Seminários em Ensino e Divulgação das Ciências
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ensino das Ciências/Divulgação das Ciências |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português (PT e BR) e Inglês
Objetivos
O objetivo principal desta unidade curricular (UC) é promover no estudante a consciencialização do importante papel que o ensino e da divulgação das ciências têm na sociedade, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e da tecnologia frequentemente de modo interdisciplinar, bem como no desenvolvimento das sociedades modernas.
As atividades que envolvem o ensino e a divulgação das ciência e tecnologia, promovem não só a interdisciplinaridade como também o trabalho colaborativo e cooperativo entre os estudantes, o raciocínio crítico, a tomada de decisão, a criatividade e a resolução de problemas, entre outras competências. Assim, no final desta unidade curricular o estudante deve:
- Saber dar exemplos da importância da ciência e/ou da tecnologia nas sociedades modernas industrializadas, e na realidade portuguesa em particular;
- Identificar manifestações da interdisciplinaridade na sociedade portuguesa atual, tanto no ensino como na divulgação das ciências;
- Saber discutir o eventual impacto que o seu próprio trabalho de dissertação poderá ter na sua formação pessoal como futuro profissional em ensino ou divulgação das ciências e na sociedade em geral.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC, pretende-se que os estudantes:
- Sejam capazes de formular sínteses sobre matérias expostas oralmente, pesquisando informação relevante que as complementem;
- Adquiram uma visão panorâmica das investigações realizadas por outros investigadores, suas metodologias e abordagens, apropriando-se de novas ideias para as suas próprias investigações em Ensino ou Divulgação;
- Sejam criativos na formulação dos seus projetos de investigação, nomeadamente na definição do problema e qustões da investigação, objetivos e metodologia;
- Sejam autónomos na criação de recursos e respetiva implementaçao;
- Dominem as técnicas e instrumentos para a recolha de dados e seu tratamento qualitativo e quantitativo, recorrendo, quando necessário, a programas informáticos;
- Desenvolvam espírito crítico sobre a interpretação dos resultados da investigação;
- Estejam capacitados para divulgar os resultados da sua investigação, usanto tecnologias de comunicação e informação.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
O conteúdo programático desta unidade curricular pode variar em cada ano letivo. Contudo, está sempre previsto um formato de 21 horas de contacto, que inclui:
- Seminários/debates temáticos com personalidades da área da Educação em ciência, da Comunicação em ciência, da Investigação em ensino, divulgação ou comunicação em ciência, das aplicações da tecnologia e da inclusão.
- Testemunhos de carreira profissional - comunicações orais de antigos estudantes do Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências, com percurso de sucesso na área.
- Workshops em temas de ciência e/ou tecnologia.
- Uma a duas visitas guiadas a instituições ou espaços relacionados com práticas de ciência e/ou tecnologia.
Os tópicos escolhidos para cada formato serão os mais atuais e pertinentes para o Curso de Mestrado e para o futuro profissional dos estudantes, estando obviamente condicionados à disponibilidade das personalidades convidadas.
Bibliografia Obrigatória
FELIPA LOPES DOS REIS; Manual Prático para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Académicos, Edições Sílabo, 2024. ISBN: 978-989-561-372-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas terão a tipologia de seminários, recorrendo-se ao pluralismo estratégico apoiado em apresentações digitais, leitura de artigos, relatórios, análise de projetos, entre outros. Os trabalhos de avaliação poderão ser feitos em grupo e/ou individualmente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
6,00 |
Estudo autónomo |
14,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho de investigação |
15,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação terá em conta a realização e apresentação de trabalhos pelos estudantes. A classificação final expressa-se numa escala de 0 a 20, correspondendo o peso de 50% aos trabalhos escritos e 50% às apresentações orais.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de cálculo da classificação final
NF = 0.50*AO + 0.50*TE
NF - Nota final
AO - Apresentação Oral
TE - Trabalho Escrito
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Para melhorar a classificação, o estudante terá de repetir integralmente toda a UC
Observações
Dada a natureza e dinâmica desta unidade curricular, não haverá uma bibliografia base. Todo o material relevante para os estudantes será disponibilizado pelos próprios intervenientes das várias componentes específicas a decorrer em cada ano letivo.
Júri:
Paulo Simeão Carvalho
João Matos Paiva