Código: | EC/DC4007 | Sigla: | EC/DC4007 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ensino das Ciências/Divulgação das Ciências |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Unidade de Ensino das Ciências |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:EDC | 2 | Plano de Estudos Oficial 2024/2025. | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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José Carlos de Sousa Oliveira Santos | Regente |
Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira | Regente |
Teorico-Prática: | 3,23 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,23 |
Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira | 1,615 | ||
José Carlos de Sousa Oliveira Santos | 1,615 |
No final da unidade curricular de Ensino e Divulgação da Matemática, os alunos devem:
- Conhecer e refletir sobre as principais orientações metodológicas para o Ensino da Matemática;
- Reconhecer vários tipos de tarefas matemáticas, suas potencialidades e limitações;
- Analisar práticas de ensino-aprendizagem exploratório e de avaliação reguladora das aprendizagens em Matemática;
- Conhecer espaços públicos de Divulgação da Matemática, suas especificidades, potencialidades, limitações, e adequabilidade ao grande público e ao Ensino da Matemática;
As aulas de Ensino e Divulgação da Matemática terão momentos de exposição teórica, sempre que tal se justifique, mas serão desenvolvidas o mais possível numa perspetiva exploratória de ensino-aprendizagem, com base em tarefas práticas e debates sobre textos baseados em investigação em Educação Matemática ou sobre literatura existente em Divulgação da Matemática.
Os alunos realizarão pequenos trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo, para apresentação e/ou discussão de textos. A componente crítica e de reflexão será privilegiada, nas intervenções e apresentações orais dos alunos e nos seus trabalhos escritos
Sendo possível, serão realizadas visitas de estudo, a escolas ou a espaços de Divulgação da Matemática.
A avaliação das aprendizagens dos alunos segue uma abordagem reguladora, é distribuída e sem exame final, versando trabalhos escritos e oraisDesignação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 50,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 64,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 6,00 |
Total: | 162,00 |
Ponte, J. P. (Org.) (2014). Práticas profissionais de professores de matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Barbeau, E. J., & Taylor, P. J. (Eds.) (2009). Challenging mathematics in and beyond the classroom: The 16th ICMI Study. Springer.
NCTM (2007). Princípios e normas para a matemática escolar. Lisboa: APM.
NCTM (2017). Princípios para a ação. Lisboa: APM.
GTI (Org.) (2005). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM.
GTI (Org.) (2017). A prática dos professores: planificação e discussão coletiva na sala de aula. Lisboa: APM.
«Cinco tributos a Martin Gardner», Boletim da SPM 71, pp. 97-112.