Código: | EC/DC4002 | Sigla: | EC/DC4002 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ensino das Ciências/Divulgação das Ciências |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Unidade de Ensino das Ciências |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M:EDC | 8 | Plano de Estudos Oficial 2024/2025. | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira | Regente |
Teorico-Prática: | 3,23 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,23 |
José Luís Campos de Oliveira Santos | 1,48 | ||
Cidália Maria Vieira André | 0,539 | ||
Cecília Vieira Guerra | 1,346 | ||
José Carlos de Sousa Oliveira Santos | 2,55 | ||
Sandra Maria Mendes Alves | 0,138 | ||
Manuel Joaquim de Sousa Santos | 0,27 | ||
Tiago Moisés Azevedo Ribeiro | 1,94 | ||
Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira | 0,269 | ||
João Carlos de Matos Paiva | 0,673 |
Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes conheçam alguns tópicos fundamentais da história das Ideias em Ciência e usem esses conhecimentos para os integrar na atualidade em atividades de ensino e divulgação.
1- Compreender que a ciência reflete a sua história e é um empreendimento em permanente mudança.
2- Interpretar alguns eventos relevantes ao longo da história das ideias em Ciência que tenham projeção no ensino e na divulgação das ciências.
3- Integrar na contemporaneidade factos importantes da história das Ideias em ciência.
4- Conhecer alguns "Problemas da ciência", em particular nas áreas da Astronomia, Biologia, Ciência de Computadores, Geologia, Física, Matemática e Química.
- Considerações gerais sobre as origens da Astronomia e Cosmologia
- Notas sobre a evolução do conhecimento em Astronomia
- A Astronomia antes e depois de Galileu
- Alguns marcos relevantes da História da Biologia
- Notas sobre a evolução do conhecimento em Biologia
- A biologia do século XX e do século XXI
- A pré-historia de Computação
- A origem da Ciência de Computadores
- Ideias que moldaram a sociedade de informação
- Considerações sobre a História da Física e sobre o Método Científico
- Notas sobre a evolução do conhecimento em Física
- A física do século XX e a física do século XXI
- Alguns marcos relevantes da História da Geologia
- Notas sobre a epistemologia da Geologia
- Ideias da Geologia em contexto de ensino e divulgação
- Matemática elementar
- A evolução do rigor em Matemática.
- A Matemática enquanto fenómeno cultural
- Alguns marcos relevantes da História da Química
- Notas sobre a epistemologia da Química
- Ideias da Química em contexto de ensino e divulgação
As aulas nos diversos módulos favorecem o diálogo e a interação com os estudantes, a par da disponibilização de informação relevante na área da história das ideias em ciência. As abordagens não são sistematicamente aprofundadas mas a bibliografia associada permite verticalizações ulteriores, conforme o perfil de cada estudante.
20 fev
Tiago Ribeiro (Geo) (13:30h - 15:10h) + 10 minutos intervalo + Cecília Guerra (Bio) (15:20h – 17:00h)
27 fev
João Paiva (Q) (13:30h - 15:10h) + 10 minutos intervalo + José Luís Santos (F) (15:20h – 17:00h)
6 mar
José Carlos Santos (Mat) (13:30h - 15:10h) + 10 minutos intervalo + Sandra Alves (CC) (15:20 – 17:00h)
Módulos
13 mar, 20 mar, 27 mar, 3 abr, 10 abr, 24 abr, 15 mai, 22 mai (13:30h – 17:00h com 10 minutos de intervalo)
Módulos Mat (8 com José Carlos Santos)
Módulos FQ (4 com José Luís Santos e 4 com João Paiva, Cidália André, Manuel Santos e convidados)
Módulos BG (4 com Tiago Ribeiro e 4 com Cecília Guerra)
Os estudantes serão convidados a realizar dois trabalhos escritos que terão que ser apresentados e discutidos oralmente. Os trabalhos escritos devem ser sobre temas distintos (no caso dos estudantes dos mestrados de ensino de Física e Química ou Biologia e Geologia). No caso dos estudantes do mestrado em ensino de matemática, apenas esta área será visada (isto, ambos os trabalhos versam a área da matemática).
O primeiro trabalho tem uma natureza biográfica, o segundo incide sobre um tema de história das ideias em ciência. Ambos os trabalhos têm limitação de páginas (incluindo capa, índice e referências): 10 páginas no primeiro trabalho e 20 páginas no segundo.
Apresentação oral do trabalho final
29 maio 2025
apresentações em 3 salas diferentes em simultâneo (8 minutos de apresentação por estudante)
- BG com Cecília Guerra e Tiago Ribeiro (em sala a reservar)
- FQ com João Paiva e José Luís Santos (em sala a reservar)
- M com Rosa Antónia Ferreira e José Carlos Santos (na sala habitual das UCs, FC1 1.07)
Poderão realizar-se sinergias de contextos na universidade do Porto e na cidade, com algumas das aulas a coincidirem com conferências abertas a toda a comunidade.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho escrito | 50,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 64,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 6,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 162,00 |
Para obtenção de frequência os estudantes devem realizar e obter aprovação nos dois trabalhos escritos e respetivas apresentações e discussões orais, e frequentar pelo menos metade das aulas.
Trabalhadores estudantes (TE)
Os TE devem informar o(s) docente(s) da(s) componente(s) específica(s) que pretendem escolher para realizar os seus trabalhos de forma a que possam ser agendados encontros periódicos para decisão dos temas dos trabalhos e orientação dos mesmos.
Atendendo a que esta UC obedece à tipologia de avaliação distribuída sem exame final (avaliação contínua) e apresenta uma natureza muito sistémica, a melhoria de nota nesta UC só poderá ser realizada repetindo todas as componentes de avaliação ao longo do semestre e, como tal, em ano letivo seguinte.