Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EC/DC4002
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

História das Ideias em Ciência

Código: EC/DC4002     Sigla: EC/DC4002     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ensino das Ciências/Divulgação das Ciências

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EDC 8 Plano de Estudos Oficial 2024/2025. 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira Regente
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-01-08.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes conheçam alguns tópicos fundamentais da história das Ideias em Ciência e usem esses conhecimentos para os integrar na atualidade em atividades de ensino e divulgação.

Resultados de aprendizagem e competências

1- Compreender que a ciência reflete a sua história e é um empreendimento em permanente mudança.
2- Interpretar alguns eventos relevantes ao longo da história das ideias em Ciência que tenham projeção no ensino e na divulgação das ciências.
3- Integrar na contemporaneidade factos importantes da história das Ideias em ciência.
4- Conhecer alguns "Problemas da ciência", em particular nas áreas da Astronomia, Biologia, Ciência de Computadores, Geologia, Física, Matemática e Química.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Considerações gerais sobre as origens da Astronomia e Cosmologia
- Notas sobre a evolução do conhecimento em Astronomia
- A Astronomia antes e depois de Galileu
- Alguns marcos relevantes da História da Biologia
- Notas sobre a evolução do conhecimento em Biologia
- A biologia do século XX e do século XXI
- A pré-historia de Computação
- A origem da Ciência de Computadores
- Ideias que moldaram a sociedade de informação
- Considerações sobre a História da Física e sobre o Método Científico
- Notas sobre a evolução do conhecimento em Física
- A física do século XX e a física do século XXI
- Alguns marcos relevantes da História da Geologia
- Notas sobre a epistemologia da Geologia
- Ideias da Geologia em contexto de ensino e divulgação
- Matemática elementar
- A evolução do rigor em Matemática.
- A Matemática enquanto fenómeno cultural
- Alguns marcos relevantes da História da Química
- Notas sobre a epistemologia da Química
- Ideias da Química em contexto de ensino e divulgação

Bibliografia Obrigatória

R. Hoffmand, C. Djerassi; Oxigénio, Editora UP, Porto, 2005. ISBN: ISBN: 972–8025–42-4
Katz Victor J.; A history of mathematics. ISBN: 0-673-38039-4
Estrada Maria Fernanda; História da matemática. ISBN: 972-674-315-X
J. D. Partington; A Short History of Chemistry, Dover Publications, Inc., New York, 1989. ISBN: ISBN 0-486-65977-1
Bertolami Orfeu; O Livro das Escolhas Cósmicas, Gradiva, 2006
Weinberg Steven; To Explain the World, Allen Lane, 2015
Smith Alan G.R.; A Revolução Científica , Editorial Verbo, 1972
Bertolami Orfeu, Couto Helena et al.; Do Big Bang ao Homem, U. Porto Edições, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas nos diversos módulos favorecem o diálogo e a interação com os estudantes, a par da disponibilização de informação relevante na área da história das ideias em ciência. As abordagens  não são sistematicamente aprofundadas mas a bibliografia associada permite verticalizações ulteriores, conforme o perfil de cada estudante.

20 fev
Tiago Ribeiro (Geo) (13:30h - 15:10h) + 10 minutos intervalo + Cecília Guerra (Bio) (15:20h – 17:00h)

27 fev
João Paiva (Q) (13:30h - 15:10h) + 10 minutos intervalo + José Luís Santos (F) (15:20h – 17:00h)

6 mar
José Carlos Santos (Mat) (13:30h - 15:10h) + 10 minutos intervalo + Sandra Alves (CC) (15:20 – 17:00h)

Módulos

13 mar, 20 mar, 27 mar, 3 abr, 10 abr, 24 abr, 15 mai, 22 mai (13:30h – 17:00h com 10 minutos de intervalo)


Módulos Mat (8 com José Carlos Santos)
Módulos FQ (4 com José Luís Santos e 4 com João Paiva, Cidália André, Manuel Santos e convidados)
Módulos BG (4 com Tiago Ribeiro e 4 com Cecília Guerra)


Os estudantes serão convidados a realizar dois trabalhos escritos que terão que ser apresentados e discutidos oralmente. Os trabalhos escritos devem ser sobre temas distintos (no caso dos estudantes dos mestrados de ensino  de Física e Química ou Biologia e Geologia). No caso dos estudantes do mestrado em ensino de matemática, apenas esta área será visada (isto, ambos os trabalhos versam a área da matemática).

O primeiro trabalho tem uma natureza biográfica, o segundo incide sobre um tema de história das ideias em ciência. Ambos os trabalhos têm limitação de páginas (incluindo capa, índice e referências): 10 páginas no primeiro trabalho e 20 páginas no segundo.

 


Apresentação oral do trabalho final
29 maio 2025
apresentações em 3 salas diferentes em simultâneo (8 minutos de apresentação por estudante)
- BG com Cecília Guerra e Tiago Ribeiro (em sala a reservar)
- FQ com João Paiva e José Luís Santos (em sala a reservar)
- M com Rosa Antónia Ferreira e José Carlos Santos (na sala habitual das UCs, FC1 1.07)



Poderão realizar-se sinergias de contextos na universidade do Porto e na cidade, com algumas das aulas a coincidirem com conferências abertas a toda a comunidade.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 64,00
Frequência das aulas 42,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência os estudantes devem realizar e obter aprovação nos dois trabalhos escritos e respetivas apresentações e discussões orais, e frequentar pelo menos metade das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação resultará da média da classificação atribuída a cada trabalho (tendo em conta a componente escrita e a componente oral). 

O trabalho de menor dimensão (vertente escrita e apresentação e discussão oral) terá um peso de 30% na classificação final. Este trabalho configura-se numa biografia de um cientista. O trabalho de maior dimensão foca-se num tema da história das ideias em ciência.

O contributo da componente oral de cada trabalho situa-se entre os 40% e os 60% para a respetiva classificação.

A classificação dos trabalhos escritos foca-se em parâmetros como a) a organização do texto; b) a clareza e correção na escrita; c) a correção, profundidade e fundamentação das ideias no texto. 

A classificação das apresentações e discussões orais foca-se em parâmetros como a) o cumprimento do tempo; b) a fluidez, clareza e correção do discurso; c) a capacidade de síntese; d) a qualidade do ficheiro de suporte à apresentação e da discussão do trabalho.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Trabalhadores estudantes (TE)

Os TE devem informar o(s) docente(s) da(s) componente(s) específica(s) que pretendem escolher para realizar os seus trabalhos de forma a que possam ser agendados encontros periódicos para decisão dos temas dos trabalhos e orientação dos mesmos.

--

Melhoria de classificação






Atendendo a que esta UC obedece à tipologia de avaliação distribuída sem exame final (avaliação contínua) e apresenta uma natureza muito sistémica, a melhoria de nota nesta UC só poderá ser realizada repetindo todas as componentes de avaliação ao longo do semestre e, como tal, em ano letivo seguinte.





Observações

Bibliografia
Bernardette Bensaude-Vincent & Isabelle Stengers (1992). História da química. Lisboa : Instituto Piaget.
Bertolami, O. (2006). O livro das escolhas cósmicas. Lisboa: Gradiva.
Bertolami, O., & Couto, H. (Eds.) (2016). Do Big Bang ao Homem. Porto: Edições UP. Doxiadis, A., & Papadimitrou, C. (2009). Logicomix: an epic search for truth. New York: Bloomsbury.
Carvalho, J. P. (2000). Uma odisseia no tempo - Introdução à história da astronomia. Porto: Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.
Katz, V. J. (2008). A History of mathematics (3rd ed.). Edinburgh: Pearson.
Nagel, E., & Newman, J. R. (2001). Godel's proof. New York: New York University Press. Nappi, C. (2013). The Global and Beyond: Adventures in the Local Historiographies of Science. Isis, 104(1), 102-10.
Cotardière, P. (Ed.) (2015). História das ciências. Da antiguidade aos nossos dias: Vol. 3. Ciências da terra - Ciências da Vida. Lisboa: Edições texto & grafia.
Vasconcelos, C., Almeida, A. & Barros, A. (2013). Ensenãnza de la Deriva Continental: Epistemological and Historial contribuciones. Journal of Science Education, 14(1), 32-36.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-15 às 21:15:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias