Resumo (PT):
O consumo de vinho em Portugal é de elevada relevância para a economia do país,
nomeadamente o consumo de Vinho do Porto. Como este é um produto que é adquirido,
habitualmente, por antecipação e não por falta do produto, a exploração da compra por impulso
neste campo poderá trazer grandes vantagens para o desenvolvimento do mesmo.
O presente estudo tem como objetivos: (1) determinar os significados atribuídos pelos/as
Portugueses/as ao Vinho do Porto; (2) investigar, através de um estudo experimental, como a
unicidade do vinho e o desconto influenciam a tendência para comprar por impulso, as emoções
(positivas e negativas) e a intenção de compra; (3) perceber como as variáveis em estudo
interagem em cada um dos contextos experimentais; e (4) determinar que variáveis predizem a
tendência para comprar vinho por impulso.
Os resultados indicam que os/as Portugueses/as pensam no Vinho do Porto em várias
vertentes: faz parte do património nacional, é bom e doce, ideal para momentos especiais. Mas
este é também um vinho de qualidade, com muita história, reconhecido nacional e
internacionalmente, inteiramente Português e único. Com o estudo experimental, verificou-se
ainda que, aquando da exposição a um produto único, como no caso do Vinho do Porto Vintage
2011, os/as Portugueses/as tendem a comprar mais por impulso, independentemente do preço,
enquanto que no caso de um vinho mais popular, como o Vinho do Porto Tawny, o desconto
aplicado já é um fator decisivo na tendência para comprar por impulso.
A intenção de compra, as emoções positivas, a unicidade do vinho, a tendência para
comprar vinho por impulso e a influência interpessoal são também fatores com um grande
impacto na tendência para comprar por impulso no cenário experimental. Através de um modelo
de moderação, verificou-se que, quando o Vinho do Porto único está com um grande desconto,
a maior necessidade de unicidade do consumidor não o leva a comprar por impulso, se este está
à procura de estatuto.
Concluiu-se com este estudo que quanto maior for a idade do consumidor, se este procura
unicidade no setor do vinho e se já tem uma tendência para comprar por impulso em geral então
tenderá a uma maior tendência para comprar vinho por impulso.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
52