentações de PowerPoints, leitura critica, discussão e apresentação de artigos. Será dinamizada alguma atividade de flipped classroom.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 45,00
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 30,00
Teste 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 7 aulas.
Trabalhadores estudantes. Igual à definida para restantes estudantes. No caso de não frequentarem as aulas devem marcar reuniões com a docência para acompanhamento do trabalho a apresentar.

Fórmula de cálculo da classificação final

A - Apresentação/discussão de trabalhos
B- Participação 
C- Trabalho escrito
D- Teste

Nota final: 0,45 x A + 0,05 x B + 0,3 x C + 0,2 x D

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Atendendo a que a UC obedece à tipologia de avaliação distribuída sem exame final (avaliação contínua) e apresenta uma natureza muito sistémica, a melhoria de nota nesta UC só poderá ser realizada repetindo todas as componentes de avaliação ao longo do semestre e, como tal, em ano letivo seguinte.

Melhoria de classificação

Atendendo a que a UC obedece à tipologia de avaliação distribuída sem exame final (avaliação contínua) e apresenta uma natureza muito sistémica, a melhoria de nota nesta UC só poderá ser realizada repetindo todas as componentes de avaliação ao longo do semestre e, como tal, em ano letivo seguinte.

Observações

Referências

Fitas, A. (1988). Popper, Kuhn, Lakatos. Três formas diferentes de entender a ciência. Vértice, 2(4), 69-77.

Formosinho, F. J., Branco, J. O. (2013). A Dinâmica da Espiral: Uma Aproximação ao Mistério de Tudo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Luz, J. L. B. (2002). Introdução à epistemologia: Conhecimento, verdade e história. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Polanyi, M. (1958). Personal Knowledge. London: Routledge

 

Popper, K. R. (1972). Objective Knowledge: An Evolutionary Approach. Oxford: University Press.

 

Zeichner, K. (1993). A formação reflexiva de professores: Ideias e práticas. Lisboa: EDUCA.

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