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Poéticas e Políticas de Interpretação e Educação em Museus

Código: MMUS026     Sigla: PPIEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Museologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Mestrado em Museologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MMUS 17 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta Unidade Curricular tem como objetivo geral não só proporcionar um contexto para uma discussão reflexiva e crítica das questões que se relacionam com as teorias e abordagens-chave que enquadram a comunicação e mediação em museus e outros contextos patrimoniais, mas também, e em termos gerais, o desenvolvimento de competências que se relacionam com o pensamento crítico, aprender a trabalhar colaborativamente e pesquisar autonomamente.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta Unidade Curricular espera-se que os estudantes tenham adquirido conhecimentos, aptidões e competências que melhor lhes permitam compreender os contextos de mediação em contexto museológico e patrimonial, das suas inter-relações e problemáticas inerentes.

Para além disso, considera-se que esta disciplina proporciona aos alunos oportunidades para desenvolver competências que são essenciais para iniciar e desenvolver uma carreira em mediação em museus e outros contextos patrimoniais: conhecimentos de deontologia profissional e a capacidade de investigar e conceptualizar questões relacionadas com o estudo da comunicação, das práticas de representação em museus, de aprendizagem em Museus; ou, ainda, das motivações e estratégias interpretativas de visitantes em museus,  e dos questionamentos futuros, enfrentados por museus e outros contextos patrimoniais no âmbito da mediação.


Assim, no final desta UC os estudantes serão capazes de:



(a) analisar criticamente os diferentes conceitos teóricos que contextualizam as práticas de comunicação, investigação e avaliação em museus e outros contextos patrimoniais, e compreender as suas implicações no desenvolvimento de qualquer tipo de programa de mediação;



(b) compreender, desenvolver e aplicar diferentes métodos de investigação e avaliação em contexto museológico e patrimonial em relação aos conteúdos propostos pelo programa.
c) Criar, planear e implementar programas de mediação em museus e outros contextos patrimoniais, utilizando as ferramentas apropriadas, nomeadamente de design, digitais e de gestão

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa


  1. Introdução à natureza e processos de interpretação e representação em museus: objeto(s) e sujeito(s); contextos, críticas e práticas. Interpretação e representação como encontro. Interpretação e linguagem em museus. 

  2. Práticas interpretativas contemporâneas. A experiência concreta da visita: construções, desconstruções e reconstruções de posições de públicos e mediadores. Visitantes: motivações, teorias de aprendizagem e compreensão dos públicos. Estratégias interpretativas para públicos específicos. Museus e comunidades: questões de inclusão e autoridade. A narrativa como instrumento de mediação. Criar e avaliar experiências em museus.

  3. Poéticas fluidas: o museu como espaço de ambiguidade pedagógica e lugar de conversação. O museu como espaço para a exploração da controvérsia: a definição de espaços de educação para os direitos humanos. O profissional ativista. Transformação da prática em direção a uma pedagogia crítica em museus. A abordagem hermenêutica para o desenvolvimento de programas de educação museal e a praxis reflexiva.

Bibliografia Obrigatória

Hilde S. Hein; The^museum in transition. ISBN: 1-56098-396-5
George E. Hein; Learning in the museum. ISBN: 0-415-09776-2
Robert R. Janes; Looking reality in the eye. ISBN: 1-55238-143-9
John H. Falk; The^museum experience. ISBN: 0-929590-07-4
Alice Semedo; Visitar museus e monumentos. ISBN: 978-989-8351-99-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As sessões desta UC são Teórico-práticas utilizando diversas abordagens de ensino-aprendidagem. Utiliza-se, nomeadamente, a exposição e discussão de questões e cenários, material audiovisual, diferentes leituras críticas de textos ou a exploração de objetos. Recorre, ainda, a outro tipo de sessões, de carácter mais prático, em que se exploram e vivenciam os recursos museológicos, recorrendo, sempre que possível, ao campo e aos seus interlocutores. Esta zona de contacto criada com os profissionais é também compreendida enquanto laboratório e oportunidade essencial para dialogicamente testar ideias.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 70,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 71,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho escrito 40,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Aplicam-se os Regulamentos da FLUP

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída e para além da (a) qualidade da participação durante as diferentes sessões e concretização de tarefas definidas no início do semestre (ex. leituras) (10%), terá em conta (b) Relatório final (5 000 palavras+ bibliografia+ abstract+ palavras chave; guião e reflexão sobre trabalho laboratorial). Este Relatório é realizado em grupos a definir. Plano de trabalho carece de aprovação pela regente da UC e de frequência de 2 sessões de orientação. (90%).

Provas e trabalhos especiais

Aplicam-se os regulamentos da FLUP

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicam-se as normas da FLUP

Melhoria de classificação

Aplicam-se as normas da FLUP

Observações

Todos os casos omissos serão resolvidos em função das normas da FLUP.
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