Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > “Vende-se paixão”: determinantes psicossociais da compra por impulso em adeptos de futebol

“Vende-se paixão”: determinantes psicossociais da compra por impulso em adeptos de futebol

Título
“Vende-se paixão”: determinantes psicossociais da compra por impulso em adeptos de futebol
Tipo
Tese
Ano
2019-11-12
Autores
Adriana Castro Teiga
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Psicologia
Outras Informações
Resumo (PT): A investigação sobre compra por impulso tem vindo a crescer ao logo das últimas décadas, mas a literatura sobre o tópico carece ainda de estudos que explorem a fundo os fatores psicossociais envolvidos neste comportamento. Visando colmatar algumas dessas falhas, este trabalho averigua a influência da comparação social e da identificação com o clube na compra por impulso. Explora, ainda, a hipótese de um efeito mediador das emoções nesta relação. Os dados recolhidos através de um questionário online, junto de uma amostra de 167 adeptos de futebol Portugueses, foram analisados segundo um plano experimental 2 (Comparação social: favorável vs desfavorável) x 2 (Identificação com o clube: fraca vs forte). A comparação social foi a única variável manipulada, nomeadamente através de um falso feedback. Os resultados indicaram que a tendência para comprar por impulso é maior quando o participante é fortemente identificado com o clube, sendo que a comparação social desfavorável despoletou ainda mais este impulso de compra. Quando a identificação com o clube é fraca, não existem diferenças significativas entre as situações de comparação social desfavorável ou favorável no que toca à compra por impulso. Verificou-se também que quanto maior a identificação com o clube, maior a intensidade das emoções negativas sentidas perante uma comparação social desfavorável, fazendo com que haja uma maior tendência de compra por impulso. Por outro lado, quando a identificação com o clube é fraca, apenas uma comparação social favorável pode aumentar a tendência de compra por impulso, por intermédio de emoções positivas. Finalmente são apontadas sugestões para estudos futuros.
Idioma: Português
Nº de páginas: 43
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Dissertação - Adriana Teiga “Vende-se paixão”: determinantes psicossociais da compra por impulso em adeptos de futebol 832.18 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-04-16 às 10:13:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais