Você está em: Início > Notícias > AsSALTO: Ciclo de Acções de Desenho e Escrita no âmbito do projecto Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto

AsSALTO: Ciclo de Acções de Desenho e Escrita no âmbito do projecto 'Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto'

Esta proposta insere-se num conjunto de iniciativas satélite que o projecto 'A Colecção de Desenhos. Escola de Arquitectura do Porto' tem vindo a desenvolver desde o início de 2016.

AsSALTO

é uma actividade de Desenho e Escrita que tem lugar em espaços anónimos da cidade do Porto na iminência de serem transformados onde o público é convidado a descobrir e registar lugares privados, gerando narrativas contraditórias e discussões desenhadas, sobre a cidade, os seus espaços e os seus imaginários.

A proposta AsSALTO insere-se no projecto 'Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto', promovido pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) – Grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH). Este projecto conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), Faculdades de Letras (FLUP) e Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.

Com o intuito de aumentar o campo de actuação ao redor da investigação do Desenho, a proposta AsSALTO insere-se num conjunto de iniciativas satélite que o projecto ‘A Colecção de Desenhos. Escola de Arquitectura do Porto’ tem vindo a desenvolver desde o início de 2016.

Estas acções pretendem lançar-se como um conjunto de actividades em diversos espaços anónimos da cidade, em curtos momentos pré-definidos. Pretendemos convocar o público para uma operação quase clandestina de descoberta e registo de uma série de lugares expectantes. Iremos a salto resgatar a memória de espaços domésticos, de comércio ou serviços, edifícios abandonados ou reservados a um público restrito, na iminência de serem transformados, reestruturados ou demolidos. Estes locais privados serão tomados pelo Desenho e pela Escrita, ferramentas intrusivas para refletir, interpretar, valorizar e dar a conhecer. Fá-lo-emos para gerar narrativas contraditórias, discussões desenhadas, levantar questões e ativar novos entendimentos da cidade, dos seus espaços e dos seus imaginários.

Agenda:

1º AsSALTO - Edifício de habitação localizado no número 605 da Rua de Sá da Bandeira, Porto
30 de Novembro de 2016
galeria de imagens . recortes de imprensa

2º AsSALTO - Consultório de oftalmologia de 1927, instalado no primeiro andar de um edifício da esquina do século (número 31 da Rua de Miguel Bombarda, Porto)
28 de Dezembro de 2016

3º AsSALTO - Casa Burguesa localizada na Rua de Cedofeita 492/498, Porto
11 de Janeiro de 2017

4º AsSALTO - Armazéns Cunhas (Praça dos Leões) - Porto
13 de Fevereiro de 2017, 9h00 – 12h30

5º AsSALTO
- Quartel de Monte Pedral - Porto
25 de Abril de 2017, 15h00 – 18h30

Organização:

Carlos Machado e Moura, Noémia Herdade Gomes, Rui Neto

Apoios:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | Compete 2020 | Portugal 2020 | União Europeia (UE) - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional.

Parcerias:
P3 | GSADesign | Cátia Cunha Pimentel

+ info
www.assalto.pt

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 06:45:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias