Métodos Avançados de Sistemas de Informação Geográfica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Saúde Pública |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDSP |
4 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
3 |
14 |
81 |
Língua de trabalho
Português e inglês
Obs.: Se todos os estudantes dominarem o Português as aulas serão lecionadas nesse idioma.
Objetivos
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são cada vez mais utilizados em saúde pública para explorar as associações entre a saúde da população, os lugares e o ambiente social e físico. Nesta unidade curricular, abordaremos ferramentas SIG avançadas, utilizadas em saúde pública e epidemiologia para mapear e analisar a dinâmica espaço-temporal de eventos de saúde e para a avaliação de diferentes exposições ambientais.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que no final do curso os alunos sejam capazes de:
- Reconhecer a importância dos SIG e do pensamento geográfico na compreensão de problemas complexos de saúde pública;
- Analisar e aplicar os fundamentos da cartografia, geodesia e geografia;
- Adquirir, georreferenciar e gerir dados geográficos para prática e investigação em saúde pública;
- Usar métodos avançados de análise de dados vetoriais e analisar dados matriciais (raster) como aqueles provenientes de deteção remota;
- Usar geoestatística e análise estatística espacial, incluindo interpolação e análise de clusters espaço-temporais;
- Criar Webmaps e Webapps para adquirir e disseminar dados geográficos;
- Delinear e implementar um projeto de investigação em saúde pública usando SIG.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não são necessários conhecimentos prévios
Programa
Aplicações dos SIG à prática e investigação em saúde pública a nível global, regional e local.
Dados geográficos, geoprivacidade, cartografia e mapeamento temático.
Manipulação de produtos de deteção remota e dados raster para medir diferentes tipos de exposições ambientais (por exemplo, espaços verdes e azuis) e criar mapas de risco.
Geoestatística, mapas de densidade e métodos de interpolação.
Análise de redes para medir a acessibilidade geográfica a equipamentos de saúde e outros recursos da comunidade.
Análise espaço-temporal para detetar clusters de eventos de saúde.
Modelos de regressão espacial para identificar determinantes ecológicos de eventos de saúde.
Automatização de ferramentas de geoprocessamento para melhorar a eficiência e a precisão de tarefas, fluxos de trabalho e análises.
Web mapping e Web applications para obter, descrever e difundir dados e produtos geográficos.
Bibliografia Obrigatória
Cromley E, McLafferty S; GIS and Public Health, The Guilford Press, 2012
Bibliografia Complementar
Longley, P, Goodchild, M, Rhind D; Geographical Information Systems and Science, John Wiley & Sons Ltd, 2005
Matos J; Fundamentos de Informação Geográfica, Lidel, 2008
Kurland KS, Gorr WL; GIS Tutorial for Health for ArcGIS Desktop 10.8, Esri Press, 2021
Pfeiffer DU, Robinson TP, Stevenson M, Stevens KB, Rogers DJ & Clements AC; Spatial Analysis in Epidemiology, Oxford university press, 2008
Ribeiro AI, Dias V, Ribeiro S, Silva JP & Barros H; Geoprivacy in neighbourhoods and health research: a mini-review of the challenges and best practices in epidemiological studies, Public Health Reviews, 2022
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino e aprendizagem baseia-se em aulas teórico-práticas. A docente inicia a aula com as bases teóricas necessárias e posteriormente conduz uma série de exercícios práticos usando um software SIG.
Em cada sessão os alunos receberão: 1) diapositivos, 2) bibliografia geral e especializada e 3) dados geográficos e tutoriais para orientar os exercícios práticos.
Software
ArcGIS
QGIS
GeoDa
SaTScan
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Ciências Sociais > Geografia > Cartografia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
14,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
27,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalhos práticos (40%) + projeto de investigação (60%)