Código Oficial: | 5233 |
Sigla: | PDSP |
Descrição: | O Programa Doutoral em Saúde Pública da FMUP destina-se a licenciados ou mestres em medicina e outras áreas das ciências da saúde, bem como das ciências sociais e matemática. Para além do contacto com uma equipa docente altamente qualificada, os estudantes têm ainda acesso a recursos de investigação de topo, nomeadamente, os disponíveis na Unidade de Investigação em Epidemiologia–Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (EPIUnit) e no Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR). O programa mantém ainda relações privilegiadas com redes europeias de investigação e formação, nomeadamente, como membro da ASPHER. |
Esta unidade tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e discussão de temas relevantes para a saúde pública na atualidade. Nesta unidade espera-se que os alunos conheçam alguns dos principais problemas de saúde pública das arenas nacionais e internacionais, nomeadamente no que diz respeito à carga da maioria das doenças transmissíveis e não transmissíveis em diferentes contextos e às políticas dirigidas para prevenir tratar e gerir essas condições, nos níveis local, regional nacional e internacional. Espera-se também que os alunos conheçam áreas sobrepostas entre a prática da saúde pública e uma série de áreas complementares do conhecimento, como meio ambiente, economia, trabalho ou organização do espaço urbano.
Compreender a governação dos sistemas de saúde e a liderança em saúde pública enquanto elementos fundamentais de uma resposta integral às necessidades de saúde das populações.
- Trabalhar aspetos concetuais e etiológicos essenciais para a constituição sólida e aprofundada de conhecimentos no que respeita à ética e à filosofia da ciência, em particular no que respeita ao objeto da saúde pública.
- Aplicar os conceitos trabalhados à prática e à realidade contemporânea, numa perspetiva crítica.
Pretende-se que o estudante:
a) compreenda o modelo de regressão logística e os modelos usuais de sobrevivência
b) identifique e reconheça cenários de aplicação para cada um dos modelos estudados
c) saiba como incluir variáveis explicativas categóricas no modelo
d) saiba identificar e modelar o fenómeno de interação
e) reconheça a importância da avaliação da qualidade do ajustamento e gráficos de diagnóstico do modelo e saiba implementar essa avaliação
f) adquira espírito crítico e capacidade de interpretação dos resultados obtidos
Os trabalhos de revisão sistemática são cada vez mais frequentes na literatura científica, contribuindo para uma maior transparência e qualidade dos trabalhos de síntese nas diversas áreas.
Esta unidade curricular pretende introduzir as questões metodológicas mais relevantes relacionadas com a realização de revisões sistemáticas, assim como as bases científicas para a síntese quantitativa por meta-análise.Aquisição de conhecimentos sobre a carga das doenças crónicas (não transmissíveis) mais prevalentes e as suas tendências temporais na população.
Reconhecimento das especificidades de diferentes grupos de doenças crónicas (doenças cardiovasculares, cancros, doenças respiratórias, doenças músculo-esqueléticas), e consequentes implicações na investigação epidemiológica de cada grupo nosológico.
Explorar a prevenção e gestão das doenças crónicas, nomeadamente através da intervenção nos principais fatores de risco.
Identificar, explorar e analisar as dimensões culturais, sociais, económicas e políticas da saúde e da medicina
Identificar a adequabilidade das diversas estratégias de investigação qualitativa em saúde. Manusear e analisar a informação com a finalidade de redigir e publicar estudos qualitativos. Compreender as dimensões éticas implicadas no uso da metodologia qualitativa nas diversas fases do processo de investigação.
Conhecer os principais modelos da inferência causal desenvolvidos para aplicação à epidemiologia contemporânea.
Identificar desafios à validade e à aplicabilidade dos estudos epidemiológicos e conhecer abordagens metodológicas avançadas para os resolver.
Adquirir conhecimentos teóricos e práticos em métodos e determinantes alimentares relevantes em saúde pública.
Desenvolver nos alunos competências para o planeamento e desenvolvimento de investigação em nutrição e saúde.
Adquirir conhecimentos teóricos e práticos no desenvolvimento e aplicação de instrumentos que pretendam quantificar medidas objetivas e subjetivas em Saúde.