FAUP
Você está em: Início > Notícias > AsSALTO: primeira sessão de Desenho e Escrita acontece a 30 de Novembro no âmbito do projecto Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto

AsSALTO: primeira sessão de Desenho e Escrita acontece a 30 de Novembro no âmbito do projecto 'Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto'

30 de Novembro de 2016, Quarta-feira, 12h00, Número 605 da Rua de Sá da Bandeira - Porto

Assalto

AsSALTO
é uma actividade de Desenho e Escrita que tem lugar em espaços anónimos da cidade do Porto na iminência de serem transformados onde o público é convidado a descobrir e registar lugares privados, gerando narrativas contraditórias e discussões desenhadas, sobre a cidade, os seus espaços e os seus imaginários.

O primeiro AsSALTO acontece no dia 30 de Novembro às 12h00, quarta-feira, no número 605 da Rua de Sá da Bandeira no Porto. O Jornal Público junta-se a este projecto acompanhando o AsSALTO.

A proposta AsSALTO insere-se no projecto 'Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto', promovido pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) – Grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH). Este projecto conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), Faculdades de Letras (FLUP) e Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.

Com o intuito de aumentar o campo de actuação ao redor da investigação do Desenho, a proposta AsSALTO insere-se num conjunto de iniciativas satélite que o projecto ‘A Colecção de Desenhos. Escola de Arquitectura do Porto’ tem vindo a desenvolver desde o início de 2016.

Estas acções pretendem lançar-se como um conjunto de actividades em diversos espaços anónimos da cidade, em curtos momentos pré-definidos. Pretendemos convocar o público para uma operação quase clandestina de descoberta e registo de uma série de lugares expectantes. Iremos a salto resgatar a memória de espaços domésticos, de comércio ou serviços, edifícios abandonados ou reservados a um público restrito, na iminência de serem transformados, reestruturados ou demolidos. Estes locais privados serão tomados pelo Desenho e pela Escrita, ferramentas intrusivas para refletir, interpretar, valorizar e dar a conhecer. Fá-lo-emos para gerar narrativas contraditórias, discussões desenhadas, levantar questões e ativar novos entendimentos da cidade, dos seus espaços e dos seus imaginários.

30 de Novembro 2016

Duração aproximada

Número 605 da Rua de Sá da Bandeira no Porto.
Trata-se de imóvel de rendimento num mítico quarteirão em estilo Art Deco tardio, edificado por Delfim Ferreira no final do segundo quartel do século XX, segundo o projecto dos arquitectos portuenses Eduardo Martins e Manuel da Silva Passos Júnior e do Engenheiro de estruturas Francisco Sarmento Correia de Araújo.

Carlos Machado e Moura, Noémia Herdade Gomes, Rui Neto

Público alvo
Público em geral de todas as idades

Material
Cada participante é responsável pelo material necessário à elaboração dos desenhos e dos textos.

Apoios
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | Compete 2020 | Portugal 2020 | União Europeia (UE) - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional.

GSADesign | Cátia Cunha Pimentel

www.assalto.pt

Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-18 às 02:53:15