Comunicação em Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Sociais e Comportamentais |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDSP |
2 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
14 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Dotar os estudantes e investigadores de conhecimentos estratégicos, assim como de ferramentas tácticas na área da comunicação da saúde. Demonstrar o peso e a capacidade de influência da comunicação pública na opinião pública através da análise de casos, nacionais e internacionais, de comunicação de saúde; debater o papel do sistema mediático na comunicação da saúde; promover o interesse pela investigação nesta área do conhecimento e capacitar os investigadores de competências na elaboração de um Plano de Comunicação de Saúde.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes e investigadores deverão desenvolver os seus conhecimentos críticos da área da comunicação pública, bem como compreenderem o funcionamento do sistema mediáticco. Conta-se que desenvolvam interesse por esta área do conhecimento.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- O processo de comunicação pública e a formatação da opinião pública;
- Teorias da Comunicação e os seus efeitos;
- Desenvolvimento da ciência e o seu impacto na sociedade;
- A estratégia e as principais tácticas de comunicação adaptadas às ciências da vida;
- O Plano de Comunicação de Saúde
Bibliografia Obrigatória
McCombs, Max; The news and public opinion: media effects on civic life, Cambridge University Press., 2012
Moss, D., Verčič, D., & Warnaby, G; The news and public opinion: media effects on civic life. (2011) Cambridge University Press. Perspectives on Public Relations Research, Taylor and Francis, 2012
Francis. Higgs, J., Ajjawi, R., MsAllister, L., Trede, F. & Loftus, S.; Communicating in the Health Sciences. . , Oxford University Press, 2013
Tench, Ralph, and Liz Yeomans; Exploring Public Relations, Prentice Hall - Financial Times., 2006
Lippmann, Walter.; Public Opinion. , Harcourt, Brace and Company., 1922
Tye, Larry. ; The father of spin: Edward L. Bernays and the birth of public relations. , Randon House., 1998
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e teorico-práticas, metodo expositivo com recurso a casos práticos.
Sem exame final
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Trabalho escrito |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
47,00 |
Frequência das aulas |
14,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas e realização de tres recensões críticas de obras do campo da comunicação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação: A média da classificação obtida nas recensões críticas tera uma valorização de 75% da nota final. Os restantes 25% serão obtidos pela participação nas aulas.
Melhoria de classificação
Entrega de um artigo num modelo a combinar com o docente.