Conservação Preventiva
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Museologia |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MMUS |
17 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Objetivo geral
1. Equipar os estudantes de instrumentos metodológicos que lhes permitam investigar sobre a conservação preventiva em museus, planear, implementar e avaliar procedimentos, validando-os e revendo-os dinamicamente, bem como sustentar decisões.
Objetivos específicos
1. Introduzir conceitos e alicerçar os princípios da Precaução e da Sustentabilidade.
2. Consciencializar para a necessidade de se estabelecerem prioridades de intervenção.
3. Desenvolver conhecimento no sentido da definição de estratégia integrada, pró-ativa, dinâmica e documentada de mitigação/eliminação de risco e de proteção quer do edifício quer das coleções museológicas, de modo a assegurar a sua conservação preventiva, em articulação com a sua fruição.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao concluir esta unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Norteando-se por princípios deontológicos assumidos internacionalmente, congregar sinergias profissionais e interdisciplinares e investigar, selecionar e gerir recursos importantes para o desempenho das suas funções profissionais, quer de forma autónoma quer em equipa de trabalho;
2. Enunciar, distinguir e discutir conceitos relativos à intervenção no património e em contexto de museu, enquadrando-os criticamente nas políticas e práticas (inter)nacionais;
3. Estabelecer, implementar e avaliar estratégias de intervenção, no quadro de um plano integrado, sustentado e documentado de prevenção face ao risco de dano e perda, para garante da conservação preventiva das coleções, ao serviço da sociedade e para sua fruição.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. Introdução
1.1. Conceitos, dinâmica de evolução e objetivos subjacentes
1.2. Instrumentos legais para a preservação do Património, com especial enfoque no contexto museológico e nos destacados pelo Código Deontológico dos Museus
2. Planos integrados, sustentados e documentados de gestão de caráter preventivo e protetor: O edifício/espaços e as coleções dos museus
2.1. Marcação e etiquetagem
2.2. Inspeção e manutenção preventiva e corretiva
2.3. Acondicionamento
2.4. Circulação interna e externa
2.5. Ambiente exterior e interior
2.6. Reserva e exposição
2.7. Segurança
2.8. Preparação para o desastre: Prevenção e redução do risco, resposta e recuperação
Bibliografia Obrigatória
ASSOCIATION DES RESTAURATEURS D’ART ET D’ARCHÉOLOGIE DE FORMATION UNIVERSITAIRE; La Conservation Préventive, ARAAFU, 1992. ISBN: 2-907465-02-3
DORGE, V. & JONES, S.; Building an Emergency Plan: A Guide for Museums & Other Cultural Institutions, The Getty Conservation Institute, 1999. ISBN: 0-89236-551-X
GUILLEMARD, D. & LAROQUE, C.; Manuel de Conservation Préventive – Gestion et Contrôle des Collections, OCIM/DRAG, 1999. ISBN: 2-11-091404-1
LISTON, D.; Museum Security and Protection: a Handbook for Cultural Heritage Institutions, Routledge, 2000. ISBN: 0-415-07509-2
PYE, E.; Caring for the Past. Issues in Conservation for Archaeology and Museums, James and James, 2001. ISBN: 1-902916-10-7
ROY, A., SMITH, P.; Preventive Conservation Practice/Theory/Research,, IIC, 1994 ( )
STOLOW, N.; Conservation and Exhibitions, Butterworths, 1987. ISBN: 0-408-01434-2
THOMSON, G.; The Museum Environment, Butterworth-Heinemann, 1994. ISBN: 0-7506-2041-2
MUÑOZ VIÑAS, S.; Contemporary Theory of Conservation, Elsevier Butterworth-Heinemann, 2005. ISBN: 0 7506 6224 7
ASHLEY-SMITH, J., BURMESTER, A., & EIBL, M. (Eds.); Climate for Collections. Standards and Uncertainties, Archetype Publications Ltd in association with Doerner Institut, 2013
Observações Bibliográficas
Ao longo do semestre serão fornecidas referências complementares sobre diferentes tópicos do programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, laboratoriais e orientações tutoriais. Recurso a estratégias de ensino/aprendizagem ativas, como a aulas invertidas, simulação/experimentação laboratorial, visitas de estudo e a aplicação prática de conhecimentos em situações de apresentação/discussão/formação com base em cenários, em problemas do mundo real e em estudo de casos. Desenvolvimento de trabalhos de caráter individual e de grupo.
Software
Microsoft Office
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Belas artes > Conservação de obras de arte
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas culturais > Museologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
80,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
13,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão garantir uma frequência de 75%. Exceção para os casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação:
- Apresentação oral, de grupo (20%);
- Trabalho escrito, individual (80%).
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Melhoria de classificação
Limitada ao trabalho escrito, individual (80%).
Observações
Todas as situações omissas serão consideradas e resolvidas em respeito pelo regulamento da FLUP.