Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MQF > Informação para Candidatos

Mestrado em Química Farmacêutica

Dados Gerais

Código Oficial: M675
Sigla: MQF

Diplomas

  • Química Farmacêutica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Química Farmacêutica (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Análise Farmacêutica

QF13003 - ECTS

 Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre as técnicas oficiais usadas no controlo de substâncias e produtos farmacêuticos (matérias-primas e produtos acabados). Estudar e aplicar, de uma forma integrada, as principais metodologias utilizadas na purificação e análise farmacêutica, como base para a avaliação da qualidade e caracterização oficial das substâncias e produtos farmacêuticos. A noção dos graus de pureza requeridos para os produtos de utilização em farmácia ou medicina, a estrutura e organização dos principais códigos oficiais, a importância das substâncias de referência e materiais certificados permitirão ao estudante racionalizar de forma mais eficiente a análise farmacêutica e a enquadrá-la num contexto adequado. São também objetivos a utilização de forma adequada das técnicas de separação, identificação e doseamento, bem como a aprendizagem de como validar um método analítico.

Biodiversidade na Descoberta de Fármacos

QF13002 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos essenciais para acompanhar a evolução que tem sofrido a aplicação dos Produtos Naturais na Química Farmacêutica, especialmente na procura e obtenção de novos fármacos, nomeadamente a utilização como modelos para o desenvolvimento, semi-síntese e síntese total de compostos bioativos, assim como ferramentas importantes para a investigação de novos mecanismos de ação ou descoberta de novos recetores. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram ensinamentos relativos a tecnologias baseadas na manipulação genética de enzimas de biossíntese de produtos naturais, particularmente na biossíntese combinatória, assim como noutras estratégias usadas para a obtenção de biodiversidade.

Introdução à Química Farmacêutica e Medicinal

QF13001 - ECTS

Nesta UC pretende-se que os estudantes adquiram os princípios gerais em química farmacêutica e medicinal e contatem com as fontes, metodologias e estratégias usadas para obtenção de novos fármacos e assim sejam capazes de propor modificações moleculares, interpretar a relação estrutura-atividade (SAR), metabolismo e mecanismos de ação a nível molecular para diversos grupos de fármacos.

Com este objetivo pretende-se que os estudantes:

* usem uma terminologia apropriada para explicar os conceitos químicos, farmacológicos e terapêuticos básicos;

* adquiram, compreendam, apliquem e analisem informações sobre a estrutura química de fármacos e a relação com as aplicações terapêuticas, como ferramenta para a descoberta de novos fármacos;

* selecionem um candidato a fármaco adequado com base no conhecimento das propriedades químicas, físicas de uma molécula;

* apliquem o conhecimento de características estruturais para prever mecanismos, efeitos adversos, metabolismo, solubilidade, características ácido/base, potenciais interações medicamentosas e efeitos terapêuticos de potenciais fármacos.

* ter uma perceção dos métodos computacionais

* entender a gestão da propriedade intelectual

Devem adquirir uma visão geral do processo de desenvolvimento de fármacos do ponto de vista industrial e sobre ensaios clínicos e segurança.

Mais particularmente, a nível das classes terapêuticas abordadas, os estudantes serão capazes de:

* adquirir uma panorâmica da química farmacêutica e medicinal dos fármacos quimioterápicos.

* identificar a classificação química e/ou farmacológica a que um fármaco pertence com base no farmacóforo;

* prever aplicações terapêuticas para fármacos individuais com base no conhecimento da classificação química e/ou farmacológica e com base na relação estrutura-atividade (SAR) e as características estruturais responsáveis pela interação a alvos biológicos;

* selecionar dentro de uma classe química e/ou farmacológica um composto-líder com base em características estruturais que afetam a absorção, a distribuição, o metabolismo e a excreção;  

A nível de estudos de caso de compostos bioativos em investigação, os estudantes deverão ser capazes de, em contexto de investigação, saber aplicar os conhecimentos adquiridos e a sua capacidade de compreensão, assim como de resolução de problemas, em situações novas e não familiares, a contextos alargados e multidisciplinares.

Com aulas de aplicação de conceitos, os estudantes terão oportunidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas ou multidisciplinares, desenvolver soluções e serem capazes de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.

Na componente laboratorial é pretendido que adquiram competências em técnicas comuns usadas nos laboratórios de química farmacêutica e medicinal e relacionadas com as temáticas abordadas nas aulas teóricas.

Nanodiagnóstico e Nanoterapêutica

QF13007 - ECTS

 

Esta UC tem como objectivo a aplicação dos conhecimentos de Química, Física e Biologia Molecular na identificação dos componentes e processos para a construção de nanomateriais, nanoestruturas e nanosistemas para aplicações na área terapêutica.

 

 

Síntese de Fármacos

QF13004 - ECTS

 

O objetivo desta UC é o de orientar os estudantes para compreensão das estratégias e métodos aplicados em síntese de fármacos e mostrar a relevância desta área na obtenção de novas moléculas farmacologicamente ativas, tanto por síntese total como por modificações moleculares de hits e líderes. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram uma perspetiva da Química verde no processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos.

 

Admet em Química Medicinal

QF13009 - ECTS

Os parâmetros farmacocinéticos e toxicológicos devem atualmente ser considerados nas primeiras etapas do desenho e desenvolvimento de novos fármacos. Em consequência, o conceito integrado de Absorção, Distribuição, Metabolismo, Excreção e Toxicidade (ADMET) constitui hoje uma unidade curricular essencial da Química Farmacêutica. Pretende-se com esta unidade curricular aprofundar um conjunto de conhecimentos de farmacocinética e toxicidade associados ao desenvolvimento químico de fármacos. O objetivo geral desta unidade curricular é proporcionar ao estudante o contacto com as várias estratégias/metodologias de aplicação de conceitos de ADMET no planeamento e de obtenção de fármacos seguros.

No final, o estudante deve:

- adquir, compreender, aplicar e analisar informações sobre a farmacocinética e toxicidade dos fármacos;

- adquirir um conjunto de conhecimentos essenciais para acompanhar o processo de otimização multidimensional na descoberta e desenvolvimento de fármacos;

- usar uma terminologia apropriada para explicar os conceitos de Absorção, Distribuição, Metabolismo, Excreção e Toxicidade;

- adquirir capacidade para avaliar e implementar perfis “drug-like” numa entidade química;

- propor estratégias de modificação de estrutura para melhorar a solubilidade, aumentar a permeabilidade, reduzir o efluxo pela da glicoproteína-P, melhorar a penetração da barreira hemato-encefálica, melhorar a estabilidade no plasma e em solução, diminuir a ligação às proteínas plasmáticas, alterar/aumentar a estabilidade metabólica, melhorar a segurança dos fármacos, entre outras.

A nível de estudos de caso, com enfoque para as estratégias de modificação molecular e métodos de avaliação de vários aspetos relacionados com ADMET, os estudantes deverão ser capazes de, em contexto de investigação, saber aplicar os conhecimentos adquiridos e a sua capacidade de compreensão, assim como de resolução de problemas, em situações novas e não familiares, a contextos alargados e multidisciplinares.

Na componente laboratorial é pretendido que adquiram competências em técnicas comuns usadas nos laboratórios de química farmacêutica e medicinal e relacionadas com as temáticas abordadas nas aulas teóricas.

Aspetos Regulamentares de Substâncias Bioativas

QF13010 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos na área regulamentar dos medicamentos que permitam:

Entender porque se registam os medicamentos e a conceção do sistema de autorização de introdução no mercado;
Avaliar o impacto da regulamentação no desenvolvimento e processo de fabrico de novas substâncias bioactivas.

 

Bioensaios na Descoberta de Fármacos

QF13012 - ECTS

 

Os principais objetivos desta UC é que os estudantes adquiram a capacidade de entenderem os fundamentos de avaliação/quantificação da atividade biológica/farmacológica de novas substâncias e a importância desta área no processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos.

Química Farmacêutica e Medicinal

QF13008 - ECTS

Pretende-se que os Estudantes contactem com as metodologias e estratégias usadas para obtenção de novos fármacos, assim como sejam capazes de interpretar a relação estrutura-atividade, metabolismo e mecanismos de ação a nível molecular para diversos grupos de fármacos. No final da UC, os estudantes deverão possuir uma compreensão alargada, aprofundada e integrada de todo o circuito que envolve a descoberta de fármacos, o seu planeamento e desenvolvimento. É também objetivo da UC promover e desenvolver o espírito crítico, o trabalho em equipa e a autonomia. No final da UC, os formandos deverão ser capazes de comunicar facilmente as suas ideias, colaborar e trabalhar em equipa e serem capazes de resolver problemas recorrendo ao método científico e investigacional.

Seminário

QF13014 - ECTS

Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante:

- adquira conhecimentos sobre as estratégias e metodologias utilizadas nos trabalhos de investigação a decorrer pelos docentes integrados no ciclo de estudo,

- adquira conhecimentos sobre as estratégias e metodologias utilizadas em trabalhos de química farmacêutica na indústria farmacêutica,

- seja capaz de efetuar uma revisão bibliográfica sobre temas escolhidos pelos estudantes de entre os vários temas apresentados pela equipa de orientadores,

- se inteire sobre o “estado da arte” referente ao tema a desenvolver na Dissertação ou no Projeto.

Dissertação ou Projeto

QF13015 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-07-16 às 15:54:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias