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Ensino e Divulgação da Matemática

Código: EC/DC4007     Sigla: EC/DC4007     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ensino das Ciências/Divulgação das Ciências

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EDC 2 Plano de Estudos Oficial 2024/2025. 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Carlos de Sousa Oliveira Santos Regente
Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,23
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,23
Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira 1,615
José Carlos de Sousa Oliveira Santos 1,615

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

O objetivo geral da unidade curricular de Ensino e Divulgação da Matemática é o de criar um espaço de discussão e reflexão sobre alguns aspetos fundamentais do ensino e aprendizagem da Matemática, bem como sobre alguns aspetos relativos à importância dos espaços (públicos) de divulgação da matemática para o público escolar e para o público em geral.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular de Ensino e Divulgação da Matemática, os alunos devem:

- Conhecer e refletir sobre as principais orientações metodológicas para o Ensino da Matemática;

- Reconhecer vários tipos de tarefas matemáticas, suas potencialidades e limitações;

- Analisar práticas de ensino-aprendizagem exploratório e de avaliação reguladora das aprendizagens em Matemática;

- Conhecer espaços públicos de Divulgação da Matemática, suas especificidades, potencialidades, limitações, e adequabilidade ao grande público e ao Ensino da Matemática;

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Orientações curriculares para o ensino da Matemática

  2. As tarefas matemáticas: tipos, potencialidades e limitações para a aprendizagem da Matemática

  3. Ensino-aprendizagem exploratório da Matemática: características e práticas

  4. Avaliação reguladora das aprendizagens: princípios e práticas

  5. Espaços de Divulgação da Matemática: exemplos, técnicas e práticas, potencialidades, limitações e adequabilidade ao grande público e ao Ensino da Matemática

Bibliografia Obrigatória

João Pedro da Ponte; Práticas profissionais de professores de matemática, IEUL, 2014. ISBN: ISBN 978-989-8753-06-9
Barbeau, E. J., & Taylor, P. J.; Challenging mathematics in and beyound the classroom, Springer, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas de Ensino e Divulgação da Matemática terão momentos de exposição teórica, sempre que tal se justifique, mas serão desenvolvidas o mais possível numa perspetiva exploratória de ensino-aprendizagem, com base em tarefas práticas e debates sobre textos baseados em investigação em Educação Matemática ou sobre literatura existente em Divulgação da Matemática.

Os alunos realizarão pequenos trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo, para apresentação e/ou discussão de textos. A componente crítica e de reflexão será privilegiada, nas intervenções e apresentações orais dos alunos e nos seus trabalhos escritos

Sendo possível, serão realizadas visitas de estudo, a escolas ou a espaços de Divulgação da Matemática.

A avaliação das aprendizagens dos alunos segue uma abordagem reguladora, é distribuída e sem exame final, versando trabalhos escritos e orais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 64,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência das aulas de Ensino e Divulgação da Matemática é obrigatória, exceto para os estudantes com estatuto de trabalhador-estudante. No entanto, é fortemente recomendada a participação nas aulas desta unidade curricular pelos trabalhadores-estudantes.

Fórmula de cálculo da classificação final


A classificação da avaliação contínua dos estudantes é a média de dois trabalhos escritos, um versando assuntos de educação matemática e outro versando assuntos de divulgação da matemática e ambos apresentados e discutidos oralmente.


Sempre que um estudante não entregue um dos trabalhos que constituem as componentes de avaliação, ou não o(s) apresente e discuta oralmente, a classificação do mesmo é, obviamente, nula.

Provas e trabalhos especiais

Não há lugar a provas ou trabalhos especiais

Melhoria de classificação

Não é permitida, a nenhum estudante, a melhoria da classificação nos trabalhos propostos ao longo do semestre, a menos que algum dos trabalhos propostos seja explicitamente realizado em regime de duas fases (nesse caso, os estudantes têm oportunidade de, mediante feedback recebido, melhorar o seu desempenho no trabalho já realizado e a classificação do mesmo é a melhor entre a primeira e a segunda fases)

Observações

Bibliografia (em construção)

Ponte, J. P. (Org.) (2014). Práticas profissionais de professores de matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa


Barbeau, E. J., & Taylor, P. J. (Eds.) (2009). Challenging mathematics in and beyond the classroom: The 16th ICMI Study. Springer.


NCTM (2007). Princípios e normas para a matemática escolar. Lisboa: APM.


NCTM (2017). Princípios para a ação. Lisboa: APM.


GTI (Org.) (2005). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM.


GTI (Org.) (2017). A prática dos professores: planificação e discussão coletiva na sala de aula. Lisboa: APM.

«Cinco tributos a Martin Gardner», Boletim da SPM 71, pp. 97-112.


Livros de atas de conferências realizadas anualmente em Portugal: Seminário de Investigação em Educação Matemática (editado pela Associação de Professores de Matemática), Encontro de Investigação em Educação Matemática (editado pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática).
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