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Seminários em Ensino e Divulgação das Ciências

Código: EC/DC4008     Sigla: EC/DC4008     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ensino das Ciências/Divulgação das Ciências

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EDC 11 Plano de Estudos Oficial 2024/2025. 2 - 3 3 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho Regente
João Carlos de Matos Paiva Regente

Docência - Horas

Seminário: 0,23
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 0,23
Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho 0,115
João Carlos de Matos Paiva 0,115

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português (PT e BR) e Inglês

Objetivos

O objetivo principal desta unidade curricular (UC) é promover no estudante a consciencialização do importante papel que o ensino e da divulgação das ciências têm na sociedade, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e da tecnologia frequentemente de modo interdisciplinar, bem como no desenvolvimento das sociedades modernas.

As atividades que envolvem o ensino e a divulgação das ciência e tecnologia, promovem não só a interdisciplinaridade como também o trabalho colaborativo e cooperativo entre os estudantes, o raciocínio crítico, a tomada de decisão, a criatividade e a resolução de problemas, entre outras competências. Assim, no final desta unidade curricular o estudante deve:

- Saber dar exemplos da importância da ciência e/ou da tecnologia nas sociedades modernas industrializadas, e na realidade portuguesa em particular;

- Identificar manifestações da interdisciplinaridade na sociedade portuguesa atual, tanto no ensino como na divulgação das ciências;

- Saber discutir o eventual impacto que o seu próprio trabalho de dissertação poderá ter na sua formação pessoal como futuro profissional em ensino ou divulgação das ciências e na sociedade em geral.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, pretende-se que os estudantes:


  • Sejam capazes de formular sínteses sobre matérias expostas oralmente, pesquisando informação relevante que as complementem;

  • Adquiram uma visão panorâmica das investigações realizadas por outros investigadores, suas metodologias e abordagens, apropriando-se de novas ideias para as suas próprias investigações em Ensino ou Divulgação;

  • Sejam criativos na formulação dos seus projetos de investigação, nomeadamente na definição do problema e qustões da investigação, objetivos e metodologia;

  • Sejam autónomos na criação de recursos e respetiva implementaçao;

  • Dominem as técnicas e instrumentos para a recolha de dados e seu tratamento qualitativo e quantitativo, recorrendo, quando necessário, a programas informáticos;

  • Desenvolvam espírito crítico sobre a interpretação dos resultados da investigação;

  • Estejam capacitados para divulgar os resultados da sua investigação, usanto tecnologias de comunicação e informação. 

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

O conteúdo programático desta unidade curricular pode variar em cada ano letivo. Contudo, está sempre previsto um formato de 21 horas de contacto, que inclui:

  • Seminários/debates temáticos com personalidades da área da Educação em ciência, da Comunicação em ciência, da Investigação em ensino, divulgação ou comunicação em ciência, das aplicações da tecnologia e da inclusão.
  • Testemunhos de carreira profissional - comunicações orais de antigos estudantes do Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências, com percurso de sucesso na área.
  • Workshops em temas de ciência e/ou tecnologia.
  • Uma a duas visitas guiadas a instituições ou espaços relacionados com práticas de ciência e/ou tecnologia. 
Os tópicos escolhidos para cada formato serão os mais atuais e pertinentes para o Curso de Mestrado e para o futuro profissional dos estudantes, estando obviamente condicionados à disponibilidade das personalidades convidadas.

Bibliografia Obrigatória

FELIPA LOPES DOS REIS; Manual Prático para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Académicos, Edições Sílabo, 2024. ISBN: 978-989-561-372-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas terão a tipologia de seminários, recorrendo-se ao pluralismo estratégico apoiado em apresentações digitais, leitura de artigos, relatórios, análise de projetos, entre outros. Os trabalhos de avaliação poderão ser feitos em grupo e/ou individualmente.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Estudo autónomo 14,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho de investigação 15,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A Avaliação terá em conta a realização e apresentação de trabalhos pelos estudantes. A classificação final expressa-se numa escala de 0 a 20, correspondendo o peso de 50% aos trabalhos escritos e 50% às apresentações orais.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da classificação final

NF = 0.50*AO + 0.50*TE


NF - Nota final
AO - Apresentação Oral
TE - Trabalho Escrito

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Para melhorar a classificação, o estudante terá de repetir integralmente toda a UC

Observações

Dada a natureza e dinâmica desta unidade curricular, não haverá uma bibliografia base. Todo o material relevante para os estudantes será disponibilizado pelos próprios intervenientes das várias componentes específicas a decorrer em cada ano letivo.




Júri:

Paulo Simeão Carvalho

João Matos Paiva
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