Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI228

Morfofisiologia Integrativa

Código: MI228     Sigla: MI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Anatomia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 258 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 6 57 162

Módulos

Código Nome
MI228_B Morfofisiologia Integrativa_B (Fisiologia I_PE07)
MI228_A Morfofisiologia Integrativa_A (Anatomia Clínica_PE07)

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Integração anatómica e funcional dos diferentes órgãos e sistemas do corpo humano.
Aquisiçaõ de uma base de conhecimentos que possa ser aplicada ulteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deverá:
- Capacidade de resolução de problemas;
- Autoaprendizagem;
- Pensamento crítico;
- Capacidade de avaliação prática do funcionamento dos vários aparelhos e sistemas;
- Identificação de problemas morfofisiológicos em casos clínicos selecionados.
Para o efeito adoptar-se-á uma abordagem integrada morfofuncional com o envolvimento de Anatomistas, Histologistas e Fisiologistas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Face. Fossas temporal, infratemporal e pterigopalatina. Região anterolateral do pescoço. Tórax. Abdómen I. Abdómen I. Região retroperitoneal. Membro superior. Membro inferior. Pelve e períneo. Sistema linfático.
Dor. Pele e anexos.
Adaptação do feto à vida extra-uterina. Embriologia aplicada I. Adaptação do feto à vida extra-uterina. Embriologia aplicada II. Crescimento e desenvolvimento. Cronobiologia. Envelhecimento. Adaptações fisiológicas ao exercício físico. Fisiologia do stress. Adaptações fisiológicas à altitude e submersão. Fisiologia integrativa cardiovascular, respiratória e renal: casos clínicos. Fisiologia da pele. Regulação da temperatura corporal. Princípios fisiológicos subjacentes à substituição médica de funções vitais. Demonstração de fenómenos fisiológicos no doente.

Bibliografia Obrigatória

R. L. Drake, W. Vogl, A. W. M. Mitchel, Elsevier Churchill Livingstone; GRAY�S ANATOMY FOR STUDENTS. , 2010
S. Standring Elsevier Churchill Livingstone; GRAY’S ANATOMY, 40ª edição, 2008
Young, B. Lowe, J.S., Stevens, A., & Heath, J.W, 5th edition, Churchill Livingstone; Wheater's Functional Histology - A Text and Colour Atlas, 2009
Abraham L. Kierszenbaum and Laura Tres, Elsevier; Histology and Cell Biology - An introduction to Pathology, 2012
McMahon S.B. and Koltzenburg M.(Eds), 5th Edition, Elsevier Churchill Livingstone; Wall and Melzack�s Textbook of Pain, 2006
Bushnell, M.C. Basbaum A.I. (Eds); THE SENSES. A Comprehensive Reference, Volume 5: PAIN, Elsevier Inc., 2008
Walter F. Boron and Emile L. Boulpaep; Medical Physiology, 2nd Edition Update, Saunders Elsevier, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teórico-práticas (17h), aulas práticas (34h) e orientação tutorial (4h), perfazendo um total de 57 horas de contacto (incluindo 2h para avaliação).

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 96,00
Trabalho escrito 4,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A prova prática será realizada em três tempos distintos.
A prova prática de Anatomia é do tipo “gincana” e consiste na identificação de 18 estruturas anatómicas. Estas estarão colocadas aos pares, tendo os estudantes 1 minuto para identificar cada conjunto de duas estruturas.
A prova prática de Fisiologia tem a duração de15 minutos e consiste em 10 questões de vertente prática (interpretação de traçados, gráficos, esquemas, etc.) sob a forma de escolha múltipla em que deverá ser assinalada uma só resposta.
A prova prática de Histologia e Embriologia consiste na realização de um trabalho de grupo. Cada grupo de 2-3 alunos apresentará na respectiva aula um artigo científico sobre um tema do âmbito das UCs de Morfofisiologia. A apresentação será avaliada por 2-3 docentes que atribuirão uma classificação igual para todos os alunos do mesmo grupo. Todas as provas práticas serão classificadas na escala de 0-20 valores.
A classificação obtida na prova prática será a média ponderada das classificações obtidas em Anatomia, Fisiologia e Histologia e Embriologia. Serão admitidos a exame teórico os estudantes que, no conjunto das provas práticas, obtiverem uma classificação média de pelo menos 10 valores. Esta classificação mantém-se válida para as outras épocas de avaliação do ano lectivo em curso para os estudantes que reprovem na prova teórica.
O exame teórico contemplará perguntas de resposta aberta e curta e perguntas de escolha múltipla. Serão considerados aprovados no exame teórico os estudantes que obtiverem a classificação de 10/20 valores.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-02 às 03:15:22
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital