Código Oficial: | 9146 |
Sigla: | L:G |
Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.
F155 é um curso introdutório de Física Geral.
Neste curso são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de mecânica, ondas, termodinâmica, eletricidade e geomagnetismo.
Dar competências aos alunos em: 1- interpretação de mapas topográficos e geológicos elementares; trabalhar com escalas; 2- realização de perfis topográficos e geológicos; 3- utilização da projeção estereográfica na resolução de problemas geológicos.
Uso eficiente das noções de análise e álgebra linear que constam do programa para resolver questões nas áreas das licenciaturas em cujos planos de estudo a disciplina se insere.
Desenvolver as competências necessárias para lidar com técnicas diversificadas de laboratório aplicadas especificamente ao estudo e caracterização de materiais geológicos.
Pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender e utilizar as noções e os resultados de Álgebra Linear e Cálculo Vetorial dados no curso.
Pretende-se familiarizar o aluno com a leitura de cartas militares e de cartas geológicas a diversas escalas. Pretende-se que o aluno fique habilitado a realizar perfis geológicos em cartas geológicas de uso corrente, bem como que o aluno consiga resolver problemas simples de geologia em mapas geológicos. Pretende dar as bases para a interpretação fotogeológica de uma área. Pretende-se que o aluno conheça os princípios da realização de um levantamento geológico no terreno.
Transmitir os princípios e técnicas do estudo dos minerais ao microscópio petrográfico de luz transmitida(os minerais como ferramentas importantes para o estudo da petrologia).
Disciplina que trata de dois temas essenciais, a Estratigrafia e a Paleontologia divididos em sub-temas. Pela aplicação dos princípios fundamentais da Estratigrafia e das metodologias clássicas de correlação bem como de outras mais recentes como a análise de fácies, a análise tectonossedimentar e a análise sequencial, e pela caracterização física, química e biológica dos ambientes, processos e produtos sedimentares, enquadrados no contexto geológico e temporal em que ocorrem, objectiva-se o conhecimento e a compreensão de modelos causa/efeito tendo como permuta principal o processo/produto geológico integrado na análise espacial e temporal de bacias sedimentares e respectivas relações com a geodinâmica ao longo dos tempos geológicos Na Paleontologia Geral pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Paleontologia, nomeadamente sobre as aplicações desta disciplina, métodos e técnicas de investigação, relações com a Estratigrafia e Geohistória, assim como sobre a Sistemática Paleontológica. Os outros sub-temas dizem respeito à Paleozoologia e Paleobotânica e Evolução da Vida na Terra e tem por objectivo fornecer conhecimentos que permitam a identificação dos fósseis mais importantes no estudo da Estratigrafia salientando a sua importância no estabelecimento de biozonas, correlações estratigráficas, interpretação dos ambientes sedimentares, conhecimento da evolução da vida e sua relação com a história da Terra.
A Geologia Estrutural é a ciência (ramo da Geologia) que tem como objectivo o estudo das estruturas (forma e geometria interna e externa) adquiridas pelos corpos rochosos após a sua formação, as suas causas e distribuição geográfica. A Geologia Estrutural avança, não só pela mera descrição das estruturas, mas através da análise rigorosa dessas estruturas e dos mecanismos que as geram. Para se conseguir isto, é necessário recorrer à quantificação, à formulação matemática e ao estabelecimento de modelos físicos. Os objectivos da Geologia Estrutural incluem dois pontos fundamentais: • Definição, caracterização e relação das estruturas observadas e os episódios de deformação; • Caracterização do estado de tensão dominante em cada fase de deformação.
Introdução dos conceitos, princípios e métodos fundamentais da estatística. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos e à utilização critica dos métodos.
Compreensão dos processos e princípios envolvidos na génese das rochas ígneas. Compreensão das características e dos contextos de génese das rochas metamórficas, numa integração geotectónica.
Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a compreensão e interpretação integrada dos processos envolvidos na génese das rochas sedimentares e dos solos.
Como resultados da aprendizagem e competências, pretende-se que os estudantes sejamcapazes de:
- enquadrar as rochas sedimentares no contexto da dinâmica dos processos geológicos;
- descrever e classificar as rochas sedimentares;
- interpretar os processos de meteorização, transporte a deposição dos sedimentos que formam as rochas;
- compreender as condições fisico-químicas associadas aos ambientes onde se depositaram os sedimentos que dão origem às rochas sedimentares;
- conhecer os processos diagenéticos associados à génese das rochas sedimentares;
- compreender a génese e evolução dos solos;
- conhecer os métodos e técnicas de classificação de solos;
- adquirir a capacidade de ler e interpretar cartas de solos.
Realizar trabalho de campo em diferentes contextos geológicos, enfatizando diferentes áreas disciplinares da Geologia. Amostragem, recolha e interpretação de dados. Elaborar documentos cartográficos e relatório geológico sobre a área de trabalho.
O objetivo geral consiste em oferecer aos discentes uma competência alargada e pluridisciplinar no domínio da geologia ambiental, de modo a permitir a sua intervenção nos diferentes níveis destas áreas e a respetiva inserção em empresas com fins ambientais e desenvolver a capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de formação em Ciências da Terra e de Ambiente, de interpretação dos processos geológicos vs. ambientais e fundamentação da sua própria argumentação.
Dotar os alunos com as competências necessárias à resolução de problemas geológicos por recurso a ferramentas informáticas.
O Estágio tem por objectivos consolidar e desenvolver a capacidade do estudante para o exercício de atividades nos domínios para que a licenciatura o habilita e favorecer a sua integração em trabalho de equipa.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.
Adquirir conhecimentos de tecnologia de vinhos.
Adquirir conhecimento da técnica de prova de vinhos.
Os objetivos delineados para a disciplina de Marketing Agro-Alimentar são: i) Obtenção de uma visão clara das potencialidades e limitações do Marketing, enquanto filosofia e conjunto de técnicas de gestão com capacidade para potenciar as vendas de determinado produto, designadamente no que se refere à sua especificidade Agro-Alimentar. ii) Aquisição de conhecimentos teóricos, bem como a flexibilidade e capacidade de generalização do seu uso, de modo a conduzir a uma preparação eficaz que permita compreender, aprofundar e utilizar os modelos emergentes sobre comportamento do consumidor que, embora eventualmente diferentes, se possam relacionar com os lecionados. iii)Aquisição da capacidade de avaliar para determinado produto agro-alimentar, qual a segmentação de mercado e qual o posicionamento que se apresentam mais adequados para esse mesmo produto. iv) Aquisição de conhecimentos sólidos sobre cada uma das diferentes políticas de marketing que compõem o marketing-mix.
Compreensão dos conceitos de Qualidade e de Segurança no setor Agroalimentar.
Sensibilização para a importância da garantia da qualidade e da segurança alimentar.
Compreensão das caraterísticas de qualidade de um produto alimentar e as alterações que sofre, métodos de avaliação e ferramentas de controlo do processo produtivo.
Familiarização com as denominações de qualidade para proteção de produtos alimentares baseados na sua origem geográfica.
Aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas e normativos atualmente utilizados na gestão da qualidade e da segurança alimentar.
Desenvolvimento de capacidades para selecionar e implementar planos e sistemas de qualidade e segurança na indústria alimentar.
Adquirir conhecimentos aprofundados sobre viticultura, nomeadamente sobre:
Implantação de uma vinha (métodos de implantação, selecção de materiais, escolha de sistema de condução).
Condução da videira (poda de inverno e intervenções em verde).
O objetivo desta disciplina é familiarizar os alunos com os princípios e as técnicas da agricultura biológica e estruturar os conhecimentos sobre a filosofia subjacente a este modo de produção assim como adesão e evolução que tem tido.
Pretende-se que os alunos: - compreendam a filosofia subjacente à tomada de decisão em protecção das culturas nas várias modalidades de agricultura sustentável. - saibam as consequências para uma região ou país do ataque generalizado a uma cultura importante e tomem consciência dos seus deveres na matéria - conheçam e saibam utilizar os componentes da protecção integrada. - saibam quais os principais grupos de inimigos das culturas. - conheçam as características gerais dos fungos agentes causais de doenças de plantas. - saibam classificar um insecto (até à ordem) e saibam como proceder para identificar a espécie. - relacionem os estragos nas plantas com os possíveis agentes causais. - conheçam os meios de luta cultural, biológica, biotécnica e química a usar em Portugal. - adquiram competências de diagnóstico de problemas fitossanitários em diversas plantas.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
A disciplina de Biologia Molecular visa transmitir aos estudantes conhecimentos básicos sobre a estrutura, organização e replicação do material genético, o tipo de informação contida no genoma, os mecanismos de transcrição e tradução, o modo como estes processos são regulados, e a estrutura e função de proteínas. Paralelamente, e fortemente suportado pela componente laboratorial da disciplina, pretende-se transmitir conhecimentos sobre as técnicas básicas de biologia molecular.
A Célula é a unidade fundamental da vida, e o conhecimento da sua fisiologia constitui a base onde se apoia toda a Biologia e as suas aplicações, como a Medicina moderna. O objetivo desta UC é dar a conhecer aos alunos a Biologia da Célula a nível geral, incluindo as suas estruturas e processos funcionais principais, e respetivas bases moleculares, assim como as metodologias experimentais utilizadas para contruir esse conhecimento.
Fornecer aos alunos noções básicas sobre o metabolismo e necessidades nutricionais de animais de interesse zootécnico; formulação e fabrico de alimentos compostos; técnicas analíticas de rotina em laboratórios de nutrição.
A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.
Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.
O objectivo básico do curso é que o aluno compreenda o modo como a anatomia está associada à função das plantas. Pretende-se ainda que o aluno adquira competências para identificar estruturas específicas a determinadas funções.
As plantas são organismos complexos e o curso explora aspectos que as tornam peculiares, centrando-se especialmente nos processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objectivo do curso que o aluno compreenda o modo como as plantas interactuam com o meio ambiente.
Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.
Fornecimento de bases teóricas e práticas para a compreensão da organização e fisiologia dos principais sistemas animais
Habilitar os alunos com conceitos básicos e metodologias de análise em Citogenética e Genética Molecular. O quadro conceptual e as ferramentas adquiridas serão úteis nas áreas do ensino, investigação ou noutras de vertente mais aplicada.
Pretende-se que com base nos conhecimentos e experiência obtidas com a frequência desta disciplina, os alunos adquiram competências que lhes permitam intervir nas várias temáticas relacionadas com a Microbiologia Alimentar. Espera-se ainda que os alunos compreendam a importância das matérias abordadas para a indústria alimentar e numa perspectiva de saúde pública.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá
- dominar os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.
- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabe-las aplicar a problemas concretos;
- saber caracterizar um modelo de regressão linear e ser capaz de aplicar a teoria à análise de dados reais, envolvendo o ajustamento do modelo, diagnóstico e previsão;
- ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos.
Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R na resolução de problemas.
Aplicar técnicas matemáticas já estudadas a modelos em Biologia e Medicina e adquirir novos conhecimentos e ferramentas matemáticas que permitam a análise dos modelos estudados.
Aplicação de conceitos matemáticos à resolução de problemas concretos: identificação do problema, proposta de modelo matemático, simulação do modelo matemático com dados reais, conclusões.
Conhecimentos básicos de simulação estatística. Forte componente computacional, privilegiando a aplicação prática e a interação com as Probabilidades, a Estatística e a Investigação Operacional.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
F153 é um curso introdutório de Física Geral onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de mecânica, ondas, termodinâmica, eletricidade e geomagnetismo.
F155 é um curso introdutório de Física Geral.
Neste curso são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de mecânica, ondas, termodinâmica, eletricidade e geomagnetismo.
Esta unidade curricular visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, dos fenómenos ondulatórios, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico.
Saber o formalismo matemático da Mecânica Quântica.
Resolver a equação de Schrödinger.
Aprender os métodos perturbativos de resolução de problemas.
Aprender a teoria geral do momento angular.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares; noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, e a sua descrição e classificações nas suas mais variadas vertentes de aplicação à física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
•Obter formação de base em Eletromagnetismo. •Derivar e apresentar as leis e métodos do Eletromagnetismo numa perspetiva fenomenológica. •Estabelecer ligações e paralelismos entre o Eletromagnetismo e a Mecânica usando conceitos como força e energia. •Evidenciar a importância do conceito de campo na formulação das leis do Eletromagnetismo e enquanto entidade mediadora das interações físicas. •Aplicar, no contexto do eletromagnetismo, conceitos e métodos da Análise Vectorial e do Cálculo Integral no espaço. •Apresentar e descrever aplicações relevantes do Eletromagnetismo em ciência e tecnologia.
Realizar trabalhos experimentais nas áreas de Mecânica, Electromagnetismo, Termodinâmica, Óptica e Física Moderna. Familiarizar os alunos com os aspectos relacionados com o conhecimento dos instrumentos necessários para a realização dos trabalhos experimentais, com a própria execução dos mesmos, com a análise dos resultados experimentais, incluindo o cálculo de erros e com a avaliação crítica dos resultados experimentais. Promover a pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental; Elaborar e escrever relatórios de atividades experimentais; Desenvolver competências de trabalho de grupo.
Fornecer uma visão panorâmica da Ótica Clássica. Apresentar os princípios e os métodos da Ótica Geométrica, e suas aplicações na instrumentação ótica. Abordar a fenomenologia e aplicações da polarização, interferência e difração de ondas óticas. Apresentar aspetos de Ótica Moderna relevantes para a ciência e a técnica.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura nuclear e processos nucleares. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.
Perceber os príncipios de funcionamento dos sistemas GNSS (Global Navigation Satellite Systems).
Saber operar autonomamente um receptor GNSS, desde a sua programação para a aquisição de informação no terreno até à obtenção de coordenadas, incluindo o processamento das observações em gabinete.
Saber quais as fontes de dados e informação disponíveis para a realização de trabalhos de campo e consequente processamento das observações.
A componente prática visará sobretudo a utilização do sistema GPS atendendo à maior facilidade de acesso a equipamento.
Ensinar as bases teóricas e práticas necessárias para lidar com dados geográficos, em termos da sua aquisição, estruturação, manipulação, pesquisa e análise num SIG.
Ministrar os conhecimentos básicos sobre a instrumentação e métodos a utilizar na recolha e processamento das medidas necessárias à representação do terreno normalmente sob a forma de uma carta ou mapa, segundo os métodos topográficos clássicos.
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre os métodos utilizados em posicionamento marinho, medição de profundidades e sejam capazes de planear e realizar uma sondagem hidrográfica. Para esse fim são ainda ministrados conhecimentos sobre as propriedades das ondas electromagnéticas e acústicas e sobre as marés e a importância do seu conhecimento em Hidrografia . Pretende-se ainda sensibilizar os alunos para os problemas relacionados com a variação do nível do mar e as mudanças globais, bem como ministrar conhecimento sobre as metodologias de medição do nível do mar.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.
Os estudantes deverão entender a estrutura e funcionamento dos computadores digitais e sistemas de operacão e ter uma visão geral sobre a Ciência de Computadores.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.
ENQUADRAMENTO À medida que os sistemas de software aumentam de dimensão e de complexidade torna-se cada vez mais importante compreendê-los a níveis de abstracção mais elevados. A arquitectura de um sistema de software descreve a sua estrutura global em termos dos seus componentes, das propriedades externas desses componentes e das suas interrelações. Para sistemas de média e grande dimensão a escolha adequada da arquitectura assume uma importância crucial para o sucesso do seu desenvolvimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS A disciplina de Arquitecturas de Sistemas de Software tem como objectivo principal introduzir os conceitos de arquitecturas de software, padrões de desenho e tópicos directamente relacionados, tais como o de componentes de software. Pretende ensinar a desenhar, compreender e avaliar arquitecturas de sistemas de software, tanto ao nível de abstracção de macro-arquitectura como de micro-arquitectura e assim familiarizar os alunos com os conceitos fundamentais de arquitectura de software, as propriedades e aplicabilidade dos diferentes estilos de arquitectura existentes, os padrões de desenho mais populares, componentes de software, arquitecturas reutilizáveis e as relações destes conceitos todos com a reutilização de software.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL Componente Científica: 50% Componente Tecnológica 50%.
Fornecer aos estudantes os conceitos fundamentais da teoria e prática de bases de dados como sistemas de manipulação de grandes quantidades de informação.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da
computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da
computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua
(in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
O estudante deverá ser capaz de:
- compreender, utilizar e desenvolver programas com tipos abstratos de dados (TAD) de acordo com os requisitos de problemas propostos;
- compreender e utilizar as noções de atributo e método de um tipo abstrato de dados.
- utilizar e adaptar, programando-os, TADs que implementam listas ligadas, pilhas, filas, árvores binárias, heaps, tabelas de hash e grafos;
- analisar trechos de algoritmos do ponto de vista da complexidade computacional e situá-los numa ordem de complexidade;
- programar funções recursivas;
- programar e analisar algoritmos de procura e inserção sequencial, em lista ordenada, em árvore ordenada e em tabela de hash;
- programar e analisar algoritmos de ordenação tais como o bubblesort, mergesort. quicksort e heapsort.
- programar e analisar algoritmos de criaçao e manipulação de estruturas de dados como árvores binárias, árvores binárias ordenadas, heaps e grafos.
Nota: nesta unidade curricular a programação é feita utilizando a linguagem Python.
Familiarização com o processo de estudo, modelação, resolução e análise de resultados em problemas de decisão e optimização. Formalização de modelos de optimização em programação matemática.
Desenvolver aptidões para avaliar a complexidade computacional de problemas e escolher apropriadamente algoritmos na área investigação operacional e de programação por restrições.
Familiarização com linguagens e bibliotecas existentes e sua aplicação na resolução de problemas de decisão.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.
Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.
Familiarizar-se com os conceitos básicos da teoria de Galois. Aprofundar conhecimentos de teoria de grupos. Compreender a demonstração da insolubilidade por radicais da equação do quinto grau.
Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares. Completar o estudo do cálculo diferencial e integral com análise vectorial em domínios curvos planos e tridimensionais.
Introduzir, de uma forma concreta, os resultados principais da Análise Clássica de funções de várias variáveis assim como os da Análise Vectorial, enfatizando técnicas específicas desta área assim como suas aplicações.
Assimilar os conceitos básicos da teoria das funções de uma variável complexa, em particular o desenvolvimento em série de potências e a teoria de Cauchy. Este estudo contribuirá para desenvolver no estudante uma maior aptidão para lidar com os principais objectos e técnicas da análise matemática.
Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno conheça e compreenda alguns dos principais resultados da Geometria Euclidiana que, pela sua importância histórica, devem ser do conhecimento geral de qualquer matemático. Nesta unidade curricular o estudante deverá desenvolver também a sua aptidão para a resolução de problemas de cariz geométrico e a sua capacidade de visualização espacial.
Introduzir conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.
Fundamentos da Análise e Processamento de Sinal, do ponto de vista determinístico e estocástico, incidindo sobretudo na análise no domínio da frequência. Cobertura dos aspectos fundamentais da estimação espectral não paramétrica. A orientação da disciplina privilegia a compreensão dos conceitos e métodos e a sua utilização efectiva na análise de dados simulados e de dados experimentais. É feita uma utilização intensiva de meios computacionais avançados.
Conhecer e caracterizar os principais conceitos da electroestática e magnetoestática. Conhecer em detalhe as leis de Maxwell. Identificar e caracterizar ondas electromagnéticas, os fenómenos de reflexão, refracção e interferência. Formular a electrodinâmica com potenciais e conhecer os processos de emissão de ondas electromagnéticas. Conhecer a teoria da relatividade restrita e suas consequências para a cinemática e a dinâmica. Conhecer a formulação relativista do campo electromagnético.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
Desenvolver nos alunos o interesse pelo estudo das características e fenómenos associados a galáxias, como aquela em que habitamos, bem como referentes a outras estruturas extragalácticas e ao Universo em geral, nomeadamente através da discussão de resultados recentes e problemas em aberto.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Esta unidade curricular visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, dos fenómenos ondulatórios, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares; noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, e a sua descrição e classificações nas suas mais variadas vertentes de aplicação à física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Aquisição dos conceitos básicos de Probabilidades e Estatística e sua aplicação a situações concretas
A disciplina tem como objectivos a formação básica em astronomia estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve saber: identificar os gráficos de equações quadráticas no plano e no espaço; os resultados básicos do cálculo de curvas parametrizadas no plano e no espaço; os resultados fundamentais de análise de funções de várias variáveis e compreender as noções de derivada parcial, gradiente, pontos de máximo e mínimo local, plano tangente ao gráfico de uma função de duas variáveis sendo capaz de determinar valores extremos de funções reais de várias variáveis com restrições; os métodos de integração múltipla e ser capaz de os usar na determinação de áreas, volumes, etc, de regiões do plano ou do espaço recorrendo, se necessário, a mudança de variáveis.
•Obter formação de base em Eletromagnetismo. •Derivar e apresentar as leis e métodos do Eletromagnetismo numa perspetiva fenomenológica. •Estabelecer ligações e paralelismos entre o Eletromagnetismo e a Mecânica usando conceitos como força e energia. •Evidenciar a importância do conceito de campo na formulação das leis do Eletromagnetismo e enquanto entidade mediadora das interações físicas. •Aplicar, no contexto do eletromagnetismo, conceitos e métodos da Análise Vectorial e do Cálculo Integral no espaço. •Apresentar e descrever aplicações relevantes do Eletromagnetismo em ciência e tecnologia.
A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível básico, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e nomenclatura própria da Astronomia.
Familiarizar os alunos com os métodos de cálculo numérico mais usados na resolução de problemas matemáticos em ciências e engenharia, incluindo as condições de aplicabilidade e as suas limitações, com uma ênfase particular nas aplicações e na elaboração de algoritmos na resolução de exercícios. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos necessários para identificar e utilizar os métodos numéricos mais robustos na resolução de problemas.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura nuclear e processos nucleares. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.
Nas aulas teóricas pretende-se que os alunos adquiram noções básicas de Química Analítica, tentando realçar a importância da análise na resolução de problemas reais. Nas aulas teórico-práticas são realizados exercícios de aplicação sobre a matéria versada nas aulas teóricas. Nas aulas práticas são realizados 5 trabalhos de laboratório.
O objetivo fundamental desta disciplina é a lecionação de alguns tópicos fundamentais da Química Física, em continuação dos ensinamentos que o aluno deverá ter adquirido na unidade curricular Fundamentos de Química. O programa curricular adotado para um único semestre de Química Física obrigou à escolha de alguns tópicos fundamentais deste ramo da Química, mesmo que tratados numa extensão relativamente superficial, em detrimento de outros tópicos que, muito embora fundamentais, não há tempo para serem tratados. Assim, escolheram-se como tópicos a serem lecionados a Termodinâmica Química, dado o seu caráter fundamental e aplicabilidade na compreensão de outros tópicos, e a Cinética Química, pela sua importância na compreensão de mecanismos dos processos químicos.
Conferir, aos discentes, formação básica/introdutória de índole teórica em Química Orgânica.
A disciplina destina-se a alunos em que a química é uma disciplina de base da sua licenciatura, pelo que se pretende proporcionar uma sólida formação geral em química inorgânica que possibilite que os alunos desenvolvam as ferramentas e consolidem conceitos que lhes permitam uma progressão para disciplinas mais avançadas e a sua aplicação em tópicos multidisciplinares.
Conhecer e utilizar criteriosamente as operações unitárias utilizadas na industria alimentar. Consciencialização da necessidade do conhecimento interdisciplinar (Química, Bioquímica e Microbiologia) na produção, controlo e desenvolvimento de produtos alimentares de qualidade. Conhecimento e utilização criteriosa dos aditivos alimentares. Noções gerais de produção e controlo de vários tipos de alimentos: pão, vinho, cerveja, sumos, leite e derivados, gorduras alimentares.
O objetivo principal é melhorar a formação científica em Química Ambiental:
aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interatua com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade ambiental.
Outros objectivos: melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental; aquisição de uma perspetiva global da Química Ambiental nos diversos compartimentos ambientais.
O aluno deve ter um conhecimento lato de todo o pipeline de desenvolvimento de fármacos, desde a identificação do alvo até à entrada no mercado, incluindo aspectos económicos e legais e registo de patentes. Deve ainda ter a capacidade de, dado um alvo famacológico identificar um composto líder de grupo. Dada a estrutura do receptor optimizar computacionalmente a energia de interacção entre as duas espécies. Prever a contribuição energética do solvente na associação receptor ligando, bem como o papel da hidrofobicidade e flexibilidade. Deve conhecer os requisitos que um fármaco deve possuir para ter boas propriedades de absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Em suma, deve ter a capacidade, de forma autónoma, de dado um alvo biológico fazer propostas coerentes e pertinentes de ligandos com afinidade para o alvo, com propriedades farmacocinéticas favoráveis e com viabilidade de desenvolvimento comercial.
A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar. Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem. Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.
O objetivo desta disciplina é dado, um problema matemático, estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador, e interpretar os resultados.
Uso de computador com um programa de manipulação algébrica (Maxima) para tratar problemas de análise, álgebra e geometria.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá
- dominar os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.
- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabe-las aplicar a problemas concretos;
- saber caracterizar um modelo de regressão linear e ser capaz de aplicar a teoria à análise de dados reais, envolvendo o ajustamento do modelo, diagnóstico e previsão;
- ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos.
Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R na resolução de problemas.
Familiarizar os alunos com os métodos de cálculo numérico mais usados na resolução de problemas matemáticos em ciências e engenharia, incluindo as condições de aplicabilidade e as suas limitações, com uma ênfase particular nas aplicações e na elaboração de algoritmos na resolução de exercícios. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos necessários para identificar e utilizar os métodos numéricos mais robustos na resolução de problemas.
Aplicação de conceitos matemáticos à resolução de problemas concretos: identificação do problema, proposta de modelo matemático, simulação do modelo matemático com dados reais, conclusões.
Conhecimentos básicos de simulação estatística. Forte componente computacional, privilegiando a aplicação prática e a interação com as Probabilidades, a Estatística e a Investigação Operacional.
Introduzir conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.
Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geotectónico e os processos exógenos.
Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorfológicos e o clima.
Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as leis que regem a distribuição dos elementos químicos nos processos geoquímicos naturais; resolução de casos práticos de tratamento de dados analíticos que permitam caracterizar a evolução primária e o efeito de processos geoquímicos secundários; compreensão dos efeitos da intervenção do homem no equilíbrio do ambiente natural a partir do estudo da mobilidade e dispersão dos elementos
Reconhecer a importância do Património Geológico como recurso natural a preservar, valorizar e divulgar; Conhecer a legislação existente sobre planeamento e gestão do património geológico a nível nacional e internacional; Contactar com diferentes exemplos de geoconservação em Portugal
Parte I — Pedologia Reconhecer o solo enquanto sistema trifásico contendo materiais sólidos (minerais ou orgânicos), líquidos (solução do solo) e gasosos (vapor de água e outros gases), podendo servir de meio para o desenvolvimento de plantas com raízes. Conhecer os factores de formação do solo. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas pedológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os solos. Parte II — Hidrologia Conhecer o funcionamento dos sistemas hidrológicos subterrâneos e superficiais. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas hidrológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os recursos hídricos.
Dotar os alunos dos conhecimentos e das competências necessárias para a análise e interpretação de registos de sondagens, modelação tridimensional e cálculo de reservas, em volume e em peso de uma área de um jazigo mineral.
Pretende-se que o estudante com aproveitamento tenha conhecimentos acerca de: - Metodologia do estudo geológico-geotécnico e sua aplicação aos diferentes tipos de obras de engenharia; - Princípios básicos de Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas; - Técnicas de prospecção e ensaio mais utilizadas em Geologia de Engenharia. Com bases nestes conhecimentos, o estudante deverá saber programar, desenvolver e interpretar um estudo geológico-geotécnico.
Conhecimento dos princípios da Geologia e os métodos de estudo que permitem interpretar as características físicas e composicionais dos corpos planetários do Sistema Solar, tendo por base a analogia com os processos geológicos que presidem à dinâmica da Terra . Capacidade de relacionar a natureza geológica com a evolução dos diferentes planetas permitindo compreender a importância dos processos geológicos na origem da diversidade do Sistema Solar. Estabelecimento de uma cronologia relativa dos processos geológicos que estruturam os planetas.
Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geotectónico e os processos exógenos.
Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorfológicos e o clima.
Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as leis que regem a distribuição dos elementos químicos nos processos geoquímicos naturais; resolução de casos práticos de tratamento de dados analíticos que permitam caracterizar a evolução primária e o efeito de processos geoquímicos secundários; compreensão dos efeitos da intervenção do homem no equilíbrio do ambiente natural a partir do estudo da mobilidade e dispersão dos elementos
- Compreender o funcionamento do ciclo hidrológico, em especial, a sua fase subterrânea.
- Compreender a importância socioeconómica dos recursos hídricos subterrâneos, da Hidrogeologia e da actividade profissional do hidrogeólogo.
- Compreender a aplicação de métodos e técnicas de prospecção, pesquisa e captação de água subterrânea.
- Conhecer os princípios da gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos.
- Conhecer os sistemas aquíferos de Portugal e os respectivos recursos hídricos subterrâneos.
Reconhecer a importância do Património Geológico como recurso natural a preservar, valorizar e divulgar; Conhecer a legislação existente sobre planeamento e gestão do património geológico a nível nacional e internacional; Contactar com diferentes exemplos de geoconservação em Portugal
Parte I — Pedologia Reconhecer o solo enquanto sistema trifásico contendo materiais sólidos (minerais ou orgânicos), líquidos (solução do solo) e gasosos (vapor de água e outros gases), podendo servir de meio para o desenvolvimento de plantas com raízes. Conhecer os factores de formação do solo. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas pedológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os solos. Parte II — Hidrologia Conhecer o funcionamento dos sistemas hidrológicos subterrâneos e superficiais. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas hidrológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os recursos hídricos.
Dotar os alunos dos conhecimentos e das competências necessárias para a análise e interpretação de registos de sondagens, modelação tridimensional e cálculo de reservas, em volume e em peso de uma área de um jazigo mineral.
Realização de cartografia geológica de pormenor numa área de 2 km2, com relevo para os métodos e técnicas de levantamento geológico, recolha de dados (objectividade e representatividade a uma dada escala) e documentos de suporte (mapa topográfico, fotografia aérea e de satélite, Google Earth). Interpretação e representação cartográfica, envolvendo diferentes aspectos geológicos (contactos geológicos; unidades litoestratigráficas; unidades bioestratigráficas; estruturas). Elaboração de mapa geológico de pormenor e respectivo relatório.
Pretende-se que o estudante com aproveitamento tenha conhecimentos acerca de: - Metodologia do estudo geológico-geotécnico e sua aplicação aos diferentes tipos de obras de engenharia; - Princípios básicos de Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas; - Técnicas de prospecção e ensaio mais utilizadas em Geologia de Engenharia. Com bases nestes conhecimentos, o estudante deverá saber programar, desenvolver e interpretar um estudo geológico-geotécnico.
Conhecimento dos princípios da Geologia e os métodos de estudo que permitem interpretar as características físicas e composicionais dos corpos planetários do Sistema Solar, tendo por base a analogia com os processos geológicos que presidem à dinâmica da Terra . Capacidade de relacionar a natureza geológica com a evolução dos diferentes planetas permitindo compreender a importância dos processos geológicos na origem da diversidade do Sistema Solar. Estabelecimento de uma cronologia relativa dos processos geológicos que estruturam os planetas.
Adquirir conhecimentos que possibilitem a organização e realização de campanhas de prospecção, utilizando métodos de prospecção geofísica e de prospecção geoquímica, atendendo à sua complementaridade.