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Cursos

Mestrado em Museologia

Dados Gerais

Código Oficial: 9318
Sigla: MMUS

Diplomas

  • Mestrado em Museologia (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Museologia (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Arquitetura de Museus

MMUS004 - ECTS

A unidade curricular propõe uma abordagem à diversidade da condição contemporânea dos edifícios dos museus, baseada numa leitura transversal entre os modelos museológicos e os espaços arquitectónicos que os concretizam, para o entendimento das suas características simbólicas, tipológicas, morfológicas, funcionais e técnicas.

Estudos e Gestão de Colecções

MMUS002 - ECTS
O objetivo geral desta UC relaciona-se com a compreensão da natureza complexa das coleções museológicas; do seu impacto e significado nas interpretações em museus. Pretende, além disso, apresentar e explorar ferramentas para a investigação, inventário e documentação de coleções em museus. A UC explora, ainda, o conceito de gestão de coleções e o leque de abordagens disponíveis e atividades relacionadas, bem como as tendências atuais e fatores externos que influenciam os diferentes modelos.

Museus e Museologia

MMUS001 - ECTS
Esta Unidade Curricular tem como objetivo geral não só proporcionar um contexto para uma discussão reflexiva e crítica das questões que se relacionam com a natureza do museu, da Museologia e dos contextos profissionais que lhe estão associados, mas também e em termos gerais, o desenvolvimento de competências que se relacionam com o pensamento crítico, de aprender a trabalhar colaborativamente e pesquisar autonomamente. 


Museus, Identidades e Representações

MMUS018 - ECTS 1. Discriminar a noção antropológica de "cultura" e a noção de "cultura material";
2. Reconhecer que o signficado das "coisas" não lhes é intrínseco e que isso é extensível aos objetos "museológicos" quotidianos e/ou produzidos em massa;
3. Identificar a metodologia etnografia como estratégia útil para a contextualização dinâmica dos acervos museológicos; 
4. Identificar o museu como instituição cultural, reconhecendo as dimensões éticas e polítcas do seu papel na contemporaneidade; 
5. Reconhecer a Exposição como eixo central da ação do museu e desenvolver visão crítica quanto ao seu papel na comunicação museológica;
6. Discutir o museu e a exposição como lugares de construção de representações, cujos efeitos nunca são inócuos;
7. Discutir a poética e a política da representação expositiva; 
8. Sumariar informação acerca das mais recentes práticas expositivas e museográficas.

Planeamento e Gestão de Museus

MMUS025 - ECTS

Esta unidade curricular objetiva:

- Proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre boas práticas de planeamento e gestão em museus, apresentando e explorando conceitos, métodos e ferramentas consideradas essenciais para o aperfeiçoamento das funções das instituições museológicas, bem como para a sua adequação ao contexto em que estão envolvidas no sentido de consolidar a sua responsabilidade social e cultural;

- Abordar alguns aspetos jurídicos introdutórios com suporte nas legislações internacional, europeia e nacional, designadamente  na Lei-Quadro dos museus Portugueses, e o tema da sustentabilidade dos museus;

- Proporcionar a oportunidade para a construção de uma reflexão crítica sobre o panorama museológico português, apresentando casos específicos que possibilitem traçar um diagnóstico sobre os modelos de gestão e financiamento, através da análise de suas limitações, potencialidades, vantagens e desvantagens.

Riscos, Museus e Vulnerabilidades

MMUS003 - ECTS Objetivo geral

1. Equipar os estudantes de instrumentos metodológicos que lhes permitam investigar sobre o risco em museus, planear, implementar e avaliar procedimentos, validando-os e revendo-os dinamicamente, bem como sustentar decisões.

Objetivos específicos

1. Dar a conhecer materiais, distinguindo origens e naturezas, processos de sua obtenção e caraterísticas principais.

2. Dar a conhecer tecnologias e técnicas de produção e decoração de artefactos.

3. Apresentar e discutir contextos espaciais e ambientais de interação com os materiais de suporte ao edifício e coleções museológicas, seus agentes e evidências de atuação.

4. Apresentar o universo conceptual associado ao risco, os investigadores/profissionais que desenvolveram modelos de avaliação em museus e a dinâmica da sua evolução.

5. Promover a prática e a reflexão crítica, integradas e interdisciplinares, de previsão, análise e avaliação de riscos em museus.

Antropologia e Museus Etnográficos

MMUS031 - ECTS

1 – Identificar as interrelações entre as preocupações da disciplina antropológica e os questionamentos da museologia a partir de 1980;
2 – Discriminar duas realidades no interior dos museus/coleções etnográficas (etnografia exótica versus etnografia europeia) e reconhecer as dinâmicas políticas e ideológicas subjacentes a cada uma delas;
3 – Discutir as implicações dos pedidos de restituição de coleções colocados pelos países que foram antigas colónias europeias;
4 – Discutir as implicações do boom de 1980 de museus regionais, em Portugal, e das suas persistentes narrativas pré-industriais;      
5 – Debater a necessidade de “descolonizar” os museus, nomeadamente os etnográficos, e de os fazer ser penetrados por abordagens pós-coloniais.

Conservação Preventiva

MMUS008 - ECTS Objetivo geral

1. Equipar os estudantes de instrumentos metodológicos que lhes permitam investigar sobre a conservação preventiva em museus, planear, implementar e avaliar procedimentos, validando-os e revendo-os dinamicamente, bem como sustentar decisões.

Objetivos específicos

1. Introduzir conceitos e alicerçar os princípios da Precaução e da Sustentabilidade.

2. Consciencializar para a necessidade de se estabelecerem prioridades de intervenção.

3. Desenvolver conhecimento no sentido da definição de estratégia integrada, pró-ativa, dinâmica e documentada de mitigação/eliminação de risco e de proteção quer do edifício quer das coleções museológicas, de modo a assegurar a sua conservação preventiva, em articulação com a sua fruição.

Modelos e Desenho de Investigação

MMUS029 - ECTS
  1. Reconhecer o carácter construído do conhecimento científico; 
  2. Reconhecer o atual ganho de relevância da epistemologia construtivista e da metodologia qualitativa; 
  3. Associar teoria e dados empíricos como os componentes necessariamente presentes no processo de investigação; 
  4. Discriminar os passos necessários à elaboração de um projeto de investigação; 
  5. Sumariar informação relevante acerca dos desafios da elaboração do modelo de análise de uma investigação; 
  6. Formular um primeiro esboço de um plano de investigação.

Museus e Centros de Arte Contemporânea

MMUS015 - ECTS

Esta unidade curricular pretende promover uma discussão sobre:

a) Os contextos que fundamentam a criação e consolidação dos Museus e Centros de Arte Contemporânea, propondo uma análise crítica dos modelos institucionais que se tornaram paradigmáticos ao longo dos últimos dois séculos;

b) As questões e conceitos subjacentes à atualização dos processos de colecionar, documentar, expor e mediar a arte contemporânea.

Pretende ainda promover a construção de uma reflexão crítica sobre a confluência entre Museologia e Arte Contemporânea, focando-se na discussão sobre os desafios e potencialidade do exercício da profissão de museólogo em Museus e Centros de Arte Contemporânea, e sobre as possíveis abordagens de investigação que surgem neste quadro.

Poéticas e Políticas de Interpretação e Educação em Museus

MMUS026 - ECTS Esta Unidade Curricular tem como objetivo geral não só proporcionar um contexto para uma discussão reflexiva e crítica das questões que se relacionam com as teorias e abordagens-chave que enquadram a comunicação e mediação em museus e outros contextos patrimoniais, mas também, e em termos gerais, o desenvolvimento de competências que se relacionam com o pensamento crítico, aprender a trabalhar colaborativamente e pesquisar autonomamente.

Teoria e Prática da Exposição em Museus

MMUS027 - ECTS

Esta unidade curricular pretende proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre a teoria e a prática expositiva, apresentando e explorando conceitos e problemáticas suscitados pelos “exhibition studies” considerados fundamentais para um enquadramento sobre as possibilidades, funções e implicações das exposições na contemporaneidade, principalmente em contexto museológico. Apresenta e explora igualmente tópicos de caráter mais prático subjacentes ao desenvolvimento de projetos expositivos em ambientes físicos e virtuais, incluindo aspetos relacionados com a receção e experiência do público.

Teoria, Prática e Tendências Digitais em Museus

MMUS028 - ECTS

- Compreender e enquadrar a atividade museológica na Era da Informação e da Cultura Digital;

- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o estudo, análise e avaliação dos processos de gestão da informação e artefactos com o apoio das TIC;

- Conhecer as TIC e normas relacionadas (produção, armazenamento, uso, comunicação, preservação e acesso continuado à informação e artefactos) e avaliar as principais áreas de impacto (gestão da informação, acesso e comunicação de forma continuada).

 

Dissertação

MMUS022 - ECTS Esta unidade curricular tem como principal objetivo o aprofundamento e desenvolvimento de conhecimento em museologia, mediante a realização de investigação científica, orientada mas autónoma, na forma de Dissertação.

Estágio

MMUS024 - ECTS Esta unidade curricular tem como principal objetivo o aprofundamento e desenvolvimento de conhecimento em museologia, mediante a realização de um Estágio, compreendido como elemento essencial de integração dos estudantes no ambiente de trabalho em museus.

Projeto

MMUS023 - ECTS Esta unidade curricular tem como principal objetivo o aprofundamento e desenvolvimento de conhecimento em museologia, mediante a realização de investigação científica, orientada mas autónoma, na forma de Projeto.

Seminário de Orientação

MMUS030 - ECTS Esta unidade curricular objetiva orientar e acompanhar os estudantes no desenvolvimento e comunicação das suas dissertações, projetos e estágios.
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