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Química Farmacêutica e Medicinal

Código: QF13008     Sigla: QFM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências farmacêuticas

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Química Farmacêutica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MQF 20 MQF - Plano Oficial 1 - 6 50 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que os Estudantes contactem com as metodologias e estratégias usadas para obtenção de novos fármacos, assim como sejam capazes de interpretar a relação estrutura-atividade, metabolismo e mecanismos de ação a nível molecular para diversos grupos de fármacos. No final da UC, os estudantes deverão possuir uma compreensão alargada, aprofundada e integrada de todo o circuito que envolve a descoberta de fármacos, o seu planeamento e desenvolvimento. É também objetivo da UC promover e desenvolver o espírito crítico, o trabalho em equipa e a autonomia. No final da UC, os formandos deverão ser capazes de comunicar facilmente as suas ideias, colaborar e trabalhar em equipa e serem capazes de resolver problemas recorrendo ao método científico e investigacional.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC, os estudantes deverão possuir uma compreensão alargada, aprofundada e integrada de todo o circuito que envolve a descoberta de fármacos, o seu planeamento e desenvolvimento. É também fomentado o desenvolvimento de espírito crítico, de trabalho de pesquisa bibliográfica e a autonomia. No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de comunicar facilmente as suas ideias, colaborar e trabalhar em equipa e serem capazes de resolver problemas recorrendo ao método científico e investigacional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

  1. Teórica:

- Estudo do alvo terapêutico, mecanismo de ação a nível molecular e evolução químico-farmacêutica desde o composto-líder ao fármaco para as seguintes patologias:

  1. SNC

-ANESTÉSICOS LOCAIS
-HIPNÓTICOS, SEDATIVOS E ANSIOLÍTICOS: Barbitúricose benzodiazepinas
-ANTIDEPRESSIVOS
-PARKINSON E ALZHEIMER

  1. ANALGÉSICOS, ANTI-INFLAMATÓRIOS E ANTIPIRÉTICOS

Ácido salicílico e derivados

Fenamatos, Ácidos arilacéticos, Profenos, Oxicamos

AINE preferencialmente inibidores da COX 2

Derivados do para–aminofenol

 

  1. ESTERÓIDES E COMPOSTOS TERAPÊUTICOS RELACIONADOS:

-Corticosteróides

-Hormonas sexuais

-Esteróides como agentes antitumorais

 

  1. ANTI-HISTAMíNICOS

Histamina e recetores H1, H2, H3 e H4
Antagonistas dos recetores H1

 

II.Teórico-Prática

Discussão e execução de problemas diversos de Química Farmacêutica. Elaboração de uma apresentação oral no âmbito dos grupos terapêuticos abordados. 

Bibliografia Obrigatória

Wolff Manfred E. 340; Burger.s medicinal chemistry and drug discovery
Patrick Graham L.; An^introduction to medicinal chemistry. ISBN: 978-0-19-927500-7
David J. Triggle, John B. Taylor; Comprehensive Medicinal Chemistry II, 2006
Graham L. Patrick; An introduction to medicinal chemistry. ISBN: 978-0-19-874969-1
Richard B. Silverman; The^organic chemistry of drug design and drug action. ISBN: 0-12-643732-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas expositivas, recorrendo a apresentações em power-point, estudos de caso, onde se procura promover o espírito crítico e a inter-relação de conhecimentos.

- Aulas teórico-práticas: Preparação, apresentação e discussão de comunicações orais de realização obrigatória sobre temas fornecidos pelos Docentes relacionados com os conteúdos programáticos das aulas teóricas. Entrega do power point e artigos usados na sua elaboração ao longo do semestre na plataforma moodle.

- Avaliação distribuída com exame final.

- A prova escrita do exame final versará as matérias ministradas nas aulas teóricas.

- Para obter aprovação, os Estudantes terão que obter uma classificação mínima no exame final igual ou superior a 8,6 valores em 20 e deverão obter uma classificação final mínima de 10 valores em 20 (somatório das duas componentes de avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final: Prova escrita do exame final - factor de ponderação 70%; Apresentação e discussão de comunicação oral - factor de ponderação 30%.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química
Ciências Físicas > Química > Química orgânica
Ciências da Saúde
Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmácia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

- Elaboração, apresentação  e discussão de uma comunicação oral de realização obrigatória sobre um tema fornecido pelo Docente, durante o semestre.

- A prova escrita do exame final versará as matérias ministradas nas aulas teóricas.
- Os Estudantes terão que obter uma classificação mínima no exame final igual ou superior a 8,6 valores em 20. - Para obter aprovação, os Estudantes devem obter uma classificação final mínima de 10 valores (somatório das duas componentes de avaliação). 

Fórmula de cálculo da classificação final

- Prova escrita do exame final: factor de ponderação 70%. - Comunicação oral: factor de ponderação 30%.

Provas e trabalhos especiais

- Elaboração, apresentação e discussão de uma comunicação oral de realização obrigatória sobre um tema fornecido pelo Docente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Compreende a elaboração, apresentação e discussão de uma comunicação oral de realização obrigatória sobre um tema fornecido pelo Docente e a valiação por exame final.

Melhoria de classificação

Para melhoria de classificação os Estudantes terão de efetuar exame final, que engloba todas as matérias ministradas nas aulas teóricas. A avaliação distribuída relativa à comunicação oral é mantida para efeitos de melhoria de classificação.

Observações

Aceitam-se falantes de outras línguas latinas (espanhol, italiano, francês…) que dominem o português e a estes é fornecido o exame em inglês caso pretendam; poderão ser dados esclarecimentos adicionais. Aceitam-se estudantes  fluentes em inglês, no entanto as aulas decorrerão para toda a turma em português e será fornecido apoio adicional nomeadamente o material de apoio Às aulas em Inglês.

Caso haja necessidade de confinamento devido à Pandemia COVID19 poderão ser feitas as seguintes alterações:
Não deverá haver alterações ao programa teórico nem ao teórico-prático.

Métodos de Ensino e Atividades de aprendizagem: 

No cenário C, as aulas teóricas serão ministradas à distância de modo síncrono. No cenário B serão simultaneamente presenciais e à distância e disponibilizados os respetivos diapositivos.
No cenário B e C serão disponibilizados exercícios relacionados com as aulas teóricas e explicados numa aula síncrona por Zoom Colibri
No Cenário B as turmas teórico-práticas serão divididas em turnos.

Processo de avaliação e Fórmula de cálculo da classificação final
Será mantida a fórmula de cálculo. 

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